-
Milton Omena

GCFC Omena saiu de casa, no dia 07 de janeiro de 2012, com o propósito de fazer todas as capitais brasileiras e os países das três Américas. Segundo ele, ir ao Ushuaia e ao Alasca são roteiros obrigatórios para os que viajam de motocicleta. Foram 89.976 km percorridos em 10 meses e oito dias. O GCFC Omena foi nomeado como tal no VIII Encontro Internacional dos Fazedores de Chuva, em Vitória, onde encerrou sua aventura. Ele viajou sozinho, com sua BMW GS 650. Agora já tem novos planos. Ele que rodar a Europa integralmente. Pretende embarcar sua moto em Maceió, em um navio que demora 12 dias para chegar a Itália e de lá percorrer todos os países europeus. Alguém duvida?
Eis o relato da viagem do GCFC Omena, que saiu de Maceió, foi ao Ushuaia e depois a Prudhoe-Bay, no Alasca:

Comecei saindo de Maceió, depois em Salvador fiz a primeira revisão da moto, com 1.000 km. Depois, passei por Aracaju. Fui a Brasília também. Havia planejado ir a Manaus, via Santarém, que seriam dois dias de barco. Como era época de chuva e o asfalto por ali só existe no mapa, fui para Belém. Naveguei por cinco dias e desci em Itacoatiara, que fica a 200 km de Manaus e já tem asfalto. Mais quatro dias navegando pelo Rio Madeira e cheguei a Porto Velho. Subi 540 km até Rio Branco e fui até a fronteira com a Bolívia. Fiz Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, onde fiz a revisão de 10.000 km. Então desci para o leste, fiz Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entrei pelo Uruguai, passei pela Argentina, onde em Neuquén, fiz a revisão de 20.000 km. Aí fui ao Ushuaia. Cheguei lá em abril e todos dizendo que era impossível chegar lá essa época, porque já estava um pouco frio. Se eu fosse um pouco mais medroso, não teria ido.
Tive dificuldade, como todos têm, com o vento. Principalmente do trecho entre Comodoro Comodoro Rivadavia e Caleta Olivia até Rio Gallegos. Atravessei pro Chile, fiz inclusive o Atacama. Vim ao Paraguai e em Assunção fiz a revisão de 30.000 km. Entrei na Bolívia, passei por Peru, Equador, Colômbia. Atravessei para o Panamá e fiz todos os países da América Central. Passei para o México e fiz a Baixa Califórnia e cheguei até Tijuana. Entrei nos Estados Unidos. Fui para Las Vegas, São Francisco e fui subindo pelo leste.
Fui até Seattle, depois cheguei a Vancouver. Até que finalmente cheguei a Prudhoe Bay, no Alasca. Eu queria fazer os extremos viáveis via terrestre, então fui a Anchorage, que é o extremo no oeste. Peguei a Alaska Highway, desci até Winnipeg. Passei por uma região maravilhosa, por Jasper e Athabasca Glacier.
Eu tinha o propósito de chegar até o extremo leste, que fica em St. John's, que já é uma grande ilha. Tanto que para atravessar de Sydney para Newfoundland são seis horas de ferry boat. 9 entre 10 pessoas me falaram para não ir a Ilha de Newfoundland devido ao moose, alce gigante e que causa problemas em carros. Não tive problema com nenhum. Na volta, peguei muito vento e chuva e tive que ficar três dias preso em um hotel, com falta de luz e mau tempo, com ventos de até 120 km/h, pois passou um furacão pela região e a navegação estava suspensa.

Voltei para os Estados Unidos, fui para Nova York, Washington, Alabama, para ver onde meu filho estudou. Visitei uma cidadezinha com o meu sobrenome, Omena. Visitei um parque muito interessante no Tennessee, que são 469 milhas de parque sobre as montanhas. Também fui a Tail of the Dragon, ou Cauda do Dragão, que são 338 curvas em 11 milhas. Eu não podia deixar de fazer. Lá havia dezenas de motos e mesmo a minha, que não é baixa, encostou no chão.
Voltei para Cartagena, fiz o resto da Colômbia, Venezuela, aí entrei nas três Guianas. Entrei pelo Oiapoque e complementei os estados brasileiros, fiz Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Só não fui direto a Maceió, porque tinha que estar no VIII Encontro dos FC, em Vitória.
O melhor, sem dúvida, da viagem é a quantidade de amigos de reencontramos e conhecemos. Isso não tem preço.

Moto: BMW GS 650
-
GCFC Omena, ficamos felizes em fazer parte da sua história em sua passagem por Roraima. Parabéns pelo título de Grande Cacique Fazedor de Chuva. Você fez por merecer!!
-
Cacique Omena, que maravilha contarmos com sua presença nesse seleto grupo, fizeste, como dizem os Fazedores de Chuva, o que qualquer um pode fazer, porém poucos realmente o fazem... Parabéns e espero revê-lo em breve, quem sabe nestas andanças por ai...
Sucesso nas novas empreitadas e um feliz 2013, nos vemos na estrada!
-
Parabens Milton Omena, um verdadeiro Grande Cacique fazedor de chuva.
Sua viagem dá inspiração para irmos em frente nos nossos sonhos.
Abraço
Marcio P. Brignoli
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem