Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Posts
    956

    A natureza vive no Planalto Central

    Segue uma reportagem da revista Duas Rodas da série "Descobrindo o Brasil em duas Rodas". Desta vez, os leitores indicaram roteiros pouco usuais na região centro-oeste.

    A natureza vive no Planalto Central

    Região menos populosa do Brasil, o centro-oeste apresenta cavernas, cachoeiras e belezas naturais sem deixar de respirar a cultura de seu passado.

    Do quase desconhecido Parque Estadual Terra Ronca à famosa Chapada dos Veadeiros, passando por cidades históricas e destinos do ecoturismo, o estado de Goiás é o perfeito representante da região Centro-Oeste do país na segunda parte da missão de descobrir o Brasil em duas rodas.

    Parque Estadual Terra Ronca

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         terra.jpg
Visualizações:	400
Tamanho: 	60,9 KB
ID:      	6085
    Foto da Internet

    No nordeste de Goiás, o Parque Estadual Terra Ronca proporciona uma visita a grandes belezas que a natureza esconde. Menos turístico e badalado do que a Chapada dos Veadeiros, e às vezes desconhecido até dos próprios goianos, Terra Ronca oferece uma enorme variedade de grutas e lagos subterrâneos. Das que são abertas ao público, as cavernas Angélica e Terra Ronca são as mais visitadas pelos aventureiros que buscam conhecer um pouco das belezas naturais que emolduram o parque.

    A grandiosidade da caverna Terra Ronca, que possui salões de mais de 100 m², impressiona com as formações de estalactite e estalagmite – rochas que possuem o formato de gotas, finas e compridas, que crescem, respectivamente, a partir do teto e do chão e caracterizam o cenário único das grutas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         terra1.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	53,3 KB
ID:      	6086
    Foto da Internet

    A caverna está em constante transformação e continua a ser esculpida pela natureza. Outras formações rochosas de aparência curiosa, que lembram o visual de pérolas, animais ou até mesmo de alimentos, compõem o ambiente embaixo da terra.

    O visitante ainda pode admirar os rios de água cristalina que ligam as cavernas ao ambiente externo, sempre tomando cuidado com eventuais cheias. A fauna também é única e típica da região, onde é possível observar aracnídeos de patas bem longas, que ajudam o animal a se deslocar na escuridão das cavernas. Até uma curiosa espécie de bagre, cega e albina, nada pelos rios das cavernas Angélica e São Bernardo adaptada à falta de luz de seu habitat.

    O turismo não se limita às cavernas: fora delas, cachoeiras, trilhas e a típica vegetação de transição entre o cerrado e o sertão – o parque fica em frente à Serra Geral, na divisa entre os estados de Goiás e Bahia – tornam a área de proteção ambiental um local para ser explorado em quase toda sua extensão.

    Mas a rusticidade do Parque Estadual Terra Ronca pede que a aventura tenha acompanhamento de um guia da região. O deslocamento dentro da área também precisa ser consultado, já que as estradas que cortam o parque não estão em boas condições. A hospedagem pode ser feita em hotéis ou áreas de camping na região.

    Chapada dos Veadeiros

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         chapada.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	41,2 KB
ID:      	6087
    Foto da Internet

    A famosa Chapada dos Veadeiros está a cerca de 200 km do Parque Estadual Terra Ronca, com características parecidas às do vizinho e acesso pelo povoado de São Jorge, próximo ao município de Alto Paraíso de Goiás – a outra opção é pela cidade de Cavalcante, ao norte do parque.

    Diferentemente da Terra Ronca, as grandes atrações ficam expostas aos olhos do público, como é o caso das cachoeiras, das piscinas naturais com águas de temperatura acima de 35ºC e da cadeia de serras que dá o título de chapada a esse domínio do Centro-Oeste brasileiro.

    Os parques também se diferem pela grande estrutura oferecida pela Chapada dos Veadeiros, com pousadas, albergues e áreas de camping, além de variadas opções de alimentação, atraindo um público mais amplo. Isso faz com que o tradicional parque, existente desde 1961, também seja mais frequentado do que o da Terra Ronca, com eventos para diferentes perfis de turistas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         chapada1.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	15,8 KB
ID:      	6088
    Foto da Internet

    A observação da fauna e da flora junta-se a aventuras com veículos 4x4 ou ao descanso nas piscinas termais e cachoeiras da chapada. Os destinos mais populares são as formações rochosas do Vale da Lua, a cachoeira de Santa Bárbara, de água cristalina, e o passeio pelo Jardim de Maytrea e pelo Morro da Baleia, que têm fama de lugares místicos por causa de um suposto campo de força magnética existente na área.

    O povoado do Sítio Histórico Kalunga, antigo quilombo da época colonial, também tem aura sagrada e é sede, em julho, do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, com apresentações de música e dança e rodas de prosa que abordam a cultura tradicional e a fé da comunidade da região.

    Caiapônia e Goiás Velho

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         caiaponia.jpg
Visualizações:	112
Tamanho: 	88,9 KB
ID:      	6089
    Foto da Internet

    O verdadeiro “Paraíso das Cachoeiras” está longe da Chapada dos Veadeiros: é a cidade de Caiapônia, a mais de 700 km de Alto Paraíso de Goiás e distante 330 km de Goiânia, na região sudoeste do Estado. As cachoeiras de São Domingos, Jalapa, Samambaia, Sereno, Abóboda, Rio Verdão, Rio Bonito, Santa Márcia, entre outras, mesclam o cenário de quedas d’ água ao imponente paredão rochoso do morro do Gigante Adormecido.

    O município de 15 mil habitantes, que herdou seu nome a partir dos índios caiapós, tem o lago dos Buritis como principal atração no centro e, infelizmente, pouco preservou suas construções históricas. Para matar a vontade de conhecer mais sobre o passado da região, o visitante precisa rumar até a cidade de Goiás, ou Goiás Velho, a 265 km de Caiapônia.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         caiaponia1.jpg
Visualizações:	132
Tamanho: 	80,0 KB
ID:      	6090
    Foto da Internet

    Antiga capital do Estado, o município foi declarado patrimônio mundial pela Unesco e tem como principais pontos de visitação as igrejas de Boa Morte, Santa Bárbara, Nossa Senhora do Rosário e Matriz de Santana e os museus da Bandeira e de Arte Sacra. Outra construção famosa é a Casa Velha da Ponte, que era residência da poetisa Cora Coralina, nascida na cidade de Goiás.

  2. #2
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    A, A
    Posts
    2.728
    Sem dúvida quando estivermos fazendo o Bandeirante Fazedor de Chuva, o giro por esta região para apreciar tantas belezas, já está anotado.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •