-
VFC - Minas Gerais - 07
Nada melhor que terminar o ano andando de moto ... bem .... sendo assim, decidimos cumprir mais uma etapa do nosso Desafio Valente Fazedor de Chuva - Minas Gerais. Não me recordo de outro 31 de dezembro tão bonito assim. Um céu de brigadeiro e temperatura muito agradável, (pelos menos às 07 da matina estava bom) e belíssimas estradas foram nossos temperos para registramos mais cinco cidades de Minas. Começamos por Igarapé, a terra da Pedra Grande, depois Rio Manso, Bonfim, Piedade dos Gerais e Itatiaiuçu, onde terminamos com um delicioso lanche no Pingo de Ouro, com um pastel de palmito e biscoito frito de dar água na boca.

30/853 - Igarapé
O início desta cidade se deu em consequência da grande quantidade de barro próprio para o uso de cerâmica que havia na região. Assim que os viajantes perceberam que o barro poderia ser utilizado para a fabricação de telhas e tijolos. Em 1938, o Barreiro foi elevado à vila de nome Igarapé. O nome, que vem do tupi-guarani, significa “caminho da canoa”, foi sugerido pela então esposa do governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, Dona Odete Valadares. Passando pela cidade, ela notou a existência de vários córregos, semelhantes aos igarapés, existentes na Amazonas.
Me sinto muito a vontade para falar desta cidade, pois apesar de ter nascido em Belo horizonte, minhas lembranças de infância muito se passam em Igarapé. Meus pais e meus avós nasceram nesta região e até hoje, muitos dos nossos finais de semana são regados com aquelas tradicionais visitas bem mineiras às casas e o que restou das fazendas dos meus tios na região rural de Igarapé, com muito pão de queijo, broa de fubá e café passado no coador de pano, tudo feito no fogão à lenha.
Logo que se avista Igarapé, a paisagem se concentra na Pedra Grande, uma enorme formação rochosa no alto da Serra e que está sendo rodeada pela extração do minério de ferro, sendo visível o avanço das máquinas ... realmente dá uma dor no coração.

31/853 - Rio Manso
Rio Manso tem sua origem relacionada à ocupação inicial de Minas Gerais ocorrida no século XVII e início do século XVIII no Vale do Rio Paraopeba. O nome do município deve-se ao rio que o corta no sentido sul/norte. Ao longo do percurso repleto de curvas do Rio Manso, águas mansas e tranqüilas oferecem vastas áreas planas ideais para a agricultura e pecuária.
A cidade passou por uma grande mudança após a instalação da Barragem da Copasa, dando origem à APE Manancial Rio Manso. Logo que se entra na MG 831, já se pode avistar a maravilhosa represa, com aquele brilho das águas que se vê de longe. Acredito que esta represa é responsável pela excelente conservação da flora da região, pois durante todo o trajeto da MG 831, pudemos ver muita mata preservada.

32/853 - Bonfim
Bonfim localiza-se a 90 km da capital do estado. Sua população estimada em 2004 era de 6 703 habitantes.
Na cidade, por incrível que possa parecer, encontramos alguma dificuldade para estacionarmos em frente a prefeitura, pois havia muitas pessoas e carros ali perto, em uma casa lotérica lotada de sonhadores com a mega da virada....

Foi muito gratificante visitarmos estas três cidades cortadas pela MG 831. Rio Manso, Bonfim e Piedade dos Gerais. Uma surpresa boa foi a estrada, pois o caminho é formado por paisagens belíssimas, com muita mata à beira da rodovia e quase nenhum movimento. Vale muito a pena.

33/853 - Piedade dos Gerais
A região foi descoberta e povoada nos tempos coloniais, não se sabe exatamente a data, por um português de nome Francisco Sobreira, juntamente com os outros patrícios seus e também africanos em suas andanças pelo Alto do Vale do Rio Paraopeba.
Sobreira mandou erguer capelas nos arredores do povoado, para as quais trouxe de Portugal três imagens sendo duas de Santana e um do Senhor do Bonfim. A partir dessas capelas foram surgindo os povoados que receberam denominações dos santos de sua devoção. Assim surgiu o povoado de Nossa Senhora da Piedade dos Campos Gerais.
O asfalto da MG 831 acaba em Piedade dos Gerais, sendo assim, tiramos nossa foto e percorremos o caminho de volta, até a BR 381.

34/853 - Itatiaiuçu
Localizado em plena Cordilheira do Espinhaço, nas encostas da Serra do Itatiaiuçu, na Zona Metalúrgica, a cidade tem como principal atividade econômica a extração do minério de ferro. É, também, grande produtor de hortifrutigranjeiros além de possuir pecuária de corte e leite.
Itatiaiuçu foi nosso ponto final de hoje, onde você certamente receberá uma boa dose da poeira do minério de ferro das Minas Gerais, e poderá ver a Serra de Igarapé sendo consumida diariamente pela exploração deste mineral....

Distância percorrida - 260 km Total - 1540 km
Última edição por PHD Sousa; 31-12-12 às 20:42.
-
FC Sousa e Cida, mas também não precisavam colocar água nas nossas bocas falando do pastel de palmito e biscoito frito, cujo endereço já guardamos.
Parabéns pela determinação e coragem que traduzimos em incentivo para todos nós.
Desejamos muitos quilômetros de felicidade intensa para vocês, extensiva às famílias e continuem nos inspirando com as viagens por esta Minas cheia de contrastes e belezas.
Feliz e saudável Ano Novo!
Abraços
Dolor e Angela
-
VFC - Minas Gerais - 08

Igarapé
Amigos Fazedores de Chuva, hoje, 05 de janeiro de 2013, foi o dia de comerçarmos nosso ano motociclístico com mais um VFC - Minas Gerais, sendo nossa oitava viagem do Desafio. Para nossa grata surpresa, nossos brother and sister PHD Júnior BH e a sua Querida Fran nos acompanharam nessa bela manhã de sábado e deram início ao próprio Desafio Valente Fazedor de Chuva. Como nosso roteiro era continuar as visitas às cidades da BR 381 sentido SP, passamos novamente por Igarapé para registro do mais novo casal de Desafiantes VFC de Minas.

35/853 - Itaguara
Depois subir e descer a movimentada Serra de Igarapé, com seu asfalto tingido de vermelho pelo minério de ferro transportado pelas carretas, chegamos a Itaguara. Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Itaguara está incluída no Circuito Turístico Campo das Vertentes, fazendo parte da Região Centro – Oeste de Minas Gerais.
Registramos assim a nossa passagem, em frente ao simpático prédio da prefeitura daquela cidade.

36/853 - Crucilândia
Em 1674 dois portugueses, integrantes da Bandeira de Fernão Dias Paes, atraídos por pepitas de ouro, seguiram por um ribeirão de águas muito limpas e se fixaram em um sítio que chamaram de Águas Claras. Esse foi ponto inicial do Município de Crucilândia, cujo nome significa "Terra da Cruz".
O VFC é sempre surpreendente, como nessa visita a Crucilândia, que se chega pelo excelente asfalto da MG040, com cada paisagem ... e se depara com uma cidadezinha ... bem, em nossa última viagem, chegamos a Bonfim, que fica bem próxima a Crucilândia e fomos questionados pelo nosso amigo PHD Gallegos o porquê de não termos ido até lá .... e sua preocupação tinha fundamento, pois não se pode deixar de conhecer um lugar tão simpático e aconchegante, .... a cidade é tudo isso mesmo. Tanto é que ficamos ali por mais de uma hora, numa pracinha muito bonita, tudo muito limpo e bem cuidado.

Região de Crucilândia
Não resisti e tirei uma foto da vista do VFC - Minas Gerais .... nossos morros e montanhas .... oh Minas Gerais ....

Paradinha pra registrar a excelente rodovia MG 040 no trecho de Itaguara a Crucilândia.

37/853 - Carmópolis de Minas
Depois que forramos a barriga com famoso lanche da Vaquinha Nevada a 120 km de BH, às margens da BR 381, em Carmópolis de Minas, visitamos a cidade e nos deparamos com esta bela prefeitura. Mais uma vez, uma cidade muito limpa e bem cuidada. Estão de parabéns.
O nome - "cidade (pólis) do Carmo" - homenageia sua padroeira Nossa Senhora do Carmo e remete ao Monte Carmelo, por sua topografia montanhosa. A população é de aproximadamente 16.000 habitantes e a principal atividade econômica é a agricultura.

38/853 - Piracema
Já voltando para BH, visitamos Piracema, saindo da BR 381 e entrando na MG 260, percorrendo 13 km da melhor estrada do dia, realmente digna de elogios, com uma sequência de curvas pra guardar na memória e querer voltar.
Antiga Vila Conceição, que passou a ser denominada Rio do Peixe devido a pesca de um grande surubim num dos vários riachos da região, a cidade de Piracema conta com um belo parque de exposições, com baias, galpões, arena, etc. e área com arquibancada para 3.000 pessoas, local onde anualmente, no mês de julho, ocorre a tradicional "Festa do Ruralista".

Distância percorrida - 300 km Total - 1840 km
Última edição por PHD Sousa; 06-01-13 às 21:00.
-
FC Sousa, Cida, Júnior BH e Fran, muito bom o roteiro e claro, nos surpreendendo com os nomes dos municípios e com o total desconhecimento da existência dos mesmos, privilégio não só de Minas como aqui de Santa Catarina, quando...pelo menos 70% das cidades, creio, nunca tinha ouvido falar, isto nascido e criado na terra.
Melhor ainda de acompanhar as boas estradas e me surpreender com as ótimas aparências das prefeituras. Agora, o que de verdade chama a atenção é o espírito de cumplicidade dos casais e o astral que já começou a inspirar outros aventureiros.
Sejam vem vindos FC Júnior e Fran!
Seremos muito melhores ao final de uma jornada dessa envergadura, especialmente da gigante e amada Minas, com toda a sua magia, timidez e história.
Continuem nos levando e se por um lado torço para que o tempo passe bem devagar, por outro, paradoxalmente, a torcida é para voar rápido e chegar o dia do novo roteiro.
Muito boa a marcação da quilometragem para poder constar no certificado, dando a dimensão da loucura que vocês estão fazendo.
Daquela boa!
-
Grande amigo FCM Dolor,
Te digo que uma das boa coisas desse desafio tem sido a espera por seus comentários aos nossos posts. Sempre de alto astral e com suas palavras muito bem escritas.
Quanto à quilometragem de cada passeio, sempre zero o odômetro parcial da moto na saída de casa e confiro ao retornarmos, anotando o que foi percorrido naquela página do desafio. Realmente é uma ótima insanidade ....
Este passeio foi sem dúvida especial pela presença do Francisco Júnior e sua querida Fran, pois representam pra nós a amizade entre motociclistas, forjada no frio e calor de uma estrada.
São amigos especiais que levamos conosco nestas estradas de Minas, como o Ruyzão, o Carlinhos e a Jeanne e agora torcemos para que o Júnior e a Fran dividam conosco a alegria de poder fazer parte da elite do motociclismo ... "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."
FC PHD Sousa
-
Caríssimos Sousa e Cida
Que delícia caminhar pelas Minas Gerais! E Sabará, continua linda! Adoramos cidades históricas e estamos planejando dar uma chegadinha a Tiradentes, Ouro Preto, Sabará enfim, passear por lugares tão importantes neste país. E a comida mineira! Acreditamos que é a mais deliciosa que existe!
Continuem essa viagem maravilhosa e ao planejarem passar por Aiuruoca, avise-nos, pois quem sabe, a gente possa se encontrar por lá. Estamos com muita vontade
de conhecer as belezas dessa região.
Por aqui, copiando as palavras do Dolor: " encomprida Tietê", a estrada está nos chamando!
Feliz 2013
Abçs
Cuca e Sassa
-
Parabéns FC PHD Sousa e Cida pelas mais de 1.000 almas que se aquietaram lendo os teus relatos.
Continue nos alimentando com este teu espírito de aventura e generosidade em permitir que possamos viajar contigo.

Desejamos outros tantos de acessos no teu tópico VFC - Minas Gerais!
Abraços
Equipe FC
Última edição por Dolor; 15-02-13 às 00:15.
-
Parabéns FC Souza e Cida, estou na garupa torcendo por voces e conhecendo um pouco mais das Minas Gerais, um estado muito rico em paisagens e de calor humano .......muitas e boas estradas.....abração
FC Jacob
-
Grandes amigos FCM Dolor e Angela, Cuca e Sassa, Jacob, Jackson e Ana Paola, meu brother Júnior e Fran, Ruysão, Carlinhos e Jeanne, Paulo Góis e toda a equipe FC,
Que legal poder receber este post das 1000 visualizações, foi uma surpresa muito boa e só temos a agradecer por tudo, pelo apoio e carinho que fomos recebidos aqui no FC.
Estamos nos preparando para a continuidade do nosso Desafio Valente Fazedor de Chuva - Minas Gerais, pois tiramos o janeiro para as viagens familiares, visitar tios e tias, primos e primas e levar o Pedro, o nosso PHzinho, para uma semana de descanço numa pacata prainha do Espírito Santo ... e nosso fevereiro está sendo utilizado para colocar a nossa Heritage em ordem, como diz o Dolor, trocar uns rolamentos ....
Que venha março e estaremos de novamente nas estradas mineiras.
Um grande abraço a todos.
FC PHD Sousa e Querida Cida.
-
PHD Sousa,
Parabéns pelas 1.000 visualizações e pela ousadia de escolher Minas Gerais como o Estado a ser percorrido no VFC.
Obrigado por nos proporcionar a alegria de conhecer as belezas e riquezas deste Estado.
Tenho saudades do pouco tempo que trabalhei nos aeroportos de Pampulha e Confins e imagino que você deve estar se coçando para pegar a estrada.
Eeeeeeeeeee Minas Gerais!!
Grande abraço
FC Cezar Riva
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum