-
Nascente Fazedor de Chuva

As almas inquietas, de Sassa e Cuca, iniciam um novo desafio.
Obrigado Dolor e Ângela.
Aos que se foram: meu pai Haylton Luccas e minha avó Lázara de Oliveira Luccas, porque as suas histórias tornaram-se a inspiração fundamental para esse desafio.
E aos que estão aqui: meus filhos Guilherme e Renato, à minha tia Anita e aos meus irmãos César e Álvaro, um pouco de nossa própria história envolvidas por essas águas.( Cuca)

“ Águas do meu Tietê,
Onde me queres levar?
- Rio que entras pela terra
E que me afastas do mar...
... Meu rio, meu Tietê, onde me levas?”
Trechos diversos de “ A meditação sobre o Rio Tietê”, de Mário de Andrade, 1945
...e nesse olho d’água se inicia mais um desafio dos Fazedores de Chuva:
“ Nascente Fazedor de Chuva”.

Na Pedra Rajada, Serra do Mar, fica no município de Salesópolis, numa altitude de 1.030 metros, a 22 quilômetros do Atlântico. Lá, onde nasce um pequeno olho de água cristalinas, sob duas pedras envoltadas por uma vegetação silvestre, há uma placa de bronze onde se lê: "AQUI NASCE O RIO TIETÊ. Sociedade Geográfica Brasileira 1554-1954".
Desprezando o mar, o Tietê avança interior adentro. Depois de andar um pouco, começa a se engrossar com as dezenas de braços d'água que formam seus primeiros afluentes. Possui 1.136 quilômetros ate chegar ao seu destino: o Rio Paraná e suas águas só chegarão ao mar depois de percorrerem mais de 5.000 quilômetros, até chegar à Bacia do Prata e finalmente, ao oceano.
Geograficamente, divide o estado ao meio, cruzando-o leste a oeste. Historicamente, foi importantes personagens desde dos tempos do descobrimento - durante os bandeiras, as monções, a cafeicultura, a industrialização. Economicamente, é uma grande fonte de energia. O Tietê deixou de ser um simples curso d'água para tornar-se um verdadeiro mar. Ele é quase desconhecido para os que convivem com ele. Mas um desconhecido muito especial: um desafiador que nunca propôs uma navegação fácil aos aventureiros que nele se lançaram. ( Mãe Natureza)

Ao adentrarmos ao parque, um portal nos avisa:

Tanto do ponto de vista ético quanto do pragmático, o desenvolvimento sustentável representa a única saída para conciliar produção de riqueza e bem estar para a sociedade sem comprometer a sobrevivência do planeta e da espécie humana. Estabelecer uma relação harmoniosa entre as três dimensões que baseiam o conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil. (Mãe Natureza)

...e como mostram os avisos, aqui deixam-se apenas pegadas...pegadas a caminho do oeste, rumo ao o Rio Paraná! Vem conosco!
Última edição por Sassa e Cuca; 16-10-13 às 07:40.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem