-
034 Porto União
Tivemos que passar pela cidade de Porto União para descobrir que era a capital do Steinhaeger, Santa Catarina sempre nos surpreendendo....

Também descobrimos que a cidade tem algumas cachoeiras e recebe turistas interessados em esportes radicais e natureza.

035 Irineópolis

O nome é de difícil pronúncia e até mesmo os habitantes da cidade às vezes preferem utilizar outro nome. Muitos preferem chamar o município de Valões, nome antigo do distrito.
-
036 Bela Vista do Toldo

Essa cidade deveria ser um ícone dos motorhomes. afinal sempre falamos "que bela vista" quando estamos sentados debaixo do toldo do motorhome. A cidade é ainda "uma criança", fundada em 1994. Ficou curioso com o nome? Segue a explicação presente no site da prefeitura:
"O nome Bela Vista do Toldo, originou-se em razão da Bela Vista que se tinha ao olhar dos pontos altos do município avistando-se os belíssimos toldos que ali existiam. Narra ainda a sabedoria popular dos mais antigos moradores que o nome surgiu depois que um certo visitante ao olhar do ponto mais alto vendo os inúmeros toldos a sua frente exclamou: " Óh, que bela é a vista do toldos!"
037 Canoinhas

Canoinhas tem na madeira sua principal atividade econômica, 40% de sua economia vem dela.
O nome da cidade veio do rio Canoges Mirim, que acabou sendo chamado de Canoinhas pelos exploradores.
038 Três Barras
No município de Três Barras encontramos a Prefeitura em reforma.

Também encontramos uma grande fábrica de celulose:
-
039 Major Vieira

O município fica no caminho dos tropeiros e tem quase 8 mil habitantes. Núcleo de colonização polonesa, a cidade de major Vieira conta com cachoeiras e trilhas que chamam turistas à região.

040 Papanduva
Falando em cachoeiras, a cidade de Papanduva tem várias delas: são mais de 30! Isso sem falar em cavernas, grutas e trilhas. O município de 17 mil habitantes também conta com construções típicas de diversas etnias. Uma verdadeira aula de história e geografia!
E estamos nós mais uma vez em frente à prefeitura! Os Fazedores de Chuva deveriam disponibilizar um manual com sugestões de poses, porque chega na 40ª Prefeitura e não sabemos mais o que inventar nas fotos....hahaha

041 Monte Castelo
Poderiam quase trocar o nome da cidade para Monte de Neblina...Aqui provamos que para ser um Valente temos que suportar todas as situações climáticas, geográficas e das estradas...enfim, ser um Valente realmente!
-
042 Timbó Grande

O povo de Timbó Grande, assim como no restante do país, é uma mistura de raças. Os primeiros a ocupar o lugar foram os indígenas dos grupos Kaigangs e dos Xoklengs. Depois vieram os imigrantes alemães, italianos e poloneses.

O nome vem devido à quantidade da árvore Timbó que existia na região. O adjetivo grande foi acrescentado para diferenciar o nome da cidade da já existe Timbó, próximo a Blumenau.
043 Santa Cecília

O município foi fundado em 1958 e sua economia é baseada principalmente na agricultura. A forte influência germânica aparece nas construções da cidade.

044 Lebon Regis
Esse município catarinense tem pouco mais de 11 mil habitantes e sua economia está centrada na agricultura, principalmente de alho e cebola. A ocupação da região aconteceu por caboclos que buscavam trabalho nas madeireiras existentes no local.
-
045 Fraiburgo

Chegamos a Terra da Maçã! Fraiburgo é o maior produtor nacional. A relação do município com as macieiras começou por volta da década de 60, quando o engenheiro agrônomo Roger Biau trouxe as primeiras mudas da França. As variedades cultivadas mais conhecidas no mercado são Fuji, Gala, Gonden. E a cidade respira o fruto...

E demos aquela tradicional passada pela Prefeitura

046 Frei Rogério
A Colônia Frei Rogério foi fundada em 1949. O nome Frei Rogério surgiu em homenagem a um padre que aqui viveu por muitos anos, fazendo suas peregrinações e auxiliando todo aquele povo que sofreu com a guerra do Contestado, principalmente o sertanejo. Eis o Frei:

Eis um pouco da história do Frei Rogério:

Na Prefeitura:

047 Curitibanos
Os primeiros habitantes da região foram índios dos grupos Xokleng e Kainganges. Depois vieram os portugueses.
O nome vemde Curiy – Pinheiro – tiba – bastante – Kuri**-yty = pinheiral
Atualmente, é uma das principais cidades da região.
Aquela passadinha (literalmente) pela Prefeitura. Como não tínhamos como estacionar na frente, tivemos que apenas passar e clicar o momento:

-
048 São Cristóvão do Sul
O nome da cidade é uma homenagem ao protetor de viajantes e motoristas, ou seja, protetor de todos nós. Aproveitamos a passagem pelo município para agradecer as boas estradas que tivemos até agora.

A cidade conta com 4600 habitantes e sua economia é voltada principalmente para a atividade madeireira. Em abril, a cidade tem a Festa da Ovelha, pena que chegamos tarde.
049 Ponte Alta do Norte
A história de Ponte Alta do Norte começou no ano de 1850, quando Francisco Pires, tropeiro de Sorocaba, e sua esposa Maria Cordeiro, fixaram residência, tiveram 11 filhos e deram início ao povoado.

Mas a fundação de fato só aconteceu em março de 1992. O nome vem de uma ponte que havia no local. Como já havia outra Ponte Alta na região, optou-se por Ponte Alta do Norte.

050 Pouso Redondo
Com uma população de mais de 14 mil habitantes, a cidade de Pouso Redondo por muito tempo foi local de repouso de tropeiros, pois fica entre a região litorânea e campos serranos, daí que veio o nome do município.

051 Trombudo Central
Sempre tivemos curiosidade para saber como se chama quem nasce em Trombudo Central e essa foi a oportunidade para descobrirmos: trombudense.

Segundo o site da Prefeitura, a origem do nome "Trombudo Central" tem três versões:
1. Pela grande quantidade de Antas (da espécie Tapirus Americanos ) existentes na região, portadoras de uma pequena tromba;
2. Pelo formato ( desenho ) da junção dos rios Braço do Trombudo e Trombudo Alto, que forma uma espécie de tromba;
3. Pelas constantes trombas d'água que caíam sobre a região.
A segunda versão é a mais aceita.
-
52 Agrolândia

O nome do Município origina-se de AGRO = agricultura e LÂNDIA = cidade. E até hoje a agricultura tem grande importância para a cidade e responde por quase 17% de sua economia. O quer mais nos chamou a atenção nesta cidade foi sua organização e como ela é plana. Uma beleza para andar de motorhome.

53 Atalanda

A colonização de Atalanta teve início em 1930 e no começo era chamada de Serra do Pitoco. Quando passou a ser um Distrito, passou a ser Atalanta em homenagem à cidade homônima italiana.
54 Braço do trombudo
Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí - Açu. Eles procediam das mais diversas regiões da Alemanha.
Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo. Em 1993, a cidade de Braço do Trombudo foi oficialmente instalada.

55 Agronômica

A colonização de Agronômica é principalmente italiana e alemã. O Portal da cidade, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, chama a atenção. É realmente muito moderno.

56 Laurentino
Chegamos à terra do Queijo! Desde 1990, a cidade realiza a Festa Estadual do Queijo.

O nome da cidade é uma homenagem a um dos primeiros desbravadores da região. Laurentino também significa ouro em latim.
-
57 Rio do Oeste

A cidade foi fundada em 1958. Com quase 7 mil habitantes, o município tem como principal atividade econômica a agropecuária.

Os primeiros colonizadores da região foram os italianos de Trento e ainda se percebe em Rio do Oeste a herança dessa colonização.


58 Apiúna
Ao ler sobre a cidade de Apiúna, vimos que a cidade tem cerca de 55 empresas no setor têxtil. Algo surpreendente para uma cidade de 8,5 mil habitantes. São as surpresas que encontramos no meio do desafio Valentes FC.

59 Ascurra

Em Ascurra a surpresa ficou por conta do Colégio São Paulo, um colégio gigante no meio de uma cidade de 7,5 mil habitantes. Realmente surpreendente...

60 Rodeio

Rodeio foi fundado por imigrantes italianos vindos do Tirol Trentino, Norte da Itália, no ano de 1875, época em que o Tirol Meridional ainda pertencia ao Império Austro-Húngaro. Inicialmente vieram 114 famílias distribuídas, a segunda turma, composta de 34 famílias e a terceira, com 60 famílias.

A principal atividade da cidade está na indústria têxtil.
-
Nós só percebemos como o tempo corre e não perdoa quando paramos alguns dias para retomar antigos projetos. Foi o caso do Valente Fazedor de Chuva, quando quase um ano já passou desde a última volta pelo Estado. Então não perdemos tempo e em maio aproveitamos o feriado e partimos rumo ao Oeste catarinense. Os pontos altos desta viagem foram o asfalto (novo e em ótimo estado) e a infraestrutura. Em algumas pequenas cidades vimos postos de saúde modernos e amplos.

61 Novo Horizonte

O início da colonização desta cidade de pouco mais de 2 mil habitantes se deu com a chegada de migrantes gaúchos – descendentes italianos e germânicos – por volta de 1950, quando estes decidiram explorar matas virgens e criar novas colônias. Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária, assim como os outros municípios desta região.
62 Formosa do Sul

O nome dessa cidade faz jus ao local, reconhecido por sua beleza, simplicidade e por ser tão acolhedor. Com pouco mais de 2 mil habitantes, a economia da cidade é baseada principalmente na agricultura. O nome do município, de acordo com os depoimentos dos moradores mais antigos, foi dado por um padre italiano em homenagem às belezas da localidade. A sugestão do padre, inicialmente, era para a cidade chamar-se “Formosa do Oeste”, porém, como já havia um Município com este nome, mudou-se, então, para “Formosa do Sul”


63 Quilombo

A cidade tem pouco mais de 10 mil habitantes e ainda carrega alguma herança dos primeiros colonizadores, descendentes de alemães, italianos e poloneses, que chegaram por volta de 1940.

Ficamos curiosos sobre o porquê do nome da cidade. Eis a explicação: "O local onde está hoje o município de Quilombo já era povoado por um grupo de pessoas que, iludidas por um falso profeta, acreditava estar próximo o fim do mundo e que seriam elas as únicas sobreviventes. Um soldado do governo, ao encontrar o grupo de fanáticos na mata, às margens do rio Chapecó, afirmou que eles pareciam os sobreviventes do Quilombo dos Palmares – daí o nome da cidade".
Viu? Nada melhor que o Desafio Valente FC para descobrirmos um pouco mais da história dos municípios catarinenses.

64 Santiago do Sul

Para nós que fizemos o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, no ano passado, essa cidade teve um significado especial. O nome da cidade era São Tiago, uma homenagem dos italianos ao santo, muito ligados ao cristianismo, e mais tarde passou a se chamar Santiago do Sul. É uma cidade muito simpática e que lamentamos termos passado tão rápido.
Última edição por karine; 20-06-14 às 00:04.
-
65 Irati

A cidade de pouco mais de 2 mil habitantes tem uma peculiaridade. Ela tem uma irmã gêmea no Paraná, onde tem outra cidade com o mesmo nome.
Mas tem uma coisa que não nos animou na cidade. A casa toda colorada. A Tere achou bonita, já que torce pro Inter, mas eu, como bom gremista, achei um exagero.

66 Jardinópolis

Mais uma cidade para marcamos no mapa. Sim, o Oeste do nosso mapa de Santa Catarina aos poucos se completa.

O nome da cidade não poderia ser mais perfeito. Durante a viagem de colonização, os migrantes enfrentaram muita cerração e quando avistaram o verde da floresta, compararam o local a um grande jardim. Então, decidiram chamar o local de Vila Jardim, mudando anos depois para Jardinópolis. E ainda hoje vimos pequenos jardins em toda parte.

E como ninguém é de ferro, paramos para tomar um sorvete e aproveitar mais dessa cidade simpática.

As ruas de calçamento são características da cidade e de tantas outras no oeste catarinense.

67 União do Oeste

Quase 3 mil habitantes moram na cidade foi fundada em 1988. Sua economia é voltada para os pequenos produtores rurais.

68 Águas Frias

Nesta cidade, um fato inusitado. Quase não encontramos a prefeitura, porque parecia uma casa comum. Depois de rodar um pouco e pedir informação, chegamos. Já o nome da cidade surgiu do que logo imaginamos. Os colonizadores encontraram uma vertente de água gelada e deram o nome.
69 Nova Erechim

Mais uma cidade que não sabíamos que existia em Santa Catarina. Só conhecíamos Erechim, no Rio Grande do Sul. Mais de 4 mil habitantes moram na cidade fundada em 1964.
70 Pinhalzinho

A cidade com mais habitantes que passamos hoje. São cerca de 17 mil. A cidade foi emancipada em 1961 e o nome veio de pequenas matas de pinheiros que havia na cidade.
Última edição por karine; 09-07-14 às 22:00.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum