Ver Versão Completa : Oriente-se!
Acredito que para alguém como eu que mora em Itajaí-SC, viajar para a China, mesmo que seja de avião, com cartão de crédito, seguro de saúde e hotéis previamente reservados, será sempre uma Aventura!
Por isso me sinto a vontade para publicar aqui algumas fotos desta viagem que teve seu início às 13:00hs da última sexta-feira em Florianópolis-SC com escalas em São Paulo, Frankfurt e Beijing antes de chegarmos ao nosso destino, Ningbo, no domingo por volta das 15:00 h.
Ningbo, que fica a 220km ao sul de Shanghai é uma das cidades mais antigas da China, sua história data de 4.800 A.C. e sua população é de aproximadamente 7.600.000 almas das quais 3.500.000 vivem na área urbana.
Uau! É muita gente!
2056
O Porto de Ningbo, segundo informações passadas pelos nossos fornecedores aqui, é um dos mais movimentados e dentro de alguns meses é daqui que sairá um navio com destino ao Porto de Itajaí com a missão de fazer chegar lá na Vila Operária, os produtos que estamos desenvolvendo.
Viva a globalização!
E assim, mesmo que com a importância de uma gota no oceano, vamos dando a nossa contribuição para fazer acontecer este crescimento que alcança marcas impressionantes de mais de 8% a cada três meses!
A dificuldade de comunicação e o jeito como muitos ainda nos olham, certamente observando nossos traços, nossa maneira de vestir, nosso idioma, num misto de admiração e espanto nos faz refletir sobre as nossas diferenças culturais, sobre os milhares de anos de opressão a que foram submetidos e sobre esta nova realidade de consumo e de liberdade, mesmo que vigiada.
E, se não valer para mais nada, uma viagem já terá valido a pena se nos fizer enxergar que não existe "melhor" ou "pior", existe apenas o "diferente"!
2047
2055
Mercado de Aviamentos em Ningbo e eu achava que a minha mesa de trabalho era bagunçada!
2046
Estas fotos abaixo foram tiradas num Restaurante típico Chinês onde escolhemos diretamente dos aquários os frutos do mar que iríamos almoçar. De acordo com a cultura chinesa, quanto mais fresco o alimento, melhor ele é!
204820492050
205120522053
E quanto a opção abaixo? Alguém já exprimentou? Repeitar as diferenças é fundamental, mas comer sapo já é demais!
De qualquer forma, fica a foto como uma homenagem aos príncipes já que hoje é Dia dos Namorados!
2054
Fazedora de Chuva, vale cem "doletas" se devorarem um sapo, escolhido a dedo!
Que tal?
Muito interessante a experiência deste mundo, muito bem colocado, nem melhor e nem pior, apenas diferente!
Aí nesta diferença é que os aspectos culturais se fazem presente e seria bem interessante se conseguissem tirar umas fotos das motos que circulam por aí.
Entretanto, nada de subir em cima de uma!
Estamos curiosos para saber mais!
Pai
Paula que viagem incrível!A China sempre despertou muito a minha atenção, justamente por causa destas diferenças e surpresas que o convívio deve oferecer.
Saber mais sobre as motos da região seria muito interessante e ainda mais como um F.C. pode rodar por ai em uma...
Parabéns pelas fotos, pelas colocações e boa viagem aproveite esse mercado inovador, bons negócios!
Obrigada, Jhonny! Pode deixar que já tenho alguns registros das motos que rodam por aqui! Logo, logo estarão no Site!
Um abraço!
Paula
Nanjing é uma linda cidade! Chegamos de trem, com velocidade média de 250km/h numa estação enorme e super organizada inaugurada em Maio do ano passado. ( e que óbvio, não é a única da cidade!)
São aproximadamente 8.000.000 de pessoas que vivem aqui e isso deve explicar o trânsito intenso e o movimento por onde quer que se ande!
2099
Na foto acima está o Sun Yat-sen Mausoleum, no alto da Purple Mountain uma das principais atrações turísticas da cidade!
E na sequência, eu e a Micheli admirando a sinalização e nos divertindo com as placas que supostamente deveriam servir para nos ajudar a conhecer o lugar! Sem chance!
21002101
210721082109
No nosso terceiro dia de trabalho na China fomos recebido pelo Yang, que trabalha há 10 anos na Jiangsu Sainty Landyn Garments e por sua assistente Sophie, do tipo que fala sorrindo e que não conseguiu disfarçar seu encanto/espanto ao nos ver e que ficava com as bochechas vermelhas só de nos olhar. Um doce!
A Fábrica, com 10 unidades, uma das quais fomos visitar, nos surpreendeu pela organização e pela estrutura. Tudo automatizado, climatizado e com operários uniformizados. Absolutamente nada a ver com a imagem que inconscientemente carregamos de trabalho escravo e de pessoas dormindo embaixo das máquinas em condições desumanas. Acredito que esta China realmente ficou no passado! Talvez em parte seja por isso a adoração pelo Dr. Sun cujo mausoléo visitamos e que é considerado o pai da China Moderna...
2102210321042105
E agora, atendendo a pedidos, um registro das Motos que circulam por aqui e que fazem de cada cruzamento um teste de sobrevivência! Simplesmente não dá para acreditar na quantidade de motos e na forma desordenada como andam. Uma loucura!
Será que dá para ir até o Alaska numa dessas??
2106
Next Stop: Shanghai!
E chegamos rápido, com velocidade média de 300km/h a bordo do trem G7019 que saiu de Nanjing exatamente as 16:00hs do dia 14/06/2012. Conforme comprova a foto abaixo, fomos salvas pelos algarismos romanos, que eram as poucas coisas compreensíveis no ticket do trem, assim como na estação ferroviária, o que nos ajudou, e muito, a localizar o portão, a plataforma, o vagão e as nossas poltronas. Pura dedução!
2380
Uma pena não termos tempo de dar uma circulada maior por aqui! Shanghai é um escândalo de tão linda! Durante a noite, com os prédios das mais variadas formas todos iluminados, temos a impressão de estar num daqueles lugares que a nossa imaginação durante a infância chamaria de cidade do futuro! Impressionante!
É a cidade mais populosa da China, são mais de 25 milhões de habitantes! Fica aqui também o maior e mais eficiente Metro do Mundo, com 12 linhas que transportam todos os dias milhares de pessoas. E como funciona!
E na falta de fotos mais "turísticas", seguem alguns registros do Café da Manhã do Hotel! E nós, claro, no pão com manteiga!
238123822383
Seguindo nossa programação, já cedo no dia seguinte partimos, também de trem, para Hangzhou, cidade industrial com população superior a 6 milhões de pessoas onde fomos gentilmente recebidos pela "Ice". Acho curioso o fato delas escolherem nomes "ingleses" para se apresentarem a nós, ocidentais. Fico pensando se chegará o dia em que, para facilitar a comunicação e os negócios, nós é que teremos que escolher um nome Chinês em sinal de respeito ao que eles significam para o mundo... Na velocidade em que avançam, não duvido que isto possa de fato acontecer...
Durante a visita que fizemos a esta fábrica, foi interessante a conversa que tivemos com a Ice, grávida de seis meses do primeiro filho. É rígido o controle de natalidade na China, onde durante muito tempo só era permitido um filho por casal e onde em algumas regiões, ainda hoje, o segundo filho só é permitido se o primeiro for uma menina e ainda assim mediante o pagamento de uma espécie de multa.
É difícil acreditar que ainda nos dias de hoje os médicos não possam revelar o sexo do bebê antes do nascimento pois é alto o indíce de rejeição e consequentemente de abortos quando sabem que estão esperando uma menina. Ela me pareceu chateada com a situação e diria até que um pouco indignada, porém quando perguntei se preferia menino ou menina, advinhem a resposta? Menino! Como são fortes estes aspectos culturais...
2384
Aliás, falando em aspectos culturais, esta foi a primeira vez na viagem que me deparei com uma outra realidade chinesa, bem diferente da nossa: o banheiro! Tinha esquecido completamente que nos lugares onde não há a presença de turistas como em Aeroportos, Restaurantes, Shoppings, etc., o "trono" é bem diferente! Tive que encarar, porém eu juro que esta amostra grátis de submarino que aparece na foto não é minha e para minha tristeza, já estava lá na hora que tive que me "acocorar". Socorro!!!
2385
Retornamos para Shanghai no fim do dia, já com a cabeça nos preparativos para a nossa volta para o Brasil que aconteceria na tarde do dia seguinte.
23862387
O sábado amanheceu ensolarado em Shanghai e o lado leste da Nanjing Road foi uma boa escolha para este último dia.
Muitas lojas e como sempre, muitas pessoas! Marcas mundiais, símbolos do capitalismo ocidental misturam-se com vendedores ambulantes, lojas de chás e produtos típicos chineses e convivem em harmonia na rua que pretende tornar-se a maior rua de comércio do mundo! E viva o consumo!
238823892390
Nos despedimos de Shanghai com um almoço oferecido pelos nossos fornecedores de Ningbo que estavam ali especialmente para nos encontrar! Mr. Park e Sra. Florencia, Coreanos que moraram 9 anos na argentina, e o Diego, Uruguaio que mora em Buenos Aires com sua família e se declara um apaixonado pela China, país onde passa pelo menos 5 meses a cada ano.
O local escolhido por eles para o almoço foi um restaurante Italiano chamado Va Bene localizado na região de Xintiandi. Bairro super charmoso por onde circulam vários estrangeiros e onde encontramos um casal de noivos fazendo o seu making of. Imperdível!
239123922393
A volta foi uma maratona! Com tempo de sobra para se fazer um balanço da viagem e de tudo o que foi visto.
Em muitas coisas somos iguais, em outras parecidos ou muito diferentes. Esta é a riqueza! Sempre existe algo que nos conecta. Talvez seja o instinto de sobrevivência, talvez seja a vaidade, talvez seja a curiosidade e a admiração que carregamos uns pelos outros.
É sempre bom voltar para casa e principalmente para aqueles que nos esperam. E pensando, principalmente nas mulheres chinesas, volto me sentindo orgulhosa por ter sido capaz de gerar um filho homem (e lindo por dentro e por fora!) mas muito feliz por ser livre e não precisar enconder, nem disfarçar a minha felicidade por estar com a mala cheia de laços para a Clarinha!
2394
The End!!!
Paulinha, que experiência bonita e que sensibilidade ao nos transmitir detalhes que fazem as diferenças culturais entre dois povos.
Tudo isto aguçou ainda mais a minha curiosidade e vontade de conhecer este "outro lado do mundo", ao mesmo tempo em que penso, como é bom quando podemos fazer as nossas próprias escolhas, do ter ou não ter, do ir e do vir e finalmente, de se poder falar o que se pensa.
Viva a liberdade!
Parabéns e obrigado por dividir conosco mais esta experiência.
Beijos
Pai
Paula, muitíssimo obrigado pelas informações, não acredito que um povo tão evoluído consiga se desenvolver sem viajar de moto, essa CULTURA, que tanto nos diferencia...
A indústria chinesa se destaca cada vez mais na produção destas máquinas de duas rodas, algumas já atuantes no mercado brasileiro:
2404
Para conhecer mais modelos de motocicletas chinesas podemos tomar por base o site MOTOSCHINESAS.COM (http://www.motoschinesas.com/)
O que comprova a capacidade industrial deste país nos mais diversos segmentos...
Paula aproveite a estadia na China para encontrar um motociclista que possa divulgar nossas aventuras ai no outro lado do mundo, quem sabe possa fazer o mesmo com suas motonetas, visto que não importa a moto, nem o lugar, mas sim a companhia.
Um grande abraço e bom retorno...