PDA

Ver Versão Completa : Canal do Panamá, Panamá



Renan Xavier
12-09-11, 10:33
O famoso "Canal do Panamá" é um canal com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. Para transpor o desnível entre os oceanos, foram construídos três sistemas de comportas. As receitas geradas pelos tributos sobre a carga transportada representam 25% das riquezas do país.


http://1.bp.blogspot.com/-Ke0_ZvimN8c/TjoMsqAGJPI/AAAAAAAAAsQ/sbsCOrNdyOI/s1600/foto+%25283%2529.JPG - Foto dos GCFC Walter e Ula.

Iniciado pelos Franceses, e terminado pelos Americanos que controlaram ate 1999, quando entregaram de vez ao controle ao Panamá.

Pode ser cruzado, por um grande navio em 8 horas, pagando-se um valor aproximado de 250 mil dólares, economizando assim meses de viagem para dar a volta pela Patagônia (de onde Hans esta voltando agora), e uma economia de 1 milhão de dólares.

Saímos como sempre bem cedo, cruzamos a cidade passando perto dos edifícios imensos com alguns chegando a mais de 50 andares de altura e paramos pra registrar tudo na Ponte das Américas, que separa oficialmente a América do Sul da América Central. Tivemos também a sorte de registrar a passagem de um grande navio nessa hora.

Como eu me lembrava da viagem de 2002, a população é constituída, além dos já citados imigrantes, de muitos negros grandes, largos e simpáticos. O país foi dolarizado e não fabrica papel moeda e se tornou também uma facilidade para lavagem de dinheiro e paraíso fiscal, (como nos informou o taxista que nos levou ate o elegante hotel de nome Riende, com diária de quase 200 dólares).

Pegamos a minha velha conhecida rodovia “pan-americana”, que em 2002 percorri desde o Chile ate os EUA. Foram se apresentando plantações de bananas, cana de açúcar, criações de gado, cavalos e muito verde por toda parte principalmente por ser temporada das chuvas. Estradas excelentes de pista dupla nos dois sentidos que subia montanhas e cruzava vales nessa rica e prospera região. Ao pararmos pra almoçar em um restaurante na estrada, tentei pagar dois sucos com uma nota de 100 dólares e a garçonete me perguntou assim: - No tienes mas sensible? Eu respondi brincando e ela não entendeu nada: - Se eu ficar mais sensível eu choro coração... Hans ficou sorrindo e pagou com dois dólares os nossos sucos. Mais na frente uma placa anunciava a cidade de “Buenaventura”, e sensível como estava, achei que era uma cortesia panamenha nos desejando coisas boas em nossa jornada.

Continuamos viajando nos rastro de uma chuva que ia caindo a nossa frente e por sorte só pegávamos esse rastro de asfalto molhado, mas escapulindo de ver o meu parceiro vestir de novo seu “Macacão Espantador de Chuva”.

Eu considero essa nossa viagem dividida em três partes bem definidas; a primeira do Brasil ate a Colômbia, a segunda na América Central do Panamá ate o México e a terceira na América do Norte nos Estados Unidos. Sendo que a primeira, ao sair do Brasil, temos a parte mais pobre, carente e longa, a segunda, caracterizada por pequenos países e distancias curta e na terceira, o triste e frio Estados Unidos, onde só é bom mesmo pra fazer compras nessa época de dólar em baixa, e preparar o caminho de volta para o melhor país do mundo; O NOSSO BRASIL VARONIL.

Ainda no Panamá paramos para dormir na cidade de nome David e na porta do hotel relembrei que era o mesmo de 9 anos atrás. O hotel “Alcala”, e ainda na porta do hotel enquanto Hans nos registrava, eu vigiando as motos, ouvia junto com muita gente que passava da Gold Wing, o Rei Rossi chorar dizendo: “Garçom! No bar todo mundo é igual, meu caso é mais um, é banal, mas preste atenção, por favor...

Elton
14-09-11, 11:43
o Canal do Panama foi um lugar muito especial para mim na minha viagem para o sul assim como deve ter sido para o Walter e Ula.
Devo estar colocando a viagem aqui logo logo, mas por agora, so uma foto do mesmo local, sem navio:
http://2wheelsadventure.com/trips/ushuaia/SouthAmerica_0511.jpg

Renan Xavier
14-09-11, 12:27
O GCFC Policarpo também passou pelo canal do Panamá e tem dicas sobre a travessia da Colômbia ao Panamá.

Confira abaixo as dicas de seu site (http://www.rockriders.com.br/Detalhe_dicas.aspx?id=2149).

--

http://www.rockriders.com.br/arquivos/Image/dicas%20e%20cia/chamada2.jpg

Travessia em motoviagens da Colômbia para o Panamá

Existem três formas de se realizar a travessia da Colômbia para o Panamá, sendo duas delas mais seguras e uma delas (por terra), não recomendada!


V-Strom 650cc de um motociclista brasileiro sendo transportada de Bogotá para o Panamá

Motociclistas que desejam realizar motoviagens entre a América do Sul para a América Central, passando da Colômbia para o Panamá, tem três formas de fazê-lo. Seguem as informações:

A mais segura e rápida - Aérea (vôo cargueiro leva 1h15m)

Você pode fazê-la via cidade de Cali ou Bogotá, com destino para a cidade do Panamá. Via Cali não temos informações, via Bogotá segue:

Empresa: Air Cargo Pack
Site: www.aircargopack.com
Telefone: (57-1) 4138232
Responsável: Procure falar com o John David, é filho do proprietário da empresa
Endereço: Avenida El Dorado 103-22, portão 2 do terminal de cargas - Bogotá/CO

Custos:

- Em torno de U$ 800 o transporte da moto (depende do peso da mesma)
- Você tem o opcional de fazer a viagem no mesmo avião de carga que vai a moto. Mas já adiantamos que não é nada confortável. Se puder vá de vôo comercial normal. A Air Cargo Pack cobrará mais U$ 150 para sua passagem, um võo comercial normal sai por volta de U$ 400 (Bogotá-Panamá).

IMPORTANTE: PARA OBTER EXATAMENTE OS CUSTOS ACIMA É PRECISO VOCÊ DIZER QUE FOI INDICADO POR UM MOTOCICLISTA BRASILEIRO QUE REALIZOU TAL VÔO. Caso contrário, tenha certeza que pagará mais caro.

http://www.rockriders.com.br/arquivos/Image/dicas%20e%20cia/chamada5.jpg

Você ainda terá os seguintes custos envolvidos:

- U$ 36 de "impostos" que serão pagos no aeroporto de Bogotá (El Dorado Internacional)
- U$ 27 na retirada da sua moto no setor de cargas da companhia Air Cargo Pack na cidade do Panamá.

É preciso que você vá normalmente na aduana de migração para dar saída da Colômbia no aeroporto desse país, assim como na chegada ao Panamá, dar a sua entrada também no aeroporto.

A empresa Air Cargo Pack te colocará a disposição um despachante que já está habituado com todos os trâmites aduaneiros.

Outras informações importantes:

- O tanque da sua moto terá quase toda a gasolina retirada (obrigatório);
- Todas as suas bagagens e moto será 100% revistada pela polícia no aeroporto de Bogotá;
- Fique atento a maneira como sua moto será amarrada para ser transportada no avião, passei por uma experiência onde não me ative a esse detalhe e minha moto caiu no avião;
- Você gastará um dia inteiro com os trâmites e espera da partida do vôo (caso também vá no avião cargueiro) em Bogotá e aproximadamente 1 hora ou mais de trâmites para retirada da sua moto no Panamá.

A segunda forma é você realizar a travessia via barco, através da cidade de Cartagena (norte da Colômbia). Os custos são os mesmos, mas a travessia leva de 3 a 4 dias e não temos informações sobre o processo.

A terceira forma é ir por terra, mas não é nada aconselhável (pouca segurança e muito perigoso), por se tratar de um trecho de 800km de terra (sem asfalto, posto de gasolina, com comunidades indígenas e região perigosa devido ao tráfico de drogas).


Fonte: Informações por Policarpo Jr (38 anos) que em junho/2011 realizou a sua travessia e da moto V-Strom 650cc. Colaborou com informações o motociclista Gaspar (57 anos) de Botucatu/SP.

Dolor
14-09-11, 15:36
Das vezes que enviei a moto, tanto de Bogotá para a Cidade do Panamá, quanto vice versa, utilizei da primeira vez os serviços da Copa, que diga-se de passagem foi ótimo e barato, e das outras vezes despachei via Girag, que também fez um bom serviço. Lembro que pela Copa em 2003, paguei U$350, e depois com aumentos sucessivos até a última travessia em dezembro de 2010, pela mesma Girag, por U$950.
É mole!
Tenho ouvido coisas boas, apesar do mesmo preço, da Air Pack, entretanto, não tinham voo para aqueles dias de dezembro. A vantagem desta, é que se pode embarcar junto sem custo da passagem, o que também é uma experiência interessante.
Abraços
Dolor

Renan Xavier
23-09-11, 11:07
O casal Sinomar e Edivânia também estiveram recentemente fazendo este trajeto aéreo cruzando com motos da Colômbia, mais especificamente Bogotá, até o Panamá. O relato está em seu fórum, mas abaixo há algumas fotos deste trecho em que literalmente "voam".

http://1.bp.blogspot.com/-dndrIP05fq4/Tegi_Hx2SoI/AAAAAAAAAxc/xI2JTMvvRts/s400/DSC08445.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-pbMeCVjzZUo/TegigSyS86I/AAAAAAAAAxM/FT8k2kIn2us/s400/DSC08441.JPG

Renan Xavier
26-03-12, 10:07
Nosso querido GCFC Pratinha cruzou recentemente o canal do Panamá, o que considerou um sonho realizado. Confira o relato.

Olá meus grandes fazedores de chuva, compartilho com voces que hoje realizei mais um sonho. Atravessei o canal do Panamá, do Pacifico ao Atlantico, (em 2004 passei de moto por cima do canal na ponte das americas). É uma das 7 maravilhas da engenharia, começou com um frances emprendedor que investiu toda sua fortuna no projeto, foi derrotado pela malaria e acabou contribuindo para toda a humanidade, pois a vacina foi inventada praticamente para conter as mortes na construção. é fantastico ver , não, subir juntamente com um navio de 70.000 tons 15 metros, depois mais 7 metros em cerca de 22 minutos. o canal já esta duplicado e as eclusas com 50% prontas,depois passaram navios com mais de 50 metros de largura, hoje so passa com 32,40 metrros. pronto o canal mudadará a geografia da navegaçao mundial, provavelmente a california vai sofrer muito, pois os navios não mais pararam lá, para descarregar os conteineres que atrvessam os estates por vagões, eles atravessaram pelo canal.
e , pesar que esta obra esta fazendo 100 anos,,,,ela dividiu dois continentes...la pelos idos do ano de 1500 teve um navegador que atravessou este estreito com sua carqavela levada encima de toras redondas e por estradas desmatadas a machado...

quem for fazer o Alaska tem que dr uma parada aqui e fazer entes passeio, são 115 dolares com almoço incluido, de helicoptero são mais 150 dolares por pessoa, 4 por vez, vale a pena.

um forte abraço, agora no Summit golf club no Panamá, amnhã em vitória começando a preparar nosso VIII encontro.

eaprata