PDA

Ver Versão Completa : Valente Fazedor de Chuva no CE (Expedição Fco. Paulo)

walberferreira
08-01-22, 15:30
Olá, boa tarde a todos.

Meu nome é Walber, sou Cearense, integrante do Moto Grupo Invejosos do Asfalto, e quero fazer o Valente Fazedor de Chuva no meu estado. Cheguei até aqui por meio de um vídeo que vi no youtube e que falava sobre os Fazedores de Chuva. Entrei no site, vi seu conteúdo, assisti o vídeo do presidente Dolor e me identifiquei logo com as propostas, pois também gosto de desafios. Em 2019 conheci 42 municípios do CE em uma rota que "arrudeava" o estado (a ROTA CE, na expedição dos Gatos de Schrödinger) e agora quero conhecer todos os 184 municípios. Coloquei também no título do tópico a Expedição Fco. Paulo. Por que disso? Meu pai, Sr. Francisco Paulo, trabalhou bom tempo de sua vida como vendedor e viajava bastante o interior do estado. Ele sempre tinha um história para contar sobre algum município cearense ou situação inusitada, como no dia que ele chegou em determinado município na hora do almoço e a única coisa que tinha para comer era um PF: pão e fanta! Passei vários anos escutando as histórias e pensando como foi legal essa época dele de viagens, embora fosse a trabalho. É o motivo de eu ter colocado o nome da expedição, em homenagem a ele, aos seus feitos e histórias. Espero que ao final da jornada seja uma pessoa bem melhor do que eu iniciei. Um abraço a todos e a partir de agora, é comer asfalto e tirar as fotos, claro!

Gilmar Dessaune
08-01-22, 17:03
Boa tarde FC Walber Ferreira,

Não deixe de ler as regras dos desafios ANTES de iniciar qualquer um deles.

Segue um texto explicativo do site, qualquer dúvida pode perguntar.

===================================

Bem vindos ao TFC – Território Fazedores de Chuva

Importante: anote seu login e senha, pois certamente irá precisar deles no futuro.

Não fazemos distinção entre piloto e garupa, todos são motociclistas e, cumprindo as regras, ambos poderão ser certificados.

Como já tem seu registro, temos detalhes do mesmo para agilizar seu entendimento.

Na parte superior existem “abas” com as seguintes palavras e seus respectivos conteúdos a saber:

Forum – aqui estão as demais abas numa sequência vertical e mostra ao seu lado direito o último tópico em que houve um post.

Shop - loja virtual onde podem ser adquiridos produtos originais FC.

O Sonho – local onde o Fazedor de Chuva (FC) deve postar seus planos e desejos, só deve abrir um novo tópico APÓS ler suas respectivas regras. Por favor, inicie suas narrativas sempre pelo O Sonho, mesmo que já tenha iniciado e tenha foto já cumprindo o desafio. Iremos mover seu tópico para o Almas Inquietas assim que postar a primeira foto.

Almas Inquietas – local definitivo para os tópicos após o desafio ter sido iniciado com a postagem de pelo menos uma foto já cumprindo o desafio.

Eventos – local liberado para divulgação de eventos de interesse dos FC´s.

Passaporte – Aqui estão todos os desafios e suas respectivas regras. Leia tudo com muita atenção ANTES de iniciar qualquer desafio, pois somos rigorosos com o cumprimento das regras em respeito aos que já as cumpriram e aos que ainda as cumprirão. Se após a leitura ainda tiver dúvida, não hesite em perguntar. Pode usar o Facebook (Fazedores de Chuva) ou meu What´s App (27-98117.0089), fique à vontade. Não comece um desafio sem ter total conhecimento e entendimento das regras. Elas são diferentes de um desafio para outro. Uma foto que serve para o Valente FC não serve para o Bandeirante FC e vice versa.

Desafios – aqui estão todos os desafios iniciados e seu status atual (“em andamento” ou “concluído”).

Notícias – aba disponível para publicar acontecimentos, avisos, alertas.

Tópicos – São seus blogs com os demais FC´s onde são contadas as histórias dos desafios e onde acontece a interação com os demais FC´s. Deve ser aberto apenas um para cada desafio, mas dentro de um tópico pode conter mais do que um desafio. É importante que coloque o desafio todo dentro de um só tópico, pois se abrir vários, o desafio ao longo do tempo ficará todo dividido e separado dentro do Forum. Para usar o mesmo tópico, basta clicar nele e depois em “+ Responder ao tópico”. NÃO coloque nada no campo “título” quando for responder ao tópico, pois isso faz abrir um novo tópico para o mesmo desafio.

Posts – são publicações dentro de um tópico. Podem conter vídeos, textos e fotos, sendo essas limitadas ao total de 12 por post. Porém, para um mesmo assunto, podem fazer tantos posts quanto desejar, não há limite.

Os tópicos com mais fotos (além das obrigatórias) e mais histórias contadas são os mais visitados, portanto não economizem nas postagens de suas aventuras.

Tendo qualquer dificuldade de postar, entre em contato conosco que estamos sempre disponíveis para ajudar, inclusive com um tutorial de como postar fotos.

Caso fique muito tempo sem postar, seu tópico será gradativamente “empurrado” pra traz em O Sonho ou Almas Inquietas. Não se preocupe, ele estará lá, basta buscar utilizando uma das 3 opções: a) coloque o nome do tópico ou o seu em “pesquisa avançada” e clique na lupa; b) procure na aba Desafios, na página relativa ao seu desafio; c) se ainda não iniciou o desafio, clique em O Sonho e procure página por página até encontrar, se já iniciou faça esse mesmo procedimento em Almas Inquietas.

Como obter uma certificação – o primeiro passo é ler as regras dos desafios, depois escolha um ou mais desafios (pode fazer tantos quantos desejar ao mesmo tempo, inclusive vários estão dentro de outros de forma parcial), iniciar as postagens das fotos obrigatórias (ou outros comprovantes aceitos, vide aba Passaporte) e concluir as postagens. Depois poderá fazer o depósito de R$ 200,00 em conta a ser informada para que o desafio seja conferido e estando de acordo com as regras receber o kit de certificação composto pela homologação com foto personalizada com o brasão do respectivo desafio, pelo certificado numerado impresso, o adesivo, o patch bordado, a camisa e a insígnia metálica, todos alusivos ao desafio. No custo informado já estão inclusas as despesas de envio. Não existe prazo para terminar um desafio e pode usar mais de uma moto para realizá-lo.

Somente os itens: Certificado impresso e insígnia metálica NÃO SÃO vendidos separadamente, os demais você pode adquirir e utilizar qualquer tempo, mesmo antes de concluir um desafio. Porém, depois de ter um desafio homologado, o FC poderá comprar mais de uma insígnia metálica do respectivo desafio.

E-mail interno – para melhor interação com os demais FC´s, existe um sistema de e-mail interno no site, só não se consegue pendurar anexos mas todos são avisados de chegada da mensagem que pode ser vista clicando em “Notificações” no topo da página.

Vila Velha – ES, 08 de Janeiro de 2022

walberferreira
08-01-22, 19:06
Iniciei o desafio saindo de Fortaleza e percorrendo as cidades do litoral leste do estado: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.
257788
Foram 410 km ida e volta, mas fui um pouco descuidado no trajeto. Ao passar por Aracati, não abasteci e achei que daria para chegar em Icapuí. Só não contava com fortes ventos frontais que aumentaram o consumo de combustível, resultando em quase pane seca ao chegar em Icapuí.

001/184 - Eusébio (sem letreiro no prédio)
256849

002/184 - Aquiraz
256850

003/184 - Pindoretama
256851

004/184 - Cascavel
256852

005/184 - Beberibe
256853

006/184 - Fortim (sem indicação na fachada do prédio, apenas na porta de vidro na parte interna)
256854

007/184 - Aracati (letreiro quase transparente)
256855
Retirei outra foto para ver se sai os nomes da placa
256856

008/184 - Icapuí
256857
Na ida para a prefeitura de Icapuí, não pude deixar de registrar essa vista:
256858

Aqui vai o mapa do Ceará com os municípios já visitados
260876

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc, que pode ser conferido no link abaixo.
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-1a-rota-92284267
Abraço a todos, bom fim de semana e bora comer asfalto, FC's!

Gentil
11-01-22, 18:35
Show de bola, Walber! , Estou querendo fazer por regiões. Comecei pela região metropolitana.

257007

Depois que concluir a região metropolitana quero fazer a região de Baturité em um final de semana.

walberferreira
12-01-22, 19:12
Eita cara, tive a mesma ideia. Baixei o mapa do CE em alta qualidade do Ipece, fui numa gráfica e pedi para imprimir numa folha A2.

257107

Aí preguei num canto bem a vista e estou pintando os municípios que já for fazendo. Pensei também em fazer por regiões e já estou planejando a próxima rota: Sobral e municípios vizinhos, ou alguns municípios do Vale do Jaguaribe. Abraço.

walberferreira
15-01-22, 10:34
Em 14/JAN/2022 foi o dia da 2ª rota com 9 prefeituras no trajeto: início em Itaitinga, Horizonte, Pacajús, Chorozinho, Barreira, Redenção, Acarape, Guaiuba e Pacatuba.
257789

Ao todo foram aproximadamente 190 km em 4 h 30 min. Viagem tranquila, sem aperreios ou imprevistos. Um problema que estou enfrentando é com relação às prefeituras. Várias cidades não tem a sede administrativa em um único local, mas vários prédios espalhados pela cidade. No caso dessas cidades, estou tirando a foto no prédio do gabinete do prefeito.

009/184 - Itaitinga (Não pude entrar no paço municipal e retirei a foto na torre de vigilância do portão externo à prefeitura).
257330

010/184 - Horizonte
257331

011/184 - Pacajus
257332

012/184 - Chorozinho
257333

013/184 - Barreira
257334

014/184 - Redenção
257335
Aqui em Redenção encontrei algumas indicações da época do Brasil império,
257336
e, claro, um monumento à abolição da escravatura: negra liberta.
257340

015/184 - Acarape
257337

016/184 - Guaiuba (aqui é a prefeitura, mas não achei nenhuma placa com nome).
257338

017/184 - Pacatuba (prédio do gabinete do prefeito)
257339

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc, que pode ser conferido no link abaixo.
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-2a-rota-92765381
Bom final de semana a todos.

Gentil
17-01-22, 10:06
Walber, bom dia! Em relação ao endereço das prefeituras, estou sempre entrando nas páginas oficiais de cada prefeitura e lá no final de cada página sempre tem o endereço da sede. Abraço e parabéns pelos registros.

walberferreira
20-01-22, 10:08
Walber, bom dia! Em relação ao endereço das prefeituras, estou sempre entrando nas páginas oficiais de cada prefeitura e lá no final de cada página sempre tem o endereço da sede. Abraço e parabéns pelos registros.

Opa, ótima dica Gentil e obrigado. Abraço.

walberferreira
21-01-22, 16:56
Olá FC's boa tarde. Hoje, 21/JAN/2021 fiz a 3ª rota do desafio VFC. Foi um trajeto curtinho, feito no horário do almoço e devido ao pouco tempo que tive. As cidades visitadas foram Maracanaú e Maranguape, num total de 95 km ida e volta, saindo de Fortaleza, em 1 h e 30 min.
257787

Peguei a dica do Gentil, que está fazendo também o VFC no CE, e entrei no site das prefeituras para ver o endereço. Trajeto tranquilo, sem problemas na viagem.

018/184 - Maracanaú (consegui entrar no paço municipal, mas não tinha letreiro na fachada do prédio)
257785

019/184 - Maranguape (também não tinha indicação da prefeitura na fachada do prédio)
257786

Atualização do mapa do Ceará com os municípios já visitados:
260877

Com esse último trajeto, percorri um pouco mais de 10 % das cidades cearenses e um total de 695 km percorridos. Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc, que pode ser conferido no link abaixo.
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-3a-rota-93282728

Michael Nixon
09-02-22, 15:10
Walber sou Michael e estou iniciando o FC Ceará, suas fotos me ajudaram a me situar, valeu. Estou no MG King´s Eagles em Eusébio. qq coisa conte conosco.

Rk mototurismo
09-02-22, 16:05
Parabéns Walber fico feliz e motivado em ver os irmãos FC darem seus primeiros passos e dicas preciosas, logo logo irei começar tb, quando tiver prós lados da região oeste pode contar comigo pra algum apoio.

P.s criei um grupo de whatsapp FC Ceará, pra trocarmos experiências sobre os trechos. Caso tenha interesse segue o link
https://chat.whatsapp.com/EsIMyf6Y2Pd9hTnHkbq5cO

walberferreira
11-02-22, 12:51
Walber sou Michael e estou iniciando o FC Ceará, suas fotos me ajudaram a me situar, valeu. Estou no MG King´s Eagles em Eusébio. qq coisa conte conosco.

Opa Michael, tudo bem? Show de bola você ter iniciado o desafio e já vejo o seu post com as fotos e relatos. Que bom que as fotos ajudaram e pode contar comigo também no que eu puder ajudar. Abraço.

walberferreira
11-02-22, 12:51
Parabéns Walber fico feliz e motivado em ver os irmãos FC darem seus primeiros passos e dicas preciosas, logo logo irei começar tb, quando tiver prós lados da região oeste pode contar comigo pra algum apoio.

P.s criei um grupo de whatsapp FC Ceará, pra trocarmos experiências sobre os trechos. Caso tenha interesse segue o link
https://chat.whatsapp.com/EsIMyf6Y2Pd9hTnHkbq5cO

Opa Ricardo, tudo bem? Vou ficar no aguardo do seu início do desafio e já vi que você mora na região norte, na praia do Preá. Quando for por aí, vou entrar em contato. Abraço.

walberferreira
11-02-22, 13:48
Alô FC's, boa tarde! Do dia 09 a 11/FEV/2022 fiz a 4ª rota do desafio VFC. Foi uma viagem à região de Sobral e aproveitei e fui visitar os municípios vizinhos e no trajeto. As cidades visitadas foram: Caucaia, São Luis do Curu, Umirim, Itapajé, Irauçuba, Forquilha, Groaíras, Cariré, Sobral, Miraíma, Amontada, São Gonçalo do Amarante. Foram 650 km ida e volta (saindo de Fortaleza) e abaixo seguem as fotos das prefeituras e algumas outras informações.

020/184 - Caucaia
260878

021/184 - São Luís do Curu
260879

022/184 - Umirim
260880

Tem coisas que você só acredita quando vê e em Umirim tem algumas coisas bem interessantes. Uma delas é esse avião, que fica nas margens da BR-222:
260881

Bom, a outra, só vocês olhando a imagem:
260882

023/184 - Itapajé
260883

Continuo as fotos no próximo post.

walberferreira
11-02-22, 13:58
Continuação da 4ª rota.

024/184 - Irauçuba
260884

025/184 - Forquilha
260885
Aqui em Forquilha tem o açude Forquilha, que vale a pena conhecer.

026/184 - Groaíras
260886

027/184 - Cariré
260887
Nessa foto aparece o Sr. Francisco, funcionário da prefeitura de Cariré. Quando estacionei na frente da prefeitura para tirar a foto, ele veio pra perto da moto e ficou olhando, perguntou se podia tirar foto. Ele é bem simpático, conversador e gosta de moto. Se passarem por lá, não deixem de tirar "um dedinho de prosa" com ele.

028/184 - Sobral
260888

Continua no próximo post...

walberferreira
11-02-22, 14:06
Continuação da 4ª rota.

029/184 - Miraíma
260889

030/184 - Amontada
260890
Atenção FC's! Quem for fazer o trajeto de Miraíma para Amontada deve ter bastante cuidado. A rodovia tem buracos e muitos animais na pista! Não só animais de grande porte, bois, vacas e cavalos, mas de pequeno porte como cachorro, porco e seus filhotes.

031/184 - São Gonçalo do Amarante
260891

Atualizando o mapa do Ceará com os municípios já visitados:
260892

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc em duas etapas (dia 1 e 2 e dia 3) que podem ser conferidos nos links abaixo.
dias 1 e 2: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-4a-rota-dias-1-e-2-94964771
dia 3: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-4a-rota-dia-3-94989455
Abraço a todos e bom final de semana.

Rk mototurismo
12-02-22, 10:38
Opa Ricardo, tudo bem? Vou ficar no aguardo do seu início do desafio e já vi que você mora na região norte, na praia do Preá. Quando for por aí, vou entrar em contato. Abraço.

Ótimo, de repente guardo a rota de cruz a Chaval, litoral ACARAÚ/CAMOCIM, pra fazermos juntos. Semana que vem irei co ecar, fazer 10 cidades até sobral. Um abraço

walberferreira
18-02-22, 00:11
Boa noite fazedores de chuva. Nos dias 16 e 17/FEV/2022 foram feitos os registros das seguintes cidades: Pentecoste, Itapipoca, Tururu e Uruburetama. Aproveitei uma viagem a trabalho e fiz essas cidades.
261419

032/184 - Prefeitura de Pentecoste
261418

Aqui em Pentecoste, vi que tinha uma estrada para sair na BR-222 já próximo de Umirim. Desconfiei um pouco, pois algumas CE's existem no papel, mas não tem asfalto. Mesmo assim, resolvi seguir pela estrada. Ah, na noite anterior, havia chovido em vários municípios do CE, incluindo Pentecoste.
Aqui começou os próximos 16 km de piçarra...
261420
...e uma parte considerável com lama.
261421
Mas fui recompensado com essa vista: açude Caxitoré, em Umirim.
261422

033/184 - Prefeitura de Itapipoca
261423

034/184 - Prefeitura de Tururu
261424

035/184 - Prefeitura de Uruburetama
261425

Claro que tenho que fazer jus ao desafio que me propus: e tome chuva na volta para Fortaleza
261426

261427

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-5a-rota-dias-1-e-2-95573074

Bom resto de semana a todos e até a próxima.

walberferreira
24-02-22, 23:12
Boa noite FC's, dia 24/FEV foi dia de comer um pouco de asfalto e fazer a 6ª rota do desafio VFC. O trajeto de hoje foi visitar as cidades de Trairi, Paraipaba e Paracuru, todas no litoral oeste do estado. Trajeto tranquilo de se fazer, com ~ 300 km percorridos saindo e voltando para Fortaleza.
262362
Nessa rota tive a companhia do prof. Edglei Marques, meu amigo de longa data, integrante e um dos fundadores do motogrupo Invejosos do Asfalto.
036/184 - Prefeitura de Trairi
262363

037/184 - Prefeitura de Paraipaba (o centro administrativo estava em reforma)
262364

038/184 - Prefeitura de Paracuru
262365

262366

Com esse trajeto, já percorri 20 % dos municípios cearenses. Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc, que pode ser conferido no link abaixo.
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-6a-rota-96157002

Um abraço a todos e até a próxima rota.

walberferreira
24-06-22, 22:49
Dia 27/FEV/2022 foi dia de fazer a 7ª rota do VCF no CE. Essa rota aconteceu de repente. Meu sogro, Sr. Zé, queria visitar um amigo que tinha ido para Mulungu, na serra de Baturité no carnaval. Como aqui em casa são quatro pessoas e tinha que levar meu sogro e minha sogra, tive que me disponibilizar para ir de moto, enquanto os outros iam de carro para o local. Assim, aproveitei e visitei as prefeituras de Aracoiaba, Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti. Foram 260 km de ida e volta para Fortaleza e seguem as fotos das prefeituras
270407

039/184 - Aracoiaba
270349

040/184 - Baturité
270350

041/184 - Mulungu
270351

042/184 - Guaramiranga
270352

043/184 - Pacoti
270353

270408

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc que podem ser conferidos nos links abaixo.
https://www.wikiloc.com/motorcycling-trails/valente-fazedor-de-chuva-ce-7a-rota-96456777

walberferreira
24-06-22, 22:58
Em 10/MAR/2022 fiz a 8ª rota do VCF no Ceará em direção ao sertão dos Inhamuns. As cidades visitadas foram Caridade, Canindé, Madalena, Boa viagem e Pedra Branca. 270 km foram percorridos nesse trajeto e seguem as fotos do mapa da rota e da viagem:
270405

044/184 - Caridade
270354

045/184 - Canindé
270355
Em Canindé, não deixem de visitar a Basílica de São Francisco e a sua estátua.
270356270357

046/184 - Madalena
270358

047/184 - Boa viagem
270359

Ao sair de Boa Viagem para Pedra Branca, pegamos uma CE que passa por uma serra.
270360

048/184 - Pedra Branca
270361

270406

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc que pode ser conferido no link abaixo.
https://www.wikiloc.com/motorcycling-trails/valente-fazedor-de-chuva-ce-8a-rota-97295769

walberferreira
25-06-22, 15:47
Alô fazedores de chuva, boa tarde. No dia 24/JUN/2022 fiz a 9ª rota do VFC no Ceará. Na 7ª rota, eu subi a serra de Baturité, mas como já estava ficando escuro, decidi não fazer as cidades de Aratuba e Palmácia. Assim, nessa nova rota fiz essas duas prefeituras mais as da cidade descendo a serra: Capistrano e Itapiúna. Também foi a rota para testar a minha nova companheira de viagem, uma Lander 250. Ao todo foram 285 km saindo e voltando para Fortaleza, com um total de 5 h e 50 min de duração.
270409

049/184 - Palmácia
270410

Para chegar à Aratuba vindo por Palmácia, você deve passar por Guaramiranga e lá próximo tem o museu da EPCAR. Como a vida não é só comer asfalto e clicar prefeituras, fiz um pouco de mototurismo. Desvia apenas um pouco da rodovia (uns 2 km ou menos) e vale a pena conhecer.
270415270416

050/184 - Aratuba
270411

051/184 - Capistrano
270412

052/184 - Itapiúna
270413

270414

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc que pode ser conferido no link abaixo.
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-9a-rota-106265074

Grande abraço a todos e até a próxima rota.

Cardoso
27-06-22, 02:19
Parabéns

Rk mototurismo
27-06-22, 09:52
Parabéns Meu Irmão, vc é uma inspiração pra nós!!

walberferreira
30-06-22, 23:11
Parabéns

Valeu pelo incentivo, Cardoso, e você está fazendo que desafios? Passe aqui o link para eu acompanhar suas aventuras. Abraço.

walberferreira
30-06-22, 23:13
Parabéns Meu Irmão, vc é uma inspiração pra nós!!

Que é isso guerreiro! Muito obrigado pelo elogio e em breve estarei pelo litoral oeste e entro em contato contigo para fazer a rota de Itarema a Chaval. Abraço e vamos comer asfalto!

FABIANO
02-07-22, 08:15
Grande Walber.... encontrei aqui o seu desafio... rsrsrsrs
Parabéns pela coragem e determinação... vamos em frente!
E quando vier pra Tauá... não deixe de avisar... estou a disposição por aqui no que precisar!
Abração!!!

walberferreira
02-07-22, 17:09
Grande Walber.... encontrei aqui o seu desafio... rsrsrsrs
Parabéns pela coragem e determinação... vamos em frente!
E quando vier pra Tauá... não deixe de avisar... estou a disposição por aqui no que precisar!
Abração!!!

Eita mah, estava aí em "Tauá de açúcar" até quinta-feira! Pense num frio que fez essas manhãs por aí essa semana, rsrsr. Vi no teu link a postagem com o teu número e já vou guardar pra quando for em Tauá entrar em contato contigo. Grande abraço e até mais.
P.S.: Dá pra chegar de moto no alto serrote do Quinamuiú?

walberferreira
08-07-22, 00:08
Boa noite FC's, dias 06 e 07/JUL foram dias de comer asfalto e fazer algumas fotos de prefeituras na 10ª rota. Parti da cidade de Sobral e no dia 06 fiz as prefeituras de Massapê, Meruoca e Alcântaras. Como Meruoca e Alcântaras ficam em cima da serra da Meruoca, percorri nesse dia 85 km em 2 h e 30 min. Já no dia 07 resolvi fazer algumas cidades ao largo da serra e fiz as prefeituras de Senador Sá, Uruoca, Martinópole, Moraújo e Coreaú. Foram 195 km saindo e voltando à Sobral em 3 h de trajeto.
273205

053/184 - Massapê
273206

054/184 - Meruoca
273207

055/185 - Alcântaras
273208

056/184 - Senador Sá
273209

057/184 - Uruoca
273210

Ao entrar na cidade de Uruoca, vi toda cidade com muita gente nas ruas e enfeites, pois essa época é o festival de quadrilhas juninas de Uruoca (FQU).
273211273212

058/184 - Martinópole
273213

059/184 - Moraújo
273214

060/184 - Coreaú
273215

273216

Com essa rota, já percorri mais de 30 % dos municípios cearenses. Agora as rotas começam a ficar bem mais distantes... Grande abraço a todos e até a próxima.

walberferreira
09-07-22, 00:35
Olá a todos. Tinha me programado para fazer o VCF no Ceará nos dias 06 e 07/JUL numa viagem de Fortaleza à Sobral e deveria estar de volta à Fortaleza logo após o almoço no dia 08/JUL para um compromisso a tarde. Qual foi minha surpresa quando cheguei em Itapajé para tomar um café e recebi uma mensagem que o compromisso no dia 08 a tarde tinha sido cancelado. Então por que não aproveitar essa tarde para fazer outras prefeituras, né? Assim, no dia 08/JUL aproveitei para continuar a 10ª rota do VFC e fiz os municípios de Tejuçuoca, Apuiarés, General Sampaio e Paramoti. Como ainda teria um tempo livre, aproveitei e fui mototuristar e nessa rota foram percorridos 315 km num total de 7 h.
273360

061/184 - Tejuçuoca
273356

No mapa, tinha visto um açude na localidade de Boqueirão em Tejuçuoca. Na cidade, perguntei como chegava ao local e com as informações, segui viagem. Foram estradas de terra batida...
273361
... com animais no caminho...
273362
... com o mato tomando conta do trajeto...
273363
... e com vistas e paisagens de parar a moto...
273364
... até chegar à barragem do Açude em Boqueirão, Tejuçuoca.
273365

E depois de vários kms sob um sol escaldante, nada mais justo do que me refrescar um pouco.
273366

062/184 - Apuiarés
273357

063/184 - General Sampaio
273358

064/184 - Paramoti
273359

273355

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc que podem ser conferidos nos links abaixo.
Parte 1:https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-10a-rota-parte-1-107342130
Parte 2: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-10a-rota-parte-2-107411192
Parte 3: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-10a-rota-parte-3-107406900

Um abraço e até a próxima rota.

Rk mototurismo
09-07-22, 18:08
Olá a todos. Tinha me programado para fazer o VCF no Ceará nos dias 06 e 07/JUL numa viagem de Fortaleza à Sobral e deveria estar de volta à Fortaleza logo após o almoço no dia 08/JUL para um compromisso a tarde. Qual foi minha surpresa quando cheguei em Itapajé para tomar um café e recebi uma mensagem que o compromisso no dia 08 a tarde tinha sido cancelado. Então por que não aproveitar essa tarde para fazer outras prefeituras, né? Assim, no dia 08/JUL aproveitei para continuar a 10ª rota do VFC e fiz os municípios de Tejuçuoca, Apuiarés, General Sampaio e Paramoti. Como ainda teria um tempo livre, aproveitei e fui mototuristar e nessa rota foram percorridos 315 km num total de 7 h.
273360

061/184 - Tejuçuoca
273356

No mapa, tinha visto um açude na localidade de Boqueirão em Tejuçuoca. Na cidade, perguntei como chegava ao local e com as informações, segui viagem. Foram estradas de terra batida...
273361
... com animais no caminho...
273362
... com o mato tomando conta do trajeto...
273363
... e com vistas e paisagens de parar a moto...
273364
... até chegar à barragem do Açude em Boqueirão, Tejuçuoca.
273365

E depois de vários kms sob um sol escaldante, nada mais justo do que me refrescar um pouco.
273366

062/184 - Apuiarés
273357

063/184 - General Sampaio
273358

064/184 - Paramoti
273359

273355

Parte 1:https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-10a-rota-parte-1-107342130
Parte 2: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-10a-rota-parte-2-107411192
Parte 3: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-10a-rota-parte-3-107406900

Um abraço e até a próxima rota.

Parabéns meu amigo, estou numa inquietude de pintar meu mapa como o seu, rsrsr

walberferreira
14-07-22, 15:27
Parabéns meu amigo, estou numa inquietude de pintar meu mapa como o seu, rsrsr

Já já você vai continuar a pintar o mapa, com a viagem pra Marabá. Abraço.

walberferreira
14-07-22, 15:37
Boa tarde fazedores de chuva. Hoje, dia 14/JUL/2022 foi dia da 11ª rota do VFC no Ceará. A meta da rota era simples e direta: fechar os municípios da região norte do estado do Ceara e são eles: Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz, Acaraú, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Granja, Camocim, Barroquinha e Chaval. Nada de mototuristar, só comer asfalto e clicar prefeitura e abaixo seguem os registros.
274280

065/184 - Prefeitura de Santana do Acaraú
274282

066/184 - Prefeitura de Morrinhos
274284

067/184 - Prefeitura de Marco
274285

068/184 - Prefeitura de Bela Cruz
274286

069/184 - Prefeitura de Cruz
274287

070/184 - Prefeitura de Acaraú
274288

071/184 - Prefeitura de Itarema
274289

072/184 - Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara
274290

073/184 - Prefeitura de Granja
274291

Devido ao avançar da hora, resolvi voltar de Granja para Sobral e vou deixar os outros três municípios para uma próxima rota. Essa rota foi de 375 km em 6,5 h.

274294

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-11a-rota-107899924

Abraço a todos e até a próxima.

walberferreira
06-08-22, 15:07
Olá Fazedores de Chuva, boa tarde. Pensei que o mês de julho (pseudoférias) seria de muitas rotas, comer bastante asfalto e prefeituras, mas as tarefas inacabadas do semestre passado, doenças na família e atividades domésticas e familiares não permitiram. Não tem problema, já que o desafio é pra ser feito na medida da possibilidade e disposição do motociclista. Finalmente dia 05/AGO/2022 foi dia da 12ª rota do VFC no CE. Percorri as prefeituras de Ocara, Ibaretama, Quixadá, Choró, Ibicuitinga, Russas, Morada Nova e Palhano. Foram 8 municípios, 570 km rodados (ida e volta de Fortaleza) em ~ 10 h de viagem. Foi bem esticada essa rota e na viagem, refleti sobre a situação do meu desafio. Agora as cidades ficaram mais distantes do meu ponto de partida (Fortaleza ou Sobral). Nessa rota, sai de Fortaleza e só fui fotografar a primeira prefeitura depois de mais de 100 km rodados e enquanto não chegava a prefeitura, achei a viagem um pouco entediante. Talvez também porque peguei a BR-116 com tráfego intenso de caminhões, com buracos e passei bom tempo atrás de um "cortejo" de veículos que estavam atrás de um caminhão que levava uma pá eólica. Só depois de começar a clicar a primeira prefeitura foi que comecei a me "divertir" na estrada. Talvez isso seja o grande desafio dentro do desafio: manter-se focado em realizá-lo, independente das distâncias envolvidas e das condições de tempo, estrada etc. Bom, esse post está com mais texto, pois estava com saudades de escrever aqui rsrsr. Segue abaixo o mapa da rota e registro das prefeituras.
277255

074/184 - Ocara
277256

075/184 - Ibaretama
Acreditem, nessa placa em branco tem os dizeres "Prefeitura Municipal de Ibaretama".
277257
Entrei na prefeitura para tirar uma foto da alguma placa com indicação da prefeitura, mas encontrei apenas essa indicação.
277258

076/184 - Quixadá (Parte das secretarias ficam na entrada da cidade, mas a prefeitura fica no centro, em cima de um mercantil.)
277259

Em Quixadá, separem um tempo para conhecer a cidade e essa região, pois tem muitas atrações turísticas como:
Os monólitos a beira da estrada:
277260

O açude do Cedro:
277263277264

A serra do Estevão e o mirante da pedra (vídeo que fiz em outro desafio):

https://youtu.be/4zhEeodX7KU?list=PLPNeHMSBjRyTNiATATx0kyqRrB62-0683

077/184 - Choró
277261
Nada melhor que você se espantar com a natureza e na volta para Quixadá, encontrei essa paisagem, um pau d'arco às margens da CE. Tinha que parar e registrar.
277262

walberferreira
06-08-22, 15:20
Continuação da 12ª rota:

078/184 - Ibicuitinga (fácil de localizar, a prefeitura fica na margem da CE)
277265

079/184 - Morada Nova
277266

080/184 - Russas
Nessa semana é a de festejos do município. A praça onde fica a prefeitura estava isolada e tive que dar um "arrudeio" (tradução: uma volta grande) pra conseguir entrar na praça e clicar a prefeitura.
277267

081/184 - Palhano
277268

277269

A partir desse post, também vou mostrar o andamento do meu desafio, com o percentual em cada região do estado, o percentual total, os dias gastos no desafio e os quilômetros rodados.
277270

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-12a-rota-109867877

Bom final de semana e até a próxima.

walberferreira
19-10-22, 17:43
Boa tarde fazedores de chuva. Dia 19/OUT/2022 foi dia da 13ª rota do VFC no CE. Parti da cidade de Sobral e percorri as cidades de Mucambo, Graça, Pacujá, Reriutaba e Varjota. Ao todo foram 200 km rodados em 3 h 30 min.

082/184 - Mucambo
288210
083/184 - Graça
288211
084/184 - Pacujá
288212
085/184 - Reriutaba
288213
086/184 - Varjota
288214

288208

e percentual do desafio já concluído:
288209

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-13a-rota-116780666

walberferreira
17-12-22, 01:15
Olá FC's, boa noite. Voltando à estrada e dia 14/DEZ/2022 foi dia da 14ª rota do VFC no CE. Partindo da cidade de Sobral, visitei os municípios: Frecheirinha, Tiangá, Viçosa do Ceará, Ubajara e Ibiapina. Trajeto de ~ 260 km feito em 5 h.
Mapa da 14ª rota:
296143

087/184 - Frecheirinha
296144

088/184 - Tianguá
296145

089/184 - Viçosa do Ceará
296146

090/184 - Ubajara
296147

091/184 - Ibiapina
296148

E a natureza não cansa de nos dar ótimas imagens
296149296150

296151

Percentual do desafio já concluído:
296152

Para facilitar a conferência, fiz a gravação do trajeto no wikiloc que pode ser conferido no link abaixo:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/valente-fazedor-de-chuva-ce-14a-rota-121296024

Abraços e bom fim de semana a todos.

walberferreira
23-05-24, 17:46
Boa tarde Fazedores de Chuva! Há um tempão que não posto nada por aqui, mas fiquei sem moto um tempo. Agora, estou com uma nova companheira temporária, a gafanhoto de batalha, uma Tenere 250. Dia 23/MAI/2024 foi o momento de batismo dela no desafio dos fazedores de chuva. Parti de Fortaleza umas 9 h da manhã e fiz 2 municípios: Itaiçaba e Jaguaruana. Trajeto bem tranquilo, pois decidi rodar pela CE-040, via duplicada até a cidade do Aracati. Percorri 405 km nesse dia, de forma bem descansada, em 7 h e 30 min.
345613

092/184 - Itaiçaba
345608

093/184 - Jaguaruana
345609

Para os saudosistas que fizeram a Rota CE, vão lembrar dessa foto: a Igreja Matriz de Jaguaruana.
345610

345611

Percentual dos municípios:
345612

Ultrapassei a barreira dos 50 % de municípios visitados! Mais tarde tem uma cerveja pra comemorar o feito e até a próxima rota.

walberferreira
06-07-24, 08:04
Bom dia fazedores de chuva. Dias 04 e 05/JUL foram separados para a 16ª rota do VFC no Ceará. Parti da cidade de Fortaleza com o objetivo de fechar as cidades da macroregião do sertão central e as cidades foram: Quixeramobim, Banabuiú, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça e terminando em Tauá. Essa é a primeira rota que precisei pernoitar (em Tauá) e no outro dia voltei pra Fortaleza. Foram 640 km rodados no primeiro dia em 11h 30 min e 350 km no segundo dia, totalizando 990 km na rota.
Mapa da 16ª rota
348450

094/184 - Quixeramobim
348451

Em Quixeramobim fui rever uns amigos de longa data (Márcio e Mary Anne) e também o açude Quixeramobim
348452 348453

095/184 - Banabuiú
348454

Em Banabuiú, tem outro açude que leva o nome da cidade
348455

096/184 - Solonópole (sem indicação na fachada)
348456

097/184 - Milhã
348457

098/184 - Deputado Irapuan Pinheiro (também sem indicação na fachada)
348458

Registro de um lindo momento nos 26 km de piçarra/chão batido entre Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro. Como é bom um fora de estrada (de leve)!
348459

099/184 - Piquet Carneiro (a indicação do nome aqui só usando óculos e bem de perto)
348460

100/184 - Senador Pompeu (outra sem indicação na fachada)
348461

walberferreira
06-07-24, 08:11
Continuação da 16ª rota:

101/184 - Mombaça
348462
Em Mombaça, houve um incêndio na prefeitura na semana anterior da minha rota pra cidade. A prefeitura ainda estavam alocando as secretarias para algum local da cidade e achei o "gabinete do prefeito" nesse prédio da casa dos conselhos.

102/184 - Tauá
348463

348464

Percentual dos municípios:
348465

Rota show de boleta e até a próxima rota!

walberferreira
26-07-24, 10:25
Alô FC's, dia 25/JUL/2024 foi dia da 17ª rota e de mototuristar! O objetivo dessa rota era conhecer a bica do Ipu e aproveitei e fiz algumas cidades que faltavam em cima da serra da Ibiapaba. As cidades desse trajeto fora São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipu e Pires Ferreira. Saí de Fortaleza e pernoitei em Sobral, com 550 km de percurso em ~ 10 h.
Mapa da 17ª rota:
351326

103/184 - São Benedito
351316

104/184 - Carnaubal
351317

Em Carnaubal encontrei uma estrada que vai dar direto no balneário da cidade.
351318351319

105/184 - Guaraciaba do Norte
351320

106/184 - Ipu
351321

Aqui era o meu objetivo: conhecer a bica do Ipu. Vale muito a pena parar um tempo e aproveitar o local.
351322351325

107/184 - Pires Ferreira
351323

351315

Dados do desafio:
351324

Essa rota foi muito divertida e que venham as próximas!