Ver Versão Completa : Rodoviário Amazônico
Luis Barros
16-04-21, 06:49
Mais uma vez me proponho a realizar um duplo desafio...
Dessa vez a proposta é percorrer toda a extensão da BR-230, nossa querida Transamazônica...
Defini inicialmente como duplo desafio em função do momento em que estamos vivendo (pandemia)... Não é fácil rodar pelas estradas do nosso país nessas condições... Sei disso porque realizei o Rodoviário da BR-116 há 1 ano, em plena pandemia...
No meu caso, esse pode ser denominado um triplo desafio, pois além de ter que percorrer toda a extensão da rodovia, ter que fazer isso em plena pandemia, ainda tenho que sair de Goiás rodar até a Paraíba para iniciar a travessia... Por isso um verdadeiro triplo desafio...
Mas desafios são para isso mesmo... Para serem superados...
Luis Barros
05-05-21, 19:48
Foi dada a largada para o cumprimento do desafio...
Depois de rodar 2.650 km desde Goiás, chegamos a Paraíba, onde começa a BR-230... Na cidade de Cabedelo-PB está o km Zero...
Neste primeiro conjunto de fotos retratam a quilometragem inicial da rodovia, os monumentos alusivos e a Prefeitura Municipal de Cabedelo-PB
230863230864230865230866230867
Luis Barros
06-05-21, 20:35
Primeiro estado 'cortado' pela BR-230 percorrido totalmente...
Os primeiros quilômetros são em pista dupla, asfalto impecável, bem sinalizada... Esse trecho está entre as cidades de Cabedelo e Campina Grande...
A partir daí ela se torna pista simples, porém continua com um bom pavimento e boa sinalização...
Segue registros fotográficos do desafio:
Quilômetro mais próximo do 300
230896
Divisa de estados PARAÍBA - CEARÁ
230897
230898
Comprovantes de abastecimento nesse trecho:
230899
Outras registros:
230903
230900
230901
230902
Luis Barros
07-05-21, 22:08
A travessia do estado do Ceará teve sua marca forte no trecho sem pavimentação entre os municípios de Farias Brito e Assaré.
Esse trecho é muito difícil de ser percorrido... No início uma subida de serra em uma estrada ingrime e sinuosa, depois em um labirinto de estradas de terra estreitas e com sulcos transversais que provocam bacadas secas na moto...
Esse trecho é difícil de ser percorrido até mesmo com o GPS, pois são estradas rurais cheia de entroncamentos e estradas obstruídas...
A sinalização quilométrica é praticamente inexistente...
Registros fotográficos
230939
230942230943
Outros registros fotográficos
Trecho de terra no Ceará
230945
230947
Abastecimento nesse trecho
230949
Luis Barros
07-05-21, 22:26
A travessia do estado do Piauí se dá em uma BR-230 em boas condições, principalmente a partir da cidade de Picos, quando a sinalização quilométrica melhora...
Registros fotográficos
230957
231006
Placas mais próximas do km 300
231004
231005
Outros registros fotográficos
230958
230959
Abastecimentos no trecho
230961
Luis Barros
08-05-21, 19:59
Maranhão: a BR-230 tem longo trecho dentro do estado do Maranhão... Ela cruza desde as planícies do Sul do estado com seus imensos campos de soja e milho, até a parte Leste do estado próximo ao estado do Tocantins onde passa pela Chapada das Mesas na região de Carolina...
231007
231008
231009
231092
231093
Abastecimentos no trecho
231010
231094
Luis Barros
09-05-21, 23:20
O trecho da BR-230 no Tocantins é relativamente curto...
Apresenta, nessa data, asfalto impecável e até a metade do trecho, também sinalização ótima...
Registros fotográficos:
231095
231096
231098
Abastecimento no trecho:
231097
Enilson Silvestre
19-05-21, 22:09
A travessia do estado do Ceará teve sua marca forte no trecho sem pavimentação entre os municípios de Farias Brito e Assaré.
Esse trecho é muito difícil de ser percorrido... No início uma subida de serra em uma estrada ingrime e sinuosa, depois em um labirinto de estradas de terra estreitas e com sulcos transversais que provocam bacadas secas na moto...
Esse trecho é difícil de ser percorrido até mesmo com o GPS, pois são estradas rurais cheia de entroncamentos e estradas obstruídas...
A sinalização quilométrica é praticamente inexistente...
Registros fotográficos
230939
230942230943
Outros registros fotográficos
Trecho de terra no Ceará
230945
230947
Abastecimento nesse trecho
230949
Ola Fazedor de Chuva, saudações,
No próximo mês também vou percorrer a BR230 e já tinha visto que esse pedaço no Ceará seria de terra mas não tinha ideia de ser tão ruim como você relatou, de qualquer forma é bom saber para já ir preparado. Vou continuar te seguindo para saber como é o restante da estrada... até onde tem asfalto... se o trecho de terra tá em boas condições...
Bom desafio e boas estradas...
Luis Barros
19-05-21, 22:35
O trecho da BR-230 no estado do Pará inicia com boa pavimentação sinalização e estrutura, porém a medida que avança no estado vai perdendo qualidade, tanto na pavimentação quanto na sinalização...
A rodovia começa a alternar trechos com asfalto e sem... Até que depois da cidade de Itaituba o asfalto acaba de vez...
Daí em diante a rodovia percorre trechos de reservas florestais...
Abastecimentos e tickets de balsas no trecho
232705
232706
232707
232708
232709
232710
Luis Barros
19-05-21, 23:32
Registros fotográficos no trecho em que a BR-230 'corta'o Pará
232711
232712
232713
232714
232715
232716
Luis Barros
20-05-21, 00:20
Mais registros fotográficos da BR-230 no Pará...
232718
232717
232719
232720p
Alisson 232-01
20-05-21, 16:31
Foi dada a largada para o cumprimento do desafio...
Depois de rodar 2.650 km desde Goiás, chegamos a Paraíba, onde começa a BR-230... Na cidade de Cabedelo-PB está o km Zero...
Neste primeiro conjunto de fotos retratam a quilometragem inicial da rodovia, os monumentos alusivos e a Prefeitura Municipal de Cabedelo-PB
230863230864230865230866230867
esse jumentinho pasta muitos km... ohhhh bichinho esfomiado kkkkkk
Alisson 232-01
20-05-21, 16:31
A travessia do estado do Ceará teve sua marca forte no trecho sem pavimentação entre os municípios de Farias Brito e Assaré.
Esse trecho é muito difícil de ser percorrido... No início uma subida de serra em uma estrada ingrime e sinuosa, depois em um labirinto de estradas de terra estreitas e com sulcos transversais que provocam bacadas secas na moto...
Esse trecho é difícil de ser percorrido até mesmo com o GPS, pois são estradas rurais cheia de entroncamentos e estradas obstruídas...
A sinalização quilométrica é praticamente inexistente...
Registros fotográficos
230939
230942230943
Outros registros fotográficos
Trecho de terra no Ceará
230945
230947
Abastecimento nesse trecho
230949
aehhhhhhhhhh, trecho original!
Luis Barros
20-05-21, 22:16
O Estado do Amazonas detém o título de pior trecho da BR-230... Com excessão do trecho de aproximadamente 30 km que liga Humaitá ao trevo da BR-319 quando a mesma se direciona para Manaus, todo o restante da rodovia é sem pavimentação asfáltica...
A rodovia alterna trechos com manutenção e até em boas condições, com trechos esburacados... Além de 3 balsas para se fazer a travessia, talvez até podemos dizer 4 pois na volta de Lábrea-AM para Humaitá-AM obrigatoriamente se tem que passar mais uma vez na balsa que está no trecho entre as duas cidades...
Mas o que é bom mesmo, é o fato de ser o último trecho a ser percorrido da rodovia...
Registros fotográficos
232799
232800
232801232802232803232804232805232806
Luis Barros
20-05-21, 22:23
Abastecimentos e tickets de balsas no trecho da BR-230 no estado do Amazonas
232808232809
232810232811
Gilmar Dessaune
04-06-21, 19:03
Boa noite, agora, Rodoviário Fazedor de Chuva BR-230 (Transamazônica) Luis Barros,
Tenho que confessar: impossível ver um desafio desses e não ficar emocionado, já explico...
Primeiro porque foi feito com todo carinho e respeito pelas regras e muito além, pois foi ilustrado divinamente, narrado com toda propriedade e coração, realizado com uma moto de baixa cilindrada (derrubando o mito de que precisa ser moto off road), mostrando em quase todas as fotos a real satisfação do que estava fazendo e logrando total sucesso. Deixou um belo legado para quem desejar se aventurar no futuro, pois tem todas as referências. Muito obrigado!!!!
Segundo porque fez por completo, inclusive a parte duríssima no Ceará a qual eu "percorri" toda pelo Google Street View e mesmo com ele foi difícil pois em vários trechos não haviam as imagens dos locais ermos e totalmente sem condições de se dizer pertecerem a uma "rodovia federal". Se é pra fazer, bora fazer corretamente. Fenomenal!!!!
E terceiro por ter me reavivado todo o meu sonho de um dia trilhar por essas retas e curvas, pistas, poeira e as pontes.... ahhh as pontes que tanto me seduzem e encatam, muito provavelmente porque elas "fazem ligações". Gostaria de parar no meio do "nada", desligar a moto e ouvir o ambiente. Várias de suas fotos me transportaram a essas situações, tanto que escolhi uma delas para a foto oficial da homologação, no remoto trecho cearense.
Ter que sair de Goiás para iniciar a jornada é outra tarefa que certamente não anima a muitos, mais um ponto pra você.
Desta forma, só encrava ainda mais seu nome na Elite do Motociclismo Mundial, esse grupo pequeno de Adoráveis Insanos que se lançam mundo afora sobre duas rodas com motor realizando o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...". Fantástico!!!!
Com tamanhos arroubos de insanidade, ficamos com a pergunta: qual será o próximo capítulo dessa história???
Com toda honra e mérito, receba o novo formato de homologação em reconhecimento pela ousada e intrépida jornada que certamente irá inspirar a outros insanos seguirem seus passos. Fenomenal!!!
234411
Pode comemorar, essa conquista é sua e jamais lhe será tirada.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 46/2021
Parabéns RFC (duas vezes) Luis Barros, você e sua máquina de fazer aventuras fazem sucesso, merecida a homologação....
Luis Barros
05-06-21, 10:41
Valeu amigo... Vindo de uma lenda como você é uma honra pra mim... Grande abraço
Grande Luis, parabéns pelo desafio!!!
Faz alguns anos que eu quero iniciar este desafio, acabei de concluir o Valente em Sergipe e estou pensando em ir em Setembro para a 230.
Só que eu so tenho 18 dias de ferias. Será que daria pra fazer neste tempo? Moro em Recife, então pra o km 0 ali na Paraíba é rapidinho.
Como foram as dormidas? tranquilo? sempre conseguia chegar em algum lugar com hospedagem antes do por do sol?
Powered by vBulletin® Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.