PDA

Ver Versão Completa : Roteiro Nascente FC saindo de São Paulo

Cohen
25-05-20, 00:19
Boa Noite, pretendo realizar o Nascente FC no próximo ano, gostaria de saber se alguém de são Paulo já fez e poderia compartilhar o roteiro. Obrigado

Cohen
25-05-20, 00:20
Pretendo fazer o roteiro Nascente FC, alguém saberia dizer qual o máximo de cidades (ou KM) que da para visitar em 1 dia considerando que duas fotos tem que ser tiradas por cidade? Obrigado

Gilmar Dessaune
25-05-20, 22:02
Bem vindo (a) ao TFC – Território Fazedores de Chuva

Importante: anote seu login e senha, pois certamente irá precisar deles no futuro.
Não fazemos distinção entre piloto e garupa, todos são motociclistas e, cumprindo as regras, ambos serão certificados.
Como já tem seu registro, temos detalhes do mesmo para agilizar seu entendimento.
Na parte superior existem “abas” com as seguintes palavras e seus respectivos conteúdos a saber:
Forum – aqui estão as demais abas numa sequência vertical e mostra ao seu lado direito o último tópico em que houve um post.
Shop - loja virtual onde podem ser adquiridos produtos originais FC.
O Sonho – local onde o Fazedor de Chuva (FC) deve postar seus planos e desejos, só deve abrir um novo tópico APÓS ler suas respectivas regras. Por favor, inicie suas narrativas sempre pelo O Sonho, mesmo que já tenha iniciado e tenha foto já cumprindo o desafio. Iremos mover seu tópico para o Almas Inquietas assim que postar a primeira foto.
Almas Inquietas – local definitivo para os tópicos após o desafio ter sido iniciado com a postagem de pelo menos uma foto já cumprindo o desfio.
Eventos – local liberado para divulgação de eventos de interesse dos FC´s.
Passaporte – Aqui estão todos os desafios e suas respectivas regras. Leia tudo com muita atenção ANTES de iniciar qualquer desafio, pois somos rigorosos com o cumprimento das regras em respeito aos que já as cumpriram e aos que ainda as cumprirão. Se após a leitura ainda tiver dúvida, não hesite em perguntar. Pode usar o Facebook (Fazedores de Chuva) ou meu What´s App (27-98117.0089), fique à vontade. Não comece um desafio sem ter total conhecimento e entendimento das regras. Elas são diferentes de um desafio para outro. Uma foto que serve para o Valente FC não serve para o Bandeirante FC e vice versa.
Desafios – aqui estão todos os desafios iniciados e seu status atual (“em andamento” ou “concluído”).
Notícias – aba disponível para publicar acontecimentos, avisos, alertas.
Tópicos – São caixas de diálogo com os demais FC´s onde são contadas as histórias dos desafios e onde acontece a interação com os demais FC´s. Deve ser aberto apenas um para cada desafios, mas dentro de um tópico pode conter mais do que um desafio. É importante que coloque o desafio todo dentro de um só tópico, pois se abrir vários, o desafio ao longo do tempo ficará todo dividido e separado dentro do Forum. Para usar o mesmo tópico, basta clicar nele e depois em “+ Responder ao tópico”. NÃO coloque nada no campo “título” quando for responder ao tópico, pois isso faz abrir um novo tópico para o mesmo desafio.
Posts – são publicações dentro de um tópico. Podem conter vídeos, textos e fotos, sendo essas limitadas ao total de 12 por post. Porém, para um mesmo assunto, podem fazer tantos posts quanto desejar, não há limite.
Os tópicos com mais fotos (além das obrigatórias) e mais histórias contadas são os mais visitados, portanto não economizem nas postagens de suas aventuras.
Tendo qualquer dificuldade de postar, entre em contato conosco que estamos sempre disponíveis para ajudar, inclusive com um tutorial de como postar fotos.
Caso fique muito tempo sem postar, seu tópico será gradativamente “empurrado” pra traz em O Sonho ou Almas Inquietas. Não se preocupe, ele estará lá, basta buscar utilizando uma das 3 opções: a) coloque o nome do tópico ou o seu em “pesquisa avançada” e clique na lupa; b) procure na aba Desafios, na página relativa ao seu desafio; c) se ainda não iniciou o desafio, clique em O Sonho e procure página por página até encontrar, se já iniciou faça esse mesmo procedimento em Almas Inquietas.
Como obter uma certificação – o primeiro passo é ler as regras dos desafios, depois escolha um ou mais desafios (pode fazer tantos quantos desejar ao mesmo tempo, inclusive vários estão dentro de outros de forma parcial), iniciar as postagens das fotos obrigatórias (ou outros comprovantes aceitos, vide aba Passaporte), concluir as postagens, aguardar a homologação (que é o que torna válido seu desafio) e depois pode (é facultativo) adquirir o kit de certificação composto pelo Certificado numerado impresso, o adesivo, o patch bordado, a camisa e a insígnia metálica, todos alusivos ao desafio homologado. Tudo isso ao custo unitário de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) já inclusas despesas de envio. Não existe prazo para terminar um desafio.
Somente os itens: Certificado impresso e insígnia metálica NÃO SÃO vendidos separadamente, os demais você pode adquirir e utilizar qualquer tempo, mesmo antes de concluir um desafio. Porém, depois de ter um desafio homologado, o FC poderá comprar mais de uma insígnia metálica do respectivo desafio.
E-mail interno – para melhor interação com os demais FC´s, existe um sistema de e-mail interno no site, só não se consegue pendurar anexos mas todos são avisados de chegada da mensagem que pode ser vista clicando em “Notificações” no topo da página.
Vila Velha – ES, 25 de Maio de 2020.
Gilmar Dessaune

Cohen
26-05-20, 00:06
Considerando que nunca fiz algo parecido, tentei buscar algo que fosse dentro do meu estado e que tivesse que ver com a historia do lugar aonde nasci e vivo até hoje.
A primeira vista, pareceu até fácil.
Mas nesses dias de feriado aqui em São Paulo, me dediquei a realizar os primeiros planejamentos e tentar entender:
- quantos km eu teria que rodar
- quantos dias seriam necessários
- como poderia dividir as etapas para não ter que fazer tudo de uma vez
- qual seria a ordem mais apropriada em termos de cidades e roteiros
- será que minha moto, uma Heritage, teria acesso a todos os caminhos
- será que eu conseguiria cumprir o plano de km de cada etapa considerando que ainda tinha que tirar duas fotos, uma da prefeitura e uma da margem
- será que eu consigo encontrar um lugar apropriado na margem para tirar a foto em um tempo aceitável que não comprometa meu roteiro

Muitas perguntas.
O projeto é grande e está longe de ser fácil.
Mas acho é uma boa preparação para outros vôos.

Morando na capital, decidi que o primeiro trecho será:
Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos.
São 247 km.
Previsão é de fazer isso em 1 dia.
Mas ainda o planejamento não está completo.
:)

Cohen
27-05-20, 01:35
Hoje foi dia de iniciar a busca das prefeituras de acordo com os roteiros divididos por blocos de conveniencia.
Aparentemente facil, mas considerando que em muitas cidades a prefeitura aparece com varios endereços, a busca é relativamente trabalhosa.
A aventura começa na montagem do programa:
- primeiro tentar entender o melhor roteiro entre as cidades
- segundo buscar as prefeituras
- imagino que terceiro, tentar encontrar alguma localização de uma margem de rio aonde se possa tirar uma foto
- mas ainda há muito por planejar
A aventura continua....

Gilmar Dessaune
27-05-20, 09:46
Bom dia FC Cohen,

Sim, realmente essa parte dá trabalho, mas depois te facilitará em muito a vida, principalmente evitando erros de localização de fotos.

Quanto à localização correta das prefeituras, não se baseie por gps e google somente, podem te levar alugares errados, pois todos os prédios de propriedade das prefeituras são identificados como "prefeitura". A dica é acessar os sites oficiais dos municípios, normalmente eles estão no formato www.nomedomunicípio.sp.gov.br, exemplo: www.guarulhos.sr.gov.br nas páginas oficiais, normalmente ao final delas, está o endereço da prefeitura, aí num tem erro.

Guarulhos, caso especial. Muita gente clica errado o local da prefeitura, pois acaba sendo induzido a fotografar o Faça Fácil que fica numa esquina em um parque. A real prefeitura fica dentro desse mesmo parque, é uma casa. Mesmo em fds que o acesso está fechado, pode ser que o segurança permita você entrar caso você explicando o motivo o convença. Não acontecendo isso, clique nessa entrada e estará validada sua foto.

Essa é a prefeitura de GRU.
186250

Segue um link de mapa político de SP com as linhas limítrofes dos municípios, estude bem que vai achar os pontos corretos.

http://www.sp-turismo.com/mapas/politico.htm

Precisando, estamos às ordens.

Bon voyage.

Cohen
29-05-20, 00:09
Ufa...a pesquisa das prefeituras dá trabalho, nem todas tem os endereços as paginas e como o irmão Gilmar falou, as vezes são muitos predios de repartições.
Agora é tentar entender como encontrar o ponto de acesso a margem do rio, outro tema que parece, vai dar trabalho.
O desafio continua....

Cohen
29-05-20, 00:22
Algum pode me ajudar a entender como o mapa do Estado de SP do IBGE ajuda a encontrar o acesso a margem do rio?
Obrigado

Cohen
29-05-20, 00:39
Ola Gilmar, no menu, depois de noticias, não tenho o link para Topicos. Tenho que fazer alguma coisa para aparecer essa possibilidade de pesquisa? Obrigado

Gilmar Dessaune
29-05-20, 09:29
Bom dia FC Cohen,

Como bem dizia Jack, vamos por partes:

1) O link para os tópicos é o "Almas Inquietas". Você tem também a opção "Desafios" no topo do site, ou então "Acompanhando os desafios" mais abaixo rolando a tela. Todos te levarão aos tópicos em andamento ou concluídos. Os desafios ainda não iniciados estão aqui em O Sonho.

2) O mapa que te mandei o link serve para você ver onde o rio toca cada município em seu território. Assim você poderia achar o ponto a ser visitado. Para isso, vai ter que recorrer a outros mapas, tipo o rodoviário por exemplo, para acessar o rio.
Entre em contato com o VFC e NFC Wesley Snider (11) 96983.4401 e falando em meu nome, peça a ele ajuda nesse sentido. Ele foi o último a completar o NFC e fez um video de como chegou ao rio, acho que vai ter resolver.
Eu terminei o NFC em 2013, ele está bem mais atualizado em relação aos acessos.

3) Para as buscas dos endereços da prefeituras, aquelas que não colocam em suas páginas, sugiro uma ação direta no Google: endereço da prefeitura X SP. Depois confere no Street View se é mesmo a prefeitura ou outro prédio a ela pertencente. Acredito que as que não colocam os endereços, deverão ser as mais fáceis de encontrar ao chegar nas cidades. Pode parecer obvio pra você, mas ao chegar numa cidade pra perguntar sobre a localização da prefeitura, enfatize: onde fica o prefeito, assim não vão indicar errado. Pois nem todo mundo tem muito claro o que realmente é a prefeitura e pode confundir com uma secretaria, por exemplo.

Boa sorte.

Cohen
30-05-20, 00:34
Estou muito feliz hoje. Recebi uma ajuda de um irmão de estrada que completou o desafio, Wesley Snider. Estava com muita dificuldade de encontrar as margens a serem visitadas. Recebi um presente. Wesley meu irmão, muito obrigado.

Cohen
31-05-20, 00:18
Ola Gilmar, boa noite. Em Salesopolis, a foto em frente ao Parque das Nascentes do Tiete é valida? Tenho visto que fotos em cima de pontes são validas? É correto? Obrigado.

Gilmar Dessaune
31-05-20, 10:12
Bom dia FC Cohen,

Segundo informações o Parque da Nascente está fechado devido ao vírus, então fotos em frente à entrada são aceitas nesse período. Até porque, quem vai até lá certamente iria querer entrar pra conhecer e vale à pena, pois é muito legal o que tem lá além da nascente propriamente dita que já vale por tudo.

Quanto a questão de pontes, para entrar na ponte você chega à margem do rio, certo, então valem sim. Não entenda "margem" de forma literal, colocar a moto dentro do rio, ali na margem, mas chegar onde é possível com segurança, pois não faria qualquer sentido colocar a pessoa e/ou veículo em risco para clicar às margens do rio. Se o insano quiser entrar no rio com a moto aí é uma decisão dele... rsss

Tendo mais dúvidas pode perguntar, a hora é agora mesmo. Como dizia meu pai: "é melhor perguntar 10 vezes que errar uma".

Abração

vinicius betto
02-06-20, 20:29
Boa noite meus amigos...

Sou Vinicius Betto, moro em Cajamar-SP encostado em São Paulo e pretendo iniciar o Nascente Fazedor de Chuva, já estudei um roteiro e tenho esboçado.
Como faço para me inscrever a realizar este sonho ?
Preciso registrar em algum lugar do site ?

Muito obrigado
Vinicius Betto

Gilmar Dessaune
02-06-20, 20:49
Boa noite FC Vinicius Betto,

Você já está registrado e conseguindo postar, então basta abrir um tópico seu aqui mesmo nesta aba O Sonho.

Para isso, feche esse tópico após ler, e clica em + Criar um novo tópico.

Se tiver dúvida para postar fotos favor solicitar ajuda que te mando um tutorial.

Leia a regra do Nascente FC na aba Passaporte, se tiver dúvida favor perguntar.

Abração

vinicius betto
02-06-20, 21:19
Boa noite FC Vinicius Betto,

Você já está registrado e conseguindo postar, então basta abrir um tópico seu aqui mesmo nesta aba O Sonho.

Para isso, feche esse tópico após ler, e clica em + Criar um novo tópico.

Se tiver dúvida para postar fotos favor solicitar ajuda que te mando um tutorial.

Leia a regra do Nascente FC na aba Passaporte, se tiver dúvida favor perguntar.

Abração

Muito obrigado Gilmar

Cohen
18-06-20, 15:36
Programa feito, mas espera ai, só foi a tabela.
Percebi que ainda faltam muitos detalhes e comecei a destrinchar esses detalhes.
São muitas coisas que prestar atenção para não cometer erros.
"marinheiro de primeira viagem"....melhor se garantir.

Gilmar Dessaune
18-06-20, 16:56
Boa tarde FC Cohen,

Sugiro que entre no grupo nacional de whatsapp, lá bem vários que fizeram o NFC e podem te ajudar.

É só passar seu contato que te add.

Abraço.

Cohen
21-06-20, 01:40
Ola Gilmar, sim obrigado.
11 9 76565998

Hoje foi dia de finalizar mais um roteiro com todos os detalhes.

Gilmar Dessaune
21-06-20, 02:10
Excelente, já te add no grupo.

Cohen
30-06-20, 01:07
Ola Amigo Gilmar,
uma pequena ajudinha na minha roteirização.
Estou buscando fotos tiradas em locais que não consigo identificar no google maps para ter uma ideia se estou fazendo certo.
Visitei a area desafios/NFC e entrei em aproximadamente 10 links com as realizações de diversos manos que já completaram ou que ainda são Almas Inquietas.
Não consigo ver nenhuma foto em nenhum link.
As vezes aparece "miniaturas anexas" e também não consigo ver.
Inclusive a sua indicação de olhar o link do Wesley Snider, não está funcionando.
Estou fazendo algo de errado?
Outra pergunta: se eu tenho em cada lado do rio uma cidade, se eu tirar foto apenas de um lado, mas direcionado a margem oposta, a foto tem validade?
Obrigado

Gilmar Dessaune
30-06-20, 09:26
Bom dia FC Cohen,

Tivemos problemas com vírus no site e tudo foi apagado de um tempo atrás, infelizmente. Então realmente não verás a maioria dos desafios postados, mas o do Snider está ativo e as fotos aparecem por ser um tópico posterior ao vírus.

Segue o link:

http://www.fazedoresdechuva.com/forums/showthread.php/3586-Conclu%C3%ADdo-Desafio-Nascente?highlight=Snider

Quanto às fotos em locais com divisas de município demarcadas pelo rio são válidas sim, fazendo como mencionou: você, a moto mostrando as duas margens (em uma foto que vai aproveitar pros dois municípios, ou duas fotos).

Precisando é só falar.

Abração.

Cohen
21-07-20, 23:40
Caros irmãos FC,
quase terminando a roteirização.
Ainda faltam alguns detalhes, mas resolvi fazer o máximo possível BV daqui de SP e de uma cidade no interior aonde também tenho uma possibilidade de pernoitar.
Serão 11 roteiros: 5 BV de São Paulo, 3 BV de Águas de São Pedro e 2 noites Araçatuba.
Assim que terminar, publico aqui para conhecimento dos irmãos FC.
Abraços

Gilmar Dessaune
22-07-20, 08:40
Bom dia FC Cohen,

Realmente ousado esse planejamento.

Leve em conta que a parte "de baixo" do desafio é muito mais complicada que a "de cima" devido às distâncias de acesso às margens.

Não parece, mas ponta Oeste é bem longe de São Paulo, talvez tenha que fazer mais um pernoite pela região, já voltando, pois Águas de São Pedro também está distante de lá.

Mas, quem está fazendo os planos é você.

Abração e no aguardo.

Cohen
27-07-20, 18:51
Ola Amigos FC,
planejar algo assim pela primeira vez, não é tarefa fácil para os detalhistas como eu.
Roteiro montado.
Agora faltam os detalhes de cada dia para não me perder.

Em geral, as prioridades foram:
- máximo de vezes BV para São Paulo ou Águas de São Pedro
- minimo KM possível
- aproveitar ao máximo as dicas de outros que já fizeram
- encaixar ao máximo em uma agenda futura de disponibilidade

Dados gerais do desafio:
- dias: total de 15, mas não seguidos
- roteiros: total de 13
- km: 5.500 no total
- minima KM em um dia: 19km aqui na minha cidade (SP), se excluído SP, 271km
- máxima km em um dia: 574km
- BV SP: 5 roteiros
- BV Águas de São Pedro: 3 roteiros
- Pernoites fora de SP: 8 (Águas de São Pedro, Sales e Araçatuba)

Até mais....
Cohen