Ver Versão Completa : Conhecer todos os municípios do estado do ceará
Aleksander Soares
11-08-14, 18:20
Boa tarde FC's,
Depois de alguns relatos de amigos e de visitar por várias vezes o site dos FC's decidi tentar ser um "VALENTE". Sei que não vai ser fácil visitar todos os municípios do meu estado, mas tenho certeza que no fim irei conseguir. Tenho certeza que depois desse feito meus olhos e mente estarão abertos para outras aventuras.
Aleksander Soares.
FC Aleksander Soares, que maravilha!
É sempre bacana saber de futuros valentes espalhados Brasil afora. Será uma alegria conhecer o Ceará sob uma nova perspectiva!
E na hora dos obstáculos ou de dar a primeira acelerada, lembre-se do lema dos Fazedores de Chuva: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem".
Aprochegue-se!
FC Karine
Aleksander Soares
09-09-14, 14:36
Nesse fim de semana, 06/09/2014, tive a oportunidade de começar meu desafio de conhecer os 184 municípios do estado do Ceará aproveitando o evento motociclístico que estava acontecendo na cidade de Jaguaruana CE. Eu e minha namorada Fernanda junto da minha NC 700X saímos em direção a Jaguaruana passando pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Itaiçaba e Jaguaruana, conforme o mapa em anexo.
Municípios visitados:
Eusébio
Aquiraz
Pindoretama
Cascavel
Beberibe
Fortim
Itaiçaba
Jaguaruana
Agora é só continuar passo a passo porque "Qualquer um pode fazer, porém, poucos fazem..."
Aleksander Soares
PS: Nas fotos existe a latitude e longitude das Prefeituras. Basta passar o mouse nas fotos. Pois algumas Prefeituras não possuem nomes.
Aleksander Soares
09-09-14, 14:57
Depois do evento na cidade de Jaguaruana aproveitei para dar continuidade ao desafio FC Valente. No dia 07/09/2014 Sai de Jaguaruana com minha namorada Fernanda para seguirmos em direção a outras cidades. Estava muito quente, como sempre aqui no Ceará, mas ao fim da tarde finalizei meu roteiro.
Município visitados:
Russas
Quixeré
Limoeiro do Norte
Tabuleiro do Norte
Palhano
Chorozinho
Pacajus
Horizonte
Segue roteiro no mapa.
FC Aleksander Soares
FC Aleksander Soares, que maravilha acompanhar tuas fotos e relatos!
Como conhecer todas as cidades cearenses não é mais um sonho e começa a tornar-se realidade, sua aventura agora está no tópico "Almas Inquietas".
Esperamos você de braços abertos no X Encontro Internacional dos Fazedores de Chuva em Itajaí (SC) nos dias 14 e 15 de novembro. Aprochegue-se!
FC Karine
Aleksander Soares
10-09-14, 12:45
FC Karine,
Muito bom ter o apoio de vocês e participar dessa grande aventura junto com vocês, pois sei que estarão me acompanhando. Espero, nesse fim de semana fazer mais alguns municípios próximos a Fortaleza. Os mais distantes vou deixar para quando estiver de ferias ou quando tiver algum feriado.
Infelizmente não sei se vou poder ir ao X Encontro Internacional do FC devido a pequenas coisas que estou preso aqui em Fortaleza, trabalho. rsrsr Mas vou me programar para em 2015.
Forte abraço a todos os FC que estão me acompanhando e sempre , "qualquer um pode fazer, porém, poucos fazem".
FC Aleksander
Aleksander Soares
12-09-14, 09:42
Bom dia,
Ontem, 11/09/2014, tive que fazer uma pequena viagem a trabalho no interior do estado do Ceará, e aproveitei para passar em algumas cidades para registrar no desafio FC Valente, claro, fotos rápidas para não atrapalhar o trabalho.
Temos que aproveitar essas oportunidades, pois mesmo sem tirar o capacete é muito gratificante saber que estamos seguindo adiante...
Lista de Municípios:
Amontada
Itapipoca
São Gonçalo do Amarante
FC Aleksander
Aleksander Soares
25-09-14, 11:15
Bom dia FC's,
Saindo cedo de Fortaleza com o sol nascendo em sua magnitude e exuberância para trabalho e mais oportunidade para visitar mais 4 municípios no meu estado, Ceará, como manda um Valente FC, estive em Pentecoste onde pude ver como a seca que assola nosso estado, há vários anos, esta afetando o açude que banha a cidade que hoje está com a capacidade de 2,4% de água armazenada. Onde já estão usando a reserva morta do açude que é impropria para o consumo. Me lembro anteriormente quando esse açude estava em quase sua capacidade máxima com muitos moradores e visitantes aproveitavam para tomarem banho e comer peixe assado nas barracas que ficavam a beira.
O sertão Nordestino é muito cruel na sua falta d'água, mas ao mesmo tempo é rico de paisagens levando a criatividade de artistas que aproveitam para expor a quem passa suas obras. Fato que registrei na CE 354 próximo ao município de Umirim, um imenso sapo pintado em uma rocha pronto para comer uma mosca.
Além do que q natureza nos proporciona podemos encontrar belas Igrejas Matrizes, onde sempre que posso faço o registro.
Cidades Visitadas:
Pentecoste
São Luís do Curu
Umirim
Tururu
FC Valente Aleksander Soares.
Aleksander Soares
14-10-14, 01:11
Boa noite FC's,
Convido a todos a participarem de mais uma etapa do meu desafio FC Valente.
Nesse último fim de semana 11 e 12/10/2014 junto com minha companheira de viagem e vida fizemos mais 14 municípios do meu estado do Ceará. Indo em direção a Serra do Ibiapaba passamos pela Serra de Itapajé, após Irauçuba (uma das regiões mais sofridas com a falta de água), Forquilha, Frecheirinha e finalizando no dia 11/10 Tianguá, onde estaca acontecendo no Hotel Serra Grande o 2° Moto Tianguá Serra.
No dia seguinte, 12/10, seguimos para desbravar as cidades de Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Croatá (onde tivemos uma surpresa de uma estrada nova para Ipueiras), Ipueiras, Hidrolândia, Santa Quitéria e por fim chegando em Fortaleza.
Municípios visitados:
Itapajé
Irauçuba
Forquilha
Frecheirinha - A prefeitura de Frecheirinha esta localizada no antigo Hotel Municipal com uma péssima infra estrutura onde a cidade não merece.
Tianguá
Viçosa do Ceará - Em Viçosa do Ceará a Prefeitura está em reforma e a provisoria está perto da Igreja Matriz sem nenhuma identificação. Por falar em Igreja Matriz, Nossa Senhora da Assunção é considerada uma das Igrejas Católicas mais antigas do Ceará. Foi construída pelos índios e jesuítas no século XVII e XVIII. Sua data de fundação foi no dia 15 de agosto de 1700 junto com a fundação da aldeia da Ibiapaba.
Ubajara - Tive um pouco de dificuldade para chegar perto da Prefeitura de Ubajara, pois estava tendo uma feira local em frente a Prefeitura e a mesma não nenhuma identificação.
Ibiapina - Localizada por trás da bonita Igreja Matriz
São Benedito
Carnaubal - Na entrada de Carnaubal existe um grande templo em cima de um morro, Mirante de Santo Antonio. Suas cachoeiras são pontos turísticos, mas devido a seca que assola nosso Ceará elas estão secas.
Croatá - Nesse município tive uma surpresa, pois meu objetivo era fazer esse município e retornar por Guaraciaba do Norte, por onde passará e voltaria pois Croatá não tinha saída para outro município. No entanto chegando em Croatá descobri que havia uma estrada nova em direção a Ipueiras, que não estava no meu roteiro nessa etapa. Então resolvi prosseguir nessa estrada muito sinuosa e com muitas curavas, passando pelos lugarejos de América, Nova Fátima e Matriz, chegando logo depois em Ipueiras após percorrer 46km.
Ipueiras
Hidrolândia
Santa Quitéria
Chegamos em Fortaleza por volta das 18 horas cansados, mas satisfeito em terminar mais uma etapa do FC Valente.
FC Valente Aleksander Soares
Aleksander Soares
08-01-15, 01:23
FC Valente é assim... Aproveita todos os momentos para cumprir sua missão!!
Aproveitei, junto com minha companheira Fernanda, o fim de 2014 e começo de 2015 para finalizar região e litoral norte do Ceará.
Dividi essa rota em 05 etapas desde o dia 31 de dezembro de 2014 a 04 de janeiro de 2015.
Primeira etapa dia 31/12/14 sai de Fortaleza e fiz os municípios de Morrinhos e Santana do Acaraú. Sempre que posso faço o registro das Igrejas Matrizes de cada município que passo e alguns outros registro que acho importante.
Nessa rota rodei 276 km de Fortaleza a Sobral, de estrada boa e sem buracos, onde seria meu ponto de apoio para as demais etapas.
46721
Etapa 01
46722
Pref. Mun. de Morrinhos
46723
Igreja Matriz de Morrinhos
46724
Pref. Mun. de Santana do Acaraú
46725
Segunda etapa dia 01/01/15 resolvi fazer as cidades de Meruoca, Alcântaras, Coreaú, Moraújo e Sobral. Nesse percurso percorri 151 km desde o frio da serra da Meruoca ao sertão do Ceará.
46726
Etapa 02
46727
Pref. Mun. de Meruoca
46728
Pref. Mun. de Alcântaras
46729
Pref. Mun. de Coreaú
46694
Pref. Min. de Moraújo
46695
Pref. Mun. de Sobral
Terceira etapa dia 02/01/15 foi a mais sacrificante pois a maior parte foi pelo sertão do Ceará. Fiz as cidades de Mucambo, Pacujá, Graça, Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Ipu, Pires Ferreira, Varjota, Cariré, Groaíras e retornando a Sobral. Nesse percurso percorri 239 km em um calor muito grande com exceção da cidade de Guaraciaba do Norte que fica na serra de Ibiapaba.
46730
Etapa 03/1
46731
Etapa 03/2
46732
Pref. Mun. de Mucambo
46733
Pref. Mun. de Pacujá No trajeto de Mucambo a Pacujá peguei 12 km de piçarra, pois a estrada está sendo toda reformada.
46734
Pref. Mun. de Graça
46735
Fernanda na Igreja Matriz de Graça
46736
Pref. Mun. de Reriutaba
46737
Pref. Mun. de Guaraciaba do Norte
46738
Pref. Mun. de Ipu
46739
Pref. Mun. de Pires Ferreira
46740
Pref. Mun. de Varjota
46696
Pref. Mun. de Cariré
46697
Pref. Mun. de Cariré
46698
Entre Cariré e Groaíras a estrada está quase toda feita faltando apenas um trecho de 1 km onde se passa por uma passagem molhada.46699
Pref. Mun. de Groaíras
Quarta etapa dia 03/01/15 Sai de Sobral em direção Camocim para fazer a quarta etapa da Rota. Passei por Massapê, Senador Sá, Uruoca, Martinópole, Granja, Barroquinha, Chaval e Camocim e Jijoca de Jericoacoara (Essas duas últimas fiz no dia 04/01/15 retornando a Fortaleza). Percorri cerca de 303 km de estra boa.
46700
Etapa 04
46701
Pref. Mun. de Massapê
46702
Pref. Mun. de Sen. Sá
46703
Pref. Mun. de Uruoca
46704
Pref. Mun. de Martonópole
46705
Pref. Mun. de Granja
46706
Ponte metálica sobre o Rio Acaraú em Granja
46707
Pref. Mun. de Barroquinha
46708
Pref. Mun. de Chaval
46710
Pref. Mun. de Camocim
46709
Pref. Mun. de Jijoca de Jericoacoara
Quinta etapa dia 04/01/15. Última etapa Sai de Camocim passei em Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Bela Cruz, Marco, Acaraú, Itarema, Trairi, Paraipaba, Paracuru e chegando em Fortaleza. Percorri aproximadamente 387 km até chegar em Fortaleza por volta das 18 horas.
46711
Etapa 05
46712
Pref. Mun. de Cruz
46713
Pref. Mun. de Bela Cruz
46714
Pref. Mun. de Marco
46715
Pref. Mun. de Marco
46716
Pref. Mun. de Acaraú
46717
Pref. Mun. de Itarema
46718
Pref. Mun. de Trairi
46719
Pref. Mun. de Paraipaba
46720
Pref. Mun. de Paracuru
No fim dessa aventura que começou no fim de 2014 e terminou no começo de 2015 percorri cerca de 1400 km, 34 município, em 5 dias. Agradeço a Deus por ter completado mais essa etapa do meu desafio e também agradeço por ter uma companheira de viagem e vida nessas minhas aventuras, a Fernanda. Já estou totalizando 71 municípios no estado do Ceará.
"Qualquer um pode fazer, porém poucos fazem..."
Aleksander Soares
29-01-15, 23:54
Manhã de terça feria, 27/01/15,
Pensava eu que não iria fazer mais nenhum município esse mês de janeiro, fora o que já tinha feito no começo de 2015, mas apareceu uma missão de trabalho no Município de Amontada, onde eu já tinha feito, só que, ficou faltando os municípios de Uruburetama e Miraíma. Então aproveitei e realizei mais essa rota FC Valente. Rodei cerca de 420 km e aos poucos vou cumprindo o desafio. Já está completo 73 municípios!!
47817
Rota 27/01/15
47818
Pref. Mun. Uruburetama 3°37'29.9S 39°30'23.8W
47819
47820
Passagem de trem entre Uruburetama e Itapipoca
47821
Pref. Mun. Miraíma 3°34'16.3"S 39°58'11.5"W
47822
A Pref. de Miraíma fica na antiga estação ferroviária onde ainda passa trem.
Qualquer um pode fazer, porem poucos fazem...
FC Valente Aleksander.
Tayna Pietra
30-01-15, 10:54
FC Aleksander Soares, que maravilha acompanhar os teus relatos e estas incríveis fotos na frente das prefeituras!
Estamos na sua garupa acompanhando cada Km rodado...
Lembre-se do lema dos Fazedores de Chuva: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem".
Aprochegue-se!
Abraços!
FC Tayná
Aleksander Soares
02-02-15, 23:49
Nesse fim de semana 31/01/15 fechei os municípios do litoral do Ceará, Aracati e Icapuí. Agora já são 75 municípios completados.
Aproveitei, junto com minha namorada Fernanda, esse fim de semana para finalizar os dois municípios que restavam do litoral do Ceará e a convite do meu amigo Luiz Almeida e sua esposa Marta passar o fim de semana na casa de praia deles em Redonda. Fim de semana perfeito para apreciar a visão paradisíaca e quase intocável da orla começando na praia de Ponta Grossa e acabando na fronteira com o Rio Grande do Norte em Timbal. Mas meu ponto de visita ficou em Redonda e Ponta Grossa.
Percorri cerca de 410 km de estrada boa e quando chegamos em Icapuí podemos tirar fotos no mirante assim como também nas estradas e pousadas pela beira do litoral.
Redonda, voltaremos com um passei oferecendo o melhor do Moto Turismo para nossos amigos em breve!!!
"Qualquer um pode fazer, porem, poucos fazem.."
FC Valente Aleksander.
48094
Final do litoral do Ceará.
48095
Pref. Mun. Aracati
48096
Pref. Mun. Icapuí
48097
Mirante Icapuí
48098
48099
Luiz Almeida
04-02-15, 11:19
Olá Amigos Fazedores de Chuva!
Receber o casal Aleksander e Fernanda na casa da praia da Peroba, além a prazer da presença, compreendi melhor o significado de Fazedor de Chuva. Entrei no site, me increvi a cá estou.
Fraterno Abraço!
Aleksander Soares
10-02-15, 01:37
Grande Luiz,
Você é um ícone no motociclismo do NE e no Brasil com sua várias aventuras, histórias, fotos e livros. Espero poder ter a oportunidade de algum dia fazer uma viagem com você.
Gilmar Dessaune
10-02-15, 09:30
Bom dia FC´s Aleksander e Luiz,
Como muito propriamente nos ensina o nosso Presidente GCFC, NFC & VFC Dolor: "Mais importante que tudo, são as amizades que se estabelecem no Território FC".
Vocês são mais uma prova disso. O FC Aleksander levando a filosofia de vida Fazedores de Chuva e o FC Luiz de pronto assimilando e aderindo. Uma grata satisfação quando isso acontece, pois sabemos que mais pessoas terão motivos extras para rodar de moto, fazer novas amizades, fortalecer as antigas e desbravar estradas, estados e países em busca do bem maior do motociclista: a liberdade.
Pelo breve relato do "currículo" do FC Luiz, temos um reforço de peso entre os FC´s, seja muito bem vindo e já estamos curiosos para saber qual será o primeiro desafio que irás nos brindar.
Por favor, FC Luiz, entre na aba "O Sonho" e coloque seus planos, primeiros objetivos, preparações, planejamento, enfim, nos atualize e informe para que se constitua uma corrente de pensamentos positivos e uma torcida para que comece tão logo seja possível e da sua vontade. Pode ir publicando tudo isso. Quando efetivamente começar a postar já cumprindo o seu desafio, iremos transferi-lo para a aba "Almas Inquietas" onde irás acalentando, por um lado, a ânsia de realizar o sonho e, por outro, começarás a desejar e visualizar o próximo a ser cumprido.
FC Aleksander, que 410 km proveitosos hein!!! Além de rodar, curtir a estrada, as paisagens, compartilhar da presença de seus amigos, dos bons papos, ainda teve o bônus de trazer mais um grande reforço para nosso TFC, só nos resta parabeniza-lo e agradecer, de coração!!!
Que venham mais fotos e mais histórias, afinal todos temos a Alma Inquieta e vivemos municiados pelo combustível chamado "aventura".
Abração!!!
Grande aleksander vamos que vamos rodar neste estado e mostrar como está nossos municípios. Estou na sua Garupa.
Gilmar Dessaune
19-02-15, 11:17
Bom dia FC´s do belíssimo Rio Grande do Norte,
Pela sua manifestação de vontade, é evidente que o convite fica estendido a você FC Alexsander Soares.
Estou fazendo aqui uma conclamação a todos os FC´s do RN: que tal vocês todos se reunirem para trocar experiências e estreitarem as amizades?
Vou postar esse mesmo assunto nos tópicos dos seguintes Fazedores de Chuva do RN:
- Edjanio
- Isaac Toscano
- José Inacio Neto Neto
- Pedro Alex
- Prof Bosco Motociclista
- Quiquinho
É muita gente boa cortando o RN e penso que você mereciam se conhecer ao vivo, a cores e a motores, rsss
Fica a proposta que se aceita, deverá ser devidamente registrada e postada para que todos desfrutemos dessa satisfação.
Quem sabe possamos começar a juntar os FC´s em cada estado para encontros onde se fortaleça a amizade, a troca de informações e sejam estreitados os laços dos insanos que habitam o Território Fazedores de Chuva.
Lembrem sempre: "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."
Abração.
Aleksander Soares
23-02-15, 15:17
Boa tarde grande Gilmar,
Claro que é uma grande ideia e eu com certeza que participar desse encontro. Eu ja conheço o Edjanio quando ele me recebeu em Natal quando eu estava voltando de Brasília, Capada Diam., Aracajú... e outras cidades.
Inclusive fiz um convite ao Esjanio para nos dias de 4 a 7/06/2015 nos encontrarmos em Icapuí, estrema com RN, em um encontro de Motocasais idealizado pelo nosso amigo FCV Verô do Piaui. E esse convite pode ser extensivo aos demais. É só pegarem meu contato que repassarei os contatos das pousadas da região.
Lembro que esse encontro é um encontro bem familiar para todos nos conhecermos melhor. Diferente dos encontros que existe por ai a fora.
FCV Aleksander Soares.
Luiz Almeida
23-02-15, 16:27
Obrigado, Gilmar, (e demais FC) pela calorosa recepção que tive aqui. Estou feliz em aqui conviver com tantos impávidos viajadores.
Em breve postarei meu planos de viagem em Sonho.
Fraterno Abraço!!!
FC Aleksander.
Sou de Mauriti e desde já, disponibilizo a minha humilde casa para que vc possa ter um ponto de apoio quando vier fazer a região do Cariri.
Estou ao seu inteiro dispor para acompanhá-lo e registrar a sua passagem nessa empreitada pelos 08 municípios do Cariri/Leste: Penaforte, Jati, Porteiras, Brejo Santo, Milagres, Mauriti, Barro e Aurora.
Caso ainda não conheça a região sul do Ceará, posso auxiliá-lo na programação para visita nos municípios do Cariri/Oeste e Cariri.
Sinta-se convidado a se hospedar na minha casa para trocarmos experiências e estreitar nossos laços de amizade.
Abraço.
Aleksander Soares
06-04-15, 14:43
Olavo meu irmão...
Nos conhecemos em Brasília, ou melhor, no posto de gasolina em Posse na divisa da Bahia com Goiás em 2014 indo para o Moto Capital. Você estava com o CBOB e eu estava com minha namorada na NC700 junto com a turma do DRAY 15 e Centauros. E no evento estive visitando a barraca do MCBDA no qual vc faz parte. Tô certo? rsrs
Para mim vai ser uma grande honra poder encontrar com você em sua cidade e desde já agradeço seu convite. Estou justamento programando esse roteiro para fazer mais umas cidade do meu desafio FCV, e assim que tiver uma data repasso para você. Meu numero de contato é (85) 9655-3997 TIM.
Forte abraço,
FVC Aleksander Soares.
Oxente carai, e é tu? kkkkkk
Lembro d+ homi.
Pois vamo deixar os protocolo de lado e qdo quiser vir, é só programar um fds pra ficar aqui em kza.
Terei maior prazer em acompanhá-lo por essas bandas aki do Cariri e dar minha humilde contribuição para esse feito.
Ainda tô programando meu VFC.
Tamo as ordens. Abraço.
Gilmar Dessaune
10-04-15, 18:53
Boa tarde FC´s,
Maravilha que esteja havendo essa interação de vocês.
Mais importante que as conquistas de cidades são as conquistas de novas amizades e o estreitamento entre nobres corações.
Fazedores de Chuva: fiquem todos na estrada. Assim diz o Hino dos Caciques.
Abração
Ilustre presença do VFC Aleksander na minha humilde casa.
Amanhã terei o prazer de acompanhá-lo na sua empreitada de percorrer os municípios do Cariri (Mauriti, Milagres, Missão Velha, Abaiara, Brejo Santo, Porteiras, Jati, Penaforte, Jardim e Juazeiro do Norte, região sul do Ceará.
Aleksander Soares
24-04-15, 14:28
Rota Fortaleza / Canindé / Fortaleza (236Km)
Na rota à Canindé, onde fiz com o VFC André Luiz, que também está realizando o desafio, tive uma notícia ruim ao chegar na cidade. Meu pai, Prof. Maurício ligou para meu celular falando que nosso irmão de do FOX MG tinha falecido na madrugada do dia 29/03/15. Fiquei muito abalado e decidi retornar, mas ainda fiz a foto na prefeitura de Canindé junto com o André.
O desafio de Canindé vai ficar sempre na minha memória e dedico essa prefeitura ao meu irmão Guerreiro Cilão, que sempre vai estar conosco por onde formos.
51920
51922
Gilmar Dessaune
25-04-15, 09:26
Bom dia FC Aleksander Soares,
É realmente muito dolorosa a perda de um irmão, nossos sentimentos aos familiares de amigos.
A vida traça seu rumo, nós temos que nos ajustar a ele.
Grande abraço.
Aleksander Soares
26-04-15, 22:03
É verdade Gilmar, obrigado pelas palavras!
Temos que continuar com nossas vidas e a melhor maneira de lembrar de meu amigo Cilão é na estrada por onde ele sempre esteve e sei que estará comigo também.
Aproveitei o feriado de 21 de abril para fazer uns municípios da região Sul do Ceará e principalmente iniciar outro desafio, “RODOVIÁRIO FAZEDOR DE CHUVA BR 116”, que em breve postarei o início no local adequado. Aguardem!
Rota feriado 21 de abril de 2015.
OBJETIVO:
Visitar o maior número possível de municípios da região Sul do Ceará, saindo dia 19 e retornando dia 21 de abril onde dedico essa rota ao meu avô, Esmerino, que estaria completando 102 anos nesse dia.
Rodovias percorridas:
BR 116, CE 284, CE 151, CE 288, CE 384, CE 293, CE 397, CE 060, CE 292, BR 122 (CE 166), CE 494, CE 187, BR 230(CE 371), CE 176 e BR 020.
Municípios visitados (28):
Umari, Ipaumirim, Baixio, Aurora, Barro, Mauriti, Milagres, Abaiara, Missão Velha, Brejo Santo, Porteiras, Jati, Penaforte, Barbalha, Jardim, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira, Potenji, Araripe, Campos Sales, Antonina do Norte, Assaré, Aiuaba e Arneiroz
52008
Saindo de Fortaleza no dia 19/04/15
52009
Prefeitura Mun. de Umari
52010
52011
Igreja Matriz Umari
52012
Prefeitura Mun. de Ipaumirim
52013
Prefeitura Mun. de Baixio
52014
Prefeitura Mun. de Baixio placa
52015
Prefeitura Mun. de Aurora
52016
52017
Igreja Matriz Aurora
52018
Prefeitura Mun. de Barro
52019
Gabinete
52020
Igreja Matriz de Barro
52021
Prefeitura Mun. de Mauriti com meu amigo Olavo do MCBDA e FC.
52022
Igreja Matriz de Mauriti
52023
MAPA 01 - Saindo de Mauriti, 21/04/15, em companhia com Olavo e seu filho
52024
MAPA 02 - finalizando dia 21/04/15 em Juazeiro do Norte
52025
Prefeitura Mun. de Milagres
52026
52027
Igreja Matriz de Milagres
52028
Prefeitura Mun. de Abaiara
52029
52030
Igreja Matriz de Abaiara
52031
Prefeitura Mun. de Missão Velha
52032
52033
Igreja Matriz de Missão Velha
52034
Prefeitura Mun. de Brejo Santo
Para minha surpresa quando voltei de viagem soube de uma reportagem, na revista VEJA, em a cidade tinha destaque na educação onde ganhara até prêmio. Peço que confiram essa reportagem e parabenizo ao Prefeito de Brejo Santo que não se intimida com as dificuldades de nosso sertão. http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/brejo-santo-no-ceara-e-exemplo-de-cidade-educadora/
52035
Imagem site revista Veja.com
52036
Pref. Mun. de Brejo Santo
52037
Igreja Matriz de Brejo Santo - Nessa foto me lembrei do meu amigo Luiz Almeida, também FC, em que em um foto onde tinha um Pára-raio na torre de uma igreja ele fez o seguinte comentário; "NUM TEM FÉ NÃO!!"
52038
Prefeitura de Porteiras
52039
Pref. de Porteiras
52040
Prefeitura Mun. de Jati
52041
Pref. Mun. de Jati frente
52042
Prefeitura Mun. de Penaforte
52043
Igreja Matriz de Penaforte
52044
Prefeitura Mun. de Barbalha
52045
Pref. Mun. de Barbalha
52046
Igreja Matriz de Barbalha
Barbalha
O maior festejo popular da cidade acontece no mês de junho e é alusivo ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. A festa dura em média 15 dias e é uma das maiores festas juninas do Brasil. A festa tem início com o dia do Pau da Bandeira, tradição local com mais de 100 anos de existência.
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbalha
52047
Prefeitura Mun. de Jardim
52048
Pref. Mun. de Jardim
52049
Igreja Matriz de Jardim
52050
CE060 chegando em Jardim na Chapada do Araripe
52051
Prefeitura Mun. de Caririaçu
52052
Igreja Matriz de Caririaçu
52053
Chuva caindo na região e ao fundo a cidade de Juazeiro do Norte.
52054
Prefeitura Mun. de Juazeiro do Norte
Nessa passagem por Juazeiro meu amigo Ricardo, membro do MG Aventureiros do Cariri, me deu abrigo em sua casa e me proporcionou um pequeno tour pela cidade. Obrigado Ricardo e Rosângela, sua esposa.
51974
Orto Pe. Cícero
51975
Vista de Juazeiro do orto do Pe. Cícero
51976
Igreja dos Salesianos
51977
Basílica N. Senhora das Dores
51978
Mapa 01 - Saindo de Juazeiro para o último dia da Rota feriado 21 de abril
51979
Mapa 02 - Retornando à Fortaleza
51980
Prefeitura Mun. de Crato - Está em Reforma
51981
Prefeitura Mun. de Santana do Cariri
51982
Igreja Matriz de Santana do Cariri e ao fundo Pontal de Santa Cruz
Santana do Cariri
Destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri,7 o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª mulher prefeita de Santana, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, Pontal da Santa Cruz a 750m de Altitude acima do nível do mar com mirante e restaurante na Chapadão do Araripe.
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Santana_do_Cariri
51983
Prefeitura Mun. de Nova Olinda
51984
Prefeitura Mun. de Altaneira
51985
Igreja Matriz de Altaneira
51986
Prefeitura de Potenji
51987
Igreja Matriz de Potenji
51988
Placa praça de Potenji
51989
Prefeitura Mun. de Araripe
51990
Pref. Mun. de Campos Sales
51991
Placa Pref. Mun. de Campos Sales
51992
Igreja Matriz de Campos Sales
51993
Pref. Mun. de Salitre
51994
Igreja Matriz de Salitre
51995
Pref. Mun. de Antonina do Norte
51996
Placa de reforma da prefeitura
51997
Igreja Matriz Antonina do Norte
Assaré
Umas das cidades que tive a emoção de visitar, pois de lá tivemos um grande poeta do nosso Ceará, Patativa do Assaré.
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.
Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego do olho direito por causa de uma doença 2 3 . Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses 4 . A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assar%C3%A9
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Patativa do Assaré
51998
Pref. Mun. de Assaré
51999
Igreja Matriz de Assaré e estatua em homenagem a Patativa do Assaré
52000
Estatua Patativa do Assaré
5200152001
Memorial Patativa do Assaré
52002
Estrada para Assaré
52003
Pref. Mun. de Aiuaba
52004
Pref. Mun. de Aiuaba placa
52005
Igreja Matriz de Aiuaba
52006
Pref. Mun. de Arneiroz
52007
Igreja Matriz de Arneiroz
Nessa Rota percorri mais de 1970 Km. Passei por muitos locais bonitos nesse meu sertão que não conhecia, e pretendo voltar para conhecer. Passei por vales muito verdes, estradas sinuosas, estradas boas, estradas ruins e estradas em manutenção. Devido as estradas ruins e em estado de manutenção não consegui fazer o sul do Ceará todo. Consegui fazer 28 municípios, que foi uma grande conquista.
A chapada do Araripe vale a pena conhecer com calma, visitando cada local. Convido a quem queira conhecer e a fazer esse desafio, pois " qualquer um pode fazer, porem, poucos o fazem...". Já são 104 municípios!!
Forte abraço a todos e me aguarde nas próximas rotas!!
Valente FC Aleksander Soares.
Gilmar Dessaune
27-04-15, 23:06
Boa noite FC Aleksander Soares,
Meu amigo, nessas suas andanças pelo interior do belo Ceará, viajei no tempo uns 20 anos pelo menos quando em viagem a trabalho, saí de Fortaleza com destino a Teresina de carro com dois representantes comerciais da empresa para a qual eu trabalhava.
A memória me remete a algumas imagens marcantes que sua narrativa trouxa à tona:
1) Restaurante Maria dos Patos - um local à beira estrada onde simpáticas senhoras nos atenderam. Não havia mais "pato" pra comer, mas o que foi servido estava simplesmente delicioso, mesmo sendo uma culinária bem caseira mesmo.
2) Um trecho da estrada onde não chovia a anos. As árvores nuas, muitas vezes com os galhos retorcidos pelo açoite do sol causticante.
3) A visão espetacular da serra por onde subiríamos - de longe parecia um paredão intransponível, mas ao nos aproximarmos uma explosão verde com uma vegetação exuberante.
Não lembro qual rota foi usada, mas... como já bem diria "Chicó"... só sei que foi assim.
Siga nos brindando com as fotos e relatos.
Estou também ansioso para ver o novo tópico do Rodoviário FC, se fosse a BR-101 a parada aqui no ES seria obrigatória, mas a 116 passa ao largo do ES.
Abração.
Boa FC Aleck.
No cariri estamos a sua disposição.
Só senti falta de Tarrafas, que fica uns 30km de Assaré.
A boa notícia é que virá nos visitar novamente rsrsrs.
Abraço.
Aleksander Soares
28-04-15, 13:36
Grande Olavo,
Nessa rota não tive como ir a Tarrafas, o tempo já estava esgotado, tanto que cheguei em Fortaleza as 19:30 horas.
Mas já estou planejando fazer as cidades que faltaram no sul do Ceará e com certeza irei por Mauriti.
Sim... Sua mãe, D. Beatriz, é uma figuraça, gente fina e tudo de bom!! diga que mandei um abraço para ela.
Forte abraço irmão,
VFC Aleksander
Aleksander Soares
28-04-15, 13:50
Grande Gilmar,
Pelo o que você relatou posso imaginar todos esses locais que você passou, só não o restaurante.
A rota que você provavelmente pegou de Fortaleza a Teresina foi a da BR 222 e o trecho da estrada onde não chovia, e onde até hoje não chove muito, creio que seja em Irauçuba na descida da serra da cidade de Itapajé. Em Irauçuba é considerado uma região em desertificação, e nesse ano tivemos várias campanhas solidárias nessa região.
O paredão que você também relatou fica na mesma BR 222 após a cidade de Sobral, que é a serra da Ibiapaba, onde você deve ter passado pela cidade de Tianguá. Todas essas cidades eu já visitei.
Com relação ao desafio RFC que pretendo fazer a BR 116, e que já fiz o trecho do Ceará passando pela Paraíba e chegando na fronteira do Pernambuco, seria para esse ano ainda, mas vai depender de algumas coisas. Mas não se preocupe na minha passagem pelo ES, pois nos meus planos vou descer pela BR 116 e retornar pela BR 101, fazendo assim dois RFC.
Está em planejamento e te mantenho informado.
Forte abraço e venha a Fortaleza!!
VFC Aleksander
Luiz Almeida
28-04-15, 14:13
Parabéns Alek!
Mais uma grande pernada rumo ao Valente título.
Viajei junto, através das fotos, relatos e preciosas informações complementares.
Valeu!!!
Paulo Fernando S Bacelar
17-01-23, 00:32
Amigos procurando no Google, achei um site que diz que o ceará tem 188 cidades, mas sempre soube que eram 184. Queria saber se esse número está correto.
Luiz Almeida
24-01-23, 16:15
Amigos procurando no Google, achei um site que diz que o ceará tem 188 cidades, mas sempre soube que eram 184. Queria saber se esse número está correto.
De acordo com o IBGE, são 184 municípios.
Abraço!