Ver Versão Completa : MOTOCICLETANDO PELAS AMERICAS (Ushuaia-ARG a Deadhorse-Prudhoe Bay-AK-USA
Neste mês de julho conclui o Motocicletando pelas Américas, quando atingi Deadhorse-Prudhoe Bay-AK.
A viagem compreendeu quatro etapas:
a primeira (final de 2011 e inicio de 2012), Piracicaba-SP a Ushuaia-ARG;
a segunda (março de 2014), Piracicaba-SP a Bogotá-Colombia;
a terceira (maio de 2014), Bogotá a Grants Pass-Oregon-U.S.A.;
a quarta (julho de 2014), Grants Pass a Deadhorse;
A primeira etapa efetuei em companhia do FC Jacob, a segunda em companhia dos FC Jacob e Leonel; a terceira em companhia do Jacob, vez que Leonel estava impossibilitado de ir; e a quarta etapa sozinho, vez que por problema de agenda não foi possível desfrutar da companhia do Jacob e do Leonel.
Os detalhes da segunda e terceira etapas já constam do tópico, aberto pelo Jacob, denominado ALASKA 2014, The Last Frontier, no forum Almas Inquietas do site Fazedores de Chuva.
Agora estou abrindo este tópico Motocicletando pelas Américas para relatar a ultima etapa – Grants Pass (Oregon) a Deadhorse.
Abaixo MOOSE (Alce) foto tirada no trecho entre Coldfoot e Deadhorse
Jacob Bussmann Filho
31-07-14, 20:49
Bela foto do Moose, Serjão, gostei.....quero ver as narrativas e as fotos dessa última fase.
Abaixo a foto nossa , o Flávio que já fizera o finalzinho da segunda fase conosco, o Claudio eu e voce, lá em Fairbanks, no almoço, foi muito bom te-lo encontrado lá e ouvido tuas peripcias na Dalton......demos boas risadas
40042
Grande abraço Serjão
GCFC NFC Jacob
Amigo Jacob
Um forte abraço.
Quero registrar que conheci o Jacob em maio de 2010 em Assunção Paraguai, num encontro, a partir dai viajamos juntos para bolivia, ushuaia, america do sul, america central, mexico e parte dos estados unidos.
Excelente companheiro de viagem, temos muitas historias para contar, passamos juntos bons momentos.
Fiquei muito triste encontrar o Jacob em Fairbanks machucado.
Tenho certeza que com a fibra e determinação dele tudo será superado e voltaremos a rodar juntos.
Tudo de bom para você e ate breve
INICIO DA VIAGEM
02 de julho 2014
Grants Pass (Oregon) a Portland (Oregon) pela I-5 – 395km
Tráfego intenso em alguns trechos, mesmo porque em julho é verão e tempo de férias no hemisfério norte. Cheguei em Portland ao final da tarde, trafego complicado na free-way. Fiquei no Econolodge U$60.
Durante o percurso tempo ótimo e muito calor.
(A saída foi em Grants Pass onde a moto tinha ficado na casa de Edith e Bob Dolson (simpatico casal) que me acolheram a pedido do FC Guillermo.)
Abaixo fotos deste trecho.
saída de oregon
40064
a estrada
40065
40065
pernoite em Portland
40066
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
03 de julho 2014
Portland (Oregon) a Bellingham (Washington) – pela I-5 – 420km
O tempo já estava mais frio. Tráfego intenso em alguns trechos da estrada e congestionado quando cruzei Seattle.
Cheguei em Bellingham ao final da tarde, hospedei – me no Motel 6, U$60.
Fiquei num distrito chamado “Historic Fairhaven District” local muito interessante, belas casas, bom comercio.
Abaixo fotos deste trecho
passagem por Seattle
40067
40068
40069
chegada em Bellingham
40070
Gilmar Dessaune
02-08-14, 01:39
GCFC Serjão,
Acompanhei sua aventura nestas últimas etapas ao lado do Jacob - camisa de força - corrente nos pés - fita adesiva por todo o corpo - cadeados de todos os tipos e ocupante mor a suite presidencial no Grande Quarto - Bussmann.
Parabenizo por sua audácia e espírito aventureiro, uma marca sagrada aqui nesse território.
Tivestes excelentes cias. mas no final fechou sozinho a odisseia, bem ao meu estilo "Alone" rsss.
Muito bom ver que chegou também bem de volta e em breve nos brinde com mais narrativas, fotos e aventuras, é sempre muito estimulante e provocativo ver o exemplo de motociclistas do quilate de vocês.
Forte abraço e agora desfrute muito sua conquista.
Meu caro companheiro Gilmar
Muito obrigado pelas suas palavras
Ainda quando durmo tenho sonhos da travessia do ultimo trecho. Foi realmente uma aventura inesquecível que marca seu espírito. Voltei cansado fisicamente mas com a alma leve.
De fato tive a companhia de excelentes companheiros, Jacob e Leonel, aos quais agradeço a paciência que tiveram comigo quando rodamos juntos.
Tenho certeza que algum dia rodarei junto com você em novas aventuras e terei o prazer de desfrutar da sua companhia.
Muito obrigado
Abraços
Serjão
Jacob Bussmann Filho
03-08-14, 14:25
Olá GCFC Serjão, tenho a dizer que a sua companhia através dessas andanças todas foram muito proveitosas para mim ,aprendi muito contigo,também devo te agradecer a paciência comigo, queria ter te encontrado lá rio Yucon, no Alasca, mas não deu certo devido a muitos problemas ,mas te encontrei lá em Fairbanks e juro fiquei muito emocionado de te ver lá vindo de FGS 800, imaginei voce subindo nela....rsrrsrsr...muito legal,já te parabenizei lá pela conquista , mas fica aqui registrado também...o meu forte abraço e pararabéns, te admiro muito......valeu !!!!!
Olha nossa foto ,lá embaixo em Ushuaia.......rsrrssrrsr
40089
Abração meu amigo e companheiro de muitos e muitos quilometros........
GCFC NFC Jacob
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
04, 05, 06 de julho de 2014
Bellingham a Haines (Alaska)
Seguindo “dicas” dos FC Dolor e Guillermo, somente na ida, utilizei este trecho por ferry boat, que cruza a “Inside Passage”, os canais do Alaska, foi muito interessante. Na volta de Prudhoe Bay utilizei as rodovias.
Ao rodar até o terminal do Ferry passei pelo belo centro e bairros do “Historic Fairhaven District”
vejam quem encontrei numa esquina quando parei no semáforo
40090
fotos do centro do distrito
40091
40092
CONTINUAÇÃO
Abaixo mapa da rota do ferry boat e fotos desta travessia.
40093
Rota do ferry boat de Bellingham (Washington) a Haines (Alaska) com paradas em Ketchikan, Wrangell, Petersburg e Juneau.
O ferry boat
40094
o embarque
40095
alguns acampam no ferry
40096
a cabine
40097
"inside passage" (os canais do alaska)
40098
40099
40100
40101
40102
40103
40104
40105
40106
40107
40108
40109
40110
40111
GCFC NFC Jacob
relembrando os bons momentos abaixo foto do jantar em Bogotá quando concluímos o trecho Brasil / Bogotá, eu você Leonel e uma simpática colombiana
40112
abraços
Serjão
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
07 de julho de 2014
Haines (Alaska-USA) a Haines Junction (Yukon-Canada) – 240km
No ferry boat conheci o Thor da Noruega que estava viajando pelos Estados Unidos, com uma Harley, Dyna, ano 1994. Daí viajamos juntos até Fairbanks.
Desembarcamos do ferry as 10 da manhã. O tempo estava nublado e com chuva. Abastecemos, almoçamos e pé na estrada. A fronteira com o Canadá estava a 80 kms.
Passamos pelo posto de fronteira do Canadá. Gastamos alguns minutos, Tudo muito simples. Examinam o passaporte, fazem algumas perguntas e liberam. Voce nem desce da moto. Tudo muito diferente de America Central e America do Sul, onde se perde muito tempo.
Chegamos a Haines Junction ao final da tarde. Alojamento no motel Raivens, bem confortável e bom café da manhã. U$80 (ficamos tres num quarto)
Abaixo fotos deste trecho
40113
40114
40115
40116
40117
40118
40119
40120
40121
40122
40123
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
08 de julho de 2014
HAINES JUNCTION (Yukon-Canada) a BEAVER CREEK (Yukon-Canada) – 290km
Partimos de Haines-Junction as 9:30, rodamos 110km e paramos, ao lado do Lago Kluane, para abastecer, ventava e estava frio, encontramos com vários motociclistas que paravam para abastecer e tomar um café quentinho para aquecer.
Abastecidos e aquecidos, seguimos viagem. A paisagem é linda com a estrada seguindo pela borda do lago.
Mais alguns kms e topamos com a estrada sendo reconstruída, mais ou menos 20kms, chovia, era barro para todo o lado. Em alguns trechos você tinha que esperar o carro piloto e segui – ló. Foi o batismo na lama e no cascalho (gravel).
A final chegamos em BEAVER CREEK.
Abaixo fotos do trecho.
40124
40125
40126
40127
40128
40129
40130
40131
40132
40133
40134
E NESTE TRECHO CRUZAMOS COM DOIS URSOS, CONSEGUI TIRAR FOTO DE UM DELES, ENQUANTO MATAVA A FOME
40135
40136
40137
Leonel Crisostenes
04-08-14, 13:40
Ai Serjão!!!!!
Linda viajem, parabéns...
Abraços
NFC Leonel
Leonel
fiquei impressionado com a foto que você tirou da caverna de gelo em Juneau, deve ser de uma beleza deslumbrante
Serjão
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
09 de julho de 2014
BEAVER CREEK (Yukon-Canada) a FAIRBANKS (Alaska-U.S.A.) – 520km
Beaver Creek se resume a alguns motéis, com restaurantes, posto de correio, posto policial, brigada contra incêndio, bombas de gasolina, area de camping. Ficamos num dos motéis, a U$110 por pessoa.
Saimos de Beaver Creek por volta das 9:30 da manhã. Logo cruzamos a fronteira Canada/Estados Unidos. Sem qualquer burocracia, tudo rápido.
A paisagem é variada, vales, montanhas e picos com neve.
Minha moto começou a dar problema. Na primeira partida de manhã ela pegava de pronto. Depois quando das outras partidas, tinha que dar uma acelerada para pegar.
Almoçamos em Tok. Chegamos a tarde em Fairbanks, o céu estava claro e sem nuvens, com a temperatura agradável.
Ficamos alojados num Hostel que o Thor havia reservado.
Abaixo fotos do trecho
40157
40158
40159
40160
40161
40162
40163
40164
40165
40166
40167
40168
40169
40170
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
10 DE JULHO DE 2014 - FAIRBANKS - ALASKA - USA
O Hostel onde ficamos alojados chama – se SVEN, localizado perto do aeroporto e da Harley. O custo foi de U$27 por dia. Dormitorios coletivos, no que eu fiquei tinha cinco camas. A cozinha, chuveiro e banheiros são comunitários. Voce compra seus próprios mantimentos coloca etiqueta com seu nome e os prepara. Para o banho você paga 25 cents de dólar por minuto de água corrente – quente e fria. Tudo muito limpo e organizado. Voce interage com pessoas de toda a parte do mundo, jovens ou não. Foi uma experiência muito interessante.
abaixo fotos do hostel
40205
40206
40207
40208
40209
40210
40211
40212
40213
o Hermano argentino na foto abaixo tinha cruzado com o NFC Leonel uns cinco dias antes voltando de Deadhorse
O Brasil havia perdido da Alemanha no Mundial Fifa, no Hostel cinco Hermanos argentinos e so eu de brasileiro, advinha o tamanho da gozação
Leonel Crisostenes
07-08-14, 23:46
É isso ai mesmo Serjão
Encontrei este Argentino maluco junto com um Brasileiro, o Aldo Xavier, que trabalha na BMW no Paraguai.
40214
Marcamos de nos encontrarmos em Dawson City, para irmos juntos até Inuvik, no norte do Canada, mais a perda de dois parafusos da roda dianteira e o erro de calculo quando ao discastes dos pneus me vez abortar esta ideia.
Entreguei adesivos dos FC´s para eles e convidei eles para o encontro em Novembro.
Abraços
NFC Leonel
NFC Leonel
Os adesivos que vc deu ele os colocou na moto inclusive aquele do urso branco com o nome seu do Jacob e o meu. Dai eu ter perguntado para ele como ele tinha conseguido aquele adesivo.
Esta foto que você tirou foi no trecho Fairbanks / Deadhorse ?
Leonel Crisostenes
08-08-14, 00:33
Sim, eles estavam indo para Deadhorse e eu voltando para Fairbanks
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
10 DE JULHO DE 2014 - FAIRBANKS - AK
Logo cedo levei a moto na Harley. Lá chegando ela já não dava mais partida, girava mas não pegava. Ficaram de verificar o problema e retornar até hora do almoço. Nada fizeram. Os caras são enrolados. A revenda é grande e bem montada, só que eles são autorizados da Harley, BMW, Honda, Polaris. Daí o movimento é grande e os prazos para conclusão dos serviços são longos. Levaram oito dias corridos para aprontar a moto. O problema a final era o “starter”. O sistema de ignição.
Estando a Harley fora de combate e sem prazo para voltar a ativa e com a informação de que o tempo estava mudando para chuva. Resolvi deixar a minha querida “Dona Beja” no estaleiro em Fairbanks e optei pelo aluguel. Eles não alugavam Harley para o trajeto a Deadhorse somente BMW. Não tive duvida, é com esta que eu vou.
Nunca havia manejado uma BMW. A única moto de trilha que pilotei foi a Yamaha DT 180, no período de 1986 a 1992, quando passei a rodar com moto “custom”
A BMW disponível para aluguel era a 800 GS. Para mim ela é muito alta. Tinha dificuldade para subir e descer da moto. Fazer o que, a vontade de chegar ao destino final era muito grande, daí vamos que vamos com esta gigante.
O aluguel compreendia um pacote fechado de quatro dias a 1.320,00 dolares. Dois dias para ir e dois dias para voltar. Não era o meu plano inicial, pelo qual eu pretendia gastar seis dias para este trecho (Fairbanks/Deadhorse/Fairbanks).
Fairbanks/Deadhorse-Prudhoe Bay (as distancias e estrutura):
( i ) Fairbanks a Yukon River Camp, 130 milhas (mais ou menos 40 milhas em “gravel”), rodando pela AK 2 e pela Dalton Highway, também conhecida como AK 11, tem hotel simples, mas confortável, com banheiro no corredor, restaurante e bomba de gasolina. O custo do pernoite é de U$190,00.
( ii ) Yukon River Camp a Coldfoot, 120 milhas (mais ou menos 50 milhas em “gravel”), rodando pela Dalton Highway, tem hotel, com banheiro interno, restaurante, bomba de gasolina, posto do correio, posto policial. O custo do pernoite é de U$200. O restaurante tem um saboroso “buffet” para almoço, jantar e café da manhã.
( iii ) Coldfoot a Deadhorse, 220 milhas, a maioria em “gravel”, rodando pela Dalton Highway, no caminho você cruza a Brooks Range Mountain, pelo “Atigun Pass”. Bonita a passagem pela Brooks Range, você sobe, o clima fica mais frio e voce vê neve e gelo ao lado da estrada. Em Deadhorse agora existem dois hotéis, fiquei num deles a U$200 o pernoite, com banheiro no corredor e restaurante.
40215
continuação da viagem
11 de julho de 2014
fairbanks (ak) a coldfoot (ak) - 250 milhas
agora é pé na lama
40216
a saida de fairbanks eu (bmw) thor e judy (harley) após 20milhas de yukon river camp thor e judy retornaram e continuei sozinho. Ele teve problema na harley em razão do excesso de barro (impedia ventilação do motor e sujava o cilindro)
40217
trechos da estrada fairbanks a yukon river camp
40218
40219
40220
40221
40222
40223
40224
40225
chegada em yukon river camp
40226
40227
40228
40229
40230
40231
40232
yukon river camp e o oleoduto que acompanha a estrada em alguns trechos
40233
40234
40235
40236
yukon river camp - o restaurante
40237
40238
40239
yukon river camp - a ponte sobre o yukon river
40240
40241
saida de yukon river camp em direção a coldfoot
40242
40243
no ponto abaixo a 20milhas depois de yukon river camp thor e judy desistiram e voltaram a fairbanks (problemas com a harley)
40216
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
11 DE JULHO DE 2014 - CONTINUAÇÃO
CHEGANDO EM COLDFOOT
40458
40459
40460
40461
10 horas depois de sair de Fairbanks cheguei a Coldfoot, todo molhado, com fome e frio. Jantei no único restaurante e dormi no único hotel.
ENTRADA DE COLDFOOT
40462
40463
40464
O RESTAURANTE (COLDFOOT)
40465
O HOTEL (COLDFOOT)
40466
OLHA A BOMBA DE GASOLINA NO MEIO DA CHUVA E DA LAMA
40467
Do restaurante tirei a foto do hotel ao fundo, de um para o outro é uma caminhada de 100metros amassando barro e tomando chuva (Coldfoot)
40468
continuação da viagem
12 de julho 2014 - coldfoot a deadhorse - 220milhas
a saida de coldfoot foi com o tempo chuvoso e nublado
40511
40512
a entrada para wiseman a 20milhas de coldfoot
40513
olha o "moose" matando a fome
40514
40515
40516
o oleoduto acompanhando a estrada
40517
o rei da estrada. Rodam mais ou menos 150 carretas/dia pela dalton highway nesta epoca de verão
40518
trechos da dalton highway antes da brooks range mountain
40519
40520
40521
trechos finais do "atigun pass" cruzando a brooks range
40522
40523
40524
40525
Jacob Bussmann Filho
12-08-14, 12:03
Grande Serjão
Beleza de imagens, e essa do moose, fantastica !!!!
Abração, vamos marcar um churrasco aqui em casa para comemorar....heheheh
GCFC NFC Jacob
GCFC Serjão, a alegria com que escrevo este reconhecimento, não somente pela conquista em si, uma grande bravura, mas pela coragem, uma grande redundância, o que serve muito bem pra ti, quase septuagenário, é imensa e transpira pelos meus poros, misturada ao orgulho de poder pertencer ao teu círculo de relacionamentos.
Me sinto valorizado com esta amizade!
40528
"Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem!" diz o slogan dos FC e tu o seguiste ao pé da letra, com uma determinação incrível, pois desde o momento em que te conheci, naquele bendito final de ano em Ushuaia, juntamente com o GCFC Jacob, ficou escrito, de forma silenciosa que aquela dupla não estava ali para brincadeiras e de lá para cá as vezes que nos encontramos, nas correspondências trocadas e telefonemas cheios de admiração, foram confirmando a grande transformação do simples motociclista, em referência para o motociclismo mundial, quando uniste os extremos da terra por este lado americano.
40529
Que braveza e foco para alcançar o objetivo, agora, lá em cima, no Topo do Mundo, em Prudhoe Bay, Alasca!
40530
Todos os milhares de quilômetros desta grande viagem iniciada em Atibaia, SP, que te levaram primeiramente para o Fim do Mundo, em Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina, seguramente guardam os teus pensamentos e sentimentos ao longo dessa invejável jornada, permeada por toda a sorte de acontecimentos, aspirações, desejos, inseguranças, questionamentos, enfim, seguramente houve por trás de toda esta história, a participação da tua mulher, a Vaní, que reúne em si todos os naipes de qualidade que um ser humano pode reunir, por certo foi o teu porto seguro, a tua grande referência de incentivo e de apoio, porém, tudo isto não te livra em nada, de uma temporada no Quarto Grande dos FC, com direito a camisa de força e choques a cada seis horas, para te manter aceso e a nós ligados nos teus próximos planos, pois a insanidade somente começou.
40532
Também fico pensando na tua "ficha de inscrição" no site dos FC, quando escreveste, de certo já mal intencionado, que tinhas interesse em; "viajar de moto, ler livros e assistir filmes reais". E eu complemento: foste o protagonista dos teus próprios desejos e sonhos!
40533
GCFC Serjão, seja bem vindo à Elite do Motociclismo Mundial, quando não medimos o gabarito dos nossos aventureiros por distâncias, destinos ou tamanho de moto, mas sim pela inspiração que ele provoca em nos fazer pensar seriamente em como quebrar a na nossa rotina, que nos aprisiona e muita vezes nos sufoca.
40534
Obrigado por esta oportunidade de nos fazeres refletir sobre o nosso cotidiano, me enchendo de coragem para colocar a chave na ignição da moto, engatar a primeira marcha...e...partir!
Tu me fazes inflar o peito e me sentir corajoso para enfrentar os meus fantasmas!
sergio pires
12-08-14, 14:35
Grande Serjão (Xará).
Parabens pela conquista.
Acompanhei sua aventura desde o início, com o Jacob e agora o final.
Saiba que o fato da sua HD nao querer ir até o final foi obra LÁ DE CIMA, o que fez com que voce seguisse de BMW e concluisse com exito.
Com sua tenacidade, mostrou a todos nós como se faz.
Obrigado por compartilhar conosco, neste seleto site dos fazedores, as fotos e as dicas.
Dolor, és um monstro !!!! ahahahah
Nos vemos no encontro aqui em Itajaí.
Um abraço.
Sergio Pires
Blumenau
GCFC Jacob
estou aprendendo com você
que não seja de carne de "moose"
abraços
Serjão
Caro Sergio Pires
Obrigado pelas gentis palavras. Para mim é um prazer poder compartilhar com vocês a experiência vivida.
O fato de terminar o utimo trecho com a BMW credito, como você assinalou, não só ao DIVINO, como também, a minha querida companheira de viagem a HD “Dona Beja” que num gesto de extrema humildade, talvez sentindo o cansaço do passar dos anos, a final temos rodado desde 2009 por todos os cantos das Américas, e as dificuldades do percurso face ao clima adverso, preferiu permanecer em Fairbanks.
Um forte abraço e nos vemos em Itajaí,
Serjão
Caros Angela e Dolor
Devo registrar que a minha feliz insanidade teve inicio no mês de dezembro de 2011, quando o destino apresentou – me o simpático casal Angela e Dolor numa “estacion de servicio” na Ruta 03 ao lado da aprazível cidade de “Comandante Piedra Buena”, na Patagonia Argentina, quando eu e o GCFC Jacob íamos para o Ushuaia.
Lembro – me, como se hoje fosse, não só da incrível foto que você tirou de mim e da minha HD -“Dona Beja”, foto esta agora por voce postada, como também do agradável papo que tivemos naquele momento e da maneira entusiasta e apaixonante com que você descreveu os desafios dos FC, o que sem dúvida, foi como um raio que com todo seu potencial de eletricidade golpeou a minha alma e o choque, daí resultante, ampliou a chama da aventura ali depositada.
Quero agradecer, mais uma vez, aos FC Jacob, Leonel, Flavio e Guillermo, por terem me acompanhado em partes da jornada, com os quais muito aprendi..
Agradeço também a você Dolor pelas “dicas” informadas e pelo constante incentivo. Também foi de grande valia os relatos, por mim lidos, no site dos FC por aqueles que já fizeram esta jornada.
Para mim é um prazer participar dos Fazedores de Chuva e uma imensurável honra receber da elite do motociclismo mundial o certificado de GCFC.
Um forte abraço meu e da Vani
Serjão
continuação da viagem
12 de julho de 2014
trechos da dalton highway após cruzar o "atigun pass"
40549
40550
40551
40552
a mais ou menos 80milhas de deadhorse o tempo estava incrivelmente limpo, sem nuvens e com sol, cheguei em deadhorse as 4 e meia da tarde e fui direto ao hotel abaixo fotos do hotel
40553
40554
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
12 DE JULHO DE 2014
DEADHORSE
Após oito horas de viagem, saindo de Coldfoot, cheguei em Deadhorse. Era sábado quatro e meia da tarde. Fiz o check in no hotel e sai para tirar fotos. O jantar encerrava-se as oito horas da noite.
Nestas três horas e meia circulei por Deadhorse, tirei fotos e abasteci a moto. Jantei as oito e as nove e meia já estava dormindo.
Assim a minha permanência em Deadhorse foi extremamente curta. De sábado as quatro e meia da tarde até domingo as oito horas da manhã.
Meu plano inicial era permanecer no mínimo duas noites e um dia inteiro em Deadhorse, fazendo a visita programada de um dia pelo oceano Ártico.
Nada disso deu certo porque tinha que devolver a BMW alugada na segunda feira no final do dia e o tempo estava piorando.
FOTOS EM DEADHORSE
EM DIREÇÃO AO LAGO
40555
CHEGANDO NO LAGO
40556
40557
MARGEM DO LAGO NO FINAL DA DALTON HIGHWAY (AK 11)
40558
40559
40560
40561
VISTA DE DEADHORSE DA OUTRA MARGEM DO LAGO
40562
40563
CIRCULANDO POR DEADHORSE
40564
40565
40566
40567
40568
SINALIZAÇÃO NA DALTON HIGHWAY NA SAIDA DE DEADHORSE
40569
40570
POSTO DE GASOLINA ONDE ABASTECI A MOTO
40571
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
13 DE JULHO DE 2014
DE DEADHORSE A COLDFOOT
vista da Brooks Range Mountain no sentido Deadhorse a Coldfoot
40596
a saída de Deadhorse com chuva e tempo ruim (ate mais ou menos 80milhas saindo de Deadhorse o terreno é plano sem eleváções
40597
40598
40599
40600
40601
40602
a minha experiência com as carretas na Dalton Highway foi boa. Toda carreta, com a qual cruzei, tinha o mesmo procedimento - ao avistar a moto ela reduzia a velocidade e procurava cruzar com a moto na maior distancia possível, lateralmente
40603
trechos antes de cruzar a Brooks Range Mountain pelo Atigun Pass
40604
40605
40606
40607
40608
40609
40610
40611
40612
40613
40614
40615
obra de manutenção na estrada, muito frequente, em diversos trechos
40616
aproveitei a parada e tirei mais uma foto do oleoduto que serpenteia ao lado da estrada
40617
o ponto mais alto da passagem pelo Atigun Pass, quando se cruza a Brooks Range Mountai. Ventava muito forte e o frio era intenso, chegou a queimar a mão ao tirar a luva para sacar a foto
40618
40619
40620
40621
40622
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
14 DE JULHO DE 2014
DE COLDFOOT A YUKON RIVER CAMP
No dia anterior cheguei a Coldfoot por volta das seis da tarde, chovia e ventava frio.
Durante a noite continuou chovendo, escutava o barulho da chuva no teto.
Acordei as 6 da manhã, continuava chovendo.
Tomei um café reforçado e resolvi encarar a estrada, antes perguntei as condições da estrada e recebi a informação que não havia aviso de interdição.
O inicio do trajeto foi tranquilo, apesar da chuva, porque o piso era pavimentado.
Depois, além da chuva, começou um vento frio e forte.
E, para piorar, a mais ou menos 30milhas antes de Yukon River Camp, o piso que era pavimentado passou para cascalho e lama.
Não tinha mais condições de continuar de forma segura, após rodar aproximadamente 200kms em 4 horas, parei no hotel de Yukon River Camp. Estava todo molhado pela chuva, a roupa de chuva não tinha dado conta. Além disso, a água da chuva conseguiu penetrar numa das “bag” da moto, justamente onde estavam as minhas roupas, ficou tudo molhado.
Parei por volta da meio dia, almocei e procurei me aquecer e descansar, esperando que no dia seguinte houvesse melhora do tempo.
A UNICA FOTO DESTE DIA, SECANDO AS ROUPAS NO QUARTO DO HOTEL, AINDA BEM QUE O QUARTO ERA CLIMATIZADO, O AR QUENTE AJUDOU A SECAGEM
40637
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
15 DE JULHO DE 2014
DE YUKON RIVER CAMP A FAIRBANKS
O dia amanheceu sem chuva. Peguei a estrada, alternando piso não pavimentado e pavimentado, tudo correndo bem, até chegar numa parte não pavimentada (inicio da Dalton Highway).
Ali a estrada estava ruim, não havia secado, a lama continuava. Terminado este trecho, finalmente, peguei o asfalto e começou a chover forte, ainda bem que agora era só asfalto.
Cheguei em Fairbanks no meio do dia.
Ao final da tarde encontrei com o Jacob e o Flavio.
No dia anterior eles tentaram ir a Yukon River Camp, mas devido as condições do tempo e da estrada eles retornaram a Fairbanks.
A SAIDA DE YUKON RIVER CAMP
40768
40769
TRECHOS DA DALTON HIGHWAY (PAVIMENTADO)
40770
40771
40772
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
16 DE JULHO DE 2014 - FAIRBANKS (Alaska)
Passei o dia descansando. A moto não estava pronta ainda. Disseram – me que no dia seguinte pela manhã ela seria entregue. Os caras são enrolados, a moto já estava uma semana na Harley e a final o problema era o “starter”.
DESCANSANDO EM FAIRBANKS
40877
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
17 DE JULHO DE 2014
FAIRBANKS (Ak-USA) A BEAVER CREEK (Yukon-Canada) - 510KMS
Peguei a moto na Harley e deixei Fairbanks em direção a Beaver Creek, por volta das onze horas da manhã. A viagem foi tranqüila, o tempo já tinha melhorado, a final o sol apareceu.
TRECHOS DA ESTRADA NO ALASKA
RIO ACOMPANHANDO A ESTRADA
40900
40901
40902
PONTE SOBRE O TANANA RIVER
40903
40904
40905
40906
40907
TRECHOS DA ESTRADA NO TERRITORIO DE YUKON - CANADA
40908
40909
40910
CHEGADA BEAVER CREEK
40911
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
18 DE JULHO DE 2014
BEAVER CREEK (Yukon-Canada) A WHITEHORSE (Yukon-Canada) - 450KMS
Cheguei ao final da tarde, dirigi em direção ao hotel indicado no GPS, não havia hotel era uma firma comercial (GPS também erra), o dono estava na porta e me indicou um outro hotel, pernoite = U$135. Whitehorse ‘ é uma bela cidade, cortada por um rio de águas claras.
FOTOS DO TRECHO BEAVER CREEK A JUNCTION HAINES
OBRA NA ESTRADA LOGO NA SAIDA DE BEAVER CREEK
41048
41049
AGUARDANDO O CARRO PILOTO PARA CRUZAR O TRECHO EM OBRA
41050
PAISAGEM ANTES DE CHEGAR A DESTRUCCION BAY
41051
41052
41053
41054
41055
41056
APÓS DESTRUCTION BAY
41057
41058
41059
41060
41061
CONTORNANDO UM BELO LAGO
41062
41063
41064
41065
CRUZANDO HAINES JUNCTION
41066
41067
41068
CHEGADA EM WHITEHORSE
41069
CIRCULANDO POR WHITEHORSE
O RESTAURANTE ONDE DEGUSTEI UM DELICIOSO JANTAR
41070
CAMINHANDO PELA CIDADE
41071
41072
41073
41074
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
19 DE JULHO DE 2014
WHITEHORSE (Yukon-Canada) A WATSON LAKE (Yukon-Canada) - 450Kms
Sai por volta das 10hs da manhã, a viagem foi tranquila, em Teslin cruzei a primeira ponte de piso de ferro, coloquei terceira e la fui eu balançando.
A partir de Whitehorse a paisagem é floresta de pinheiros, lagos, rios e cadeias de montanha .
Quando parava para esticar as pernas, desligava a moto e o silencio era absoluto, o tráfego é esparso.
SAINDO DE WHITEHORSE
41168
PAISAGEM
41169
41170
41171
41172
YUKON RIVER - ESTE RIO CRUZA O ALASKA E O CANADA
41173
41174
41175
41176
41177
PONTE DE PISO DE FERRO EM TESLIN (com chuva deve ser difícil..)
41178
PROXIMIDADES DE WATSON LAKE
41179
41180
CURIOSIDADE EM WATSON LAKE - PLACAS DE DIREÇÃO DE DIVERSOS LOCAIS DO MUNDO
41181
41182
Jacob Bussmann Filho
07-09-14, 12:20
Como é bom rever essas fotos , nos trazem lembranças dos momentos na estrada....rsrsrsr...agora essa ponte de Teslin...ahhahah...quando passei para o outro lado ,foi parar e comer uma sopinha e dar uma respirada.....rsrrsr...muitas emoções....
Grande abraço GCFC Serjão , mais um tempinho e já estarei em forma......já comecei a dirigir...rsrrsrs....e mais um pouco faremos um churrascão para comemorar.
GCFC NFC Jacob
Leonel Crisostenes
07-09-14, 12:30
Grande Serjão!
Sua redação quando aos locais em que visitou é bem detalhada, coisa de advogado.
Faz com que a gente reviva os locais onde passamos.
Passar por essas pontes era o mesmo que usar um martelete hidráulico que rompe asfalto.
Deixei um adesivo da viajem neste mar de placas que estava no caminho.
Continue com as postagens e fotos.
Abraços
NFC Leonel
Meu querido GCFC Jacob,
Como já tinham me avisado desta ponte, tomei a sopa e respirei antes de atravessar, estava viajando em sentido contrario.
Boas noticias de sua recuperação, fico contente.
abraços
GCFC Serjão
Big NFC Leonel,
A sua comparação da passagem pela ponte como se estivéssemos utilizando um martelete hidráulico é bem apropriada, coisa de engenheiro.
abraços
GCFC Serjão
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
20 DE JULHO DE 2014
WATSON LAKE (Yukon-Canada) A FORT NELSON (British Columbia-Canada) - 520 KMS
Watson Lake, a ultima cidade na Provincia de Yukon a caminho de Fort Nelson, é uma pequena localidade.
Na Segunda Guerra Mundial serviu de pouso de abastecimento para aviões procedentes da Rússia que iam combater na Europa.
Na saída do hotel conversei com um companheiro que estava com uma Harley. O curioso é que ele substitui a marca Harley no tanque de gasolina por uma réplica da condecoração de guerra (“purple heart”)que ele recebeu como herói. (foto abaixo)
Ele alertou – me para tomar cuidado com os animais selvagens que cruzam a estrada no trecho entre Watson Lake e Fort Nelson
De fato, cruzei com vários ursos e búfalos (bisão). Os ursos sempre comendo a grama e flores na parte desmatada entre o acostamento da estrada e as arvores.
(fotos abaixo).
A viagem foi cansativa, peguei quatro trechos em obras. É estressante – voce para, espera carro piloto e segue o mesmo, e lá vai a moto balançando no cascalho.
OLHA O PRIMEIRO URSO
41346
AINDA EM WATSON LAKE
O VETERANO HEROI DE GUERRA
41347
AO FUNDO PREFEITURA DE WATSON LAKE
41348
ENQUANTO ABASTECIA A MOTO, TIREI FOTO DESTE SIMPATICO "PET"
41349
FOTOS NA ESTRADA
ENTRANDO EM BRITISH COLUMBIA
41350
OS URSOS MATANDO A FOME
41351
41352
BUFALOS, NADA COMO PASSEAR PELA ESTRADA
41353
BUFALOS, PASTANDO AO LADO DA ESTRADA
41354
41355
BELAS PAISAGENS AO LADO DA ESTRADA
41356
41357
41358
41359
41360
41361
41362
41363
41364
41365
41366
41367
41368
DONA BEJA E A PAISAGEM
41369
41370
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
21 DE JULHO DE 2014
FORT NELSON (BC - Canada) A CHETWIND (BC - Canada) - 520KMS
Fort Nelson é uma pequena localidade.
Sai da cidade com destino a Dawson Creek. Minha ideia era cruzar do Canada aos Estados Unidos, via Hope. Quando parei, na estrada, para abastecer a moto fui aconselhado a não passar por Dawson Creek, mas deixar a estrada antes de Dawson Creek e ir por Chetwind, o caminho era mais curto e bonito.
Segui o conselho e gostei demais do novo percurso, deparei com belas fazendas, a estrada corria entre as montanhas seguindo um belo rio. O dia estava lindo, com o sol aquecendo, levantei o visor do capacete e a leve brisa aquecida dava uma gostosa sensação de bem estar. A viagem por este trecho foi realmente fascinante.
FOTOS DE FORT NELSON
42369
42370
42371
FOTOS DA ESTRADA
42372
42373
42374
42376
42377
ABASTECENDO NA ESTRADA
42375
SAINDO PARA A 29 BC EM DIREÇÃO A CHETWIND - A ESTRADA É ESTREITA PASSANDO POR BELAS PAISAGENS
42378
42379
Gilmar Dessaune
27-09-14, 01:12
Prezado GCFC Serjão,
Que espetáculo de imagens e fico imaginando os seus sentimentos, sensações ao cruzar por essas paisagens bucólicas, únicas, de tirar o fôlego.
Maravilha sua narrativa, vou devorar tudo muito lentamente para não perder detalhes.
Show, obrigado e parabéns!
Abraços.
continuação do dia 21 de julho de 2014 (fort nelson a chetwind)
42380
42381
42382
42383
42384
42385
42386
42387
42388
42389
42390
42400
42391
42392
42393
42394
42395
42396
42397
42398
42399
42401
lixeira anti urso na beira da estrada
42402
42403
Meu caro NFC Gilmar,
Obrigado pelas palavras.
Realmente este trecho foi muito revigorante após mais ou menos 20 dias de viagem.
O dia estava lindo, céu de brigadeiro, sol e clima agradável.
A paisagem na "road 29 W " na British Columbia em direção a Chetwind é maravilhosa e bucólica, como você bem disse.
Curti muito este dia.
Quero encontra - lo em Itajaí e ouvir de suas viagens.
Um grande abraço
GCFC Serjão
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
22 DE JULHO DE 2014
CHETWIND (British Columbia- Canada) A QUESNEL (BC-Canada) - 422kms
Chetwind é uma pequena localidade.
O clima é mais quente.
Existe uma unidade fabril para processamento da celulose, retirada dos pinheiros, para confecção de papel.
No dia anterior, quando cheguei, a movimentação na cidade era muito intensa em razão de incêndios florestais, comuns nesta época do ano. Além dos bombeiros profissionais havia um numero grande de voluntários que ajudavam no combate ao fogo.
Hospedei – me num “shelter”, ou seja um sobrado onde no andar de baixo haviam um restaurante (o Red Lyon) de comida chinesa e dois apartamentos e no andar de cima haviam quatro apartamentos. Todos bem simples.
Antes de deixar Chetwind dei umas voltas pela cidade depois de andar 200metros para tomar o café da manhã. No Red Lyon não havia "breakfast".
VARIAS ESCULTURAS EM MADEIRA, AQUI MÃE URSO E FILHOTE AO FUNDO O RED LYON
42412
JANTEI COM ELES ONTEM
42413
MAIS ESCULTURAS DE MADEIRA
42414
42415
42416
42417
42418
PEGANDO A ESTRADA
42419
42420
42421
42422
42423
UMA PARADA PARA CURTIR A PAISAGEM
42424
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
23 DE JULHO DE 2014
QUESNEL (British Columbia-Canada) a HOPE (BC - Canada)-520kms
No dia anterior, por volta de 15:30, estava passando por Quesnel e resolvi parar e continuar a viagem no dia seguinte.
Quesnel é uma cidade tranquila também dedicada a extração da celulose, como Chetwind. E, como tem sido comum, há um bonito rio que cruza a cidade.
O percurso é por planícies e lagos, com algumas fazendas, até mais ou menos a 130km antes de chegar em Hope. A partir daí a estrada sobe e cruza montanhas, com mais curvas e vai acompanhando um rio.
Até antes das montanhas o tempo estava firme, a partir daí, e até Hope, foi com chuva forte. Um sufoco.
Cheguei, em Hope, do joelho para baixo todo “ensopado”. A calça para chuva já era, não resistia mais a chuva, além do que jogava água para dentro das botas.
Parei no primeiro motel que encontrei e jantei uma deliciosa refeição num restaurante japonês !!!! ao lado do motel. E a chuva continuava, nada como dormir ao som da chuva ...lá fora.
FOTOS DE QUESNEL
PROXIMIDADES DO HOTEL
43268
43269
43270
43271
O RIO, repare as floreiras na margem
43272 43273
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
43274 43275
CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA
43276
DELICIOSO JANTAR NO RESTAURANTE GREGO
43277 43278
A ESTRADA PARA HOPE
43279
43280
43281
43282
43283
43284
43285
43286
43287
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
24 DE JULHO 2014
HOPE (B.C - CANADA) A SEATTLE (U.S.A.) - 240Kms
Acordei com preguiça e sem vontade de pegar a estrada. Chovia. Peguei um taxi e fui tomar um “breakfast” no centro da cidade.
Hope é uma pequena cidade. Não há loja especializada para roupas para motociclistas. Tinha decidido comprar uma calça própria para chuva. Fui a única loja de departamento da cidade e só encontrei conjunto de calça e jaqueta para chuva própria para o pessoal que trabalha em rodovias. Comprei o conjunto e também um par de polainas para colocar sobre as botas.
Cheguei de volta ao hotel as 11:30 e resolvi partir. As 12:30hs deixei o hotel. Chovia. Passei por uma cidade chamada Chilliwack, local interessante, muitas fazendas de gado.
Existem vários pontos para voce cruzar a fronteira Canada/U.S.A., resolvi atravessar por Sumas que fica a 80kms de Hope. Fiquei quase uma hora na fila para cruzar a fronteira, era muito carro.
De Sumas, já nos estados unidos, por estradas secundárias, passando por pequenas vilas, peguei a I-5 e parei nas imediações de Seattle
A FOTO ABAIXO É DE UM CARTÃO POSTAL DA CIDADE DE HOPE (VISTA AEREA) SEM CHUVA
43692
FOTOS DA CIDADE DE HOPE
43693
43694
OLHA AI A NOVA ROUPA CONTRA CHUVA ....
43695
CHEGANDO NA FRONTEIRA CANADA / U.S.A.
43696
43697
UMA PARADA EM SUMAS (U.S.A.) APOS CRUZAR A FRONTEIRA CANADA / U.S.A.
43698
Jacob Bussmann Filho
20-10-14, 07:10
Oh GCFC Serjão
Essa roupa dos trabalhadores ficou show .....rsrrsrrsrs....e acho que resolveu....rsrsrsrsr
Grande abraço
GCFC NFC Jacob
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
25 DE JULHO DE 2014
EVERETT (WA.-USA) A GRANTS PASS (OREGON-USA)
Parti de Everett, proximidades de Seattle aproximadamente as nove da manhã.
Rodei 730kms neste dia.
A viagem foi tranquila, com tempo bom e quente depois de Portland.
Cheguei em Grants Pass por volta das 18horas.
Não tirei fotos durante a viagem, somente a noite em Grants Pass quando sai para jantar, vejam abaixo.
GRANTS PASS (OREGON) VISTA NOTURNA
44410
44411
CONTINUAÇÃO DA VIAGEM
26 DE JULHO DE 2014
GRANTS PASS (OREGON - USA)
Meu último dia, encerrando esta parte da viagem, acordei cedo e fui dar um banho na "Dona Beja". Depois assisti a um desfile de carros clássicos pelas ruas da cidade, deixei "Dona Beja" na casa da Edith e do Bob, preparei a mala para voltar. No dia seguinte deveria estar no aeroporto em Medford as cinco da manhã para iniciar os voos de volta ao Brasil.
OLHA AI "DONA BEJA" TOMANDO UMA DUCHA
46021
"DONA BEJA" NO CONFORTO DA GARAGEM PARA UM MERECIDO DESCANSO, AGORA SO VAI RODAR EM MAIO DE 2015
46022
46023
46024
DESFILE DOS CLASSICOS
46025
46026
46027