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gustavo_lemos
09-10-13, 19:31
CONTINUAÇÃO...

Dia 8- 02/01/13 San Pedro de Atacama–Chañaral 850km

A descoberta do Pacifico.Rodamos pelo Deserto do Atacama até La Mano Del Desierto,mto famosa entre os motociclistas.Depois,fomos até chanaral,p/ a primeira visão do Pacifico.Neste dia,tivemos 1 perrengue com combustível.Abastecemos e após 80 km existia 1 posto.Achei q ñ seria necessário p/r,foram 320km sem postos.As motos chegaram quase sem gasolina,a Transalp tinha 600ml no tanque.Sempre q ver postos,abasteça.Ficamos em 1a pousada em frente ao mar.Chañaral é 1 cidade sem estrutura, nada p/ comer,a água mto salobra p/ banho.Resolvemos cair fora logo dali.

Dia 9-03/01/13 Chañaral–La Serena 500km

Trecho tranquilo,mescla 1 pouco de deserto com mar.La Serena é 1a cidade mto bonita com mtos prédios e restaurantes 1 orla mto bem cuidada e 1 praia mto bela.Ficamos em 1 Cabaña,como eles chamam os Chalés por lá.Tem mtas opções,mas preços salgados.

Dia 10-04/01/13 La Serena-Villa Union 650km

A inesperada passagem pelo Água Negra.Td começou com 1 estradinha bem sinuosa,q iria terminar na Aduana de saída do Chile.Fomos informados q a partir dali seriam 170km de estrada sem pavimento.Fiz alguns cálculos na hr e já esperava de 6 a 7 hrs p/ percorrer.Gastamos o dia todo,mas cada minuto e cada km valeu a pena.Nunca imaginei ver 1 imagem daquela.O Paso Jama já tinha me surpreendido com a sua beleza,mas o Água Negra fez com q eu me esquecesse rapidinho do Jama.Atravessar a cordilheira sobre 1 motocicleta,com gelo,é maravilhoso,indescritivel!A estrada é mto perigosa,andava de 40 a 50km/h no começo,senti mto frio na barriga,mas depois fui acostumando,aí era só curtir a paisagem.Chegamos na altitude máxima de 4850 metros.Encontramos 1 grupo de ciclistas cruzando o Paso.Fiquei impressionado com a coragem deles.Chegamos na aduana da Argentina e,enfim,se iniciou o asfalto novamente,sem antes passarmos por 1 dificuldade danada em 1 trecho q estava em reforma,mas as motos foram valentes e conseguimos passar sem nenhuma queda.A primeira cidade se chama Las Flores.Abastecemos por lá e seguimos viagem.Ainda teríamos aprox 3 hrs de dia p/ rodar,então resolvemos chegar até Villa Union.Pegamos 1a estrada de serra mto bonita e depois a famosa Ruta 40,q corta toda a Argentina,mto bela,mas mto perigosa e deserta.Antes de chegar na cidade,fomos parados em 1a barreira policial.Mto papo furado e nada de pedir propina ou nos liberar.Após 30 minutos fomos liberados.Rodamos 1 trecho à noite e chegamos ao destino.Ficamos em 1a Cabaña,o proprietario se chamava Pancho,1 motociclista mto gente boa.

Dia 11-05/01/13 Villa Union–Presidencia Roq Saenz Peña 1.100km

Acordamos cedo, pois 1100 km é mta estrada.E como foram difíceis p/ mim.Posso considerar este o pior dia da viagem.Mta estradinha,mta qbrada,cidades lotadas,mas mto pobres,desvios de estradas péssimos mto cansaço e,p/ finalizar,chegamos em Saenz Peña sem dinheiro e à noite.Sorte encontrarmos 1 motociclista argentino q nos ajudou a encontrar Hotel e 1 bom lugar p/ comer.

Dia 12-06/01/13 Saenz Pena–Foz do Iguaçu 800km

Ultimo dia de Argentina,1a chuvinha nos acompanhou por vários trechos.Apenas 1 problema no parafuso q segura o slider da Versys,q acabou quebrando,mas foi rapidamente solucionado.Qdo for passar por Posadas, ñ entre na cidade,pegue 1a estrada nova,1 desvio q acaba ganhando em torno de 40km e evita passar pela cidade,q é 1 caos,tanto no transito qto de sujeira.Neste dia conhecemos mais 1 motociclista,o Carlos Abraão, q viajava a Argentina com 1a Harley 883.Mto gente boa,nos acompanhou até Foz.

Dia 13-07/01/13 Foz do Iguaçu e P/guai okm

Estávamos em Foz,pq ñ conhecer o Paraguai e fazer 1as comprinhas?Lá fomos nós dar 1a volta,aproveitamos e compramos pneus p/ as motos. 1 absurdo a diferença de preço.O dia foi tranquilo.

Dia 14-08/01/13 Foz do Iguaçu-Mogi Guaçu 1040km

Acordei às 3 da manhã com 1a tempestade absurda.Estava com medo do vento derrubar as motos.A previsão de saída era p/ as 5 da manhã.Dei mais 1 cochilo e,qdo acordei,o Marcio já estava colocando as roupas de chuva.Sem mto pensar,pegamos as motos e saímos.Até Cascavel,foi 1a chuva mto pesada.Encontramos com a motociclista Carla pilotando 1a Super Ténéré 1200.E como pilota.Mto gente boa,sabe e está sempre na estrada.A chuva nos perseguiu até em casa.Foram 1040km de chuva,17 hrs de viagem.Cheguei em casa mto cansado,mas com o prazer do dever cumprido e mto feliz por ter realizado 1 sonho.P/ qm também pretende fazer essa viagem,estou à disposição p/ qlqr dúvida.Gustavo Lemos.

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gustavo_lemos
09-10-13, 19:37
INÍCIO DO RELATO - VIAGEM À ARGENTINA E CHILE - ATACAMA PELO PASO DE JAMA E PASO DE AGUA NEGRA

Dia 1-26/12/12 Mogi Guaçu–Foz do Iguaçu 1.100km

Acordei bem cedo,às 3h30 da manhã,e qm disse q consegui dormir?Estava na ansiedade da viagem.Preparei td e saí ainda à noite.O tempo estava virando p/ chuva.Encontrei c/ o Márcio em Campinas às 5 h e seguimos viagem.Foi td bem tranquilo,as estradas de São Paulo são ótimas,até entrar no P/ná,todas pedagiadas e alg1as em péssimo estado de conservação.Quase nossa viagem já terminou no 1 dia,graças a 1 vacilo meu.1 motorista de 1a Tucson,bem estressado,vinha colando na nossa traseira o tempo td,até q dei passagem p/ ele e voltei pra pista,mas o cara logo deu 1a freada.P/ ñ frear,resolvi passar pelo acostamento e entrar na frente dele,aí q foi o problema,ele havia freado p/ 1a barreira policial.Pronto,o guarda qria recolher minha carta pela ultrapassagem perigosa.Conversa vai,conversa vem,falamos q estávamos indo p/ o Chile e td mais,e ele,mto simpático, só nos disse:"estou vendo q vocês são motociclista e ñ motoqiros,podem seguir sua viagem.Q Deus os acompanhem e,qdo voltarem,passem por aqui p/ tomar 1 café comigo".Aquilo me encheu de orgulho. Seguimos em frente.Em Foz encontramos c/ o Paulo,motociclista de Curitiba q iria nos acompanhar na viagem.

Dia 2-27/12/12 Foz do Iguaçu–Corrientes 650km

Acordamos logo cedo,tomamos café no hotel e partimos.Td mto simples na Aduana Argentina.Já tinha visto q 1a forte frente fria castigava o norte argentino.Ñ deu outra,antes de Posadas,aqle barro vermelho da região fez 1 estrago em td moto e em nossas roupas.Após posadas,c/ 1a forte chuva e vento lateral,a condução estava complicada,mtas arvores tinham caído.Chegamos em Corrientes no final do dia,procuramos Hotel e encontramos o Corrientes Plaza,o mais luxuoso q ficamos durante a viagem.O bom q demos 1 trato nas motocas e nas bagagens,pois ñ tinham condições de levar p/ o quarto.

Dia 3-28/12/12 Corrientes–Salta 850 km

Tomamos 1 bom café da manhã no Hotel,durante o ql conhecemos 2 casais de motociclistas de Joinville.Conversamos 1 pouco e resolvemos seguir viagem juntos.Saímos pensando q iríamos encarar o pampa do inferno,nome sugestivo p/ o calor q faz por lá,mas p/ nossa sorte,com a frente fria,a temperatura estava agradável.Logo na saída da cidade,antes de cruzar a ponte de Corrientes p/ Resistencia,as motos ñ podem rodar na via principal.Eu estava conduzindo o grupo e ñ encontrava saída.Aguardei motos locais passarem e resolvi segui-las.Pronto, lá vem problema.Pegamos 1 barreira policial, os policiais nos informaram q era proibida a circulação de motos naqla via.Eu perguntei o pq de ñ pararem as motos q estavam à nossa frente,e ele me disse q somente motos internacionais ñ podem transitar ali.Já saquei td, o safado qria propina.Qria 100 Pesos em 1 primeira conversa.Conseguimos negociar por 50. Pegamos o dinheiro e fomos entregar p/ ele,q recusou receber e disse p/ colocarmos dentro da guarita,q ele iria parar o transito p/ sairmos.Paulo e Sandro,q estavam com o dinheiro,entraram na guarita e resolveram ñ colocar dinheiro nenhum.Deixaram dentro da jaqta.O policial,achando q o dinheiro já estava lá dentro,nos devolveu os documentos e parou o trânsito p/ seguirmos viagem.Saímos rápido e atravessamos a ponte.Primeiro aprendizado do dia:como passar a perna em 1 policial argentino.O Pampa do inferno é mto cansativo,com retas e mais retas,nunca acaba,e 1 nuvem de borboletas imensa.Elas ficam o tempo todo na estrada e a moto ficou branca de tanta borboleta.Tivemos q limpar os radiadores,pois estavam impedindo a refrigeração.Chegamos em Salta no cair da noite,cidade grande e noite,por experiência própria,parar no primeiro hotel q ver.Fomos entrando e caímos no centro da cidade,com 1 engarrafamento imenso.As motos carregadas,ñ sabíamos p/ onde ir,totalmente exaustos,tivemos q ter nervos de aço e paciência p/ conseguir sair daqla loucura e encontrar 1 hotel.Em 1 posto de abastecimento,encontramos com mais 4 motociclistas Brasileiros.Foi aí q nossa viagem começou a mudar.1 deles nos indicou o paso Água negra p/ retorno,e disse p/ pesquisarmos.Aquilo ficou na minha cabeça e,logo q chegamos ao hotel,fui direto p/ o computador.Mostrei p/ os companheiros e ficamos de decidir em San Pedro de Atacama o retorno.

Dia 4-29/12/12 Salta–Susques 350km

Tomamos café e já estávamos rodando.A idéia inicial era chegar em San Pedro de Atacama,mas como sabíamos q seriam lugares maravilhosos a visitar,e mtas fotos p/ tirar,talvez os planos fossem alterados.Depois da região de Purmamarca,onde fica o Cerro de Las Siete Colores,é necessário fazer o abastecimento em Tilcara na quebrada de Humauaca,pois você ficará sem gasolina.São 40 km de desvio,20 p/ ir e 20 p/ voltar.Já q vai estar lá,aproveite e siga pela rua lateral do posto YPF e vá visitar o sitio arqológico El Pucará,é mto bonito e tem 1a vista maravilhosa p/ o Cerro de Las Siete Colores.Após abastecimento,começou a subida da cordilheira.Subimos bem,sem nenhum problema com a altitude.Neste caminho,encontramos 1 Brasileiro viajando com a família.O carro estava superaqcendo.Ele resolveu abrir o capô e fazer 1 apoio p/ refrigerar.Ajudamos e seguimos viagem.Neste percurso, temos 1a surpresa a cada curva.Assim q a cordilheira termina e o deserto se abre à frente de nossos olhos,a emoção é enorme.Ñ pude conter as lagrimas dentro do capacete.Passamos pelo salar e eu particularmente fiquei impressionado.Lembra do nosso amigo com a família?O capô se soltou ao cruzar com 1 caminhão e estilhaçou o vidro inteiro.Paramos novamente p/ ajudá-lo.Com isso,o dia já estava comprometido.Resolvemos dormir em Susques.A esposa de 1 de nossos amigos apresentou o mal de puna e teve q ser levada p/ o Hospital,em Susques.Aproveitamos p/ dar 1a volta e conhecer melhor a cidade.1a loucura,nunca tinha visto algo parecido.Parecia cenário de cinema:ruas de terra em meio ao deserto;casas de barro;a energia é gerada através de 1 gerador enorme.A igrejinha da cidade é 1 espetáculo à parte,qm for p/ o deserto ñ deixe de conhecer,é surpreendente.O hotel era razoável.Neste dia,ficamos sem comer,passamos apenas com 1 refrigerante e barras de cereal,q nossas esposas deixaram dentro do baú p/ 1a emergência.

Dia 5-30/12/12 Susqs–San Pedro de Atacama 300 km

Começamos a rodar assim q amanheceu,apesar dos conselhos de alguns colegas sobre o frio.Assim q começou a aumentar a altitude,o frio também aumentou.Neste dia,pensei q ia perder as pontas dos dedos,era 1a dor terrível,parecia q estava rasgando.Parava p/ colocar a mão no motor e a dor continuava.Chegamos na aduana argentina p/ dar a saída,td mto rápido e tranquilo.Cruzamos a fronteira e rodamos por mais uns 170 km até San Pedro de Atacama,onde demos entrada no Chile.Também super tranquilo,todos mto educados.Fomos p/ o Hotel reservado antecipadamente.No final deste mesmo dia, resolvemos fazer o Passeio do Valle de La Luna, p/ ver o sol se pôr.É maravilhoso.

Dia 6-31/12/12 San Pedro de Atacama okm

Às 4 da manhã,a van já estava nos pegando p/ ir conhecer os Geyser del Tatio.Mto bacana e interessante.Tomamos café por lá e conhecemos o povoado Machuca.Neste dia,o retorno p/ San Pedro foi em torno do meio dia.Procuramos algo p/ comer e aproveitamos a tarde p/ comprar lembranças p/ a família e descansar,pois à noite seria reveillon.Saímos do Hotel a procura de algum lugar p/ comemorar,mas estava td mto caro e inflacionado devido ao dia.Achamos 1 peqno restaurante com musica ao vivo,onde 1 peruano estava cantando.Passamos a virada neste local.Foi bem diferente do q estávamos acostumados.Depois,saímos pelas ruas p/ admirar os costumes locais e a queima de bonecos.Ficamos impressionados.

Dia 7-01/01/13 San Pedro de Atacama okm

No dia D da viagem,acordamos mais tarde e fomos dar 1a volta pela cidade.Almoçamos,voltamos ao Hotel.Computador na mão e reunião p/ decidir o q iremos fazer,ql o caminho da volta e td mais.Mta discussão p/ entrar em 1 acordo,até q surgiu a ideia e resolvemos conhecer o paso de água negra.Começamos a pesquisar e achamos algumas informações sobre ele:50km de ripio,achei tranquilo,resolvemos pagar p/ ver.Montamos mapas e roteiros dia a dia,td isso em algumas hrs de pesquisa.No final deste mesmo dia,fomos conhecer o Vale da Morte.Mto bonito também.

CONTINUA...

Dolor
10-10-13, 00:40
FC Gustavo_Lemos, essa tua viagem caiu de para quedas, pois estarei saindo dia primeiro de novembro para percorrer o mesmo caminho.

Estou fazendo todas as anotações e qualquer dúvida vou pedir ajuda.

Pra variar esses problemas com alguns maus policiais na Argentina acaba incomodando, mas não tira a alegria da viagem. Agora a coragem de vocês foi grande ao darem o troco no sacana.

Agora, andaram muito em 14 dias, heim?

gustavo_lemos
10-10-13, 09:45
Qualquer duvida estou a disposição, quanto a policia Argentina é sempre na ponte entre Corrientes e Resistencia, a desculpa é sempre a mesma de que não é permitido o transito de motocicletas, vão te pedir 100 dolares, mas sempre acaba em 50 pesos, se conseguir fazer um desvio por fora da ponte seria melhor eu não achei este desvio e fique sempre esperto, pois nestas regiões as motos não podem circular na via expressa somente na local.
Fizemos um verdadeiro enduro, os compromissos não permitiram um tempo maior, quanto a passar a perna na Policia eu não faria novamente foi um acaso, mas ficamos muito apreensivos de sermos parados novamente e ai sim iriamos ter problema, mas acho que a comunicação dos caras não funciona e depois disso, não tivemos mais problema.
Abraço e Boa viagem