PDA

Ver Versão Completa : Dois desafios. Um só objetivo. Conhecer o Brasil de ponta a ponta

Valfrido Filho
10-06-13, 19:55
Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer esta grande iniciativa que é os FAZEDORES DE CHUVA, de nos proporcionar desafios, paixões, amizade e acima de tudo, respeito com nossos companheiros motociclistas. Me sinto honrado em participar e ser um Fazedor de Chuva.

Para nós, o motociclismo está na alma, que por sinal está sempre inquieta, querendo saltar e viver aventuras, realizando sonhos.

Após conhecer os Fazedores de Chuva, através do meu amigo Formigão, fiquei mais inquieto ainda, e não poderia deixar de compartilhar e enriquecer a meu conhecimento com os admiráveis títulos aqui proporcionados e outros que serão criados ao longo do tempo.

Pretendo fazer o desafio CARDEAL e por conseqüência o desafio BANDEIRANTE, pois ambos caminham juntos.

Farei em 3 (três) etapas, sendo a primeira já definida, com o seguinte trajeto:
JAGUARUNA/SC – CURITIBA/PR – CAMPO GRANDE/MS – CUIABÁ/MT – PORTO VELHO/RO – RIO BRANCO/AC – MÂNCIO LIMA/AC( extremo ocidental do Brasil), voltando a Porto Velho;
PORTO VELHO/RO – MANAUS/AM – BOA VISTA/RR – UIRAMUTÃ/RR (extremo setentrional do Brasil), retornando daí para Jaguaruna-SC;

Conforme for, no retorno poderei passar em Goiânia/GO e Brasília/DF, mas isso dependerá do fator tempo.

Previsão de partida no mês de Julho/2013.

Um forte abraço a todos.

Dolor
11-06-13, 11:02
FC Valfrido Filho, os braços estão escancarados para te dar as boas vindas!

17361

Aqui é o ponto de encontro das almas que procuram se aquietar transformando os seus sonhos em realidade. Fazes muito bem em combinar o Cardeal com o Bandeirante FC, lembrando, entretanto, que a passagem pela sede internacional dos FC, em Itajaí, SC, para os abraços de lei, é um prazer que procuramos exercitar, portanto, não deixe de incluir um "pit stop" ou o pernoite, bastando nos informar a data da chegada.

A mesa estará posta!

17362

Parabéns pela coragem desta decisão, que sabemos não ser fácil, até porque o slogan dos FC diz: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...", encerrando nesta simples frase, muitas vezes, um projeto de vida.

Seguramente ao final desta jornada voltarás muito melhor do que quando partiste!

Muito melhor!

Cezar Riva
11-06-13, 14:12
FC Valfrido, conforme o nosso GCFC Dolor já determinou, quando passares por Itajai-SC, a parada é obrigatória.
Aproveito para informar que quando chegares a Roraima a determinação não é diferente e será uma grande alegria recebe-lo em Boa Vista.
Precisando de algo, é só falar.
Boas estradas.

Benicio B
11-06-13, 18:11
Fc Valfrido aqui pelo norte voce não vai morrer de frio hahaha em Manaus estarei esperando me avise que vou te encontrar em Presidente Figueredo vai ser um prazer rodar esses 110 Km e depois ter voce aqui na minha cabana é isso ai ...

Abraço
Benicio B.

Valfrido Filho
11-06-13, 20:51
Nossa, com um apoio deste, até será fácil completar o meu desafio ehehe. Muito obrigado Cezar Riva e Benicio B, com certeza iremos nos conhecer pessoalmente. Quem sabe não vamos juntos ao Palácio do Governo de vossas capitais? E quando passarem por aqui em Jaguaruna/SC, a Cidade das Praias, a parada também é obrigatória, estaremos de braços abertos. Ao grande GCFC Dolor, também o meu muito obrigado. Antes da viajem gostaria de passar aí e comprar alguns "quitutes" para a viagem. Abraço a todos e bons caminhos.

Formigao SFA
13-06-13, 14:25
Estaremos juntos nessa missão que hoje pertence a cinco amigos com a mesma finalidade CFC, BFC e quiçá VFC AP. A idéia do VFC AP é do Walter Raio, membro da Expedição Transamazônica 2013, ainda não definimos fazer esse desafio, mas na minha opinião é uma boa idéia.
Os outros membros dessa expedição/desfafios são João Alano, Milton Omena, eu e Walter Raio.
Que GADU nos acompanhe nessas estradas.
Um abraço enorme aos Fazedores de Chuva.

Benicio B
13-06-13, 21:07
Fc Formigão o bom entre os Fcs é que continuamos a aprender a ser livres, iguais e fraternos estamos aqui essa é a nossa terra e todos são muito bem vindos, vamos nos comunicando,desejo que fiquem sempre com a presença do Grande em seu corações.
Irmãos tres vezes.

Benicio B.

Dolor
13-06-13, 22:00
FC Valfrido, quando quiseres tomar um café na sede internacional dos FC, em Itajaí, bem pertinho aí de ti, é só vires porque a água já está na chaleira.

17462

Quando da nossa passagem por Jaguaruna, cumprindo o desafio VFC, tivemos ótimos momentos, pois além de visitarmos alguns amigos que tem casa aí na praia, visitamos a estação ferroviária, uma pena, como praticamente todas as do nosso estado, desativadas, o museu, enfim, nos adiantamos em te conhecer, porém, não faltarão oportunidades.

Aliás, o convite é extensivo para todos os FC, pois a nossa sede não tem portas para os amigos!

Rua Benjamin Dagnoni, 6047
Bairro Rio do Meio
47 9910 5111
Itajaí, SC

Abraços
Dolor e Angela

Formigao SFA
14-06-13, 09:28
FC Benicio,
Em breve tomaremos um café juntos.

Valfrido Filho
14-06-13, 10:25
Caro GCFC Dolor.

Certamente estarei aí antes da minha viagem para pegar os "quitutes" e principalmente conhecê-lo pessoalmente. A recíproca é verdadeira, minha humilde casa também está de braços abertos para te receber e também todos os FCs do planeta. Jaguaruna é linda, com praias, lagoas e cômoros de areia. Temos quase 38 km de orla marítima para ser explorada. Futuramente postarei algumas fotos.

Estou ansioso pela viagem, deste porte é a primeira (das inúmeras que virão).

Um forte abraço a todos FCs e suas famílias.

Valfrido Filho
24-06-13, 19:02
Olá amigos, começou a brincadeira.
Sábado irei até Chuí-RS, extremo meridional do Brasil, com meu amigo de viagem Adriano, para cumprir o primeiro ponto do desafio Cardeal.
Gostaria de passar aí na sede internacional dos Fazedores de Chuva, mas a chuva (putz) acho que não vai dar trégua essa semana. Tinha me programado para ir na quarta-feira, mas pelas previsões irá chover e assim não conseguirei pegar os adesivos e camisetas. Uma pena.

Um forte abraço.

Dolor
01-07-13, 22:30
FC Valfrido, às vezes tão perto e ao mesmo tempo tão distante, pois teria sido um prazer te receber na Sede Intl dos Fazedores de Chuva, em volta da nossa fogueira da amizade, onde sorrisos sinceros confraternizam com boas taças de vinho!

18135
Marco fronteiriço em Chuí, RS

Espero que já estejas na estrada desafiando o Cardeal Fazedor de Chuva e como dizemos na sua conceituação;

depois duma jornada desta envergadura, não para poucos, mas para raros, tu te sentirás uma pessoa muito, mas muito melhor do que quando partiste, porque a solidão e os obstáculos a serem superados farão com que a vida te seja muito mais leve e feliz.

18136
Afresco (fragmento) de Aldo Locatelli, no Palácio Piratini, RS

E o que busca um Bandeirante Fazedor de Chuva, o desbravador do século XXI?

Sem dúvida, ao visitar todas as capitais e o Distrito Federal, está à procura do ouro presente no companheirismo!

O diamante incrustado nas estradas!

A prata que reluz das amizades feitas!

Essa riqueza só está ao alcance dos que desbravam, dos que têm coragem e dos que têm as Almas Inquietas.

Só assim a riqueza interior, alcançada na solidão do capacete, invade o coração e a alma do Bandeirante Fazedor de Chuva!

Estes são os nossos desejos, finalizando com outro pilar que nos sustenta:

"A vida é curta. Faça o que quiser."

Siga em frente, pratique, busque e volte melhor do que quando partiste!

Aprocheguem-se FC!

Dolor
02-07-13, 00:19
FC Valfrido, nada mais justo do que o teu tópico passar a fazer e a contar histórias no seu lugar devido; Almas Inquietas, já que começaste a aquietar a tua, nos levando juntos.

Parabéns e venha para a Sede Intl dos FC, sim!

Estamos te esperando e não deixe de trazer o pijama.

Valfrido Filho
03-07-13, 01:14
Olá GCFC Dolor.

Pretendo ir na sexta-feira (05/07/2013) até a Sede Internacional dos Fazedores de Chuva.
Estarei por volta das 14:00 hs.
Pode ser?

Abraços

Dolor
04-07-13, 15:43
FC Valfrido, deverei estar de volta na Sede, nesta sexta, por volta das 5 da tarde, pois estaremos indo de manhã à Curitiba esperar o GCFC Elton e Márcia, que vem de SP e a noite teremos um compromisso em Blumenau.

Por que não vens almoçar conosco no sábado?

Isto não quer dizer que não possas vir na sexta, dormir e confraternizamos no sábado.

Seria um grande prazer!
Abs
Dolor
47 9159 8537

Valfrido Filho
04-07-13, 19:58
Olá Dolor.

Marcado então. Sábado estarei aí para almoçar na Sede Internacional dos FCs.
Aproveito a oportunidade para postar a nossa logomarca.

Até sábado.
Abraços!!

18242

Valfrido Filho
07-07-13, 11:41
Olá!!

Tive a oportunidade de visitar a Sede Internacional dos Fazedores de Chuva. Conhecer Dolor e sua esposa Angela seria uma satisfação, tendo em vista que os que conheço sim, mas apenas virtualmente.
Assim como ídolos, GCFC Dolor e Angela exprimem o verdadeiro espírito do motociclismo: respeito e companheirismo. Nada melhor para nós motociclistas, conhecer pessoas que nos apoiam, nos encorajam e sintam o mesmo que nós: o grande prazer em andar de moto.
Lá conheci Elton, Michel e Michelzinho e suas respectivas patroas. Pessoal, foi um prazer em conhecer-lhes.

Dolor e Angela muito obrigado pela hospitalidade e agradeço ainda pelo que fazem ao motociclismo.

Beijos à todos

Segue as fotos da visita à Sede Internacional dos Fazedores de Chuva.
183171831818319

Valfrido Filho
13-07-13, 16:51
Olá!

Tudo pronto!!

Amanhã parto para conhecer os extremos e capitais do nosso Brasil!!

Abraços!!
1858418585

Dolor
14-07-13, 16:23
FC Valfrido, obrigado pela gentileza das tuas palavras e te conhecer, isso sim, foi um enorme prazer e privilégio.

Por favor, mantenha anexado ao teu coração o espirito dos FC e leve-o por todos esses cantos do Brasil, junto com os teus desafios Bandeirante e Cardeal Fazedor de Chuva.

Estamos na tua garupa e ansiosos pelos teus relatos e sentimentos.

Boa viagem e que o espirito dos FC te acompanhe e te proteja.

Valfrido Filho
17-08-13, 02:08
DESAFIO CARDEAL FAZEDOR DE CHUVA
CHUÍ/RS - 01/04

Na busca dos quatro extremos do Brasil, comecei primeiro onde é mais perto de minha cidade: o Chuí-RS. Distante de Jaguaruna-SC aproximadamente 850 Km, fiz no mesmo dia o trajeto. Foi comigo meu companheiro de viagem Adriano Wronski. Ele mora em Tubarão-SC então passou por Jaguaruna-SC às 07:00 hs e fomos rumo ao Chuí-RS.

1983719838

Chegamos lá ás 18:00 hs, já anoitinha. Era sábado, portanto tinha algum movimento.
Nos hospedamos no Bertelli Chuí Hotel. Um hotel muito bom e fica praticamente do lada da entrada para a Barra do Chuí.

19846

Acordamos no Domingo cedo e fomos direto para a Barra do Chuí, onde pisamos no começo do Brasil, pois do outro lado do canal é o Uruguai.

198391984019841

Após gelarmos com a praia fomos até o centro da cidade.

19842

Quem chega em Chuí-RS ao defrontar com a avenida central deve pegar à esquerda e seguir a estrada de terra até o marco oficial da extrema do Brasil. Lá, mesmo estando em péssimo estado, deve sair a foto oficial.
Não sabendo disso, tiramos fotos somente das placas indicativas na entrada da cidade. Mesmo assim comprova a nossa passagem por lá, mas teria sido mais gratificante ter a foto do marco.

1984319844

O meu amigo Adriano.

19845

Antes de sairmos do Chuí, fomos ao Forte São Miguel, no Uruguai.

1984719848

Ao meio dia saímos de Chuí. Como não tocamos à noite, pernoitamos em Camaquã-RS.
Pela manhã retornamos a nossos lares.

1984919850

E assim. o primeiro extremo do Brasil foi conquistado.

Abraços!

Valfrido Filho
27-08-13, 20:16
A PRIMEIRA GRANDE ETAPA

Todos nós temos sonhos e em busca do meu sonho em conhecer os extremos do nosso lindo país, abri mão de muitas coisas. Temos prioridades na vida, tanto é que podia estar bem sentado em minha casa na sala de estar com minha esposa, mas resolvi encarar terra, pedra, água, calor, mosquito, sede. Mas com isso ganhei muitas coisas boa. Conheci pessoas incríveis, com cultura totalmente diferente da minha, muitos “brasis” num mesmo Brasil. Fiz amizades valorosas que guardarei para sempre em minha memória e todos momentos maravilhosos que passei com eles. Encontrei em Feijó-AC os amigos Formigão SFA, da Ilha do Governador-RJ, João Alano e Milton Omena de Maceió-AL e Walter Raio, de Rolândia-PR, pessoas diferentes, com opiniões diferentes, mas apenas com um propósito: conhecer lugares em cima de uma motocicleta. Sem falar meu companheiro de viagem, o Adriano Wronski, que conheço à mais de vinte anos. Uma pessoa extraordinária, um parceiro, amigo fiel, daqueles que existem poucos. Dos amigos novos que conheci primeiramente através das redes sociais, foi o Formigão. Uma pessoa calma e com apreciação do meio ambiente, prova disso as inúmeras fotos que tirou das paisagens por onde passamos. Dizem por lá, que “se um dia der um infarto fulminante no Formigão, ele leva três dias pra morrer” de tão devagar. O João Alano com duas gírias “besta fera” e “calor da bobônia” e muito mais, é de morrer de rir. Milton Omena, o “sabidinho” como diz João Alano, realmente sabe de tudo e ainda traduzia o que João Alano nos falava. Walter Raio é o homem flecha. Rápido, ágil, andadeiro, como seu nome e que por ele, andaríamos dia e noite sem parar e finalmente o Adriano, também homem flecha, mas que não anda a noite. Com eles passei dias surpreendentes, uma aventura sem igual. Todos felizes por estar realizando seus sonhos e se divertindo montados em uma motocicleta. Nada melhor em estar com amigos se divertindo no que mais gostamos. Como diz o bordão “Não tem preço”. O sonho está sendo realizado. Como diz Walt Disney “se posso sonhar, posso realizar”.
Muito obrigado meus companheiros de viagem, por ter me proporcionado momentos de muita alegria. Até breve!

DESAFIO BANDEIRANTE FAZEDOR DE CHUVA
CURITIBA/PR - 01/27
A busca pelo extremos oeste e norte do Brasil, começou na cidade de Tubarão-SC, onde encontrei o Adriano e subimos em direção à Porto Velho-RO. Passamos pelas capitais para cumprir também o Bandeirante Fazedor de Chuva, deixando a capital Florianópolis-SC para outro oportunidade e visitamos primeiro Curitiba-PR.

Palácio Iguaçu - Curitiba-PR
20463

Meu amigo Adriano
204642046520466

Curitiba é a capital do estado do Paraná e tem uma população de 1.746.896 habitantes. Foi fundada em 1693 a partir de um pequeno povoado bandeirante. Bandeirante é o nome certo do nosso desafio. Colonizada por principalmente alemães, poloneses, ucranianos e italianos, a cidade ficou famosa com diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter o crescimento descontrolado e que por isso ficou famosa internacionalmente.
É uma cidade turística e por isso quem passar por lá não esqueça de visitar o Jardim Botânico, a Opera de Arame, o MON – Museu Oscar Niemeyer e a Estrada da Graciosa, além de outros lugares lindos

CAMPO GRANDE/MS - 02/27

Dormimos aquela noite em Curitiba-PR e seguidos pela manhã para Campo Grande-MS, nosso próximo objetivo. Saímos cedinho num frio de 7 graus passando por Ponta Grossa-PR, Londrina-PR e finalmente chegamos em Presidente Eiptácio-SP onde pernoitamos. Conversa vai conversa vem, nos perguntaram se íamos para Bonito-MS, pois a maioria dos motociclistas que passam por ali é porque vai visitar esta cidade linda. Bom, nos convenceram. No dia seguinte rumo a Bonito-MS.
Chegamos em Bonito-MS por volta das 16:00 hs já instruídos pelo amigo Roberto Carlos, do Bodes do Asfalto, que encontramos na hora do almoço. Fomos direto na Agência de Turismo ABN e compramos a Flutuação sobre o Rio Sucuri. O rio Sucuri tem essa nome não porque existe sucuri lá, mas sim porque ele tem muitas curvas e de cima fica parecido com o andar de uma cobra sucuri. Dormimos em Bonito-MS.
Cedinho fomos ao ponto de encontro para a tal Flutuação. É lindo. Depois de imagens incríveis, voltamos à pousada, montamos as motos e fomos rumo à Campo Grande-MS.

20467204682046920470

Perto das 18:00 hs chegamos em Campo Grande-MS. Ela é a capital do estado do Mato Grosso do Sul é possui mais de 805.000 habitantes. Fundada à 113 anos por colonizadores mineiros que vieram aproveitar as pastagens nativas e as águas cristalinas.
Queríamos primeiro ir no Palácio do Governo, para matarmos de vez essa charada. Estamos em um sinal e de repente ao meu lado aparece um rapaz e nos pergunta da onde nós somos, pra onde vamos, etc. eu lhe respondo e fica por isso. No próximo sinal encontro ele de novo e lhe pergunto onde fica o palácio e ele não me entende, aí eu falo, onde fica o governador e ele responde “Ah, a Governadoria?”. Eu digo “é isso mesmo”. Ele diz “vem embora, eu levo vocês lá”. Essa rapaz chama-se José Ricardo Prego, nosso salvador. Apaixonado por motos também tem sonhos como nós. Tirou as fotos pra gente e batemos altos papos em frente a “Governadoria”. Nos indicou a Yamaha, para fazermos a troca do óleo que ficou pro dia seguinte.

Nosso amigo José Ricardo Prego
20471

Governadoria de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS.
2047220473

Valfrido Filho
27-08-13, 22:06
PORTO VELHO/RO - 03/27

Saímos de Campo Grande-MS por volta das 9:00 hs, pois tínhamos que trocar o óleo das motocas e o Adriano disse “vamos cedo”. Dito e feito, quando saímos da Yamaha tinha uma fila atrás de nós. Estávamos atrasados pois nossos amigos iriam chegar mais cedo em Porto Velho-RO, nosso ponto de encontro. Então decidimos passar reto em Cuiabá-MT e tirar a foto do Palácio do Governo na volta.
Pegamos a BR 163. Pensa num aglomerado de caminhões um colado no outro e do lado também. Junta uns asfalto precário com enormes buracos. Agora dobra. Essa é a BR 163, principalmente perto de Rondonópolis. O atraso foi tanto que não conseguimos chegar em Cuiabá-MT e pernoitamos em Jaciara-MT. Chegamos exaustos, sem forças, mas contentes.
Na manhã seguinte chuva, nas cedinho saímos, pois estávamos atrasados. Passamos reto por Cuiabá-MT e chegamos em Vilhena-RO. Mais de 900 km percorridos e cansados ao extremo. Enquanto isso nossos amigos Formigão, João, Milton e Walter chegavam em Porto Velho-RO. Estávamos um dia atrasados, ou seja, naqueles momento, aproximadamente 500 km nos separavam.
Cedo novamente rumo a Porto Velho-RO. Chegamos no destino por volta das 17:00 hs.
Porto Velho é a capital do estado de Rondônia e possui uma população de 442.000 habitantes. Foi fundada pelo empresa Madeira Mamoré Railway Company, em 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Está situada à margem do Rio Madeira e se destaca por ser a capital brasileira com a maior área territorial.
Fomos direto para o Palácio Getúlio Vargas, do Governo do estado de Rondônia. Lá encontramos Fernandinho, motociclista da região, que nos levou até Mad Max, presidente do Anacondas Moto Clube. Estávamos em casa. Tomamos uma cerva e no descolou uma pousada. Conheci o meu amigo de “face” Ronny Papaléguas, um contado que tinha em Porto Velho-RO caso precisasse. Ele nos levou na pousada e nos deu as dicas pro dia seguinte.

Fotos do Palácio Getúlio Vargas, Porto Velho-RO
2050320504

Enquanto estávamos em Porto Velho-RO, nossos 4 amigos estavam em Boa Vista-AC.

RIO BRANCO/AC - 04/27

Na noite em que dormimos em Porto Velho-RO traçamos uma estratégia para alcançar nossos amigos o mais rápido possível. Teríamos que andar 500 km à mais que eles, portanto vem o Adriano de novo com a conversa de sair cedo. Estava certo. Nem tomamos café na pousada. Nossa idéia era passar por Boa Vista-AC, fotografar o Palácio e seguir para Sena Madureira. Provavelmente nossos amigos estariam em Tarauacá-AC e a diferença seria de 260 km. Pois bem. Fomos pra estrada chegando em Boa Vista-AC perto do meio dia. Almoçamos, tiramos fotos do Palácio.

2050520506

Meu amigo Adriano.
20507

Após as fotos, vazamos para Sena Madureira-AC, onde chegamos às 15:00 hs. Abastecemos, consultamos o mapa e decidimos, vamos até Feijó-AC, pois de lá estaríamos à 40 km dos 4 amigos. Estrada ruim, asfalto péssimo, chega em certo momento que estreita e fica uma *****. Quando chegamos em Feijó-AC paramos no posto de gasolina na entrada da cidade. A atendente falou para o Adriano “esteve quase agora aqui 4 motociclistas e um tinha um rabinho de cavalo. Foram pro hotel ali ó”. O hotel fica praticamente ao lado do posto de gasolina e foi indicado por um senhor que encontramos em Sena Madureira-AC e também vinha pra Feijó-AC. O Adriano abasteceu primeiro e enquanto eu abastecia ele foi até o hotel, o qual encontrou as motos de nossos amigos. Abasteci correndo e fui para lá.
O primeiro amigo que encontramos foi Milton Omena tomando aquela cerva. E após foi vindo os outros, João Alano, Walter Raio e Formigão. Foi só alegria. Não sabia se estava mais ansioso com a viagem ou com o encontro de pessoas que só conhecia por foto, mas sabia muito das suas viagens.

20508

Depois de muita conversa, fomos ao centro da cidade comer açaí, junto com o proprietário da Feijó Motopeças que eles conheceram na estrada. Feijó-AC é a capital do açaí, portanto não poderíamos de provar o que a cidade tem de melhor.

20509

E a prova do açaí.
20510

Na manhã seguinte, nos desligamos do Bandeirante Fazedor de Chuva e nos conectamos com o Cardeal Fazedor de Chuva, pois iríamos rumo à Mâncio Lima-AC.
Passamos na Feijó Motopeças e pegamos a estrada.
20511

Dolor
28-08-13, 00:36
FC Valfrido, quase fico sem respiração ao ler, me informar e me divertir com esta verdadeira loucura que estás, estão fazendo.

Impossível descrever alguém tão bem como fizeste com os FC que fazem parte dessa grande jornada. Os que não conheço ainda, posso conjugar o verbo no passado, não os conhecia, pois a partir da precisão cirúrgica ao traçares em poucas palavras o perfil de cada um...bem...só falta o abraço.

Parabéns por esta coragem, determinação e ousadia de desafiares tanto o Bandeirante quanto o Cardeal, coisa de gente grande, escrevendo o teu nome na história do motociclismo do bem, dos bons relacionamentos e preferência pela vida.

Desejo, desde a Sede Intl dos FC, que não tem portas para os seus Fazedores, toda a felicidade do mundo, multiplicada pelos quilômetros a serem percorridos em busca destes sonhos, sintetizados assim no nosso conceito sobre eles:

"Ter o vento passando por todos os poros da face é sentir-se parte do mundo. É sentir-se dono da própria história, mesmo que a velocidade não permita movimentos bruscos, apenas involuntários sorrisos, apenas cuidadosas mãos firmes que desafiam a resistência do vento e do tempo, sobre duas rodas."

Em outras palavras, mas exprimindo muita coragem, nos ensinas como romper com as amarras que nos seguram no cotidiano, nos servindo além de inspiração, como um exemplo a ser seguido.

Todos nós temos sonhos e em busca do meu sonho em conhecer os extremos do nosso lindo país, abri mão de muitas coisas. Temos prioridades na vida, tanto é que podia estar bem sentado em minha casa na sala de estar com minha esposa, mas resolvi encarar terra, pedra, água, calor, mosquito, sede. Mas com isso ganhei muitas coisas boa. Conheci pessoas incríveis, com cultura totalmente diferente da minha, muitos “brasis” num mesmo Brasil. Fiz amizades valorosas que guardarei para sempre em minha memória e todos momentos maravilhosos que passei com eles

Obrigado por esta gentileza e continue nos levando à conhecer um poucos dos "brasis" que formam o nosso Brasil.

Aprocheguem-se FC!

Dolor
28-08-13, 23:27
FC Valfrido, parabéns pelas mais de 1.000 visualizações, o que comprova o sucesso deste teu desafio, cheio de boas vibrações.

20558

Estamos todos "empoleirados" nesta tua aventura e sempre ansiosos por novas notícias!

Boa viagem!

Valfrido Filho
03-09-13, 18:12
É com enorme satisfação que recebo esta notificação de 1.000 visualizações, pois é através dela que aumenta ainda mais a vontade de pegar a estrada e desbravar o nosso imenso Brasil. Fico feliz em saber que muitos estão acompanhando e compartilhando com a minha felicidade de embarcar em aventuras tão distantes, tão desconhecidas, mas no entanto , tão possíveis, assim como o lema dos Fazedores “Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...”.
Muito obrigado meus amigos e especialmente a você GCFC Dolor e sua esposa, pela oportunidade de desafiar a mim mesmo.
Abraços, bem apertados, a todos.

Valfrido Filho
03-09-13, 18:54
Então amanheceu em Feijó-AC. Tomamos aquele café reforçado na Pousada Açaí, fomos ao Feijó Motos Peças e Acessórios e partimos para Mâncio Lima-AC. Nosso desafio agora era o Cardeal FC, pois Mâncio Lima-AC é a última cidade à oeste, no Extremo Ocidental do Brasil. Para mim e para o Adriano era o segundo extremo do Brasil que iríamos conquistar, por que já tínhamos ido para Chuí-RS (Sul). Estávamos entusiasmados em andar com tão renomado motociclistas, como eu sempre dizia “estamos de carona, vocês é quem mandam”. Todos riam mas com muita humildade diziam que “todos tem direito a voto” heheh. Milton Omena e Walter Raio, além das Américas, já rodaram pela Europa inteira, Formigão pelas Américas e Joâo Alano pelo Brasil, éramos nós os novatos querendo aventura.

2083020831

O caminho até Mâncio Lima-AC é razoavelmente bom. Muitos buracos quando sai de Rio Branco-AC, depois melhora. Entre Sena Madureira-AC e Feijó-AC é a parte mais crítica. Pedaços de terra, pedaços com muito buraco e o inacreditável, chega uma hora em que a estrada diminui sua largura, como se não tivesse os acostamentos e a pista contrária. Já Feijó-AC à Mâncio Lima-AC, mais tranqüilo, com buracos em alguns trechos, mas tranqüilo. Almoçamos na estrada, com muitas fotos e muita conversa. Uma maravilha.

208322083320834208352083620837

Fotos que tirei com meu companheiro de foto, Formigão.

2083820839208402084520846

Que lindos!

2084120842

Residência típica do Acre. Uma casa indígena, uma lagoa e gado.20847
20844

Valfrido Filho
03-09-13, 19:20
MÂNCIO LIMA/AC - 02/04

A chegada em Mâncio Lima-AC foi por volta das 17:00 hs. Estávamos ansiosos e quando chegamos foi uma festa. Nos abraçamos e nos cumprimentamos por mais uma etapa vencida. Fizemos a posse para a foto oficial e após, fomos nos deliciar com a cidade. Tomamos água, muita água, sorvetes e caminhamos pela praça principal. Não ficamos muito por ali, pois havia um comentário de febre amarela, então...

MÂNCIO LIMA-ACRE MAIS UM EXTREMO NO BOLSO.

208482084920850208512085220853208542085520856

Fomos dormir em Cruzeiro do Sul-AC. Lá pudemos para e analisar o quando a gente em todos esses dias já tínhamos conquistado. A saudade da família que já havia apertado anteriormente, agora fica mais forte, tendo em vista que já faziam 8 dias fora de casa. Imagina os nossos 4 amigos que estavam quase 1 mês fora de casa.

2085920860208612086220863

Agora nosso pensamente era um só: cruzar a BR 319. A rodovia fantasma. Iríamos voltar a Rio Branco-AC, depois Porto Velho-RO, Humaitá-AM.

Valfrido Filho
04-09-13, 21:56
RUMO À BR 319

Saímos de Cruzeiro do Sul-AC em direção à Rio Branco-AC. Decidimos que dormiríamos em Sena Madureira, mas desceu um “cacau d´água” em Tarauacá-AC e resolvemos dormir em Feijó-AC novamente, na Pousada Açaí. No outro dia rumo a Rio Branco-AC, onde eu e o Adriano iríamos fazer a revisão das motocas. Chegamos e imediatamente levamos as motos para concessionário para já adiantar o serviço. Lavar e revisar geral.
Naquela noite em Rio Branco-AC, fomos recepcionados por amigos motociclistas da cidade, que vieram nos pegar para fazer um tour e conhecer melhor Rio Branco-AC. Provamos o Tacacá. “Um negócio tipo ma sopa de verduras, mas com um mato que deixa a boca da gente dormente”. Tomei, mas não me surpreendi.

209622096420966209672097320974

Após a prova do Tacacá, passeamos em direção ao rio. Passamos por vários pontos turísticos e finalmente chegamos no Museu Velho. Um local esplendido, à beira rio, com barzinhos encantadores e um visual de causar inveja a qualquer cidade. Estávamos a pé, então poderíamos beber à vontade, por isso aproveitamos bastante e rolou muita conversa boa com nossos novos amigos.
Também, entre nós, aproveitamos para nos conhecer melhor e contamos um pro outro um pouco de nossas vidas. Foi maravilhoso o visual, conversa e a amizade.

2097920980209812098220983209842098520988

Os amigos Adriano Wronski, Walter Raio e Formigão, no belo cartão postal.
2098620987

No outro dia, acordamos de ressaca pois a noite anterior foi de muita conversa e acabamos dormindo tarde. Podíamos nos dar a esse luxo pois tínhamos que aguardar a revisão das motocas. Motos prontas partimos à tarde, por volta das 15:00 hs com destino Humaitá-AM. Pernoitamos num hotel antes de Porto Velho-RO. Na manhã seguinte passamos rapidamente em Porto Velho-RO para almoçar e rumo ao nosso destino.

2098920990
20991209922099320994

Balsa antes de Humaitá-AM.
20995

Meu amigo Formigão.
20998

Mais algumas fotos.
2099620997209992100021001

Chegamos em Humaitá-AM por volta das 17:30 hs e fomos nos concentrar, por que no outro dia vinha a BR 319 (Rodovia Fantasma).

Dolor
04-09-13, 22:37
FC Valfrido...sei não...mas estamos pensando cá com os nossos botões em acrescentar mais umas coordenadas para validar de verdade o Cardeal FC, pois com 50% já desafiado...hummmm...acho que vamos incluir um sudoeste, noroeste entre outros pontos para te manter na estrada por mais tempo.

Muito bom poder te acompanhar, conhecer e vibrar com o teu desafio Valente e ainda bem que por enquanto temos 26 capitais mais o DF, correndo o risco de acrescermos mais uns oito estados no Bandeirante FC.

Como vês, te queremos na estrada!

Viaje em paz e aproveite cada quilômetro, que está pavimentado com a realização dos teus sonhos!

Estamos na torcida!

Valfrido Filho
09-09-13, 18:58
A NOITE QUE ANTECEDE O ATO.

A BR 319 liga Porto Velho-RO à Manaus-AM e tem a extensão de 884 Km. Ela foi inaugurada em 1973 e foi feita para a colonização da Amazônia. Anos depois ficou abandonada, ou seja, intransitável, e a maneira de se chegar em Manaus-AM é por barco, Balças, etc. ou de avião. Em 2005, o governo federal anunciou a recuperação da BR 319, iniciando as obras apenas em 2008. Mas devido a muitos “contratempos” a obra está apenas no início, na cidade de Humaitá-AM até a cidade de Realidade-AM. Após isso, são quase 400 Km sem nenhuma máquina. Continua alguma obra na cidade de Careiro-AM.

Estávamos em Humaitá-AM, o “Sexteto super fantástico”, Formigão, João Alano, Milton Omena, Walter Raio, Adriano Wronski e eu. Quando imaginei o Cardeal e Bandeirante Fazedor de Chuva, estava ciente que a parte mais difícil desta empreitada, era atravessar a BR 319 (Rodovia Fantasma) e, o caminho de Boa Vista-RR até Uiramutã-RR. Estava certo. Nesta noite até antes do amanhecer, foram muitos os pensamentos. O que iríamos enfrentar na manhã seguinte? Será que as coordenadas, quilometragens e pontos que na teoria estavam a nossa disposição, estariam lá? Não haveria nenhuma queda? Vai chover? Se chovesse estaríamos em maus lençóis, pois resolvemos ir com os pneus originais nas motos. Passaríamos fome? Sede? Nenhuma resposta, mas a certeza de que juntos iríamos conseguir atravessar esses quase 700 quilômetros de pura adrenalina. Estávamos preparados para tudo, podendo vir o que for, estaremos firmes e fortes na capital Manaus-AM em 3 (três) dias.

Valfrido Filho
09-09-13, 22:46
BR 319 (Rodovia Fantasma) – 1º DIA

No primeiro dia, a ansiedade é bem mais forte. Era sábado e não precisaríamos sair tão cedo, pois naquele dia, iríamos andar 197 Km. Seria 100 Km até Realidade-AM, onde abastecíamos as motos e os galões reservas e tocaríamos 97Km até a “Fazenda dos Catarinas”, ponto onde achávamos que iríamos dormir.
No começo, entre Humaitá-AM e Realidade-AM, o exército brasileiro está recuperando a estrada, portando terraplanagem, terra solta, andamos no meio de máquinas e caminhões, sempre com muita atenção, até a placa indicativa do começo da aventura.
215712157221573

A partir desta placa não sabíamos o que iríamos encontrar, mas estávamos com coragem para enfrentar. A estrada estava ótima, com a mata entrando nela, mas ótima. Pensava “a se fosse tudo assim”, mas sabia que não era. Logo viria os obstáculos, os buracos, talvez a lama, a sede e fome. Mas a fome maior era de cumprir o desafio com mérito. Chegar ao objetivo são e salvos, com a felicidade que nos acompanhava e união de todos.

Realidade-AM
2157421575

E continua...
2157621577215782157921580215812158221583

Aqui sabíamos que estávamos chegando. Um posto de gasolina abandonado. O nosso guia Walter Raio avisou: “Faltam uns 20 km para a fazenda dos Catarina”. Ele e Milton Omena, tinham as coordenadas e localização de cada ponto
21584

Quando deparamos com gado na estrada, paramos e fomos verificar os dados, para certificarmos que tínhamos chego. Avistamos algumas casas e olhando mais para frente visualizamos a porteira que sabíamos qual era, pois tínhamos visto pela internet: “Ali é a entrada da Fazenda dos Catarinas”. Walter confirma dizendo que a local confere.
21585

Enfim chegamos na “Fazenda dos Catarinas” e fomos bem recebidos. Prontamente o “Catarina” nos mostrou nossa acomodação. Uma escola. Tiramos as carteiras e tínhamos que aproveitar o dia para colocar os cochões. Tomamos muita água, pois o calor não dá trégua.

2156521566215672156821569

Mais tarde a esposa do “Catarina” nos fez um belo jantar. Comemos e jogamos conversa fora. Nos explicou sobre a mata, quais seus perigos.
21570

Então fomos dormir. Nos prepararmos para o segundo dia.

Valfrido Filho
15-10-13, 21:30
BR 319 (Rodovia Fantasma) – 2º DIA

Após o susto do primeiro dia, estávamos bem mais tranqüilos. Cedo os “catarinas” nos serviram um belo café, arrecadamos um valor para cobrir suas despesas e posteriormente, tiramos a foto da despedida.
27358

Todos prontos, partimos para 243 Km até a Pousada de “Dona Mocinha” . Este trecho de estrada, talvez é o mais difícil da travessia. Uma quilometragem alta para até chegar no ponto de conforto, ou seja, não precisar dormir em qualquer torre da Embratel. Alguns aventureiros tinham nos contado histórias das mais cavernosas, deixando em nós alguma apreensão. A medida em que andamos, vimos que não era bem assim. Uma paisagem de mata exuberante, com muitos pássaros, água e diversos outros animais. Encontrávamos de vez em quando, algumas “casinhas” de índios que pareciam abandonadas, mas quando adentrávamos, víamos que a pouco tinha gente por ali. Resto de fogo, talvez preparavam ali alimentos ou era o “abatedouro” de animais. Numa dessas tinha até uma cueca pendurada. É a civilização.
273592736027361

Almoço.
27362
273652736627367273712737227373273742737527377

A tocada era a seguinte: 1º, 2º e ás vezes 3º marcha. Pelo cálculo que tinha feito no dia anterior, a cada uma hora, andávamos 25 Km. Então fiz a conta: 243 dividido por 25 é igual à 9,72, ou seja, andaríamos mais de 9 horas, além das paradas para descanso até chegar ao objetivo.
Parecia um eternidade. As 15:00 hs, numa de nossas paradas para descanso, perguntei ao Walter “quantos Km ainda falta?”. Ele me respondeu: “75”. Então fiz as contas novamente: 75 dividido por 25 é igual à 3. Faltava 3 horas ainda. Eu estava exausto. Todos estavam exaustos.

2737927380

Mas tínhamos que continuar e a noite viria e ninguém queria dormir no meio da selva. Mais pontes, mais buracos, mais poeira, mais sede e finalmente, antes do horário previsto, chegamos em Igapó-Açu, na Pousada da Dona Mocinha para um merecido descanso.

273832738427385

2738627387

A noite foi tranquilíssima. Dormimos em quartos com camas e tinha até chuveiro e banheiro. Divino. Dois dias sem ver uma cama e um banho, estávamos no paraíso. Jantamos, tomamos água gelada, coisa rara.
O chuveiro pinga-pinga com água marrom e com cheiro estranho. O banheiro nem vou comentar. Mas estávamos bem acomodados.

27389273902739127392

Valfrido Filho
15-10-13, 22:12
BR 319 (Rodovia Fantasma) – 3º DIA

Amanheceu com aquela cerração e como diz o ditado “cerração baixa, sol que racha”. Café da manhã não tinha, apenas uma garrafa à disposição, então nossas “merendinhas” e bolachas recheadas entraram em ação.
Hoje o dia seria tranqüilo, pois seriam 300 km, sendo destes, 150 Km de asfalto, 100 Km sendo pavimentado e 50 Km péssimo, então o saldo seria positivo.
Atravessamos a balsa do Rio Aguapó e seguimos em direção à Manaus-AM.

2739327394

Tiramos a foto da despedida com o Seu Raimundo (marido de Dona Mocinha) e partimos.
2739527396273972739827399274002740127402

Enfim, Manaus-AM
2740327404274052740627407

Valfrido Filho
15-10-13, 22:32
MANAUS/AM - 05/27

Quando descemos da balsa, fomos direto ao Palácio do Governo do Estado de Amazonas, pois queríamos tirar a voto, para o desafio Bandeirante Fazedor de Chuva.
Primeiro no centro administrativo e posterior no próprio palácio.
Após fotos, Ramayana, amigo motociclista nos conduziu ao Hotel onde iríamos dormir.

2740827409274102741127412

Valfrido Filho
27-01-15, 09:26
BOA VISTA/RR 06/27

Após um merecido descanso em Manaus-AM, partimos cedo para mais uma capital: Boa Vista-RR. Pegamos a estrada com a sensação de vitória, pois passar pela BR 319 (Rodovia Fantasma) é uma experiência inexplicável. Os desafios enfrentados são muitos, mas o gostinho da conquista faz tudo valer a pena. No caminho para Boa Vista-RR, não podíamos deixar de parar e fotografar o Marco da Linha do Equador.

4763347634

Chegamos em Boa Vista-RR, já era quase escuro. Mesmo sendo a distância entre Manaus-AM e Boa Vista-RR pequena, aproveitamos bem a viagem, apreciando a paisagem e ainda ajudamos um motociclista com a corrente arrebentada de sua moto. O pior viria no outro dia. Portanto fomos dormir cedo.

4763547636

Valfrido Filho
27-01-15, 09:46
UIRAMUTÂ-RR - 03/04

Nosso penúltimo destino da viagem. O Extremo Setentrional do Brasil está localizado no Monte Caburaí, no Estado de Roraima. A última cidade no extremo norte do Brasil é Uiramutã-RR e é esta que iríamos visitar. Acordamos cedo, partindo às 5:00 hs. Pegaríamos 120 km de asfalto e mais 150 km de estrada de terra. Na parte inicial tudo tranquilo, pois o asfalto é bom, mas a parte divertida estaria por vir, quando pegamos a estrada de terra. Logo no começo tem um barzinho onde compramos gasolina, para alguma necessidade. Às 14:00 hs chegamos em Uiramutã-RR. A emoção tomou conta é claro, pois é o nosso terceiro ponto extremo do Brasil visitado. Meu sonho de adolescente está sendo ali concretizado. É claro que naquela época era Iapoque-AM o ponto extremo do Brasil e eu imaginava em visitar de carro ou avião, mas nunca imaginaria que seria numa motocicleta e ainda com meu parceiro, amigos há mais de vinte anos. Feliz demais. Retornamos ao hotel e chegamos pro volta das 22:00 hs, com o sentimento do dever cumprimento.

476374763847639[/ATTACH]47641476424764347644476454764647647

Valfrido Filho
27-01-15, 10:07
VOLTA PRA CASA

Como diz meu amigo Adriano "viajar é muito bom, mas voltar pra casa é bom demais". Então saímos de Boa Vista-RR em direção à Manaus-AM, onde pegaríamos um barco até Humaitá-AM, navegando pelo Rio Madeira. E assim fomos, dormimos em Presidente Figueiredo-AM e na manhã seguinte, nosso amigo Ramayana nos indicou uma balsa/barco onde embarcamos e seguimos Rio Madeira acima. Após 4 dias de viajem chegamos ao nosso destino às 5:00 hs e imediatamente partimos para Porto Velho-RO, onde iríamos lavar as motos e trocar os pneus.

47648476494765047651476524765347654476554765647657 476584765947660

Formigao SFA
27-01-15, 13:05
FC Valfrido, é muito boa a lembrança dessa viagem. Viajei novamente com as fotos postadas. Grande abraço irmão.

Valfrido Filho
27-01-15, 18:59
FC Formigão, essa viagem tem a sua assinatura. Você que provocou tudo isso quando postou a "Expedição Transamazônica 2013" e nos deixou com água na boca. Obrigado por tudo. Um forte abraço! :D

Valfrido Filho
27-01-15, 19:08
CUIABÁ/MT - 07/27

Quando subimos para Porto Velho-RO no começo da viagem, optamos em não passar em Cuiabá-MT, pois já estávamos atrasados para encontrar nossos 4 parceiros que nos esperavam. Atrasamos por passar em Bonito-MS, que foi uma experiência muito gratificante, mas os amigos Formigão, João Alano, Walter Raio e Milton Omena nos aguardavam.
Com isso na volta passamos em Cuiabá-MT, para registrada o Desafio Bandeirante.

4770147702

Valfrido Filho
27-01-15, 19:27
PRA CASA

Depois de 27 dias e 13.861 km, estávamos em casa. Um viagem inesquecível. Primeiro, pelo teor, pelo sonho de conhecer "os nossos Brazis" que de tão imenso, nos fascina e nos acolhe. Em todos os lugares que passávamos, sempre tinha alguém que estava disposto a nos acolher, nos orientar e ajudar, tanto em localização, quanto em pontos turísticos. Um Brasil que eu não conhecia, pois sempre que viajava, era de avião e você não conhece realmente como essas pessoas vivem, quais seus costumes, suas tradições, em que condições estão vivendo. Percorrendo cada quilômetro, pudemos ver o que é o nosso Brasil, esse tão amado gigante, que às vezes nos decepciona, mas nunca pela sua beleza ou pelo seu povo acolhedor. Segundo pela amizade conquistada, coisa de irmãos. Um agradecimento especial aos novos amigos que conhecemos e nos aceitaram, nossos companheiros de viagem que encontramos em Feijó-AC , os amigos Formigão, João Alano, Walter Raio e Milton Omena, já citados no começo dessa viagem. Um exemplo de companheirismo e amizade sem igual. Pra sempre. Ao amigo José Ricardo Prego e tantos outros que nos auxiliaram nas estradas. O nosso MUITO OBRIGADO. E agora, falando por mim, um agradecimento ao meu companheiro de viagem Adriano Wronski, pela sua paciência. Obrigado irmão.

477034770447705

Valfrido Filho
29-01-15, 20:04
SALVADOR/BA - 08/27

Após o Natal, saí em busca de novas capitais, para cumprir o Desafio Bandeirante. A primeira foi Salvador-BA.

[/ATTACH]47793477944779547796

Valfrido Filho
29-01-15, 20:11
ARACAJÚ/SE - 09/27

A segunda capital me surpreendi. Uma belíssima cidade, uma orla lindíssima.

47797477984779947800

Valfrido Filho
29-01-15, 20:16
MACEIÓ/AL - 10/27

Subindo o Brasil, a próxima capital visitada foi Maceió-Al. Neste pernoitei na Pousada Cais do Porto, na Beira Mar do nosso amigo Franklin. Também não conhecia Maceió e fiquei com muita vontade de passar alguns dias aqui. Voltarei com mais tempo.

478014780247804

Valfrido Filho
29-01-15, 20:24
RECIFE/PE - 11/27

Recife-PE foi só felicidade. Encontrei o meu amigo João Alano, companheiro da primeira viagem que fizemos para o norte do Brasil. Lhe dei aquele abraço apertado e fomos fazer alguns "reparos" em minha moto. Me acolheu em sua casa, mas antes de chegarmos, também estava na cidade o Manga (Abilio Mangueira) amigo de João Alano e amigo virtual meu. Saiu do virtual para o real. Manga também é um fazedor de chuva e estava se preparando para fazer o Valente no estado do Piauí. No outro dia Manga sai cedo e eu passei a manhã com o João Alano. Fui na Yamaha pegar minha moto, passei no palácio e após almoçarmos juntos, parti para a estrada. Obrigado João Alano e sua esposa pela acolhida. Abraço!!

4780547806

Valfrido Filho
29-01-15, 20:29
JOÃO PESSOA/PB - 12/27

Após um ótimo descanso, subindo o Brasil cheguei na capital João Pessoa-PB. Esta seria mais uma em especial, pois aqui eu encerraria o Cardeal Fazedor de Chuva.

478074780847809

Valfrido Filho
29-01-15, 20:39
PONTA DOS SEIXAS/PB - 04/04

Essa uma emoção. Meu sonho de adolescente sendo concretizado aqui. Sempre sonhei em conhecer os pontos extremos do Brasil. Naquela época (não sou tão velho assim) era Iapoque-AM o extremo Norte, e hoje Uiramutã-RR. Imaginava em conhecer os extremos, mas de avião ou até de carro. Não imaginava que seria em cima de uma motocicleta, rodando desde casa até ao destino. Primeiro visitei ChuÍ-RS(Sul), depois Mâncio Lima-AC(oeste), após Uiramutã-RR(Norte) e agora Ponta dos Seixas. Tirando o marco do Cabo Branco, onde simboliza o extremo, confesso que na ponta do Brasil, pelo lado Leste fiquei um pouco decepcionado. Muita sujeira à beira-mar. Mas me tornei um CARDEAL FAZEDOR DE CHUVA. Muito feliz. Obrigado à todos que me auxiliaram e aos meus amigos de estrada, meus companheiros, parceiros e irmãos.

47810478114781247813

Valfrido Filho
29-01-15, 20:43
NATAL/RN - 13/27

E por último e não menos importante, a querida Natal-RN. Cidade bela que com certeza passarei aqui novamente para ficar alguns dias.

478144781547816

Formigao SFA
29-01-15, 20:56
Parabéns pelo Cardeal FC conquistado.

Grande abraço do irmão carioca.

Valfrido Filho
29-01-15, 21:25
Obrigado amigão!!

Você faz parte desta conquista. Agradeço a oportunidade de viajar com você.
Um forte abraço!!

Valfrido Filho
05-02-15, 09:25
FLORIANÓPOLIS/SC - 14/27

Já visitei também a capital do meu Estado. Quando da visita do meu Formigão em Florianópolis-SC, tive a honra de acompanhá-lo até o Palácio do Estado e já aproveitei para cumprir o Desafio Bandeirante.

4814148142

Valfrido Filho
05-02-15, 09:35
RESUMO DA ÓPERA

Até o momento, a situação está a seguinte:

DESAFIO CARDEAL FAZEDOR DE CHUVA - CUMPRIDO
Já visitei os 4 cantos do nosso Brasil.

1 - CHUÍ-RS
2 - MÂNCIO LIMA-AC
3 - UIRAMUTÃ-RR
4 - PONTA DOS SEIXAS-PB

DESAFIO BANDEIRANTE FAZEDOR DE CHUVA - PARCIAL

1 - CURITIBA-PR
2 - CAMPO GRANDE-MS
3 - CUIABÁ-MT
4 - PORTO VELHO-RO
5 - RIO BRANCO-AC
6 - MANAUS-AM
7 - BOA VISTA-RR
8 - FLORIANÓPOLIS-SC
9 - SALVADOR-BA
10 - ARACAJU-SE
11 - MACEIÓ-AL
12 - RECIFE-PE
13 - JOÃO PESSOA-PB
14 - NATAL-RN

Portanto, está faltando ainda 12 capitais e mais o Distrito Federal.
Esse ano provavelmente termina.

No entanto, estou fazendo novos desafios que em breve serão postados.

Um forte abraço à todos.

Gilmar Dessaune
09-02-15, 18:13
Boa noite Cardeal Fazedor de Chuva Valfrido Filho,

Emocionante e extremamente motivador seu tópico já tendo cumprido o desafio Cardeal FC.

Parabenizar é pouco, pois enfrentar as estradas para atingir o 4 pontos extremos do país de moto é para poucos, você agora faz parte de um seleto e ousado grupo de malucões, doidões que se embrenharam por asfalto, lama, terra e até dentro d´água esteve para chegar a um marco de sua vida completando seu sonho. Nem de avião nem de carro, MUUUUUITO melhor > de moto. E quantas almas inquietas e de alto nível tivestes rodando contigo hein!!!! Só top de linha.

Agora, considerando a proeza já realizada, falta pouco para o Bandeirante e para as surpresas que nos prometeu revelar, atiçou ainda mais a curiosidade, rsss.

Um dos pontos altos de seus posts é a imensa felicidade estampada em seu rosto ao fazer as fotos, isso realmente não tem preço: você fazer e curtir muito o que está fazendo. Show!!!

Vamos tratar de colocar os devidos créditos no seu tópico e ficamos na expectativa de sua certificação na Sede Internacional dos Fazedores de Chuva.

Parabéns pela ousada conquista, você mandou bem demais.

Forte abraço.

48248

Valfrido Filho
09-02-15, 21:51
Boa noite Gilmar

Pra mim foi realmente uma emoção muito grande e só não foi maior, por que meu parceiro de viagem Adriano Wronski não estava comigo nessa última empreitada. Mas esse ano iremos juntos cumprir o desafio dele.

Andei com muitos "desajustados" mesmos heheh Gilmar. Gente de primeira linha, onde aprendi muito com eles e levo no meu coração todos. Parte dessa vitória devo à eles.

O Bandeirante falta menos da metade, mas o Rodoviário, que ainda não descrevi, teoricamente já está na mão.
O Valente em Santa Catarina, já fiz também uma parte heheh

Aguarde notícias dessa alma inquieta demais.

Um forte abraço.

Gilmar Dessaune
20-02-15, 10:14
Bom dia CFC Valfrido Filho,

Por favor, nos informe os dados a seguir:

- qual moto usou em todo ou na maior parte do desafio: marca, modelo, ano e cor?
- quantos km rodou para cumprir o Cardeal FC?

Precisamos desses dados para constar no certificado.

Antecipadamente agradeço.

Abração.

Valfrido Filho
03-03-15, 17:41
Olá Gilmar.

A moto usada foi uma YAMAHA XT 660R, 2013, de cor Branco.
Foram rodados um total de 23.631 Km.

Essa quilometragem foi ida e volta, de Jaguaruna-SC, onde moro.
Teve também 4 dias navegando o Rio Madeira, que não entrou na conta.

Abraço.

Valfrido Filho
25-04-15, 23:51
Nos preparativos para o mês de junho próximo, fazer mais capitais.
De quebra vou conhecer a Ilha de Marajó e também a cidade do Oiapoque-AP.
Sim, ele não é um extremo do Brasil, e já fiz o Uiramutã-RR.
Mas, se vou a Macapá-AP, não custa andar mais 500 quilômetros e visitá-lo.
A programação é sair em 13/06/2015. Carreira solo.

Gilmar Dessaune
08-05-15, 20:19
Boa noite CFC Valfrido Filho,

Tá chegando a horaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Abração.

Valfrido Filho
17-07-15, 11:34
Olá amigos

Não tive condições de viajar em junho devido ao trabalho, mas, final de agosto irei para mais uma aventura!!

Abraço aos FC's

Formigao SFA
18-07-15, 11:26
Te espero no Rio, se é que passas por aqui.

Gilmar Dessaune
20-07-15, 22:09
Boa noite FC Valfrido Filho,

Eu penso que nada é por acaso, então é recolher as armas e aguardar o momento certo de voltar ao combate.

Da mesma forma que disse o RFC, CFC e VFC Formigão, ao passar pelo ES não deixe de nos contactar para ir ao Palácio Anchieta.

Abração.

Valfrido Filho
21-07-15, 10:39
Olá

Amigo Gilmar, passaremos por ES sim.
Por isso lhe pedi aquela relação para ter os contatos.
Lhe aviso quando estiver próximo.

Amigo Formigão, tomara que de certo.

Um forte abraço!!

Gilmar Dessaune
21-07-15, 12:00
Bom dia FC Valfrido Filho,

Infelizmente não consegui a relação, mas tenho alguns contatos que podemos acessar via Facebook.

Abração.

Valfrido Filho
21-07-15, 15:45
Boa tarde Gilmar.

Então "fica a dica" para fazermos uma relação, onde se eu estiver em alguma cidade e estiver perdido, contactar algum fazedor de chuva para o socorro, assim como no Brazil Ride's.

Abração

Valfrido Filho
19-12-15, 11:19
BELO HORIZONTE/MG - 15/27

Na subida para percorrer toda a BR 230, passei pela capital mineira para cumprir o Desafio Bandeirante Fazedor de Chuva. Lá fui recepcionado pelo meu amigo Sergio Vaz de Melo, que com imensa cortesia, fomos para sua casa, onde sua mâe Marli nos fez um belo jantar a "mineira".

6690066901669026690966910

Valfrido Filho
04-01-16, 22:04
VITÓRIA/ES - 16/27

Subindo o Brasil para fazer o Rodoviário Fazedor de Chuva BR 230 Transamazônica, fomos visitando amigos, fazendo novos e conhecendo lugares maravilhosos. Para cumprir o Bandeirante Fazedor de Chuva, passamos em Vitória/ES e tiramos a foto correspondente.

68601686026860368604

Gilmar Dessaune
04-01-16, 22:21
Em Vitória esse é o Palácio Anchieta, sede do Governo do ES.

Valfrido Filho
16-07-16, 11:03
Bom dia amigos

Não vejo a hora de pegar a estrada novamente. Ainda mais acompanhando o site, com todos esses relatos.
Meu sonho é terminar o Bandeirante Fazedor de Chuva este ano. Tomara que dê certo.

RESUMO DA ÓPERA

Até o momento, a situação está a seguinte:

DESAFIO CARDEAL FAZEDOR DE CHUVA - CUMPRIDO
Já visitei os 4 cantos do nosso Brasil.

1 - CHUÍ-RS
2 - MÂNCIO LIMA-AC
3 - UIRAMUTÃ-RR
4 - PONTA DOS SEIXAS-PB

DESAFIO BANDEIRANTE FAZEDOR DE CHUVA - PARCIAL

1 - CURITIBA/PR
2 - CAMPO GRANDE/MS
3 - CUIABÁ/MT
4 - PORTO VELHO/RO
5 - RIO BRANCO/AC
6 - MANAUS/AM
7 - BOA VISTA/RR
8 - FLORIANÓPOLIS/SC
9 - SALVADOR/BA
10 - ARACAJU/SE
11 - MACEIÓ/AL
12 - RECIFE/PE
13 - JOÃO PESSOA/PB
14 - NATAL/RN
15 - BELO HORIZONTE/MG
16 – VITÓRIA/ES

Portanto, está faltando ainda 10 capitais e mais o Distrito Federal.

Um forte abraço a todos.

Formigao SFA
16-07-16, 11:16
Bom dia, meu amigo!

O CFC foi terminado, falta o BFC, não eh isso?

Corrija o post.

Aguardado sua passagem pelo Rio, com direito a um dia de convívio no SFA e torcendo por você.

Valfrido Filho
16-07-16, 11:29
Bom dia amigão

Estava ainda dormindo kkkkkkk
Obrigado por me corrigir.

Se der tudo certo em Setembro estarei visitando o SFA, se você estiver disponível.

Vejo que já está chegando a 400 cidades hein. Que coisa linda.

abração meu amigo.

Formigao SFA
16-07-16, 12:44
Bom dia amigão

Estava ainda dormindo kkkkkkk
Obrigado por me corrigir.

Se der tudo certo em Setembro estarei visitando o SFA, se você estiver disponível.

Vejo que já está chegando a 400 cidades hein. Que coisa linda.

abração meu amigo.

Valfrido CFC, sempre disponível para os amigos e motociclistas em viagem.

Inicio no próximo dia 20 o passeio de férias deste ano. Para iniciar esse passeio, vou participar do Moto Week de Brasília, fico na cidade por dois ou três e depois saio sem destino por Goias e Minas.

79888

Formigao SFA
28-10-16, 23:58
Grande Valfrido,

Aguardando as postagens da última viagem.

Valfrido Filho
30-10-16, 21:26
Irmão Formigão

Estava eu aqui neste momento separando as fotos do primeiro dia para começar a postar e quando entro no site dos fazedores para escrever o primeiro post, vejo a sua mensagem kkkkkkk.

Coisa de irmão mesmo.

Já vamos começar

um forte abraço!

Valfrido Filho
30-10-16, 22:15
Olá amigos.

No mês de setembro fiz uma longa viagem para terminar os desafios BANDEIRANTE FAZEDOR DE CHUVA, RODOVIÁRIO FAZEDOR DE CHUVA BR 116, RODOVIÁRIO FAZEDOR DE CHUVA BR 153 e cumprir um novo desafio, o VALENTE FAZEDOR DE CHUVA. Foi uma viagem de grande monta, pelo menos pra mim, pois necessitei de vários dias, mas, com a compreensão de minha família e a ajuda de meus amigos consegui completar totalmente todos os objetivos previamente relacionados no meu roteiro. Normalmente viajo sozinho, porém tive por 11 dias tive a imensa satisfação da companhia de um grande motociclista, amigo e irmão Bruno Rindley, de São José do Rio Preto/SP. Foram 33 dias e 13.536,70 quilômetros de plena felicidade. Conto a vocês fazedores de chuva, essa grande aventura.

Um forte abraço!

Gilmar Dessaune
31-10-16, 00:49
Já na expectativa pelas fotos e narrativas... vrummmmmmmm

Formigao SFA
31-10-16, 09:37
Registros de sua passagem pelo Rio de Janeiro.

86859 86860 86861 86862

Gilmar Dessaune
01-11-16, 23:46
O texto e fotos abaixo são de autoria do CFC e RFC Valfrido Filho que está com problemas para postar:

"Desta minha viagem de Setembro, o Rio de Janeiro foi a primeira capital visitada. Foi muito especial, pois fiquei hospedado por um final de semana na casa do meu irmão Formigão SFA, governador da governança da Ilha do Governador e de sua mulher Nilmara. Não preciso aqui descrever a hospitalidade do casal, pois esses meus amigos são espetaculares. Conheci Formigão em 2013, na minha primeira viagem, o qual me permitiu acompanha-lo junto com mais 3 amigos na Expedição Transamazônica 2013. De lá pra cá nos encontramos quase que anualmente, recebendo dele os ensinamentos de um verdadeiro motociclista.
Cheguei em sua casa no sábado e fomos para uma confraternização de moto clubes, regado a rock in roll e muita conversa boa. Após, fomos para uma praça com food truck, tomamos mais umas e partimos para descansar os cadáveres. Chegando em sua casa ficamos conversando até de madrugada. Conheci a querida Nilmara, sua mulher.
No domingo após o almoço, fomos visitar o Palácio Guanabara, para cumprir o desafio Bandeirante. Ele foi de Bolevar e eu com sua Ténéré de guerra. Imaginem que honra estar visitando o palácio na companhia de grandes amigos. Não tem preço.
Depois de um final de semana de muitas risadas, conversas e aprendizado, segunda-feira rumei para Fortaleza/CE, através da BR 116.

Agradeço de coração aos meus amigos Formigão e Nilmara pela pousada e amizade sincera."
CFC e RFC Valfrido Filho
8700087001870028700387004870058700687007

Valfrido Filho
03-11-16, 21:54
FORTALEZA/CE - 18/27

Na busca do Bandeirante Fazedor de Chuva, fiz um tiro direto do Rio de Janeiro até Fortaleza. E foi muito especial cumprir a capital do Ceará com um novo amigo, antes virtual e agora real. Meu amigo Luiz Almeida, foi um ótimo anfitrião, me levando na prefeitura, no palácio do governo, e, percorreu comigo, os últimos metros da Rodovia BR 116. Fiquei muito feliz em fazer essa nova amizade e de quebra, recebi um livro de sua autoria, o qual estou quase terminando.

873488735087754

Formigao SFA
03-11-16, 22:33
Grande Valfrido,

Estava eu ficando envergonhado de tanto explorar a sua recepção em Jaguaruna, foi a minha vez de dar a forra e digo mais, adoramos a sua visita, pode voltar, pois já estamos com saudades daquele papo invadindo a madrugada. Vem fazer o VFC RJ que a estada está garantida.

Valfrido Filho
09-11-16, 13:57
TERESINA/PI - 19/27

Saindo de Fortaleza, minha próxima parada seria Teresina. Então foi o que fiz, pegando a BR 222, agora sem o compromisso de fotografar as placas e as divisas de estado para cumprir um desafio rodoviário como fiz até Fortaleza.
Então, na capital de Piauí, sem GPS, achei fácil o Palácio Karnak para cumprir o desafio Bandeirante.

Um forte abraço

87747

Valfrido Filho
11-12-16, 19:33
SÃO LUIS/MA - 20/27

Num belo domingo, pela manhã, chego na capital de Maranhão. Foto em frente a Prefeitura e do Palácio;

8944589446

Valfrido Filho
05-01-17, 15:16
BELÉM/PA - 21/27

Depois de São Luis/MA, minha próxima capital visitada foi Belém/PA. Encontrei ali com meu amigo Bruno para continuação de minha aventura. Também veio para nos acompanhar a filha do Bruno, Piera e minha esposa Patrícia. Junto com os familiares do Bruno (que não via ha mais de 30 anos) passamos quatro maravilhosos dias em Belém/PA, visitando seus pontos turísticos e provando de sua gostosíssima culinária.

906359063690637

Valfrido Filho
09-01-17, 22:36
Estando na capital Belém e com ótimas companhias, ficamos nesta cidade por quatro dias e aproveitamos algumas atrações. Um delas foi ver o comércio do Açaí, também conhecido por lá como “ouro negro” devido a seu grande valor comercial e o que ele representa para as famílias daquela região.
Essa fruta movimenta um importante setor da economia de Belém, sendo até exportado para vários países como Estado Unidos e Japão.
Primeiramente no consumo como base alimentar de famílias mais pobres, por ser uma fruta acessível e com grande valor calórico e nutricional. O suco do fruto passou a ser misturado com outros ingredientes, como água, frutas e cerais.
Deixando de ser exclusivamente de natureza extrativa, os chamados batedores de açaí começaram a sobreviver com o plantio e cultivo da fruta, em vários partes do estado, principalmente na Ilha de Marajó e as ilhas da Região Metropolitana.

9074390744907459074690747

Valfrido Filho
24-04-17, 18:13
BELÉM/PA

Outra atração que visitamos em Belém foi o Forte do Presépio. Também conhecido como o Forte do Castelo ou Forte do Senhor de Santo Cristo, foi erguido em 1616 pelos Portugueses para proteger a recém criada Belém/PA.

95354953559535695357

Valfrido Filho
02-01-18, 20:16
BELÉM/PA

Certa noite visitamos uma fábrica de açaí, a Açaí Du9. O açaí é parecido com uma jabuticaba, mas sua semente é única e maior. Presenciamos o feitio de sua pasta, que colocados em uma máquina, o açaí é praticamente descascado e ficamos surpresos com o resultado. Lá, provamos e constatamos que o açaí sem estar gelado e sem o açúcar, não tem um gosto agradável.

110931110932110933110934110935110936

Valfrido Filho
08-01-18, 20:11
BELÉM/PA

Outro lugar bacana que visitei foi o Manjar das Garças. Um local que está em contato com a natureza possui diversas atrações como um maravilhoso restaurante. O Viveiro de Pássaros com uma boa quantidade de aves e o Farol de Belém, com 47 metros de altura, onde possui uma torre-mirante onde pode se ver a cidade de Belém/PA. Visitei também dentro do parque o Borboletário (Reserva José Marcio Aures), com suas coloridas borboletas e também, como não poderia deixar de existir, as garças.

Um lugar um pouco caro, mas muito bonito e valeu muito a pena passar algumas horas ali.

11118411118511118611118711118811118911119011119111 1193

Valfrido Filho
08-01-18, 20:13
BELÉM/PA
Continuação ...

111196111202111205111206111207111208111209

Valfrido Filho
30-01-18, 21:21
ILHA DE MARAJÓ - Parte I

Após visitarmos Belém/PA, fizemos uma para estratégica na Ilha de Marajó. Um lugar que sempre quis conhecer e finalmente tinha chegado a hora. Saímos de Belém/PA e depois de três horas e meia, estávamos no porto de Camará.
Seguimos para Soure, que é a “capital” da Ilha de Marajó. Tudo aqui nos surpreendeu, a cidade com toda infraestrutura, inclusive as estradas asfaltadas.

11297811297911298011298111298211298311298411298511 2986112987112988

Valfrido Filho
31-01-18, 22:07
ILHA DE MARAJÓ - Parte II

Lá na Ilha de Marajó, nos indicaram a Fazenda Araruna que tinha uma pousada chamada Pousada Maruanases. Uma excelente pousada com peço justo, um belo café da manhã, um local sossegado e ótimo atendimento.

11310311310411310511310611310711310811310911311011 3111113112113115113119

Valfrido Filho
19-02-18, 21:58
PRAIA DE JOANES - ILHA DE MARAJÓ - PARTE III

O vilarejo de Joanes, pertence ao município de Salvaterra, na Ilha de Marajó, guarda resquícios dos Jesuítas, que vieram catequisar os índios. Lá está as ruínas da Igreja Jesuíta, apesar de ter somente parte de algumas colunas. Após a visitação, Bruno e eu, fomos procurar um lugar para mergulhar e almoçar. Mergulho feito, comemos uma Caldeirada Marajoara, uma delícia, parecida com a Caldeirada de Frutos do Mar que conhecemos. Depois da "barrigada", nada melhor que uma rede para uma "pestana"

11429911430011430111430211430311430411430511430611 4307