Ver Versão Completa : A fé encontra seu lugar
Nós, Fazedores de Chuva, não priorizamos determinada religião ou crença. Somos a favor da pluralidade, diversidade e, acima de tudo, do respeito. Mas, como seres humanos, encontramos (ou buscamos?) na fé o caminho para a felicidade.
Também defendemos que só o conhecimento pode combater o preconceito. E, como sempre afirmamos, a viagem é fonte inesgotável de conhecimento do outro e de nós mesmos.
Vamos começar juntos a construir esse conhecimento? Você já visitou algum local sagrado? Já esteve em alguma igreja, templo ou mesquita realmente especial? Ou visitou um lugar tão belo que renovou sua espiritualidade?
Aprochegue-se, Fazedor de Chuva e compartilhe conosco sua experiência!
Mosteiro Suspenso de Xuan Kong Si
10962
Fonte: TecMundo
Localizado no Monte Heng Shan, na China, o Mosteiro Suspenso foi construído há mais de 1500 anos nas paredes de um desfiladeiro. Ele se encontra a mais de 50 metros de altura e uma série de pilares de madeira servem para mantê-lo no lugar. Diversas pontes, passagens e escadas servem de acesso aos diversos pavilhões, e a principal estrutura de sustentação do mosteiro fica escondida no interior da rocha.
Templo de Wat Phra Dhammakaya
10963
Fonte: TecMundo
A peculiaridade desse templo é sua semelhança com uma espécie de nave. O edifício da imagem acima está localizado na Tailândia. Dedicado ao budismo, o Wat Phra Dhammakaya foi finalizado na década de 80, e é conhecido por ter servido de local para a maior ordenação do mundo, com a presença de 100 mil monges.
Mosteiros de Meteora
10962
Fonte: TecMundo
Os Mosteiros de Meteora formam o segundo maior complexo de templos da Grécia e, por estarem localizados no topo de enormes rochedos que chegam a uma altura de até 600 metros, também são conhecidos como “Mosteiros Suspensos no Ar”. Os edifícios eram ocupados por monges eremitas, e até 1920 o acesso era feito através de guindastes.
Ninguém sabe ao certo quando eles foram fundados, mas acredita-se que a sua construção foi iniciada no século XI. Hoje restam apenas seis edifícios no local, mas originalmente o complexo era composto por mais de 20 templos.
Abadia de Westvleteren
11047
Fonte: TecMundo
Esta curiosa abadia localizada na Bélgica não é famosa apenas devido à espiritualidade dos monges que vivem no local. Na verdade, uma das principais atrações de Westvleteren é a cervejaria presente em seu interior que, das mãos dos próprios sacerdotes, produz uma cerveja trapista de excelente reputação.
Santuário Meiji e Templo Sensoji, Tóquio
11048
Foto da Internet
O local sagrado que mais recebe visitantes no mundo, são 30 milhões por ano.
Construído há 100 anos em homenagem ao Imperador Meiji e à Imperatriz Shoken, o Santuário Meiji Shinto é cercado por uma floresta sagrada com mais de 100 mil árvores e um belo jardim. Erguido em 628, o Templo Sensoji, também em Tóquio, é dedicado a Bodhisattva Kannon, o Buda mais compassivo, e possui iluminação especial durante as noites.
11395
Foto: Karine Wenzel
Sevilha, cidade no Sul da Espanha, é reconhecida por sua riqueza histórica, já que sofreu invasões de diversos povos durantes os séculos, sua cultura, com o flamenco, comida típica, “tapas”, e a beleza que encanta turistas do mundo todo.
Mas Sevilha também tem entre seus pontos turísticos um grande marco religioso: a Catedral de Sevilha ou também conhecida como Catedral de Santa Maria da Sede. Os sevilhanos contam que ao decidir construí-la, os idealizadores do projeto falaram: “hagamos una Iglesia que los que la vieren labrada nos tengan por locos”.
A Catedral começou a ser construída em 1401 e foi finalizada em 1593. Já em 1987, foi declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.
11396
Foto: Karine Wenzel
É a maior Catedral da Espanha e o segundo maior templo gótico do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
11397
Foto: Karine Wenzel
Além de contar com uma Catedral tão importante historicamente, Sevilha tem um ritual único na Semana Santa, quando se celebra a Paixão e Morte de Cristo. São 61 irmandades que realizam procissões por diversas ruas da cidade, em todos os horários do dia. Universidades, governo, bairros, cada um tem sua confraria que se organiza durante todo o ano para a Semana Santa.
11398
Foto: Karine Wenzel
Já no século XVI, as irmandades começam a realizar as procissões de paixão ou penitência. Até hoje, a tradição permanece. No princípio, os que não estão acostumados podem estranhar o ritual, já que alguns participantes das procissões usam trajes semelhantes aos utilizados pela organização racista presente nos Estados Unidos, a Ku Klux Klan.
Mas na verdade tudo, até mesmo as roupas usadas, fazem parte da história e da tradição envolvida nas procissões. Há os nazarenos que, em sua maioria, carregam uma enorme e pesada cruz por quilômetros, os acólitos, que levam os incensários. Os que guiam, os que carregam os pasos (espécie de altares, que são o ponto alto da procissão), os que caminham descalços, de joelhos, enfim, cada um demonstrando sua fé em uma cerimônia única.
11399
Foto: Karine Wenzel
Com certeza vale a pena visitar Sevilha nesta época do ano e vivenciar uma experiência tão repleta de história e tradição.
11401
Foto: Karine Wenzel
11403
Foto: Karine Wenzel
As mesquitas, que são grandes cartões postais marroquinos e contam um pouco da história desse país tão interessante, são extraordinárias construções, ricas em detalhes, porém nunca podia conhecê-las por dentro, pois a entrada a não-muçulmanos não era permitida.
Mausoléu de Mohammed V e Mesquita Hassan
11856
Foto de Karine Wenzel
Erguido em memória de Mohammed V, pai da independência de Marrocos, o Mausoléu de Mohammed V, fica na capital de Marrocos, Rabat e foi encomendado seu filho, Hassan II, foi desenhado pelo arquiteto vietnamita Vo Toan e construído com a ajuda de 400 artesãos marroquinos. O grupo de edifícios que compõem o mausoléu de Mohammed V inclui uma mesquita (Hassan) e um museu dedicado à história da dinastia alauita.
11857
Foto de Karine Wenzel
O mausoléu, de mármore italiano, assenta sobre uma plataforma de 3,5 metros de altura. A entrada faz-se por uma porta de ferro forjado que se abre para uma escadaria que leva à cúpula, sob a qual se encontra o sarcófago de Mohammed V.
11858
Foto de Karine Wenzel
O sarcófago é esculpido num único bloco de mármore, o sarcófago assenta numa laje de granito, de frente para uma qibla (símbolo de Meca).
11859
Foto de Karine Wenzel
Mesquita Hassan II
Hassan II também tem outra grande obra religiosa no Marrocos, a mesquita Hassan II fica na cidade de Casablanca e é a maior mesquita do Marrocos e a segunda maior da religião islâmica. Essa mesquita é uma das únicas que aceita a entrada de não-muçulmanos.
11860
Foto da Internet
Cada habitante de Marrocos, de alguma forma, contribuiu para sua construção, sempre dentro de suas posses. Com uma parte erguida sobre as águas do Atlântico, a mesquita possui uma sala de orações com 20 mil metros quadrados e capacidade para 25 mil fiéis. No subsolo, a sala da purificação contém 40 fontes de mármore para a lavagem de pés e mãos dos muçulmanos. Seu minarete (torre da mesquita), o mais alto do mundo, tem 200 metros.
11861
Foto da Internet
Nos trabalhos de construção estiveram envolvidas cerca de 2500 pessoas e 10000 artesãos marroquinos. O custo aproximado da mesquita foi de 5494 milhões de dirham (cerca de 504,85 milhões de euros).
A sua localização (junto ao mar) deve-se a Hassan II se ter inspirado no seguinte versículo do Corão: "O trono de Deus encontrava-se sobre a água".
11862
Foto de Karine Wenzel
Mas não precisava visitar mesquitas para saber como a religião é presente na vida dos marroquinos. Em determinadas horas do dia, escutava (embora sem entender uma única palavra) os chamados para uma das cinco orações diárias. E podia observar na rua mesmo demonstrações de fé e devoção.
11863
Foto de Karine Wenzel
Fazedores, gostaria de agradecer a Karine pela delicadeza do enunciado deste tópico, "A fé encontra o seu lugar", conforme reproduzo abaixo:
Nós, Fazedores de Chuva, não priorizamos determinada religião ou crença. Somos a favor da pluralidade, diversidade e, acima de tudo, do respeito. Mas, como seres humanos, encontramos (ou buscamos?) na fé o caminho para a felicidade.
Também defendemos que só o conhecimento pode combater o preconceito. E, como sempre afirmamos, a viagem é fonte inesgotável de conhecimento do outro e de nós mesmos.
Entrar num tema tão complexo como este, com tanta sensibilidade é privilégio das pessoas que tem o sentimento mais amplo daquilo que se pode entender por respeito, como a substituta da pele que a cobre.
Parabéns Karine pela coragem do tópico e pela forma gentil com que nos apresentas alguns dos lugares onde as pessoas buscam os seus consolos e exercitam a sua fé, aliada permanente da esperança, sentimento que tem a capacidade de nos levar todos os dias para o dia seguinte.
11870
Aproveitando esta oportunidade, tomo a liberdade de apresentar dois monumentos que nos chamaram a atenção, na Colômbia, um em Ipiales, o Santuário de Nuestra Señora de las Lajas, onde presenciamos, emocionados, cenas explícitas deste sentimento maravilhoso chamado fé e o outro em Bogotá, mais precisamente em Zipaquirá, onde visitamos a Catedral de Sal, obra prima da engenharia colombiana, em negativo, ou seja, a igreja é esculpida dentro de uma mina de sal.
11871
Incrível!
Basílica de São Pedro
12500
Foto: Karine Wenzel
A Basílica de São Pedro fica no Estado do Vaticano, tratando-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre uma área de 23000 m² ou 2,3 hectares e pode abrigar mais de 60 mil devotos. Começou a ser construída em 1506 e foi inaugurada em 1626. Com um estilo barroco, a Basílica teve entre seus artistas Michelangelo, Gian Lorenzo Bernini e Rafael Sanzio.
12501
Foto: Karine Wenzel
Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa.
12502
Foto: Karine Wenzel
Basílica de Santa Maria Maior
A Basílica de Santa Maria Maior (em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma.
12499
Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).
Para os turistas que vestem roupas curtas, em função do calor que às vezes faz em Roma, eles fornecem tecidos TNT para cobrir as partes expostas e poder visitar a Basílica.
12503
Foto: Karine Wenzel
A cidade de Budapeste, capital da Hungria, é cheia de particularidades e história. Dividida em duas, a parte Buda e a Peste, a cidade também tem um Museu (Museu Terror) dedicado aos judeus mortos no Holocausto, já que 40% da população da Hungria foi dizimada. Budapeste tem ainda ícones religiosos.
12789
Foto: Karine Wenzel
Basílica de Szent István
12790
Foto: Karine Wenzel
A Basílica de Szent István (St. Stephen, São Estevão), guarda uma relíquia, a mão direita do Rei Estevão, a quem se lhe atribuiu a fundação da Hungria. A torre de 96 metros de altura, tem uma das melhores panorâmicas da cidade. A Basílica é a maior igreja católica da Hungria e tem capacidade para 8 mil fiéis.
A Grande Sinagoga
12791
Foto: Karine Wenzel
Também conhecida como a sinagoga da rua Dohány, esta é a maior sinagoga da Europa. Pode assentar 3 mil fiéis. Foi construída em meados do século XIX em estilo romântico pelos arquitetos Lajos Förster e Frigyes Feszl.
A Hungria considera-se um dos países com uma das maiores comunidades judaicas da Europa. Em Budapeste contam-se 20 sinagogas. Aos finais de agosto organiza-se o Festival Judaico de verão, com grande número de programas: óperas, concertos, filmes, exibições etc.
O Brasil, país de extensões continentais, também apresenta grande variedade quando o assunto é religião. O pluralismo se faz presente e a prioridade é (ou pelo menos deveria ser) o respeito e a fé, acima de tudo.
Os católicos são maioria no País e representam 64,6% da população brasileira, segundo dados do Censo de 2010. Então vamos conhecer alguns locais de grande visitação dessa religião no país:
Basílica de Nossa Senhora Aparecida
13701
Foto da Internet
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fica localizada na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, Brasil.
É o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, por João Paulo II quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.
Basílica de Nazaré
13702
Foto da Internet
Situada no bairro de Nazaré, em Belém, a Basílica de Nazaré foi construída pelos padres Barnabitas, no início do Século XX, com a ajuda do povo do Pará. Foi inspirada na Basílica de São Paulo, em Roma, e tem 20 metros de altura, 24 de largura e 62 metros de comprimento.
Seu interior é de mármore, tem forro de madeira confeccionado por artistas paraenses e destaca-se a beleza dos vitrais, que se referem a momentos bíblicos e à história da devoção à Virgem de Nazaré.
No centro de convergência de todas as linhas arquitetônicas está o “Glória”, onde fica a imagem autêntica de Nossa Senhora de Nazaré.
Curiosidade: a Basílica Santuário tem o conjunto de sinos mais antigo e completo do Brasil. Os sinos, que datam de 1966, foram os primeiros eletrificados do país. Eles são capazes de executar concertos, como os cantos sacros Ave Maria de Lourdes, Ave Maria de Fátima, Madona Marne, Cristo Vence, Eia Povo Devoto, Fiéis Acorramos, Noite Feliz, Fazei de Hosana e Vinde Cristãos.
13700
Foto da Internet
E vale lembrar que há mais de dois séculos, acontece o Círio de Nazaré, que é uma das maiores procissões católicas do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Santuário Santa Paulina
A partir do dia 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina, pelo Papa Joao Paulo II, por ocasião da sua segunda visita ao Brasil, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou a obra da Imaculada. Ora, com o fluxo cada dia maior de pessoas, a infraestrutura tornou-se uma exigência básica.
13813
Foto da Internet
“Não foram poucas as noites geladas que precisamos levantar para oferecer um chá quente aos peregrinos que teimavam em ficar em barracas improvisadas, em busca de uma graça ou para agradecê-la”, argumenta Irmã Gertrudes Cadorin, que há 21 anos trabalha no Santuário.
Em outubro de 2003 teve início as obras de terraplenagem. O Santuário foi construído em 926 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado à Santa Paulina, no dia 22 de janeiro de 2006.
13814
Foto da Internet
A geometria do projeto do santuário remete ao formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos. Esse estilo permite a ventilação natural da nave central. Mediante sua forma ascendente, busca a criação de um espaço repleto de luz, como forma de inspiração à meditação e às preces.
O Santuário fica em meio a um Parque Ecológico.
Templo Zu Lai (Cotia-SP)
15635
Foto da Internet
Fundado em 1992, mas ampliado e reformado em 2003, o templo Budista, fundado na tradição Chan e Terra pura do Humanismo, se encontra em um terreno de 150.000 m².
O templo, localizado em Cotia (SP), oferece cursos e palestras sobre a religião, além de ter uma loja, livraria e cafeteria que seguem as tradições budistas.
Todo domingo às 10h da manhã, na área de 10.000 m² ocupada pelo templo, acontecem as cerimônias religiosas.
Mesquita Al-Khatab (Foz do Iguaçu-PR)
15636
Foto da Internet
Inaugurada em 1983, a mesquita Al-Khatab é uma das maiores construções islâmicas do Brasil. E se localiza em uma das regiões com maior número de muçulmanos, também: em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.
O templo funciona de segunda a sábado e possui uma área construída de 600 m². Só o salão oval, onde ocorrem as orações, ocupa 400 m².
Na mesquita, ocorrem também as aulas da Escola Árabe Brasileira e atividades do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu.
O templo de Salomão (São Paulo-SP)
15637
Foto da Internet
Com previsão para ser inaugurado em 2014, o Templo de Salomão é uma réplica quase perfeita (não haverá revestimento em ouro, por exemplo) do primeiro templo em Jerusalém, construído no século XI a. C. É uma construção da Igreja Universal do Reino de Deus.
A versão brasileira terá área construída de 13.104 m², onde caberão 10 mil pessoas sentadas.
Alguns monumentos religiosos são tão antigos, que em muitos casos só restam ruínas e a história do local. Mas independentemente do estado atual do monumento, sempre vale a pena uma visita para conhecer um pouco mais das religiões e dos deuses que eram venerados.
O complexo do Tempo de Karnak (Egito)
15813
Fonte: HypeScience
Todos nós sabemos que o apogeu do Egito Antigo ocorreu um bom tempo atrás, mas o início da construção desse complexo impressiona: século 14 a.C. – ou seja, há mais de 3 mil anos. O faraó Ramsés II foi quem ordenou a edificação dos templos de Karnak, que agora reúnem milhões de turistas na região da cidade de Luxor, ao lado do Rio Nilo. Considerado um dos maiores monumentos religiosos do mundo atual, o Templo de Karnak é composto por vários santuários esculpidos em rochas. O grande templo de Amon-Rá é a maior atração do complexo.
E se, a julgar pela fotografia, você achou o local um tanto familiar mesmo sem ter nunca chegado perto do Egito, há uma explicação. O Complexo do Templio de Karnak é um dos lugares mais procurados por diretores de cinema de Hollywood para rodar filmes sobre o assunto. O último da vez foi “Transformers: A Vingança dos Derrotados”.
Pedras de Callanish (Reino Unido)
15814
Fonte: HypeScience
As pedras de Callanish, localizadas na ilha de Lewis, a 468 quilômetros ao norte de Glasgow, Escócia, datam de cerca de 2.900 anos a.C. – ou seja, são ainda mais antigas que nosso número 1 na lista. O local foi construído aproximadamente na mesma época que outro lugar semelhante (e com certeza mais conhecido): Stonehenge. A grande diferença entre os dois está exatamente na fama. Enquanto Stonehenge é mundialmente famoso – e sempre lotado de turistas -, as pedras de Callanish ainda preservam a tranquilidade e a atmosfera do campo desabitado, como era no princípio.
Reza a lenda que as pedras são na verdade gigantes de origem celta que habitavam a região. Quando São Kieran chegou lá e os nativos se recusaram a ser convertidos ao cristianismo, o santo os transformou todos em pedra.
Zigurate de Ur (Iraque)
17444
Fonte: Hypescience.com
Primeiro de tudo, “zigurate” é uma torre gigantesca, semelhante à de Babel, descrita pela Bíblia. Acredita-se que a de Ur, localizada no atual país Iraque, seja parecida com as descritas na mais antiga história escrita que possuímos hoje em dia: a Epopeia de Gilgamesh. Lá, o rei de Uruk, chamado justamente Gilgamesh, se orgulha dos templos poderosos por ele construídos. A epopeia data pelo menos do segundo milênio antes de Cristo.
O Zigurate de Ur, o primeiro construído na Idade do Bronze e reconstruído várias vezes desde então, é uma grande pirâmide achatada edificada para homenagear o deus Nanna. A estrutura visível hoje foi fortemente reparada por Saddam Hussein, embora possam ser notados pequenos danos sofridos ainda na primeira guerra do Golfo. Mesmo que o local ainda atraia poucos turistas, o zigurate certamente é uma das maiores maravilhas do mundo antigo ainda visível.
As pirâmides de Teotihuacan (México)
17445
Fonte: Hypescience.com
Muito mistério envolve a cidade de Teotihuacan (que já foi uma das grandes maiores do mundo na sua época, cerca de 450 a.C.) e as pirâmides que lá se localizam. Não há um consenso sequer quanto ao povo que construiu e ocupou a região. O que se sabe é que a cidade e principalmente a região das pirâmides era muito importante e movimentada.
Duas grandes pirâmides, a do Sol e a da Lua, dominavam a cidade. Imagina-se que do alto dessas edificações eram organizados sacrifícios tanto humanos quanto animais. A grande “Avenida dos Mortos”, ainda hoje visível a quem deseja visitar o lugar, ligava as duas pirâmides, e depois seguia em direção ao templo de Quetzalcoatl. Indícios encontrados por estudiosos sugerem que a rua era utilizada em grandes festas religiosas, muitas delas relacionadas à morte – daí o nome pela qual ficou conhecida.
Delfos - Grécia
17982
Fonte: hypescience.com
A cidade de Delfos teve um papel simbólico muito importante no mundo ocidental. Apesar de atualmente parecer menos monumental que os outros números da lista, o local outrora foi o centro do culto a Apolo (deus da luz, da música, entre outros) e respeitado por todas as cidades-estados gregas como um lugar sagrado. O complexo do templo, que incluía santuários e até estádios, agora se encontra em ruínas nas encostas do Monte Parnaso, mas continua sendo um ponto de encontro importante.
No passado, nenhuma questão importante do Estado poderia ser resolvida sem antes ser consultada a opinião do conselho do Oráculos de Delfos. Na hora de tomar grandes decisões, uma sacerdotisa conhecida como pítia, ou pitonisa, sentava-se acima de uma fenda na rocha sob o templo e inalava o que acreditavam ser “vapores divinos” (que na realidade eram apenas gases vulcânicos). A pítia então entrava como que em estado de transe provocado pelos gases e dizia palavras aleatórias e sem sentido – o “discurso do Apolo”. Os sacerdotes em seguida deviam interpretar os dizeres incompreensíveis aos demais. Hoje em dia, infelizmente não são emitidos mais gases sob o templo.
Boribudur - Indonésia
17983
Fonte: hypescience.com
Esse monumento está em perigo. A estrutura budista datada do oitavo século (agora sim, depois de Cristo), que estava perdida na selva até meados do século 19, está numa área de risco de vulcões. A erupção mais recente, em 2010, cobriu o local com uma fina camada de cinzas, mas ninguém pode prever a intensidade do próximo acontecimento.
Enquanto continua firme e forte, Borobudur é composta de 56 mil metros cúbicos de pedra, arranjadas em seis plataformas quadradas. Existem 500 estátuas de Buda para oração. Os seis níveis formados por essas plataformas criam um caminho que deve ser seguido para se chegar ao topo. Mas a tarefa não é nada fácil: é preciso percorrer uma distância de mais de três quilômetros. No entanto, o caminho ainda oferece uma distração. Imagens sobre a lei do Karma e sobre a história da vida de Buda acompanham os aventureiros.
Me sinto a vontade para tratar deste assunto, pois geralmente quando viajamos sozinhos procuramos lugares espirituosos como igrejas, monastérios, templos, grutas, entre outros lugares, que nos deixam mais próximos de várias crenças, mas acima de tudo, próximos de nós mesmos...
Temos vários lugares registrados então aos poucos tentaremos expor alguns deles, já que este tópico traz vários lugares extraordinários fora do país, irei registrar por aqui o BERLINER DOM, ou a Catedral de Berlin.
A noite quando cheguei na cidade avistei ao longe a magnifica estrutura, o que já despertou a curiosidade de pronto.
19310
No dia seguinte fui em direção a Catedral e aproveitei para fazer um passeio.
19311
19312
Segundo a Wikipédia: "foi construído entre 1895 e 1905. Se encontra na Ilha dos Museus e é vizinho do Lustgarten e do Berliner Stadtschloss (sede do governo municipal de Berlim)."
19313
Visitei o BERLINER DOM sem a Flavi, na verdade em uma viagem a negócios pela Alemanha, o lugar é simplesmente incrível, vale a pena o passeio, melhor ainda quando o guia nos leva para o terraço do edifício...
19314
19315
Com sorte você poderá estar lá em cima no momento em que os sinos soarem...
http://youtu.be/evn-e4Xebds
Ainda no BERLINER DOM, nos andares inferiores, fomos levado pelo guia até a cripta, onde estão a centenas de anos descansando vários sarcófagos, além de muitos outros itens de fé da comunidade cristã.
19316
19317
19318
19319
De fato para quem gosta e quer praticar um turismo, digamos, religioso, ou simplesmente retornar ao passado a Alemanha com suas igrejas e catedrais centenárias é um maravilhoso lugar.
19320
FC Jhonny, muito bom saber que estás no velho continente.
Aproveite muito e continue nos alimentando com estas maravilhas. Agora, a tocada dos sinos da catedral, foi combinado, certo?
Felicidades!
Grande Cacique, na verdade estou no novo continente... A postagem remete a uma visita feita em 2011 e que talvez seja repetida este ano, afinal a Agritechinica evento no qual participamos e' bienal, e justamente no dia 15 de nov...
Mas os sinos, pura sorte ou talvez fosse a fe', so' visitando novamente para realmente saber...
Curtam a viagem por ai com fé em seu corações, grande abraço nos vemos na estrada!
As cavernas de Ajanta (Índia)
19540
Fonte: Hypescience
Outra maravilha que ficou esquecida durante séculos. Contruída entre 200 a.C. e 600 d.C., as caverna foram redescobertas apenas em 1819 por um oficial britânico, John Smith, enquanto caçava tigres. Você ainda pode ver seu nome e a data da descoberta escritos a lápis nas paredes do local.
Foram escavadas 29 cavernas, algumas delas ricamente decoradas com belas esculturas e pinturas, consideradas obras-primas da Índia Antiga. Como parecia ser comum na época, a maior parte destes frescos contam a história da vida de Buda, enquanto outros oferecem uma visão clara sobre a vida dos povos antigos que habitavam a região na época em que as cavernas foram esculpidas.
Pantheon - Roma
19801
Fonte: Hypescience
Localizado bem no centro da cidade, o Pantheon (que significa “todos os deuses”) é um dos mais bem preservados edifícios romanos. Originalmente construído com o intuito de prestar homenagens aos diversos deuses da Era Romana, o Pantheon foi convertido à Igreja Cristã no século 7. A estrutura atual é praticamente a mesma projetada pelo imperador Adriano no remoto ano de 126 a.C.
A fachada do edifício é um pórtico romano clássico, apoiado por colunas. A diferença do Pantheon é o seu interior. Além do seu formato arredondado, ele possui um buraco circular – o óculo – no meio de sua maior cúpula. A inovação foi planejada e posta em prática pelos próprios romanos antigos. O óculo foi pensado para ser a única fonte de luz, numa alegoria elegante a Deus. Em nenhum momento a luz toca o chão no interior da construção. A mensagem é que tudo o que nós podemos conhecer de Deus se dá por meios indiretos.
O Hipogeu - Malta
O Hipogeu, um monumento funerário subterrâneo característico do período pré-cristão, começou a ser construído no remotíssimo ano de 3500 a.C., aproximadamente. Trata-se do único exemplo de um templo pré-histórico a ser construído no subsolo. O espaço tem sido utilizado de diversas formas pelos diferentes povos que o ocuparam durante a sua história.
20075
Foto da Internet
Atualmente, o Hipogeu é uma mistura de cavernas naturais e escavações. As paredes são suavemente esculpidas e têm reflexos de estruturas encontradas em outros lugares acima do solo em Malta. Uma curiosa câmara dentro do complexo possui um nicho arredondado esculpido na parede, permitindo que qualquer coisa falada dentro dela ecoe por todo o Hipogeu. Se você ficou com vontade de conhecer o local, precisa de paciência e uma pitada de sorte. Devido à preservação das pinturas no teto e da estrutura muito antiga em si, apenas 80 pessoas são admitidas por dia.
Fonte: Hypescience
GÖBEKLI TEPE (TURQUIA)
Se você achou o nosso número 9 antigo, o Göbekli Tepe (cuja tradução do turco para o português seria algo estranho como “montanha com umbigo”) é pré-histórico. Trata-se da mais antiga estrutura artificial já descoberta. O sítio arqueológico é composto por vinte estruturas circulares espalhadas por uma colina. O que resta hoje são pilares de pedra calcária decorados com desenhos abstratos de animais.
20606
Até agora, já foram encontradas representações de cobras, escorpiões, pássaros, javalis, raposas e leões.
Devido à remota idade do local – décimo milênio antes de Cristo! -, não foi ainda possível precisar se os monumentos em questão têm alguma natureza religiosa, apesar das evidências indicarem que sim. Caso se confirme que este foi um templo, então não há dúvidas de que Göbekli Tepe foi um dos primeiros locais dedicados à religião já feito pelos humanos
Fonte: Hypescience
Templo Kashi Vishwanath, Varanai, Índia
22001
Fonte: vidaestilo.terra
O templo recebe 21,9 milhões de visitantes por ano e é um dos que mais recebe visitantes por ano.
A construção com duas cúpulas douradas ficam lado a lado com o lado oeste do rio Ganges e, com ele, é um dos locais mais sagrados para o Hinduísmo. Os fiéis chegam ao local para tomar banho nas águas e purificar sua alma, diminuindo as chances de reencarnação.
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México
22861
Foto da Internet
A Antiga Basílica, finalizada em 1709, é contrastada pelo novo edifício, construído na década de 1970, e lembra uma arena de esportes. Na verdade, ela foi desenhada para abrigar 50 mil pessoas que chegam em massa para ver uma imagem da Virgem Maria que, diz a história, apareceu em um avental no século 16.
Templo Tirupati Tirumala Devasthanams, Andhra Pradesh, Índia
26848
Foto da Internet
Visitantes por ano: 18,2 milhões
Uma corrente hindu chamada Vaishnavism, que enfatiza a igualdade e o amor, começou esta grandiosa construção, provavelmente há 1,2 mil ano. Lendas mencionam a área e muitos peregrinos e visitantes ainda aparecem para conhecer ou venerar muitos templos locais e estátuas.
Basílica de Sacré Coeur, Paris
Visitantes por ano: 10,5 milhões
29600
Fonte: Olhares.uol
Druidas, gauleses e romanos que veneravam seus deuses, Mercúrio e Marte, escolheram está colina estratégica para construir seus templos. A basílica branca, feita no século 19 no estilo romano-bizantino, repousa no topo da Colina dos Mártires com a intenção de purificá-la de um passado violento enquanto encanta os turistas com uma vista panorâmica de Paris.
Essa extasiante vista que se tem de Paris a partir da Sacre Coeur já valeria a pena os 234 degraus que a separam do pé da colina de Montmartre. Do início das obras, em 1875, à consagração, foram 34 anos de trabalho, como os trabalhos sendo interrompidos durante a I Guerra Mundial
Templo Naritasan Shinshoji, Chiba, Japão
Esse tempo recebe 10 milhões de visitantes por ano.
32059
Foto da Internet
A proximidade com o Aeroporto Internacional de Narita faz do Templo Budista Esotérico Shingon, fundado em 940, uma parada fácil para os turistas. Pagando uma taxa, videntes prometem revelar o futuro para os visitantes, que podem também aproveitar alguns dos rituais tradicionais que acontecem todos os dias para o deus do fogo, homenageado no templo.
Fonte: Vidaeestilo.terra
Santuário Tsurugaoka Hachimangu, Kanagawa, Japão
Visitantes por ano: 10 milhões
32163
Foto da Internet
A caminhada agradável pelos jardins repletos de cerejeiras, portões ao estilo torii (construção japonesa típica com dois pilares verticais e uma trave horizontal acima que os une) e lagos japoneses com pontes e ilhotas compõem o santuário, construído no século 12 em reverência ao deus da guerra. O Jardim das Peônias é tão especial quanto o santuário e floresce entre abril e maio; contudo, cerca de 500 mudas surpreendem a todos com suas florações em janeiro.
32164
Foto da Internet
Fonte: Vida e Estilo
Templos Kiyomizu-dera e Kinkaku-ji, Kyoto
Visitantes por ano: 10 milhões e 6 milhões, respectivamente
32840
Foto da Internet
Tombado pela UNESCO, Kiyomizu-dera, ou "Templo das Águas Puras", está ao lado da montanha Otowa, onde peregrinos buscam as águas sagradas da cachoeira para beber. Do outro lado da cidade, folhas de ouro cobrem o templo zen budista Kinkaku-ji, construído originalmente no século 15. Visitantes não podem entrar e ver as estátuas sagradas, mas podem apreciá-las de fora.
Ise Jingu, Ise, Japão
32930
Foto da Internet
Visitantes por ano: 8,5 milhões
Quase todo o terreno deste santuário Shinto é uma floresta de ciprestes japoneses considerada divina. As árvores foram adoradas muito antes da construção do templo, no século 3. Três museus possuem dados sobre a história, agricultura e artes do local, considerado pelo governo japonês um Tesouro Nacional.
32931
Foto da Internet
Fonte: Vidaeestilo.terra
Catedral de Colônia, Colônia, Alemanha
33116
Foto da Internet
Visitantes por ano: 6 milhões
O monumento gótico levou 600 anos para ficar pronto, em 1880. O glorioso interior possui arcos com mais de 40 metros de altura, enquanto suas torres continuam a ser o símbolo mais nobre da cidade. Não perca o santuário para os Três Reis Magos; e suba os 533 degraus para chegar ao topo do edifício e admirar o rio Reno e suas montanhas distantes.
33117
Foto da Internet
Fonte: Vidaeestilo.terra
Santuário de Padre Pio, San Giovanni Rotondo, Itália
Visitantes por ano: 6 milhões
34097
Foto da Internet
A modesta igreja de Santa Maria delle Grazie, construída em 1950, exibe o corpo preservado do santo, enquanto a Igreja de Padro Pio para os peregrinos, completada em 2004, chama a atenção pela fachada de vidro e seus arquitetura moderna.
Fonte: Vidaeestilo.terra
É bem verdade a fé sempre encontra o seu lugar...
Essa é minha segunda postagem dentro deste tópico e sem dúvida a que farei agora deveria ter sido a primeira, afinal, como deixar de mencionar o berço da fé na comunidade de meus ancestrais.
34141
(Ponte da Anta Branca)
Mas deixe-me contar a dita história...
A muito tempo atrás, não sei quanto, ao colonizar os interiores de Rio do Campo, mais precisamente o Vale da Anta Branca, meu ancestral e avô, Paulo Marcelino Fernandes, encontrou uma pequena abertura na encosta da serra, algo que de longe parecia uma gruta, porém pequena, indigna de abrigar uma santa (com o intuito de espantar as serpentes venenosas que compartilhavam com eles daquele pequeno pedaço de terra), como era da vontade deles, porém, dada a localização da pequena gruta, próxima a serraria de propriedade de meu avô, decidiram ele e um de seus filhos ampliar aquele ambiente.
34142
(Caminho para Gruta)
34143
(Vista da cachoeira)
Iniciou-se ai um trabalho árduo, a base da picareta, onde aos poucos foram obtendo o resultado esperado, concluindo o trabalho e criando um ponto para meditação, fé e oração que hoje conhecemos como a GRUTA DA ANTA BRANCA.
34144
(Vista ao longe da cachoeira, caminho e gruta)
Infelizmente não possuímos uma foto do altar com as imagens de Santas e Santos, mas fica ai o despertar para os curiosos que quiserem conhecê-la pessoalmente.
34145
(Foto tirada de frente ao altar para fora da gruta)
Todo dia é um bom dia para se praticar a fé, quem sabe hoje eu pago a promessa feita a mim mesmo de ir à missa... Grande abraço a todos, é muito bom aparecer por aqui novamente... NOS VEMOS NA ESTRADA!
FC Jhonny, que maravilha de postagem! Mais um lugar que conhecemos sob seu olhar apurado.
Mais um lugar onde a fé encontra o seu lugar:
Basílica de São Marcos, Veneza
Visitantes por ano: 5-6 milhões
35061
Foto da Internet
Esta obra-prima da arquitetura italiana possui cinco domos e quase 9 metros quadrados de mosaicos em ouro cobrindo paredes, arcos, cúpulas, salas e pisos, permanecendo até hoje como um dos mais nobres exemplos da arte bizantina. Muitas das obras, aliás, foram roubadas de Constantinopla e do Império Bizantino durante as Cruzadas.
Fonte: Vidaeestilo.terra
Basílica de São Francisco de Assis, Itália
36062
Foto da internet
Visitantes por ano: 5,5 milhões
A basílica gótica do século 13 recebeu afrescos de ninguém menos que Giotto, Cimabue, Lorenzetti e Martini. Duas igrejas no topo de colinas e uma cripta com o corpo intacto do santo atraem peregrinos do mundo todo. O interior suntuoso da igreja principal contrasta com a vida austera que o santo, conhecido por sua poesia, escolheu levar.
36063
Foto da Internet
Fonte: Vidaeestilo.terra
Catedral de São Patrício, Nova York
36353
Foto da Internet
Visitantes por ano: 5,5 milhões
A construção gótica, datada da metade do século 19, ocupa um quarteirão inteiro em uma das regiões mais caras do mundo. Localizada próxima da Grande Estação Central da cidade e das Nações Unidas, a igreja de janelas rosáceas importadas da França é um dos marcos arquitetônicos da Big Apple.
Fonte: Vidaeestilo.terra
Muro das Lamentações, Jerusalém
Visitantes por ano: 5 milhões
37296
Foto da Internet
Um dos locais mais sagrados para o Judaísmo, o muro é uma das ruínas do Monte do Templo construído pelo rei Herodes em 20 a.C e destruído pelos romanos em 70 d.C. Homens e mulheres têm áreas separadas de adoração e devem usar roupas modestas e discretas.
Fonte: Vidaeestilo.terra
Mesquita Azul, Istambul
38017
Foto da Internet
Visitantes por ano: 5 milhões
Uma intrincada estampa, feita com azulejos de cerâmica azuis e brancos retratando árvores, frutas, tulipas e escritos do Corão adornam as paredes, colunas, arcos e domos do interior desta mesquita do século 17. Construída pelo Sultão Ahmet com o intuito de se destacar mais do que a Hagia Sophia (que era, originalmente, uma igreja bizantina), a Mesquita Azul permanece como uma das poucas do mundo com seis marinetes.
38018
Foto da Internet
Fonte: Vidaeestilo.terra
Angkor Wat é um templo situado 5,5 km a norte da atual Siem Reap, na província homônima do Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. É também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer. É considerado como a maior estrutura religiosa alguma vez construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do
38726
Foto da Internet
Angkor Wat faz parte do complexo de templos construídos na zona de Angkor, a antiga capital do Império khmer durante a sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV. Angkor abrange uma extensão em torno dos 200 km², embora recentes pesquisas estimem uma extensão de 3 mil km² e uma população de até meio milhão de habitantes, o que o tornaria no maior assentamento pré-industrial da humanidade.
Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado. Desde a sua construção, e até o translado da sede real ao próximo Bayon, em finais do mesmo século, Angkor Wat foi o centro político e religioso do império. O recinto —entre cujos muros se calculou que viviam 20 mil pessoas—, cumpria as funções de templo principal e, além disso, albergava o palácio real.
Dedicado inicialmente ao deus Vixnu, arquitetonicamente o templo combina a tipologia hinduísta do templo-monte —representando o Monte Meru, morada dos deuses— com a tipologia de galerias própria de períodos posteriores. O templo consta de três recintos retangulares concêntricos de altura crescente, rodeados por um lago perimetral de 3,6 km de comprimento e de uma largura de 200 m. No recinto interior erguem-se cinco torres em forma de loto, atingindo a torre central uma altura de 42 m sobre o santuário,5 e 65 m sobre o nível do solo.
Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. A 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade.
A palavra Angkor vêm do cambojano នគរ Nokor, e pela sua vez da voz sânscrito नगर Nagara que significa "capital", enquanto a palavra Wat é de origem khmer e traduz-se como "templo". O nome de Angkor Wat é em todo caso posterior à sua criação, pois originalmente recebeu o nome de Preah Pisnulok; nome póstumo do seu fundador Suryavarman II.8
Templo de Akshardham
O Templo de Akshardham (Swaminarayan Akshardham) ou simplesmente Aksshardham está situado em Nova Deli, Índia, sendo um dos maiores templos hindus do mundo.
39834
Foto da Internet
Planejado pelo sadhu Shastri Narayanswarupdas, foi construído com a ajuda de 3.000 voluntários e 7.000 artesãos. Akshardham, uma das maiores atrações da Índia, atrai cerca de 70% dos turistas que visitam Nova Deli.
Foi oficialmente inaugurado em 6 de novembro de 2005.
THILLAI NATARAJA
40545
Foto da Internet
O templo Thillai Natarajah é um templo hindu dedicado ao deus Shiva localizado na cidade de Chidambaram,no sul da Índia. O templo é conhecido como o mais importante de todos os templos Saivites e influenciou adoração, arquitetura, escultura e arte performática por mais de dois milênios.
40546
Foto da Internet
O templo tem 160 mil metros quadrados e foi construído no século 12.
Mequita AL-HARAM
Todo muçulmano deve ir uma vez na vida a Meca, ou melhor, a masjid al-Haram, a "mesquita sagrada". É lá que está o monumento cúbico Caaba. No hajj (época de peregrinação), o número de visitantes chega a quatro milhões. A mesquita fica na Arábia Saudita e foi construída no ano de 638.
47708
Foto da Internet
De uma só vez, cabem até 300 mil muçulmanos na mesquita de Al-Haram, onde eles cercam a Caaba, o lugar mais sagrado do Islamismo, em seu simples formato de cubo. Durante a maior parte do ano, o cubo fica coberto por um enorme pano preto de bordados dourados, o kiswah
A tradição islâmica afirma que Abraão e Ismael construíram a Caaba como uma cópia da casa de Deus no céu. Com formato de cubo, ela tem aproximadamente 15 m de altura e é feita de pedras e mármore. Sua história recente não é muito clara, mas sabe-se que, quando Muhammad conquistou Meca em 630, ele destruiu os ídolos pagãos que nela havia. Desde então os muçulmanos concentraram sua devoção na Caaba. A parte interna é vazia, exceto pelas três colunas que sustentam o teto e alguns lustres de prata e ouro.
Powered by vBulletin® Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.