PDA

Ver Versão Completa : Desafio Cardeal: Conhecendo os extremos do Brasil

Janjão
01-01-13, 20:57
Aproveitando a viagem até João Pessoa/PB, onde fiquei de 20 a 25 de dezembro, com amigos da Federação Paulista de Atletismo, depois até 27 em Tamandaré/PE, dei inicio ao meu Desafio Cardeal conhecendo o extremo leste do Brasil.

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o Sol nasce primeiro nas Américas".
Fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil e também a penúltima a ser fundada no país no século XVI.
O município é também notável pelo clima tropical, por ser a maior em economia (indústrias, comércio e serviços) e arrecadação de impostos para o estado, pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca.
Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda cidade mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
João Pessoa como de costume é uma cidade limpa e organizada, agradando assim os turistas e aos próprios moradores. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida saudável e de qualidade. Há praças que apresentam equipamentos de ginástica, ciclovias e também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas da manhã); é a capital menos desigual do Nordeste, segundo o IPEA, com o índice de GINI 0,63.

10105

Pela orla de João Pessoa a ansiedade aumentava ao avistar aquele ponto se destacado da praia e adentrando ao mar, a Ponta dos Seixas o local a ser desbravado.

10104

Após convencer um segurança do local consegui adentrar com a moto e tirar algumas fotos, e poder marcar minha presença no ponto mais oriental do Brasil.

10106

10107

10108

Agora sim, tinha a certeza que realmente o Desafio Cardeal havia iniciado, um extremo do Brasil foi por mim descoberto, e agora faltam apenas três pontos a desbravar.

10109

10110

Não resitindo a tentação, voltei a noite para observar a deslumbrante região, com suas belezas naturais e articifiais, como a grande árvore de natal que podia ser vista de quase todos os locais da cidade do sol.

10111

10112

Findada esta primeira etapa, já em casa veio a dúvida se realmente havia ido ao extremo leste. O Farol do Cabo é tido como o extremo tanto pelos moradores locais como por um FC, o qual não me recordo o nome, que postou a foto do local. Mas consultando Wikipédia, encontrei o texto abaixo:

"A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e da América continental. Localiza-se na parte leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a quatorze quilômetros do centro da cidade e a três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco.
Muitos confundem a Ponta do Seixas com a falésia do Cabo Branco, que são formações geológicas distintas. A ponta, que é uma estreita faixa de praia de areia branca mais ao sul da barreira, é de fato o local situado mais a leste da América, e não a falésia do Cabo Branco em si, que é o ponto mais alto da região, portanto o mais ideal para um farol."

Mas como não gosto de ficar com dúvidas e para que o meu Desafio Cardeal seja homologado pelos nobres idealizadores dos Fazedores de Chuva, em breve voltarei a João Pessoa para fazer novos relatos e postagens. Agora é planejar a ida até o extremo sul em Chuí/RS e aguardar ansiosamente pelo momento da partida dessa aventura que terá um duplo sabor com Iron Butt que pretendo fazer, percorrendo mais de 1000 milhas em menos de 24 horas.

Janjão
26-03-13, 10:19
Desde que conheci o site do Iron Butt, sempre me questionava se seria capaz de encarar esse desafio de percorrer mais de 1.000 milhas em menos de 24 horas, e o tempo foi passando, passando, até que começei a fazer parte dos Fazedores de Chuva, tendo já iniciado o FC Nascente, FC Bandeirante e FC Cardeal, tendo ainda meu lado carioca me instigando ao FC Valente.
Apesar de estar aposentado, voltei a treinar e participar de corridas de rua, bem como atuar na arbitragem nas provas de atletismo, o tempo parece escasso e minha alma inquieta fica me provocando, me incentivando, até que não aguentei mais e disse: Chuí lá vou eu.
E assim deu início a minha aventura em percorrer 1779 km em menos de 24 horas para conhecer o Extremo Sul de nosso gigante e belo Brasil. Foi realmente uma aventura, com muita chuva, pilotando a noite, estradas com muitos caminhões e obras de manutenção e duplicação das pistas, mas com respeito aos próprios limites, aos limites da motocicleta, as sinalizações de trânsito e acima de tudo com a proteção de Deus, cheguei ao meu destino com a alma purificada e o corpo exaurido, mas com muita satisfação de ter conseguido.

14016

Dei início ao meu Desafio às 23:20 horas de 17/03/2013, percorrendo dessa forma durante a noite o trecho em que já conhecia a estrada.

14017

Ás 23:15 horas de 18/03/2013, cheguei ao meu destino final, a cidade de Chuí no Rio Grande do Sul, estava no Extremo Sul do Brasil, fique hopedado num hotel muito simples, mas tive uma ótima recepção por parte dos proprietários, o Senhor Davi e seus filhos moram e cuidam da hospedagem.

14018

Meu primeiro contato com o nosso país vizinho, o Uruguai.

14019

Conheci um lugar bastante acolhedor, onde pude degustar uma geladíssima Patricia, cerveja uruguaia e conhecer o Senhor Julio, uruguaio e proprietário do El Gato, um barzinho no início da estrada que leva a Barra do Chuí, na mesma noite voltei lá para jantar e apreciar um vinho e um bom churrasco.

14020

Mais um território dominado, e para materializar esse feito, deixei afixado nossos adesivos dos Fazedores de Chuva.

14021

Agora sim, estamos lá defronte a placa demarcatória da Divisa Brasil/Uruguai no Extremo Sul do país, mais uma etapa do FC Cardeal cumprida.

14022

Visitação ao Farol na Base da Marinha do Brasil, um ponto estratégico na segurança do Brasil nos tempos passados.

14023

Um custon na praia, uma imagem muito legal, mas me deixou em apuros, pois ao tentar sair a moto ficou atolada na areia.

14024

Esse casal argentino foram meus salvadores, pois me ajudaram a sair do atoleiro, muito simpáticos e admiradores de motociclistas, estavam também de carro conhecendo a região.

14025

Depois de uma viagem sob muita chuva, mas sem nenhum incidente, nada melhor do que agradecer minha Protetora e sair com a alma lavada.

14026

Visitação ao Forte de San Miguel no lado uruguaio, uma edificação imponente e bem conservada, o que nos dá o prazer da visita.

14027

Novas amizadas, encontrei dois casais de Londrina/PR, que fazem parte do grupo de motociclistas "Unidos pela mesma Paixão", trocamos contatos e já acertamos um novo encontro em maio, para comemorar nossas aventuras.

14028

A história de uma nação deve ser preservada e deixada de herança para as gerações futuras, pois sem passado é muito difícil construir o futuro.

14029

Na volta passando pelo portal da Estrada da Graciosa, para captar energias positivas e encerrar a viagem com chave de ouro, ficando o novo desafio de visitar as belas estradas da região sul em breve. Para ter um corpo saudável, precisamos libertar nossas mentes e manter a inquietude de nossas almas.

Dolor
26-03-13, 13:08
FC Janjão, provavelmente quem entrou e claro, saiu da minha sala, deve ter pensado que eu estava saindo fora da casinha, pois um grande sorriso foi tomando conta do meu rosto, totalmente cúmplice da leitura feita de um golpe, desta aventura, nas raias da loucura que estás nos levando. Esta é a colocação certa; nos levando seu louco!

Desejo fortemente, continuar preso nesta tua loucura, com um senão imperdoável, de não teres entrado em contato pois a minha casa não tem portas pra ti, quando da tua passagem por Santa Catarina.

Preciso ver o tipo de penitência a ser aplicada por esta falta grave, que entretanto, não tira de maneira nenhuma o brilho da tua façanha, tanto do Iron Butt quanto do Cardeal, além da interação com tantas pessoas, de tantos lugares que já estão seguramente fazendo parte da tua torcida. Como nós!

Uma inspiração!

Parabéns!

Cezar Riva
26-03-13, 14:00
Parabéns Janjão,
Mais uma etapa concluida.
Estou te esperando em Roraima para fazermos o Monte Caburai.
Grande abraço e boas estradas.
FC Cezar Riva

Janjão
26-03-13, 14:10
Dolor

Obrigado pelas palavras, mas vou tentar justificar minha grave e imperdoável falha, humana diga-se de passagem:
Tinha pouco tempo para vencer vários desafios Iron Butt, FC Cardeal, FC Bandeirante, Serra do Rio do Rastro, Estrada da Graciosa e Rastro da Serpente, meu planejamento começou a sucumbir quando cruzei todo o estado do Rio Grande do Sul sob chuva, muita chuva, fiz uma parada incomoda em Porto Alegre, muita água, muito trânsito, uma loucura que chegava até comprometer a segurança nas vias.
Tinha idéia de ir até Lages e de lá no dia seguinte ir para a Serra do Rio do Rastro, mas no início da noite consegui chegar apenas em São Marcos/RS, completamente encharcado, entrou água no baú da moto e para ajudar o meu netbook simplesmente paraou de funcionar, aí resolvi abortar a missão e retornar para casa, para rever o meu planejamento e com mais tempo e calma retormar o que ficou para trás. Deveria fazer as outras duas capitais do sul, Florianópolis e Curitiba, mas não deu.
Talvés tentei fazer muita coisa ao emsmo tempo e não respeitei a mãe natureza, que sabiamente mandou aquela chuva para nutrir nossa flora e alimentar nossa fauna.
Fica a promessa de antes de adentrar as fronteiras da bela Santa Catarina, entrarei em contato com vossa pessoa para conhecer o caminho das pedras e águas, e ái poder desfrutar da companhia de pessoas tão especiais para o nosso motociclismo.
Não é um pedido de perdão, pois consciente da grave falta, estou pronto para sofrer uma penitência, que por mais dura que seja, não inquietará minha alma.
As estradas cada vez mais me envolvem e consomem o meu futuro, a natureza que conheço a cada investida, as novas pessoas que se tornam amigas e a esperança que poderei ir ainda mais longe, me faz ser feliz.

Um Grandioso Abraço

Janjão

Janjão
16-02-21, 11:25
Boa Tarde Amigos Fazedores de Chuva

Primeiramente peço desculpas todos pelo sumiço repentino e duradouro, o qual não vale a pena explicar.
Segundo que todo sonho se não for realizado, vira um grande pesadelo, uma frustação que não nos deixa.
Por isso que mesmo diante dessas restrições, algumas controversas e sem sentido, decidi retomar o que ficou para trás, preencher aquela lacuna que muito incomoda.
Estarei em março, assim queira nosso Grande Criador, ¨ligando a chave e engatando a 1ª marcha" e partindo para os Desafios dos Fazedores de Chuva.