PDA

Ver Versão Completa : Ushuaia - 2012



Valdir Martins
05-12-12, 21:18
9592


Olá amigos!!

Finalmente iniciarei a Expedição "Rumo ao Fim do Mundo" ainda este ano. Dia 22/12 sairei de São Paulo, com destino ao Ushuaia. Esta será a fase 1 do meu projeto. A fase 2, será em 2016 quando completarei o projeto com destino à Prudhoe Bay - AK.
Nesta fase do Ushuaia, iremos em 3 motocas: Eu com minha SH-750, Marcos - Spyder-1100 e Zé Alves com uma TDM-900, todos com suas esposas na garupa.
Sairemos e chegaremos em São Paulo- SP; por falta de tempo (apenas 30 dias para a viagem) e também por já termos rodado algumas vezes J.Pessoa/SP/João Pessoa. Chega desse trecho, por hora.
Esta será, à princípio, a nossa rota:
SÃO PAULO / BOM JARDIM DA SERRA - SC
B. JARDIM DA SERRA / RIO GRANDE - RS
RIO GRANDE /PUNTA DEL LESTE
PUNTA DEL LESTE / MONTEVIDEO
MONTEVIDEO / COLÔNIA DE SACRA
COLÔNIA DE SACRA / BUENOS AIRES
BUENOS AIRES / STA ROSA
STA ROSA / NEUQUÉN
NEUQUÉN / BARILOCHE
BARILOCHE / SARMIENTO
SARMIENTO / CMDT LUIS P.BUENA
CMDT LUIS P.BUENA / EL CALAFATE
EL CALAFATE / USHUAIA
USHUAIA / SOMBRERO
SOMBRERO /CMDT LUIS P.BUENA
CMDT LUIS P.BUENA /COMD. RIVADAVIA
COMD. RIVADAVIA /STO ANTONIO OESTE
STO ANTONIO OESTE / TRENQUEN LAUQUEN
TRENQUEN LAUQUEN / CHAJARÍ
CHAJARÍ / FOZ DO IGUAÇU
FOZ DO IGUAÇU / SÃO PAULO

A intenção é de ir em 20 dias e voltar em 9. Como duas de nossas motocas não são adequadas para o rípio, rodaremos mais, para evitar as "pedritas". Inevitável mesmo será os 130 km de ida e 130 km de volta, próximo do Ushuaia. O resto será no asfalto.
Não pretendo fazer blog e muito menos escrever um livro. Postarei , sempre que possível, fotos e comentários aqui e no FB, com álbum "aberto" ao público.
Portanto amigos, mesmo que eu já ter lido praticamente todos os posts de viagem ao Ushuaia dos FC, qualquer dica que vocês que já passaram por isso, puderem me dar, será muitíssimo bem aceita.

Vento na cara é que não vai faltar!! hehehe!!
Um abraço fraterno para todos!!
Valdir Martins

Dolor
05-12-12, 22:05
FC Valdir, esta viagem é o sonho de todos nós!

Muito bem escolhido passarem pela Serra Rio do Rastro, lamentando o "desvio" de Balneário Camboriú, onde estamos e os acolheríamos com muito carinho. Caso resolvam passar por aqui...seria muito bom.

Não se preocupem além do necessário com o rípio, que normalmente está em estado de regular para bom, e hoje, creio que não mais do que 80 km, somente em território chileno os aguardam.

Bariloche sempre vale a pena, lembrando que deve acrescer um pouco mais de quilometragem do que pela Ruta 3.

A respeito dos posts, sem dúvida que muita gente pegará carona na viagem e como estás registrado aqui no FC pelo teu FB, tudo o que postares aqui, automaticamente estará sendo postado no teu FB.

Bacana, não é verdade?

8992

Vamos conversando e te alimentando com algumas sugestões, especialmente em Calafate e Ushuaia, com restaurantes, passeios, como por exemplo, para a Hacienda Harbelton (poucos vão até lá), onde no caminho (é rípio, do tipo bom, mas vocês são FC, o que temer?) tem a árvore bandeira, parada obrigatória para a foto de lei, enfim, temos alguns dias para propor algumas opções.

Finalmente, muitos FC estarão neste mês de dezembro partindo para o Fim do Mundo e quem sabe, vocês não poderão se abraçar pelo meio do caminho?

Valdir Martins
05-12-12, 22:27
Valeu amigo!
seus comentários sobre o rípio aliviaram o coração da minha mulher que anda preocupada com casamento da estrada ruim+vento forte... hahaha!!
Iremos nos falando...
Abração!!

Martins

Valdir Martins
09-12-12, 14:45
Amigos,

Estou preocupado com combustível... Quem, recentemente, foi ao Ushuaia e teve que utilizar combustível "Extra" da moto?

Dolor
11-12-12, 00:57
FC Valdir, a falta de combustível nos postos de gasolina na Argentina é uma grande e infelizmente, vergonhosa verdade.

É preciso verificar a autonomia das motos de vocês, levar gasolina extra e sempre que o tanque principal estiver na reserva, começar a procurar postos para fazer o abastecimento. Por vezes a paciência será colocada a prova em longas filas. Vamos checar se o problema ainda continua como há um ano.
Levar em consideração o vento que fará o consumo se elevar.

9360
Não vai valer a pena?

São elementos extras que tornam esta viagem tão especial. Não se preocupem porque ninguém ficou no caminho e aqueles galões vermelhos de cinco litros, são de grandes utilidades. Este problema de abastecimento se potencializa à medida que descerem para o Fim do Mundo. Em compensação, viverão uma experiência maravilhosa, cujos espíritos deverão estar preparados para curtirem quilômetro por quilômetro desta aventura que os tornará, ao retornarem, melhores do que quando partiram.

Assim reza a tradição!

Como dizem os FC: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."

9359
Glaciar Perito Moreno, simplesmente, maravilhoso!

Durante esta semana estaremos publicando no link O Sonho, sugestão de mapa, passeios, atrações, como o Glaciar Perito Moreno, em Calafate e dicas, como por exemplo, a obrigatoriedade da aquisição do seguro Carta Verde, a lembrança para a compra de seguro internacional de saúde, caso o plano nacional que tenham não brinde com cobertura no Mercosul, entre outras.

A contagem regressiva começou e agora é uma questão de administrar a ansiedade, sem contudo, se deixarem levar por dificuldades que começarão a serem apresentadas por muitos.

Tudo correrá muito bem e não é um bicho como muitos pintam!

Aprocheguem-se FC!

Elton
11-12-12, 08:02
Ola Valdir,
Provavelmente vamos nos encontrar em algum lugar.
De uma olhada no meu roteiro aqui:
http://www.fazedoresdechuva.com/forums/showthread.php/1320-Ushuaia-Verao-2012-2013?p=4148#post4148
e veja aonde voce acha que podemos nos cruzar?
estamos saindo dia 25 de dezembro.
Um abraco
Elton

Jacob Bussmann Filho
11-12-12, 09:57
9362 Boa viagem Valdir, Ushuaia é tudo de bom .....é uma viagem completa, estarei acompanhando e torcendo por voces, fui o ano passado nessa época, foi muito bom!!!! tivemos problema com abastecimento, filas nos postos, não sei agora , pois fui para Iquique a 2 meses atrás e não tive problema de abastecimento, pois a gasolina aumentou mais de 50 porcento, esta mais cara que no Brasil....hehehehh, mas eu acabei levando meu galãozinho de 8l.......agora é segurar a ansiedade de pegar a estrada....abraços. Acima uma foto de Perito Moreno, na volta fiz um desvio e fui a El Calafate, foi legal...paseei o revellion com minha família lá , que se deslocou de avião.

Dolor
11-12-12, 15:10
FC Valdir, como chumbo trocado não dói, anexo fotos feitas do FC PHD Jacob e do Serjão, outra grande figura do motociclismo, que tivemos a oportunidade de conhecer quando desta viagem para Ushuaia.

9383

Todos os caminhos levam para Ushuaia!

Ah! que vontade de "garrar" a Bonitona, a patroa e "carcar"!

9384
FC PHD Serjão

Curta muito porque o que de fato nos sobra, são as ótimas lembranças e os amigos que vamos fazendo pelo meio do caminho.

9385
FC PHD Jacob

Foi um privilégio ter conhecido estes dois figurões!

Jacob Bussmann Filho
11-12-12, 15:20
Obrigado Dolor.....a reciproca é verdadeira....., dia 26/12 estarei indo para o Rio do Rastro (é uma vergonha eu não conhecer a Serra do Rio do Rastro, mas nunca é tarde, não é mesmo !!!), depois desço para Camburiu.....Abração .

Dolor
11-12-12, 16:08
FC PHD Jacob, a minha casa não tem portas!

O nosso "cafofo" já está reservado para quem vier.

9394
Sempre um lindo espetáculo

Quem sabe não subiremos a serra para te encontrar?

Isto sem falar no FC Valdir e amigos que estarão pela área mais ou menos nesta data, cuja permissão peço agora, pela intromissão neste espaço dele.

Entretanto, imagino a alegria dos abraços!

Jacob Bussmann Filho
11-12-12, 21:40
Obrigado Dolor , será um prazer, passarei mais detalhes de nossas andanças pela Bela Santa Catarina.....abraços

Valdir Martins
12-12-12, 01:49
Meus amigos!
Muitíssimo obrigado pelas boas energias positivas (que acho fundamental) e pelas dicas. Mesmo me considerando um "estradero" confesso que estou ansioso, tenho dormido pouco; enfim pareço que tenho 16 anos e não os meus bem vividos 56. Face a tempo x trabalho, ontem mandei minha moto pra SP de caminhão. Quando amarrei minha "negona" no caminhão, meu coração mudou a batida... Falta pouco....
E vamu que vamu!!

Valdir Martins
12-12-12, 01:50
vlw!! to aguardando!!! Abração!

Valdir Martins
12-12-12, 01:53
Jacob,
Obrigado pela "força"!! Embora estaremos em 3 motos, o que realmente me preocupa é pane seca. Enfim, espero que tudo corra bem. Estarei nos rastros de vocês...Abração!!

Valdir Martins
12-12-12, 01:56
Jacob,
Esqueci de lhe dizer que acabo de me tornar também um PHD - Adquiri recentemente uma "jumenta" chamada Sportster HD -1200 Custom. O "bem-vindo da HOG" foi surpreendente.

Abração

Valdir Martins
12-12-12, 02:07
Olá Elton,
pelo meu roteiro, já vi que dificilmente nos encontraremo...o que é uma pena.... Você fará em 20 e eu em 30 rsrsrsrs
Infelizmente não nos encontraremos, desta vez... Nós passaremos Natal em RG e Ano Novo em Buenos Aieres. Dali seguiremos para Bariloche / El Calafate / Ushuaia.
Publicarei o meu roteiro no meu tópico - Ushuaia 2012. Não consegui agora por três motivos:1- meu Windows é o 7 (1 porcaria).
2- estou navegando no Google /Chrome; e
3 - já tomei algumas doses de Black Grouse. Mas amanhã publicarei!!!
Um forte abraço!!
Valdir

Valdir Martins
12-12-12, 02:11
Caro Dolor,
se você "resorvê pegá a bunitona, jogá a patroa na garupa e garráááá" rsrsrsrs serão muitíssimos bem vindos!!!
Um forte abraço "procês"!!!

Valdir Martins
12-12-12, 02:17
Demais!! Em breve estaremos aí se Deus e a Honda quiserem..!:)

Dolor
12-12-12, 10:52
FC PHD Valdir, parabéns pela nova aquisição que somará mais alegria à tua vida de aventureiro!

Como já tive a oportunidade de mencionar, o teu registro no site dos FC foi feito com a plataforma do Facebook, portanto, quando enviares os teus comentários, não esqueça de ativar o botão Publish to Facebook, no lado esquerdo do Enviar Resposta Rápida, pois assim alimentarás tanto o FC quanto o FB.

Bacana, não é verdade?

9409

Finalizando, não deixem de levar pelo menos um tripé para a máquina fotográfica, objeto indispensável para os registros da aventura.

Jacob Bussmann Filho
12-12-12, 21:05
Já estou providenciando o meu.....rrsrsrsr.....demorou....obrigado pela dica.

Jacob Bussmann Filho
12-12-12, 21:07
Valeu Valdir.....boa sorte com ela e muitas estradas.....abraços

Valdir Martins
13-12-12, 00:47
FCM Dolor:
Muito Legal esse "casamento" com o FB. Vou testar durante a viagem. Sim, estou levando um tripé. Forte abraço!

Valdir Martins
13-12-12, 00:53
FC Elton;
Este será o meu roteiro:
DATA DE PARA Km Km TOTAL
domingo, 23 de dezembro de 2012 SÃO PAULO B. JARDIM DA SERRA - SC 887 887
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012 B. JARDIM DA SERRA RIO GRANDE 672 1.559
terça-feira, 25 de dezembro de 2012 RIO GRANDE PUNTA DEL LESTE 467 2.026
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 PUNTA DEL LESTE PASSEIO 80 2.106
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 PUNTA DEL LESTE MONTEVIDEO 163 2.269
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 MONTEVIDEO COLÔNIA DE SACRA 180 2.449
sábado, 29 de dezembro de 2012 COLÔNIA DE SACRA BUENOS AIRES 60 2.509
domingo, 30 de dezembro de 2012 BUENOS AIRES PASSEIO 100 2.609
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 BUENOS AIRES PASSEIO 80 2.689
terça-feira, 1 de janeiro de 2013 BUENOS AIRES STA ROSA 600 3.289
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 STA ROSA NEUQUÉN 541 3.830
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 NEUQUÉN BARILOCHE 422 4.252
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 BARILOCHE 80 4.332
sábado, 5 de janeiro de 2013 BARILOCHE SARMIENTO 727 5.059
domingo, 6 de janeiro de 2013 SARMIENTO CMDT LUIS P.BUENA 697 5.756
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 CMDT LUIS P.BUENA EL CALAFATE 472 6.228
terça-feira, 8 de janeiro de 2013 EL CALAFATE USHUAIA 878 7.106
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 USHUAIA 50 7.156
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 USHUAIA 70 7.226
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 USHUAIA SOMBRERO 416 7.642
sábado, 12 de janeiro de 2013 SOMBRERO CMDT LUIS P.BUENA 400 8.042
domingo, 13 de janeiro de 2013 CMDT LUIS P.BUENA COMD. RIVADAVIA 548 8.590
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 COMD. RIVADAVIA STO ANTONIO OESTE 721 9.311
terça-feira, 15 de janeiro de 2013 STO ANTONIO OESTE TRENQUEN LAUQUEN 660 9.971
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 TRENQUEN LAUQUEN CHAJARÍ 862 10.833
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 CHAJARÍ FOZ DO IGUAÇU 813 11.646
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 FOZ DO IGUAÇU 50 11.696
sábado, 19 de janeiro de 2013 FOZ DO IGUAÇU CURITIBA 638 12.334
domingo, 20 de janeiro de 2013 CURITIBA SÃO PAULO 430 12.764
Pelo que vi no seu roteiro, infelizmente, acho que não nos encontraremos. Tenho certeza que outras oportunidades virão.
Abração!

Valdir Martins
15-12-12, 12:22
Jacob
Obrigado!
Abraço! :)

Valdir Martins
26-12-12, 23:51
Amigos,
Saimos de Sao Paulo dia 23 de dez, debaixo de muita chuva. A BR116 estava congestionada, alguns acidentes mas conseguimos chegar e dormir em Floripa9878

Valdir Martins
26-12-12, 23:57
Estivemos em Rio Grande-RS onde passamos a noite de natal com amigos. No dia 25, seguimos para Punta del Leste. Morei no Rio Grande do Sul durante 10 anos; porém nunca presenciei uma temperatura tao alta. 42 graus C. Entre Rio Grande e Punta, foi com muito sol, com muito vento, com muita chuva. Chegamos em Punta e amanha seguimos para Montevideu.9879

Valdir Martins
27-12-12, 00:06
Punta[/ATTACH]9881

Valdir Martins
27-12-12, 00:28
Dia 24/12 seguimos debaixo de muito sol. Passamos a noite de Natal na casa de velhos amigos. Ceia inesquecìvel!!!
Dia 25/12 seguimos rumo a Punta del Leste. O caminho foi recheado de muito calor 42C, muito vento e muita chuva, temporal. Chegamos a noite e nos instalamos na Praia Brava.
Amana seguimos para Montevideu. Até agora a viagem está ótima!! Vou mandando notícias assim que puder. Abraco para todos988298839884

Dolor
28-12-12, 20:33
FC Valdir, tomei a liberdade de transferir o tópico Ushuaia - 2012 para a categoria Alma Inquieta, porque de acordo com o enunciado no conceito O Sonho abaixo, começas a vive-lo em toda a sua dimensão e intensidade:

"Os desafios foram, um dia, sonhos, mas que tomaram conta de nós e viraram metas pessoais. Saiba que ao final, todo sonho planejado transforma-se em uma conquista."

Um grande prazer poder aquietar a minha alma junto da tua nesta viagem que te leva à Elite Mundial dos Motociclismo, os Fazedores de Chuva.

Aprochegue-se FC!

Valdir Martins
29-12-12, 23:46
Fez muito bem amigo!
Curtimos Punta del Leste, que embora esteja com um custo de vida muito alto, continua com ares de imponência e riqueza.
Depois de 2 dias em Punta, fomos para Montevideu, onde demos um passeio rapido de moto e fomos almoçar no famoso Mercado. Ali realmente é um lugar com muito astral. Almoçamos e seguimos para Colônia. Compramos as passagens para B. Aires para o dia seguinte, nos instalamos e fomos conhecer aquela bela cidade histórica que um dia já pertenceu ao Brasil Imperial. Ficamos com encargos de consciência por nao ter ficado pelo menos mais um dia. Linda cidade, toda arborizada, limpa e com uma populaçao simpática que sabe como atender um turista. Voltaremos um dia!!
OBS IMPORTANTE: Infelizmente, somente descobri isso na saída do Uruguai. Tendo em vista o custo elevado da gasolina do Uruguai, cerca de R$ 4,00 o litro, por ocasiao da entrada no país,o turista brasileiro tem direito de solicitar na aduana um vale combustível de US$ 50. Os agentes da aduana nao oferecem...ficam na deles...mas é só pedir que eles fornecem um vale para abastecimento em qquer posto de combustìvel.
No dia seguinte chegamos em B. Aires e nos instalamos no hotel Centro Naval da Arma Argentina, na Av. Còrdoba quase esquina com a Cale Florida. Belo hotel, muito bem localizado. Ontem, fomos assistir um show na casa Señor Tango e hoje visitar a Casa Rosada, almoçar na Boca, passar o fim de tarde na Recoleta e finalmente jantar no Puerto Madero.
Aqui em Buenos Aires, tudo muito caro; hoje paguei no Carminito, 10 pesos argentinos (R$ 5)1000210003100041000510006100071000810009por uma garrafinha de água. Mais caro da água que tomei em Paris e Londres.
Amanha seguimos viagem para Bariloche.Que tenhamos bons ventos!!

Dolor
30-12-12, 09:29
FC Valdir, aqui no nosso continente, pelo menos na parte sul, só vivem milionários.

Infelizmente não estou no meio deles, por isso me queixo o tempo todo dos custos que somos obrigados a enfrentar, tornando, especialmente a vida dos viajantes, um saco sem fundo.

De qualquer maneira somos uns privilegiados em poder estar na estrada vendo coisas tão bonitas e vivendo os nossos sonhos.

Desfrutem, façam muitas fotos porque são elas a materialização destes momentos tão especiais, como estas postadas, nos mostrando os bons momentos da turma.

Sigam em frente e continuem nos levando!

Ótima viagem!

Abraços
Dolor e Angela

Valdir Martins
23-01-13, 19:27
11126111271112811129111301113111132111331113411135 1111711118111191112011121Caros,
Resumo da viagem:
foi ótima!!
Resumo do roteiro:
S. Paulo/Chui/Punta del Leste/Montevideu/Colonia/B. Aires/Bariloche/R. Gallego/El Calafate/R. Gallego/Ushuaia/P. Madryn/S. Rosa/Puerto Iguazu/S. Paulo- 12.894 km percorridos em 28 dias;
Pessoal: 3 casais
Motos: SH750/2009;TDM900/2007; Spyder CAN-AM 900/2011
Paisagens maravilhosas!!
Dificuldades encontradas: vento forte e falta de combustível nos postos
FOI SURPREENDENTE:
A cortesia, educação e a alegria recebida dos Hermanos Argentinos - todos; principalmente das polícias. Me deixou uma ótima imagem!
O descaso da aduana chilena; burocrática e morosa propositalmente. Me deixou uma péssima imagem!
Melhor moto para fazer uma viagem dessa: A SUA!!! porque vc conhece, domina e confia.
ALASKA, me espere que logo mais estarei chegando:cool:....

Jacob Bussmann Filho
24-01-13, 10:16
Valeu FC Valdir Martins, pelo sonho realizado, agora como voce escreveu que venha o Alaska, o outro extremo das américas, um abração e parabéns.
FC Jacob

Dolor
24-01-13, 11:15
FC Valdir, a saudade foi compensada pela alegria das belas fotos retratando não somente uma viagem, mas a coragem, a determinação de perseguirem um sonho, por um mês, crescendo espiritualmente e creio, numa convivência tão intensa, o casal voltou mais amadurecido no seu relacionamento.

Todas as vezes quando em viagem pela Argentina o meu sentimento tem sido exclusivamente o da alegria pela forma como os nossos "hermanos" interagem e vibram como se fossem eles os próprios aventureiros. Só tenho palavras de elogios e grandes amigos, sempre dispostos a ajudarem.

Sejam muito bem vindos e também achei muito interessante o pensamento sobre qual a melhor moto para se viajar. Já incorporei este aprendizado.

Abraços e lembro que ficou um dívida, aquela de passarem pelo litoral de Santa Catarina.

Estamos esperando.

Valdir Martins
24-01-13, 12:19
FC Jacob
Muito obrigado amigo!!
Forte Abraço!!

Valdir Martins
24-01-13, 12:27
GCFC Dolor,

Muito obrigado amigo! Não esqueci da dívida, rsrsrsrs
Seu convite é recíproco: passando pelas terras paraibanas, lembre-se também que tem um amigo lá! Sentiremos honrados em recebê-los.
Forte abraço!

Dolor
11-02-13, 14:28
Parabéns FC Valdir Martins pelas 1.000 almas que se aquietaram lendo os teus relatos.

Continue nos alimentando com este teu espírito de aventura e generosidade em permitir que possamos viajar contigo.

12110

Desejamos outro tanto de acessos no teu tópico Ushuaia - 2012!

Abraços
Equipe FC

Valdir Martins
01-09-20, 16:35
Retornando para as estradas. Em breve! Alaska!!

Valdir Martins
27-11-22, 16:05
Salve! Eu; Lud, minha esposa e Frida, minha intrépida moto, estamos quase prontos para a volta no continente americano. Sairemos da Paraíba, iremos até Prudhoe Bay/AK e na volta, novamente, Ushuaia. Partiremos em abril/23. Até lá, vou curtindo a viagem de João e Val.