Dia 14 de maio de 2012 - Warm up
É indiscutível que um dos ingredientes que move o ser humano é o desafio.
Basta nos sentirmos desafiados para começarmos a alterar as nossas perspectivas de futuro, canalizando os nossos esforços para a realização daquilo que nos provoca e que positivamente, na maior parte do tempo, nos atiça.
Muitas vezes priorizamos um desafio em detrimento da própria lógica, tudo na justificativa de nos explicarmos ao cara que vemos no espelho a nossa frente, quando não, ao círculo de relacionamentos, ao qual pertencemos.
Há que se cuidar para que a vaidade não potencialize o desafio!
Conosco não foi diferente, pois desde o momento que tomamos conhecimento do programa Valente Fazedor de Chuva, a "coceira" de corrermos atrás dessa novidade não nos deixou mais em paz, tanto assim, que tivemos que adia-la deste final de semana, do dia das mães, para esta segunda, dia 14 de maio.
Escolhemos o nosso estado de Santa Catarina para percorrer, e assim que terminou o expediente no dia de hoje, pegamos a moto e fomos visitar as três primeiras prefeituras da região, começando pela da nossa cidade de Itajaí.
Em rápidas pinceladas vale lembrar que Santa Catarina, tem uma extensão territorial de 95.346 km2, que a coloca na 20ª posição em área, conta com uma população de pouco mais 6.316 milhões de pessoas, que a classifica em 11º neste quesito e possui uma costa oceânica de 450 km, uma das mais belas do nosso país. É o sexto estado mais rico da federação e responde por 4% do produto interno bruto nacional.
Sem dúvida, um orgulho para todos nós, catarinenses e brasileiros.
Portanto, teremos a partir de hoje uma oportunidade toda especial de falar sobre todos os seus municípios, pois, em cumprimento das exigências para sermos reconhecidos como Valentes Fazedores de Chuva, haveremos de registrar através de fotografia a nossa presença nestes 293 municípios, bem em frente as suas prefeituras.
001/293 - E começamos nosso primeiro contato, como nem poderia ser diferente, em Itajaí, nossa terra natal, que fizemos questão de fazer o registro de número um, bem em frente ao Paço Municipal.
Itajaí por força dos incentivos fiscais para a importação de produtos através da sua estrutura portuária, alcançou de forma meteórica o segundo posto no quesito produto interno bruto do estado, e mesmo que não estejamos sentindo todo este dinheiro no nosso bolso, é a maior renda per capita do estado, com pouco mais de R$63.000,00, o que convenhamos não é pouca prata e alça o estado à uma condição privilegiada dentro da América Latina.
Foi fundada em 15 de junho de 1.860 por Agostinho Alves Ramos.
Mais ou menos como principiantes, ajustamos a câmera para as primeiras fotos que aqui seguem, como prova da arrancada do nosso desafio.
Nos sentimos rejuvenecidos e cheios de planos para tornar este nosso périplo, rico em informações e conhecimentos sobre as nossas cidades, sua gente e se possível, seus projetos.
002/293 - Em seguida partimos para a Prefeitura de Navegantes, que é a nova jóia da coroa catarinense, com níveis incríveis de crescimento, depois da instalação do seu porto, também fluvial, nas águas do Rio Itajaí Açu, com população na casa dos 62.000 habitantes e renda per capita de quase R$16.000,00, gerando novas e grandes oportunidades de negócios. A cidade conquistou a sua emancipação política e administrativa em 1.962.
Ficamos encantados com o projeto Biblioteca Volante, composto por um "container", muito bem decorado, equipado e mais do que tudo isto, cheio de boa energia oriunda das pessoas que dele tomavam conta, que capitaneadas pela Patrícia Costa e assessoradas pela Fatima e a Rosana, se encarregaram de nos passar todas as informações a respeito deste projeto, o que nos encheu de alegria, porque só acreditamos no desenvolvimento de um país se ele cuidar das suas crianças.
E aqui em Navegantes, pelo menos com esta ação, vimos um passo largo dado nesta direção.
Parabéns e que continuem assim!
Para complementar, o Aeroporto Victor Konder que serve toda a região, fica situado na cidade de Navegantes, cujo litoral também atraí muita gente, principalmente do Vale do Itajaí.
003/293 - Por último e para encerrar este primeiro dia, quero dizer, noite, fomos à Balneário Camboriú, estrela maior da nossa grandeza, polo de convergência dos vizinhos de muitos estados, que para cá se mudaram, procurando neste oásis de tranqüilidade, qualidade e conforto, a paz perdida nas grandes cidades.
População atual na casa dos 110.000 habitantes, ocupando a 12ª colocação com a 2ª menor área, cujo resultado dessa equação resulta na maior densidade demográfica do estado, com pouco mais de 2.350 almas por km2, permitindo com a estrutura de edifícios que possui, pasmem, abrigar mais de 1.000.000 de pessoas, marca que freqüentemente ultrapassa durante a temporada de verão.
Assim encerramos este primeiro dia visitando três jóias da coroa num total de 40,5 km rodados, de puro prazer.
Total percorrido: 64 km
Amanhã teremos mais!