-
Valente Fazedor de Chuva [ES] - Flávio
Olá, pessoal!
Meu nome é Flávio Lehmann Jr, resido em Colatina (ES) e sou prospect do clube Lêmures. Planejo concluir o desafio Valente Fazedor de Chuva ao longo do ano de 2023. Meu objetivo é aprimorar minhas habilidades como motociclista, que é uma paixão que entrou na minha vida recentemente, bem como conhecer as belezas do meu estado.
Nesse desafio, minha sócia de vida, Maria Joana (Maju) me acompanha na garupa. Atualmente, montamos a minha CB500F 2022, que mesmo há pouco tempo comigo, já me levou a destinos e aventuras que eu não imaginaria fazer há poucos anos atrás.
Conheci o desafio por meio de diversos amigos que já o fazem ou concluíram, a maioria sendo irmãos do clube.
Estou ansioso para conhecer mais as culturas e paisagens capixabas!
---
Viagem 01
16/01/2023
Essa incrível viagem teve início de uma forma inesperada: Um convite para tomar um café na cidade de Itaguaçu, bastante próximo da casa dos meus pais, onde eu e Maju estávamos no momento (Baixo Guandu). Aproximadamente às 16 horas, após tomar o café, meu amigo Jagi deu a ideia de irmos para Conceição do Castelo, pois essa é uma cidade que ele ainda precisava concluir no desafio.
Partimos então. No caminho, Jagi e Iara nos convenceram a tirar as fotos em algumas prefeituras que faziam parte de nossa rota. Nisso tiramos as fotos em Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo, nosso suposto destino final. Já estava tarde, mas como estávamos longe de casa e perto de Brejetuba, resolvemos ir rapidamente passar lá também e tirar essa última foto. Na volta, fomos convencidos a iniciar o desafio, tomando por base o argumento de que "já haviamos concluído as cidades mais difíceis do estado". Então aqui estamos, dando início à nossa jornada rumo ao Valente Fazedor de Chuva.
Vale registrar que as estradas estavam péssimas devido às fortes chuvas recentes no estado. Como a maior parte da viagem foi à noite, andamos bastante devagar e com cuidado, para evitarmos acidentes no percurso. Na volta passamos por um percurso diferente (Santa Teresa) numa tentativa frustrada de percorrer uma estrada menos esburacada. Chegamos em casa às 3 horas do dia seguinte. Exaustos, mas satisfeitos com o passeio.
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~485Km
---
Registros em foto:

Afonso Cláudio (01/78)

Venda Nova do Imigrante (02/78)

Conceição do Castelo (03/78)

Brejetuba (04/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/paC9MN9hhNZyGinh9
---
Mapa do desafio:
Última edição por flaviolehmann; 09-04-23 às 21:05.
Razão: Adicionando Mapa e Atualizando Título
-
Olá, pessoal!
Devido a razões pessoais, completarei o desafio sozinho, e não mais ao lado da Maju. Como pretendo fazer boa parte das viagens sozinho, meus registros se tornarão, em grande maioria, selfies.
---
Viagem 02
01/04/2023
Minha segunda viagem pelo desafio teve início numa sábado entendiado na casa de meus pais, em Baixo Guandu (ES). Após passar a manhã ajudando com uns serviços de casa, resolvi tirar a tarde para dar uma passeio. Já que eu estava cercado por cidades que ainda não tinha as fotos, por que não aproveitar o tempo livre para fazê-las de uma vez?
Por voltar das 14:00 tirei a foto na elegante prefeitura de Baixo Guandu, onde já estava e parti sentido Itaguaçu. De lá, peguei estrada até Laranja da Terra, onde tive que voltar pelo mesmo caminho por onde vim para alcançar a cidade de Itarana. Foram fotos fáceis e não tão marcantes. Apesar da prefeitura de Baixo Guandu ser lindíssima, eu a vejo todo final semana. Então não foi nada tão marcante.
Agora eu precisava tomar a decisão de voltar pra casa ainda de dia, ou subir a serra pra fazer mais uma cidades e chegar em casa de noite. A estrada falou mais alto e parti rumo ao sul. Meus ouvidos perceberam a alta altitude antes dos meus olhos.
Após uma boa subida, deslumbrei-me com a belíssima prefeitura de Santa Maria de Jetibá. Seu tamanho exuberante e sua arquitetura pomerana são de tirar o fôlego. Talvez essa seja a foto que mais me marcou até o momento no desafio.
Dali parti para Santa Leopoldina, onde a chuva desabou sobre meus ombros. Daqui pra frente as fotos começaram a registrar um piloto cansado e com cabelos úmidos. Apesar de não tão grande quanto de Santa Maria, a prefeitura de lá ainda tem um charme cativante.
Abastecei no primeiro posto que vi e peguei uma rodovia bastante discreta que fazia ligação direta com Santa Teresa. Linda prefeitura, porém não me extendi na cidade. Desci a serra ainda com alguns pingos nas costas e parei brevemente na prefeitura de São Roque do Canaã. Foi talvez a foto mais frustrante do desafio até agora, visto que tudo que encontrei foi um muro com portão fechado e duas placas tortas indicando que ali dentro se localizava a prefeitura e câmara municipal.
Passei por Colatina, porém essa foto quero deixar para o desfecho do desafio. Segui de volta para casa dos meus pais e encerrei a viagem bastante molhado e com uma boa carga de cansaço, mas satisfeito com as fotos que tirei e as paisagens que eu vi. Nisso já eram umas 20:30. Que venham mais viagens!
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~332Km
---
Registros em foto:

Baixo Guandu (05/78)

Itaguaçu (06/78)

Laranja da Terra (07/78)

Itarana (08/78)

Santa Maria de Jetibá (09/78)

Santa Leopoldina (10/78)

Santa Teresa (11/78)

São Roque (12/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/PzxoTbkRBTXri6MS8
---
Mapa do desafio:
Última edição por flaviolehmann; 09-04-23 às 21:04.
Razão: Adicionando distância segundo hodômetro
-
Viagem 03
08/04/2023
Diferente das outras viagens pro desafio, essa foi planejada com alguns dias de antecedência. Após algumas boas horas com o Google Maps aberto, consegui traçar uma rota que não passava por nenhuma estrada de chão (eram muitas) e ainda cobria todas as cidades ao Norte de Colatina viáveis de serem percorridas ao longo de um dia.
Acordei às 5h na casa de meus pais em Baixo Guandu e passei um café amargo como a vida enquanto o sol aparecia discretamente ao horizonte. Antes das 6h eu já estava em cima da moto.
Antes das 9h eu já havia passado pelas pequenas e charmosas cidades de Pancas e Alto Rio Novo e tomava um café na feira municipal em Mantenópolis. Algumas pedras no caminho, especialmente próximo a Pancas, tinham um tamanho e beleza de tirar o fôlego. Se eu não tivesse com o cronograma apertado, sem dúvidas teria parado no acostamento umas boas vezes para tirar umas fotos e admirar a beleza da paisagem com calma.
Como o acesso a Barra de São Francisco era via estrada de chão, voltei pelo caminho que vim até a ES 080, e subi rumo a São Domingos do Norte. A prefeitura se localizava num pátio bastante amplo e interessante, onde diversos prédios da administração pública compartilhavam terreno. Pena o prédio em si não ter nenhuma identificação do lado de fora.
Subi para a cidade de Águia Branca e me decepcionei em não ver nenhum ônibus da famosa empresa Águia Branca. Na verdade me surpreendi com a quantidade de ônibus da Pretti rodando por todo o estado em plena véspera de Páscoa.
Por fim cheguei à Barra de São Francisco, que me surpreendeu pelo grande tamanho para uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar. Porém não me alonguei pois estava com fome e tinha um cronograma para seguir. Após errar uma entrada na rotatória e ter que voltar quase 20km, alcancei a charmosa (e quente) cidade de Água Doce do Norte. Bati um prato generoso, descansei alguns minutos e peguei estrada de novo.
Chegando em Vila Pavão, parei um pouco para admirar e registrar a magnífica igreja luterana na entrada da cidade. Logo depois já estava chegando em território conhecido: Nova Venécia. Cheguei por um lado da cidade que ainda não conhecia, e me surpreendi com o tamanho real da cidade. Ao tirar a foto na prefeitura, já havia percorrido mais de 500Km e notei a corrente seca. Dei-lhe mais uma mão de óleo, e peguei estrada novamente.
Passei rapidamente por São Gabriel da Palha e encontrei uma prefeitura com uma arquitetura bastante única pra região em Vila Valério. Segui mata a dentro rumo a Rio Bananal e me surpreendi com uma cidade grande, super elegante e organizada. Sem dúvidas uma surpresa para uma cidade que, olhando no mapa, parecia minúscula e isolada.
Cheguei em seguida em Governador Lindenberg e tirei uma foto às pressas enquanto desviava de ataques de furiosos Pinschers. Troquei uma ideia com o pai deles, morador local, que me aconselhou a seguir uma rota rumo a Marilândia diferente da que eu tinha planejado, pois o asfalto estaria melhor. Passei por Novo Brasil, seguindo a sugestão recebida e realmente encontrei um asfalto super liso e com as marcações recém feitas. Cheguei em Marilândia já no fim da luz diurna. Rapidamente tirei a foto, pois já conhecia a prefeitura. Parti rumo a guandu, onde meus pais me aguardavam para janta, encerrando assim o rolê.
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~825Km
---
Registros em foto: (1/2)

Pancas (13/78)

Alto Rio Novo (14/78)

Mantenópolis (15/78)

São Domingos do Norte (16/78)

Águia Branca (17/78)

Barra de São Francisco (18/78)

Água Doce do Norte (19/78)

Vila Pavão (20/78)

Nova Venécia (21/78)

São Gabriel da Palha (22/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/FYCWapRiYKqixMUB8
---
Mapa do desafio:
-
Viagem 03
08/04/2023
Registros em foto: (2/2)

Vila Valério (23/78)

Rio Bananal (24/78)

Governador Lindenberg (25/78)

Marilândia (26/78)
-
Viagem 04
11/04/2023
Essa viagem realizei na companhia de meus amigos Alisson, que foi Prospect comigo no clube e também decidiu começar a tirar as fotos pro desafio e Tito, meu padrinho de clube.
Tito precisava levar sua z900 para uma revisão periódica em Vitória, e como nós 3 trabalhamos de home office para uma firma que possui escritório em Vitória, resolvemos aproveitar a oportunidade para quebrar a rotina e trabalhar presencialmente aquele dia. Aproveitamos também, claro, para fazer algumas cidades.
Saímos de Colatina por volta das 6:00, pegando a BR 259 até João Neiva e descemos sentindo Vitória. Paramos para tirar a foto na grande prefeitura de Serra, que ficava bem perto da rodovia. Seguimos caminho até a elegante prefeitura de Vitória, que ficava bem próxima ao escritório, e deixamos a moto do Tito na autorizada. Cumprimos nosso expediente no escritório, bebemos muito café, e só retomamos o passeio quando já era noite.
Saímos do escritório rumo às nossas casas em Colatina parando nas 3 prefeituras restantes no caminho. Primeiramente em Fundão, prefeitura discreta e super tranquila de encontrar. Diferente da prefeitura de Ibiraçu, que rodamos algumas boas vezes no mesmo quarteirão até perceber que ela estava na nossa cara.
Pegamos de novo a rodovia até João Neiva, onde andamos mais da metade da cidade pela contramão devido à má sinalização das ruas. Após alguns minutos rodando, encontramos uma elegante prefeitura mal iluminada. Tiramos as últimas fotos da galera e pegamos a BR 259 sentido casa, encerrando o rolê por volta das 21:00.
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~292Km
---
Registros em foto:

Serra (27/78)

Vitória (28/78)

Fundão (29/78)

Ibiraçu (30/78)

João Neiva (31/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/vc7sMG4DaVg7iGo28
---
Mapa do desafio:
-
Viagem 05
21/04/2023
Essa viagem realizei ao lado de meu amigo Luiz Fernando, que é também meu colega de apartamento. Eu estava com vontade de fazer alguma viagem curta nesse feriado de Tiradentes e ele animou de rodar comigo. Também o convenci a tirar as fotos pro desafio, então em breve deve haver um tópico novo aberto no fórum!
Planejávamos sair mais cedo, mas o frio e o tempo de chuva nos fez aguardar até 11:30, onde pegamos estrada sentido a Aracruz. Com alguma dificuldade, descobrimos que a prefeitura ficava num pátio fechado onde não teríamos acesso nesse feriado. Tiramos a foto então próximo ao portão, enquadrando o "totem" que identificava que ali se localizava a prefeitura municipal.
Voltamos para BR 101 sentido Vitória, onde seguimos até atravessar a terceira ponte, alcançando assim a cidade de Vila Velha. A prefeitura ficava numa rodovia que parecia bastante movimentada para um feriado. Rapidamente tiramos as fotos, compramos uma água na padaria em frente, que surpreendente estava aberta, e seguimos rumo a Viana.
Descobrimos que, apesar de Viana fazer divisa com Vila Velha, sua prefeitura ficava mais próxima de Domingos Martins. Tiramos as fotos e subimos a serra.
Após uma fria subida, chegamos na charmosa cidade de Domingos Martins, onde nos arriscamos a uma multa posicionando a moto em cima da faixa de pedestres. Como o dia já chegava ao fim, não nos alongamos e logo estávamos de volta à BR 262.
Tiramos as fotos em Marechal Floriano, que ficava bastante próximo de Domingos Martins. Prefeitura bastante elegante e de muita personalidade. A luz diurna já morria no horizonte, então logo descemos a serra e voltamos para BR 101, fazendo um curto desvio para tirarmos uma foto em Cariacica. Entramos por um lado da cidade não tão bonito, mas após alcançarmos a prefeitura e sair pelo outro lado, vimos que a cidade tem sim um lado bastante organizado e belo.
Pegamos chuva em Serra no caminho pra casa. Paramos em Ibiraçu para fazer a última refeição do dia, e logo estávamos de volta em casa.
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~435Km
---
Registros em foto:

Aracruz (32/78)

Vila Velha (33/78)

Viana (34/78)

Domingos Martins (35/78)

Marechal Floriano (36/78)

Cariacica (37/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/FoYEC6wNfWmg7uii6
---
Mapa do desafio:
-
Viagem 06
03/05/2023
Essa foi uma viagem bastante curta que fiz de Baixo Guandu, onde estava na casa de meus pais para Colatina, onde resido durante a semana.
Meus amigos Jagi e Iara alcançaram a cidade 77 do desafio no último fim de semana. Marcaram então, de nessa quarta-feira (03), tirar a última foto em frente à prefeitura de Colatina juntamente com os demais integrantes do clube.
Boa parte dos membros compareceram, o que gerou essa linda foto que estou aqui registrando. Eu pretendia tirar uma no mesmo estilo quando eu chegasse na cidade 77 do meu desafio, porém como planejo concluí-lo em breve e havia tantos membros da família reunidos, não podia desperdiçá-la. Por isso já estou registrando-a aqui de uma vez.
Foi uma noite bastante prazerosa. Após a foto lanchamos, comemos churros e ficamos um bom tempo trocando ideia de bobeira. De barriga cheia, montei na moto e voltei para casa dos meus pais ainda de noite.
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~108Km
---
Registros em foto:

Colatina (38/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/dJbHzzmN4AY8oadq9
---
Mapa do desafio:
-
Viagem 07
06/05/2023
Essa aventura teve início às 6:00 da manhã de um sábado, quando estava na casa dos meus pais em Baixo Guandu. Eu tinha um aniversário para ir às 19:00 em Colatina, então resolvi dar uma volta até lá. Eu já tinha a rota planejada com duração de 11 horas e meia, então eu só precisava seguir o roteiro já escrito.
Parti sentido a Linhares, onde tomei uma pancada de chuva no caminho. Tive que parar para colocar a capa para não enxarcar, mas por sorte a chuva durou apenas uns 20 minutos. Foi apenas o suficiente para sujar completamente a moto que eu havia lavado recentemente. Chegando em Linhares, já com sol, descobri conversando com uma moradora que haviam duas prefeituras, a "nova" e a "velha". Tirei foto nas duas por garantia e estou registrando aqui minha selfie em frente a nova.
Dali peguei a BR 101 sentido norte, rumo à Sooretama. Cidade pequena, mas extremamente movimentada para o seu tamanho. Por ser bastante próxima à rodovia, em pouquíssimos minutos localizei a prefeitura e voltei para a BR.
Um pouco mais acima quebrei à direita para encontrar Jaguaré. Chegando lá, em frente à prefeitura estava havendo uma campanha de vacinação, então estava bastante movimentado. Infelizmente não era a vacina de Covid, se não eu teria tomado mais uma dose. Também estava rolando uma campanha de concientização do Maio Amarelho, iniciativa interessantíssima que eu ainda não havia ouvido falar. Fui bastante bem recebido pelo instrutor da auto escola local que estava conduzindo a campanha, onde aproveitei para falar sobre o desafio. Inclusive participei da Live que estava rolando. Espero que eu ganhe o sorteio do capacete!
Dali subi para São Mateus, onde o trânsito caótico e ruas apertadas fizeram-me sentir em Colatina. Com muito custo, descobri a localização verdadeira da prefeitura. O Google e as placas da cidade apontavam para um local antigo, onde agora existe somente a câmara municipal. Chegando no prédio correto, fui muito bem recebido pelo segurança que já conhecia o desafio e me desejou boa viagem e boa sorte nos próximos municípios.
Parei pra abastecer e tomar um café no posto Rodonaldo, que era bastante próximo de onde eu estava. Nisso já eram 11:00 e o almoço estava servido, então não resisti e bati um generoso prato. Depois de descansar, rapidamente segui para Conceição da Barra. Foi muito fácil achar a prefeitura, porém a cidade tem um charme que me deixou morrendo de vontade de ficar algumas horas na praia. Porém estava com o cronograma aperto. Não me alonguei e logo estava de volta na BR 101.
Segui quase até a Bahia para alcançar a cidade de Pedro Canário, onde rapidamente tirei a foto e peguei de volta a 101, agora sentido sul. Entrei numa estrada que dava uma bela vista das imensas plantações de cana da região e logo estava em Pinheiros. Nesse ponto da viagem, já estava bem cansado, e sentido que iria gripar. Então foquei apenas em tirar as fotos e chegar em casa logo.
Peguei a interestadual sentido Boa Esperança e logo ao sair de Pinheiros me deparei com uma paisagem de tirar o folêgo. Os verdes pastos se estendiam até o horizonte, onde haviam montanhas azuladas como as que só se vê no Espírito Santo.
Após tirar a foto, voltei pelo caminho que vim e continuei seguindo até chegar em Montanha. Tirei a foto e segui caminho, rapidamente fazendo também as cidades de Mucurici e Ponto Belo. Quando dei por mim já estava na metade do caminho pra Ecoporanga, onde devo ter ficado por 1 hora numa estrada nova, bonita e praticamente deserta.
Já bastante cansado, tirei a foto e segui pra minha casa em Colatina. Consegui chegar a tempo pro aniversário, com o satisfatório sentimento de ter concluído mais 12 prefeituras!
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~755Km
---

Linhares (39/78)

Sooretama (40/78)

Jaguaré (41/78)

São Mateus (42/78)

Conceição da Barra (43/78)

Pedro Canário (44/78)

Pinheiros (45/78)

Boa Esperança (46/78)

Montanha (47/78)

Mucurici (48/78)
---
Mapa da viagem:

https://goo.gl/maps/ZkrbrXUKxpM4DqEg6
---
Mapa do desafio:
Última edição por flaviolehmann; 11-05-23 às 12:10.
-
Viagem 07
06/05/2023
Registros em foto: (2/2)

Ponto Belo (49/78)

Ecoporanga (50/78)
-
Viagem 08
20/05/2023
Finalmente chegou o rolê final! Depois de muito rodar por perto de casa e ainda fazer algumas viagens mais para o norte do estado, me organizei para fazer o sul em um sábado e domingo. Para otimizaro registro, vou fazer um post para cada dia da viagem.
A viagem começou às 5:00 do sábado em Colatina mesmo, onde encontrei com meu grande amigo e padrinho de clube, Tito, que também estava fazendo suas últimas cidades pro desafio. Pegamos a 259, depois a 101, e logo estávamos em Guarapari tirando a primeira foto e tomando um gordo café da manhã.
De lá partimos para Anchieta, e fizemos um zig zag de cidades, passando por Píuma, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim e parando pra respirar em Marataízes, onde infelizmente não vi nenhum vendedor de abacaxi.
Dali partimos para Presidente Kennedy. Era pra ser uma rota curta e simples, mas de alguma forma o GPS nos jogou numa péssima estrada de chão, onde nossas motos sofreram com buracos e poeira. Ao fazermos uma curva, nos deparamos com um vaca. Ao fazer a próxima curva, vimos a boiada inteira. Por sorte nenhum deles implicou com a gente, mas foi um dos momentos mais tensos da viagem. Foi um alívio chegar no asfalto novamente.
Já numa estrada melhor, seguimos para Mimoso do Sul e logo para Apiacá, onde fomos muito bem recebidos por um motociclista que estava na praça próxima à prefeitura. Fomos convidados para um evento que haveria em muito breve ali na cidade e também alertados sobre um derramamento de óleo na pista rumo à Bom Jesus do Norte, nosso próximo destino.
Demos um pulo em Bom Jesus do Itabapoana para almoçar numa churrascaria ali pertinho da divisa e também tomar um café pra ajudar a manter o foco na estrada. Logo montamos nas motos e pegamos estrada até as cidades de São José do Calçado, Guaçuí e Dores do Rio Preto.
Dali pegamos uma estrada de chão até Divino de São Lourenço, passando por uma estrada de chão que estava até relativamente boa. Ali também fomos super bem recebido por um motociclista local. Sem se alongar, pois já estava de noite e bastante frio, subimos a serra passando por Ibitirama e parando pra tomar um café em Iúna. Eu já estava praticamente tremendo de frio, então ficamos quase 1h parados até nos aquecermos um pouco.
Recuperamos o fôlego e então partimos fazer a parte final da viagem do dia. Passamos rápidos como um tiro por Irupi e logo estávamos no centro de Ibatiba, onde estava rolando um aconchegante forró. Não fosse o compromisso de chegar antes das 23:59 em Castelo, teríamos ficado por ali mesmo.
Descemos a serra para chegar em Muniz Freire, onde tomamos um baculejo por parar as motos em cima da faixa de pedestres. Não levamos pro coração, e por volta das 23:00 estávamos em Castelo, onde fomos super bem recepcionados pela dona da pousada que havíamos reservado. Fizemos um carinho na Nina, uma cadela do meu tamanho e com os pelo mais aconchegantes que a coberta da minha casa, e fomos dormir.
Distância total percorrida segundo o Hodômetro: ~823Km
---

Guarapari (51/78)

Anchieta (52/78)

Píuma (53/78)

Iconha (54/78)

Rio Novo do Sul (55/78)

Itapemirim (56/78)

Marataízes (57/78)

Presidente Kennedy (58/78)

Mimoso do Sul (59/78)