Pode parecer loucura, mas estou iniciando o sonho de conhecer todos os 497 (isso mesmo, são quase 500) municípios do meu estado natal. Será um grande desafio e certamente levarei alguns anos para cumpri-lo. Mas não tem problema, não tenho pressa. A ideia é seguir devagar e sempre, conhecendo novas paisagens, novas pessoas e novos sotaques. Pois é, dependendo da região do estado (que é grande não somente no nome), do tipo de colonização predominante, os sotaques são bem diferentes. Acredito que será uma grande e bela experiência. Minha ideia é iniciar pela região onde moro (região Sul - moro em Pelotas) e aos poucos ir desbravando as outras. Nesse caminho, terei a oportunidade de ir ao ponto mais extremo sul do Brasil (Chuí), visitar nossa capital (Porto Alegre), o início da BR 116 (Jaguarão) e o início (ou final) da BR 101 (São José do Norte). Certamente, terei a oportunidade de iniciar novos projetos de desafios, como o FC Bandeirante e o Rodoviário (BR 101 e BR 116). Esse último pretendo realizar nas próximas férias, se tudo correr conforme o planejado.
Esse será o primeiro trecho:
![]()