Pombal - PB. As margens da BR 230, conta com a presença do rio Piranhas. Por carta régia de 22 de julho de 1766 foi elevada a categoria de vila, com o nome de Pombal. Homenagem ao o Marquês de Pombal primeiro-ministro do rei de Portugal D. José I. Elevada a categoria de vida deu-se a instalação oficial a 4 de maio de 1772.
O pequeno povoado foi fundado com o nome de Boqueirão do Curema, em virtude de sua localização onde o rio Piancó forma um boqueirão. Hoje, neste local, encontra-se erguida a barragem, represando as águas do maior açude da Paraíba e 5º do Brasil.
A origem do nome “Rio Tinto”, surgiu devido as águas vermelhas do rio que banha a região. Seu desenvolvimento histórico está intimamente ligado à Fabrica de Tecidos, que tinha como proprietários os irmãos Lundgren's (Artur, Frederico, Alberto e Anita), todos, imigrantes Alemães.
Cidade que nasci. Fica localizada as margens da PB 293, tem suas principais fontes de renda através do leite e do turismo gerado pelo rio Piranhas. Cidade que pertencia ao território de Pombal, conseguiu sua emancipação há cerca de 60 anos.
Boa tarde. Essa é a prefeitura de Paulista - PB. A câmara dos vereadores fica no piso inferir e a prefeitura no piso superior, Endereço: R. Cândido Assis Queiroga, 30, Paulista - PB, CEP: 58860-000. O prédio não está com condições visuais muito atraentes devido a falta de interesse da gestão atual
O distrito de Desterro de Malta foi formado e elevado à categoria de município pela lei estadual nº 3050, de 17 de junho de 1963, desmembrado de Malta.
A mudança do nome de Desterro de Malta para Vista Serrana ocorreu em 27 de dezembro de 1991, após aprovação de lei estadual de nº 5529
em 1826, o Comandante José Raimundo Vieira, natural da cidade de Icó, no Ceará, comprou ao Barão do Ipanema uma sesmaria com seis léguas quadradas (36 km x 36 km), instalando a Fazenda São José e construindo a primeira casa do futuro município, conhecida como "Casa Grande". José Raimundo e sua esposa, Clemência Sotero de Melo, passaram a residir nesta fazenda. Deste casamento, nasceu uma única filha. Mais tarde, o Cavaleiro da Ordem Imperial de Portugal Miguel Sátiro de Sousa casou-se com esta jovem e estabeleceu-se às margens do Rio Espinharas juntamente com o seu irmão, Aquiles Sátiro, cujo túmulo se encontra no Cemitério Municipal de São José de Espinharas. No dia 26 de dezembro de 1961, foi promulgada a Lei 2.687, criando o Município de São José de Espinharas, cujo território foi desmembrado do Município de Patos
Conhecido como São Bento das redes, devido a sua economia ser baseada no setor têxtil. No final do século XIX, ás margens do Rio Piranhas habitava na região um senhor conhecido como "Catonho" com sua família e alguns moradores de sua fazenda conhecida como Cascavel. Pouco tempo depois, por ali passou um sacerdote de nome desconhecido com destino à cidade de Pombal (Paraíba), onde iria celebrar a Festa do Rosário, que teria batizado o lugar de São Bento, devido quase ter sido picado por uma cobra, assim permanecendo até nossos dias.
O município de Brejo do Cruz é considerado um dos mais antigos da Paraíba. Em 1600 o português Antônio Barroso Pereira resolveu cultivar um pequeno sítio que se chamava Olho D'Água do Meio. Coube, entretanto, a Manoel da Cruz Oliveira Lêdo, famoso desbravador do sertão paraibano, a fundação do povoado, por volta de 1700, instalando-se no sítio Olho D'Àgua dos Boqueirões que seria mais tarde a cidade de Brejo do Cruz.