-
Família Motera na República Juliana
Na região do atual estado de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi fundaram a República Juliana, considerada uma extensão da Guerra dos Farrapos. Embora a República Juliana, cuja capital fora Laguna, tenha durado poucos meses, foi esta que transformou Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva em Anita Garibaldi, a Heroína de Dois Mundos.
Santa Catarina também é para nós a extensão de nossa terra natal: Rio Grande do Sul. Impossível não se apaixonar pelas belezas das Terras Catarinenses, e será por aqui que iniciamos nosso desafio Valentes Fazedores de Chuva.
Viajamos em família: 3 pessoas (Marli, Rogerio e Klaus), 2 motos, 1 sentimento (paixão pelo motociclismo) e muitos destinos. Rogerio e Marli pilotam (desde piá), e nosso filho Klaus, hoje com 13 anos, já vivencia kms de aventura na garupa, desde 6 anos de idade.
Conhecemos os Fazedores de Chuva através do grande amigo Quinhones e outros da Irmandade Sem Fronteira, da qual também fazemos parte. Hoje, se tornar um VFC é sinônimo de motivação, alegria e orgulho.
-
Que maravilha amigos Marli, Rogério e Klaus, em ver vocês que já são grandes motociclistas e aventureiros, aderir aos Fazedores de Chuva...
Tenho certeza absoluta que o mosquito dos FC os contaminará com esse "virus do bem", o qual digo aos meus amigos mais próximos que é igual ao crack (nada a ver rsrsrs), que vicia rapidamente e vocês não vão conseguir mais se livrarem desse virús do bem... Contem comigo, com toda a comunidade do TFC e do administrador Gilmar Dessaune, nosso maior líder e motivador dos desafios FC (confirmarão na homologação), com certeza depois do primeiro desafio concluído vocês nunca mais serão os mesmos....
-
1/295 Balneário Rincão
Cidade litorânea com orla urbanizada, que cativa e proporciona excelente proveito dos momentos a beira do mar. Possui 13 quilômetros de orla marítima, com duas plataformas de pesca e seis lagoas de água doce. População estimada em torno de 13 mil habitantes, que se transformam em 150 mil na temporada de verão.
Chegamos por volta do meio dia, com perfume de frango assado pela cidade kkkk. O prédio da Prefeitura Municipal está sendo reformado, mas segue com suas atividades no mesmo endereço, ao lado da Câmara Municipal.
Aproveitamos pra testar nossa câmera onboard e a cinegrafista. Mas tem alguns muitos vários ajustes pra fazer kkkkk.
-
2/295 Içara
Içara é a capital do mel, sendo a maior produtora do estado de SC. Localizada na região carbonífera, faz divisa com Criciúma e a BR 101.
A segunda Prefeitura Municipal a ser visitada, e a segunda em obras. Mas depois de concluída, será um prédio imponente em meio a uma praça arborizada.
-
3/295 Criciúma
Cidade pólo da região carbonífera e a maior da região sul do estado, com mais de 200 mil habitantes. Trânsito digno de metrópole, onde o GPS foi indispensável para encontrar o Parque da Prefeitura Municipal.
A sombra das árvores do parque convidaram para um piquenique de almoço (água e barra de cereal).
GPS ON e buscar cidades menores (que fazem mais o nosso gosto)....
-
4/295 Siderópolis
De colonização italiana, a cidade tem muitas indústrias e atrações turísticas, proporcionada pela riqueza da mata atlântica, com uma vista inigualável da Serra Geral. Com 14 mil habitantes, é uma cidade charmosa, as estradas que a ligam com os demais municípios são belíssimas, especialmente pelas curvas e exuberantes paisagens em meio a natureza e pequenos sítios.
Recomendamos o trajeto que vai de Criciúma a Siderópolis, seguindo para Nova Veneza, pela Rota Gastronômica. Percurso terapêutico, os amantes da estradas entenderão....
-
5/295 Nova Veneza
A catarinense mais italiana é Nova Veneza. Visita indispensável para quem aprecia uma cidade charmosa, acolhedora, com culinária farta, natureza exuberante e história viva de sua colonização.
Já conhecíamos o município, mas sempre é ‘necessário’ retornar, para conhecer e apreciar mais um pouco dessa encantadora cidade.
-
6/295 Forquilhinha
Cidade de colonização germânica, muito charmosa também, principalmente por ter o Rio Mãe Luzia cortando o centro do município. Tem uma ponte coberta para pedestres, que proporciona uma visão privilegiada do rio e da ponte para veículos.
Parada imperdível é na fábrica da Cervejaria Saint Bier! Pena que estava fechada, por conta do Covid-19. Recomendamos esta cerveja e o chopp, para beber quando não estiver dirigindo.
-
7/295 Jaguaruna
Conhecida como Cidade das Praias, pelos seus 37 km de litoral, de colonização Açoriana, lugar com muitas atrações, entre elas o maior Sambaqui do mundo. Sambaquis são montes artificiais, de tamanhos variados, feitos pelo homem, e são amontoados de conchas, moluscos, ossos e também peças cerâmicas. Podem ser considerados os lixões dos indígenas, e algumas tribos também utilizavam o Sambaqui como cemitério.
Residimos em Jaguaruna desde 2008, onde desfrutamos da tranquilidade de morar numa cidade pequena, próxima da BR 101, de Criciúma e Tubarão, da serra e do mar.
Depois deste rolê abençoado, hora de brindar a família, o motociclismo e as boas aventuras.

Este foi o primeiro 'ride' deste desafio:
Roteiro 1: Balneário Rincão, Içara, Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha e Jaguaruna.
Data: 19/04/2020
Distância: 190 km
Tempo: 11 às 15h: 4 horas
Veículos: Twisters Sisters
Pessoas: Rogerio Marli Klaus
-
8/295 Tubarão
Também conhecida como Cidade Azul, Tubarão recebe este nome em decorrência do rio que corta o município. Tubarão em referência a Tubá-Nharô (pai feroz), cacique indígena q dominava as tribos da região. O rio também se mostrou feroz em 1974, quando causou uma enchente sem precedentes, que levou a óbito 199 pessoas.
Cidade próspera e acolhedora, com rica história e de fundamental importância para o desenvolvimento do estado e região sul do Brasil. A Ferrovia Tereza Cristina é parte fundamenta dessa história, e ainda hoje viva na região.
Apreciar a sombra das árvores que fazem o entorno na prefeitura ao sol do meio dia, foi realmente ótimo.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum