-
Valente Fazedor de Chuva - ES - Rodrigo Rigoni
Há muito esperava por começar esse desafio. De tanta ansiedade, já iniciei ontem mesmo! Como só tenho os finais de semana disponíveis, vou me organizar para atingir, sem muita pressa, os nossos 78 municípios capixabas.
Última edição por Rodrigo Rigoni; 29-03-20 às 19:20.
-
Em plena época de COVID-19, ficar em casa estava sendo angustiante. Inquieto por natureza que sou, resolvi colocar em prática um desejo antigo: iniciar o trajeto capixaba para concluir o desafio do Valente Fazedor de Chuva. Ainda na sexta, dia 26MAR, iniciei um planejamento rápido do roteiro a seguir nos dois primeiros dias disponíveis, sem muita preocupação com o que levar ou onde pernoitar. Tanto é que não arrumei mochila, não separei roupa, nem verifiquei o combustível da minha pequena prateada PCX. Deixei para decidir na hora... e deu tudo certo!
Anexo 180404
O trajeto, previamente marcado, foi esse a seguir:
https://www.google.com/maps/dir/Rua+...20.7697279!3e0
Dia 27MAR - Primeiro dia
Saí nem tão cedo de casa. Exatamente às 8h segui rumo à minha primeira prefeitura... Como moro na capital, e com o trânsito completamente tranquilo, em menos de 5 minutos estava diante da PMV (Prefeitura Municipal de Vitória). Eis o meu registro:
Vitória (1/78)

Logo na sequência parti rumo à Vila Velha. Cidade vizinha à capital e a primeira do Espírito Santo a ser descoberta pelo português Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Antes, porém, parei num posto e já completei o tanque e calibrei os pneus.
Vila Velha (2/78):

Continuei então a peregrinação desse primeiro dia, passando por mais 10 cidades - Guarapari, Anchieta, Piúma, Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado (além das duas já postadas acima), antes de parar para o pernoite em Guaçuí (que fica na região do Parque Nacional do Caparaó).
Guarapari (3/78):

Anchieta (4/78):

Piúma (5/78):

Marataízes (6/78):

Itapemirim (7/78):

Presidente Kennedy (8/78):

Mimoso do Sul (9/78):

Apiacá (10/78):

Bom Jesus do Norte (11/78):

São José do Calçado (12/78):
Última edição por Rodrigo Rigoni; 08-04-20 às 14:17.
-
Finalizando ainda o primeiro dia (27MAR), cheguei por volta de 16h30min em Guaçuí (13/78).
Última edição por Rodrigo Rigoni; 08-04-20 às 14:17.
-
Bem vindo (a) ao TFC – Território Fazedores de Chuva
Importante: anote seu login e senha, pois certamente irá precisar deles no futuro.
Não fazemos distinção entre piloto e garupa, todos são motociclistas e, cumprindo as regras, ambos serão certificados.
Como já tem seu registro, temos detalhes do mesmo para agilizar seu entendimento.
Na parte superior existem “abas” com as seguintes palavras e seus respectivos conteúdos a saber:
Forum – aqui estão as demais abas numa sequência vertical e mostra ao seu lado direito o último tópico em que houve um post.
Shop - loja virtual onde podem ser adquiridos produtos originais FC.
O Sonho – local onde o Fazedor de Chuva (FC) deve postar seus planos e desejos, só deve abrir um novo tópico APÓS ler suas respectivas regras. Por favor, inicie suas narrativas sempre pelo O Sonho, mesmo que já tenha iniciado e tenha foto já cumprindo o desafio. Iremos mover seu tópico para o Almas Inquietas assim que postar a primeira foto.
Almas Inquietas – local definitivo para os tópicos após o desafio ter sido iniciado com a postagem de pelo menos uma foto já cumprindo o desfio.
Eventos – local liberado para divulgação de eventos de interesse dos FC´s.
Passaporte – Aqui estão todos os desafios e suas respectivas regras. Leia tudo com muita atenção ANTES de iniciar qualquer desafio, pois somos rigorosos com o cumprimento das regras em respeito aos que já as cumpriram e aos que ainda as cumprirão. Se após a leitura ainda tiver dúvida, não hesite em perguntar. Pode usar o Facebook (Fazedores de Chuva) ou meu What´s App (27-98117.0089), fique à vontade. Não comece um desafio sem ter total conhecimento e entendimento das regras. Elas são diferentes de um desafio para outro. Uma foto que serve para o Valente FC não serve para o Bandeirante FC e vice versa.
Desafios – aqui estão todos os desafios iniciados e seu status atual (“em andamento” ou “concluído”).
Notícias – aba disponível para publicar acontecimentos, avisos, alertas.
Tópicos – São caixas de diálogo com os demais FC´s onde são contadas as histórias dos desafios e onde acontece a interação com os demais FC´s. Deve ser aberto apenas um para cada desafios, mas dentro de um tópico pode conter mais do que um desafio. É importante que coloque o desafio todo dentro de um só tópico, pois se abrir vários, o desafio ao longo do tempo ficará todo dividido e separado dentro do Forum. Para usar o mesmo tópico, basta clicar nele e depois em “+ Responder ao tópico”. NÃO coloque nada no campo “título” quando for responder ao tópico, pois isso faz abrir um novo tópico para o mesmo desafio.
Posts – são publicações dentro de um tópico. Podem conter vídeos, textos e fotos, sendo essas limitadas ao total de 12 por post. Porém, para um mesmo assunto, podem fazer tantos posts quanto desejar, não há limite.
Os tópicos com mais fotos (além das obrigatórias) e mais histórias contadas são os mais visitados, portanto não economizem nas postagens de suas aventuras.
Tendo qualquer dificuldade de postar, entre em contato conosco que estamos sempre disponíveis para ajudar, inclusive com um tutorial de como postar fotos.
Caso fique muito tempo sem postar, seu tópico será gradativamente “empurrado” pra traz em O Sonho ou Almas Inquietas. Não se preocupe, ele estará lá, basta buscar utilizando uma das 3 opções: a) coloque o nome do tópico ou o seu em “pesquisa avançada” e clique na lupa; b) procure na aba Desafios, na página relativa ao seu desafio; c) se ainda não iniciou o desafio, clique em O Sonho e procure página por página até encontrar, se já iniciou faça esse mesmo procedimento em Almas Inquietas.
Como obter uma certificação – o primeiro passo é ler as regras dos desafios, depois escolha um ou mais desafios (pode fazer tantos quantos desejar ao mesmo tempo, inclusive vários estão dentro de outros de forma parcial), iniciar as postagens das fotos obrigatórias (ou outros comprovantes aceitos, vide aba Passaporte), concluir as postagens, aguardar a homologação (que é o que torna válido seu desafio) e depois pode (é facultativo) adquirir o kit de certificação composto pelo Certificado numerado impresso, o adesivo, o patch bordado, a camisa e a insígnia metálica, todos alusivos ao desafio homologado. Tudo isso ao custo unitário de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) já inclusas despesas de envio. Não existe prazo para terminar um desafio.
Somente os itens: Certificado impresso e insígnia metálica NÃO SÃO vendidos separadamente, os demais você pode adquirir e utilizar qualquer tempo, mesmo antes de concluir um desafio. Porém, depois de ter um desafio homologado, o FC poderá comprar mais de uma insígnia metálica do respectivo desafio.
E-mail interno – para melhor interação com os demais FC´s, existe um sistema de e-mail interno no site, só não se consegue pendurar anexos mas todos são avisados de chegada da mensagem que pode ser vista clicando em “Notificações” no topo da página.
Vila Velha – ES, 29 de Março de 2020.
Gilmar Dessaune
-
Dia 28MAR - Segundo dia
Depois do pernoite agradável na cidade de Guaçuí, levantei cedo para dar sequência no trajeto preparado para esse segundo dia. A ideia inicial seria a de seguir o roteiro abaixo:
https://www.google.com/maps/dir/Gua%...20.2976178!3e0
E assim foi feito. No meio do trajeto uma pausa ligeira para uma foto.

Porém, ao chegar no primeiro destino: o município de Dores do Rio Preto, parei para abastecer a PCX e já em conversa com o frentista e outro rapaz que estava perto, descobri que seria melhor voltar para Guaçuí e então seguir para Divino de São Lourenço (andando um pouco mais, mas praticamente no mesmo tempo de viagem) ao invés de tocar direto pra lá, haja visto que as estradas estavam horríveis por conta das fortes chuvas que assolaram a região semanas antes.
Dores do Rio Preto (14/78):

Resolvi seguir os conselhos do frentista e voltei para Guaçui, seguindo de lá para o próximo destino: Divino de São Lourenço (15/78).

Tanto Divino de São Lourenço como diversos outros municípios do interior capixaba são bem pequenos. De lá segui conforme programado e parti rumo a Ibitirama. No caminho, alguns trechos de estrada de chão e obras de melhoria da malha viária.
Ibitirama (16/78):

Na sequência, vieram os municípios de Iúna, Irupi e Ibatiba.
Iúna (17/78).

Irupi (18/78):

Ibatiba (19/78):
Última edição por Rodrigo Rigoni; 08-04-20 às 14:18.
-
Ainda continuando o segundo dia (28MAR), após o almoço comecei a descer a BR 262 em direção à capital... Entretanto, nesse trajeto, existem algumas cidades que estão dispostas ao longo da própria BR e outras bem próximas (de 10Km a 20Km saindo da estrada principal). Nesse sentido, valeria a pena se afastar um pouco do roteiro e conhecer logo esses municípios. Assim, pude passar em todos esses a seguir: Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Domingos Martins, Viana e Cariacica.
Interessante registrar que a foto que fiz em Domingos Martins não "saiu"... Ou seja, terei que retornar dia nessa cidade para formalizar essa etapa.. rs
Brejetuba (20/78):

Conceição do Castelo (21/78):

Venda Nova do Imigrante (22/78):

Marecehal Floriano (23/78):

Viana (24/78):

Cariacica (25/78):
Última edição por Rodrigo Rigoni; 08-04-20 às 14:19.
-
Domingo último, dia 05ABR, resolvi dar uma leve esticada com a PCX para resgatar a foto de Domingos Martins que, por algum problemas técnico na operação com meu celular, não ficou registrada no último passeio. Saí de casa por volta das 7h e segui o trajeto normal até a cidade de destino. O caminho foi o seguinte:
https://www.google.com/maps/dir/Rua+...20.3615387!3e0
Nessa época de COVID-19, as estradas têm ficado muito pouco movimentadas e os passeios se tornam menos estressantes e, consequentemente, mais agradáveis. O trajeto até essa cidade serrana capixaba é feito pela BR-262 com trechos de subida bem sinuosas e o portal de entrada da cidade, colonizada pelos imigrantes alemães, possui arquitetura bem característica europeia:

Finalmente consegui fazer o registro da prefeitura, que segue logo abaixo:
Domingos Martins (26/78):

Como a ideia inicial era só um bate e volta, fiz uma pequena parada para o café matinal numa padaria do centro da cidade mesmo.

No retorno pra casa mais dois registros do trajeto... Um no alto do novo viaduto entre as BRs 101 e 262... E nas ruínas da Igreja de N. Sª de Belém, em Viana.


Antes das 10h, já estava de volta em casa... e ainda deu pra aproveitar o resto do domingão!
Última edição por Rodrigo Rigoni; 29-04-20 às 17:10.
-
Pois bem... Final de semana passado, dos dias 18 e 19 de abril de 2020, consegui me organizar para continuar minha trajetória e conquistar alguns outro municípios capixabas, visando realizar o sonho de me tornar um Valente Fazedor de Chuva! A ideia inicial era de tentar fechar todo sul do estado e, para isso, deveria percorrer 10 municípios.
Pra ser sincero, essa tarefa não seria muito complicada, já que havia conseguido bater 26 localidades nos dois primeiros dias de desafio. Me planejei para seguir o seguinte trajeto:
https://www.google.com/maps/dir/Rua+...20.3102744!3e0
Depois de tudo, por volta das 8H parti rumo ao primeiro destino, que seria o município de Iconha. Eu já passei inúmeras vezes por este município, mas é bem verdade que nunca havia antes estado na sede da prefeitura, que fica bem no alto de um morro... rs...
Iconha (27/78):
Anexo 183622
Logo na sequência, seguindo pela BR-101, parei em Rio Novo do Sul. Uma rápida entrada na cidade, não foi difícil encontrar o ponto para a fotografia.
Rio Novo do Sul (28/78):
Anexo 183623
Na saída da cidade, trafegando pela rodovia, a gente visualiza um dos famosos pontos turísticos do ES: A pedra do Frade e a Freira. Um maciço rochoso de granito que se ergue 683m acima do nível do mar e se localiza na divisa entre os municípios de Rio Novo do Sul e Cachoeiro do Itapemirim. Sempre quis subir e este dia foi a melhor oportunidade de fazer isso. O acesso à pedra é feito logo após o pedágio, seguindo na direção do RJ. Uma ingrime subida por uns 5,5Km de estrada de chão, nos leva até o ponto onde começa a pequena trilha da pedra. Uma caminhada de nem 5 minutos nos deixa no começo das "costas"do Frade. A vista é fenomenal!
Anexo 183624
Após apreciar a deslumbrante paisagem, estava na hora de retomar a rodovia e seguir em direção aos municípios de Atílio Viváqua e Muqui, os quais nunca tinha ido.
Atílio Viváqua (29/78):
Anexo 183625
Muqui (30/78):
Anexo 183626
Logo a seguir, eu precisaria rumar para Jerônimo Monteiro (cidade que fica há uns 23 Km de Muqui). Porém, devido a queda de uma barreira nessa estrada que liga os dois municípios, a volta seria aumentada para 67 Km. Mesmo com a orientação do Google Maps para o percurso maior, resolvi me aventurar nesse trajeto e consegui desviar, no ponto bloqueado, por uma trilha aberta pelos próprios moradores. Com esse atalho, consegui economizar tempo, combustível e ainda apreciei uma vista magnífica da Serra da Aliança.
Anexo 183627
Jerônimo Monteiro (31/78):
Anexo 183628
Logo na sequência, segui em direção ao próximo município.
Alegre (32/78):
Anexo 183629
Antes de finalizar o primeiro dia, ainda consegui tempo para percorrer mais um trecho até Muniz Freire, local que eu ainda não havia estado.
Muniz Freire (33/78):

Mesmo com todas medidas de isolamento, consegui achar um hotel para pernoitar numa cama quente! Feliz pelo trajeto percorrido.
Última edição por Gilmar Dessaune; 29-04-20 às 17:52.
-
Já no dia 19ABR (Domingo), me organizei para retornar para casa. Quase sempre me preparo para rodar os municípios em dois dias. É o suficiente para não ficar muito "quebrado" da PCX e ainda consigo aproveitar bem os locais.
No roteiro de volta, a primeira parada seria em Castelo. Logo de imediato eu teria duas opções: Ou percorreria 36 Km de estrada de chão durante 1h16min, pelo Google Maps, ou deveria optar por fazer esse trajeto com 1h39min por 97Km de asafalto. Dúvida nem tão cruel assim.
Anexo 183631
Anexo 183631
Claro que escolhi o caminho mais curto! Como havia chovido nos dias anteriores e essas cidades se localizam numa região montanhosa, a aventura na lama foi garantida! Resumindo: Demorei muito mais tempo do que o previsto, mas a emoção e lindos visuais foram certos.
Anexo 183632
Anexo 183634
Depois de todo sacrifício, cheguei finalmente na cidade natal da minha mãe.
Castelo (34/78):
Anexo 183635
Saindo de Castelo, mais uma vez, eu teria dois caminhos para chegar em Vargem Alta, um por estrada de chão, subindo e descendo muitos morros, e outro bem mais extenso por asfalto. Não preciso comentar que o trajeto escolhido foi o mais sinuoso...kkkk
Anexo 183636
Anexo 183637
Com a moto ainda inteira, cheguei no próximo objetivo.
Vargem Alta (35/78):
Anexo 183638
Ainda falavam outros dois locais antes de chegar em casa e muitos quilômetros a percorrer. O tracho de Vargem Alta para Cachoeiro do Itapemirim é muito bonito e com alguns mirantes pelo caminho. É uma serra maravilhosa e vale a pena parar para apreciar a vista. Como eu já conhecia este local de outras tantas idas, foquei na condução para conseguir chegar à tempo do almoço na cidade.
Cachoeiro do Itapemirim (36/78):
Última edição por Gilmar Dessaune; 29-04-20 às 17:51.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum