RODOVIÁRIO FAZEDOR DE CHUVA
acima algumas rodovias brasileiras que percorri de moto
Para registrar o desafio proposto vou postar aqui a bela viagem pela rodovia BR 230, realizada em companhia dos amigos GCFC-CFC-BFC-Milton Omena, CFC-Formigão, e João Alano , realizada em 2013 no período de 02/07/2013 a 17/07/2013.
Breve relato conforme enciclopédia Wikipédia.
A Rodovia Transamazônica (BR-230) é uma rodovia brasileira, projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar.
É a terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins,Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas.
É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada.
Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 27 de agostode 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 223 km.
Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas precárias.
Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). O desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema criado por sua construção.
Identidade da viagem
o trajeto
02/07/2013 Porto de Cabedelo-PB até Campina Grande-PB
Estradas boas, toda asfaltada, grande fluxo de veículos.
03/07/2013 Campina Grande-PB até Várzea Alegre-CE
Estradas boas mas com um fluxo de veículos menor, entramos neste dia no segundo estado cortado pela BR-230, o Ceará.
04/07/2013 Várzea Grande-CE até Oeiras-PI
Terceiro estado do percurso. Oeiras primeira capital do estado do Piauí. Neste trecho pegamos o primeiros kms em terra, traçado original da BR 230, que não é utilizado, por ter outras opções pavimentada.
05/07/2013 Oeiras-PI até Balsas-MA
Mais um estado, estradas continuam boas um pouco de calor, continuamos a cortar o sertão.
06/07/2013 Balsas-MA até Marabá-PA
Neste dia saímos do Maranhão, cruzamos o estado de Tocantins e adentramos no Pará. trecho com boas estradas pavimentadas, sendo que só alguns kns para chegar em Marabá pega´se um trecho de terra, com bastante movimento e muita poeira.
07 e 08/07/2013 Marabá-PA
09/07/2013 Marabá-PA até Altamira-PA
A partir deste ponto os trechos de terra são predominantes, a poeira é algo que só vendo para poder avaliar, mas apesar de ser terra na sua maioria o trecho ainda é bom. Neste trecho havia uma obra, onde molharam bastante a rodovia, ficando o trecho bem liso, nosso amigo formigão comprou seu primeiro terreno, batendo as costelas no chão, mas seguimos, em Altamira, procuramos um hospital.
10/07/2013 Altamira-PA
Dia de procurar um hospital para o Formigão.
11/07/2013 Altamira-PA até Ruropólis-PA
Muita chuva durante a noite trecho predominante em terra, mas de razoável qualidade
12/07/2013 Rurópolis-PA até Alter do Chão-PA
Aqui saímos um pouco da BR-230 para irmos até Santarém-Pa, e de lá até Alter do Chão-Pa, BR 163 apenas
uns 40kms de terra o restante asfalto.
13/07/2013 Alter do Chão-PA até Itaituba-PA
Neste dia voltamos para Rurópolis, para seguirmos a BR-230, mais um dia de muita poeira.
14/07/2013 Itaituba-PA até Jacareacanga-PA
Maior trecho sem entre cidades, mais de 400 kms sem posto de serviço, levamos gasolina, mas o no caminho
vimos que se consegue gasolina, se for necessário, um dos pontos é no"Amigo Garimpeiro" .
15/07/2013 Jacareacanga-PA até Apuai-AM
O trecho no coração da selva amazônica, pedágio para os indígenas, e muita poeira, finalmente saímos do Pará para entrar no estado do Amazonas. Trecho sem asfalto, mas de razoável qualidade.
16/07/2013 Apuai-AM até Humaitá-AM
Trecho de terra, trafego de caminhões madeireiros, pontes em condições ruins, mas trecho trafegável com facilidade,
neste trecho perdemos a balsa das 19 horas para atravessar o Rio Madeira e ficamos curtindo os mosquitos até as 21:00 hs, onde pegamos a última balsa do dia.
17/07/2013 Humaitá-AM até Lábrea-AM
Último trecho para concluir a BR-230, na minha opinião o pior trecho de toda a rodovia, mas sem grandes
dificuldades. Neste trecho com aproximadamente 200 kms , mas que levamos todo o dia para cruzar, encontramos no km 100 aproximadamente, um gaúcho morador isolado, com sua família, que nos forneceu um belo almoço.
Este é um breve relado da viagem na rodovia BR-230. Para mim ficou claro que o trajeto em período da seca,
pode ser feito tranquilamente sem grandes dificuldades, não sendo necessariamente obrigatório o uso de uma noto trail.
Esta é uma rodovia que nos leva ao passado, para mim é a nossa equivalente a Rota 66, só que sem cenários cinematográficos,aqui o cenário é a realidade vivida, pelos garimpeiros,madeireiros, ribeirinho e indígenas brasileiros e pessoas que acreditaram na integração da Amazonas.
"INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR" slogan usado pelo militares.
http://www.blogdealtaneira.com.br/20...edicao-na.html