Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 36
    Data de Ingresso
    Jan 2013

Paraná: 399 destinos.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20130602_161123.jpg
Visualizações:	340
Tamanho: 	82,4 KB
ID:      	17739

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
    Amyr Klink

Peço licença, humildemente, para adentrar à casa dos Fazedores de Chuva. Não me recordo exatamente quando ouvi ou li pela primeira vez a respeito deste seleto grupo, mas ali, ainda que timidamente, despertou algo em mim. Coincidentemente, através de outro grupo de motociclistas do qual participo, fiquei sabendo que o colega Janjão, aceitou os desafios e passou a ser FC Janjão! Excelente pessoa e admirável motociclista. Então, passei a ler os relatos e freqüentar o site diariamente. Meses atrás fiz meu registro, mas sem maiores pretensões, razão pela qual até então nunca escrevi nada. Porém, o contato freqüente com o site, a leitura dos relatos, as fotos, o desafio em si, contagiou-me de tal forma que não há como segurar mais: eu preciso fazer isso!!! Minha alma já está inquieta. Aliás, acredito que já superou qualquer escala de inquietude. Diria que ela está aflita! Então decidi topar o desafio para aplacar essa angústia que está atormenta..... Preciso rodar por aí!!!!
    Outro colega fez um desafio a si mesmo: rodar, no mínimo, 10mil km até o fim do ano. Não parece ser muito, aliás, é pouco. Mas o tempo dele é escasso. O trabalho e família o ocupam muito. Então, se ele atingir essa marca já será uma conquista. Eu também preciso de um desafio. Mais. Preciso de uma jornada. Então me decidi. Farei o desafio do Valente Fazedor de Chuva, com o objetivo de conhecer todos as cidades do Paraná, meu estado querido. Dentre os desafios, parece ser o menor, o que chamaríamos por aqui de “café com leite”, mas para começar, está ótimo! É a experiência que preciso para encarar outro desafio: Cardeal FC. Mas apesar da aparente facilidade, são 399 munícipios. Serão milhares de km´s rodados. Só saberei da magnitude da empreitada quando estiver nela! Por isso, não basta subir na moto e sair rodando. Acho que será necessário algum planejamento. Por isso, irei com calma no começo. Não disponho de tempo. Não terei férias tão cedo. Então não terei pressa, embora pretenda concluir até fevereiro de 2014. Os preparativos estão começando... atualização de GPS, compra de mapas, pesquisa de endereços, consulta a sites do governo... Será uma grande jornada para conhecer todo o estado do Paraná. E conhecer a mim mesmo. Espero ser bem vindo à Tribo. Desde já, coloco-me à disposição aqui em Curitiba para no que for possível auxiliar os demais FC´s. Por ora é isso. Um abraço a todos. Paz e bem. Vamos rodar!
    Gubert
    Última edição por Gubert; 19-12-13 às 16:06.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    FC Gubert, os nossos braços, não estão abertos, mas escancarados para te receber neste território formado por pessoas, exatamente do teu calibre.

Seja muito bem vindo e por favor, não vá te confundir e incluir Itajaí, SC, no mapa do lindo, trabalhador e rico estado do Paraná, nosso vizinho, pois como diz o ditado: "é melhor um bom vizinho perto do que um irmão longe", e dar com os costados aqui, porque daí não jeito, terás que ficar na Sede Intl dos FC, que não tem portas para os seus Fazedores de Chuva.

Desejamos que todos os quilômetros a serem percorridos te forneçam os melhores momentos da tua vida, na solidão do capacete, nosso confidente.

O Paraná como sempre na vanguarda dos acontecimentos e ações, provavelmente deve ter sido dividido em regiões turísticas e seguramente as tem publicadas na forma de "livretos" resumindo as principais atrações juntamente com um mapa rodoviário e distribuído nos postos de informações ao longo do estado. Caso, o que não acredito, não tenha este material, uma sugestão seria seguir as micro regiões.

Mas o mais importante é esta decisão louca de percorrer os seus quase quatro centos de cidades, experiência que te trará, ao seu final, muito melhor do que quando começaste. Agora não tens mais volta...a não ser com a tua alma aquietada depois de milhares de quilômetros, do tipo bom, rodados por este imenso pedaço de Brasil, vivendo o slogan dos FC quando diz; "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."

Um grande prazer estar na tua garupa Fazedor de Chuva!

Abraços
    Dolor e Angela

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Obrigado FC Dolor! Suas palavras servem de incentivo e motivação para esta longa caminhada. Aliás, cada post seu é uma dose de ânimo e entusiasmo. És, sem dúvida, um visionário do caminho. Tens minha admiração.

Morei os últimos sete anos em Jaraguá do Sul, minha garupatroa mora em Timbó/SC. Então, tenho um laço forte com os irmãos catarinenses e sempre estou nessas bandas. Não tardará uma visita a bela e movimentada Itajaí para um encontro com o amigo.

Aqui por terras paranaenses a chuva tem castigado muitas cidades...O sol tirou férias. O frio tenta gelar nosso entusiasmo. Mas não! Os preparativos já começaram. Logo pego a estrada e do início ao sonho. Como vc disse Dolor, ao final da experiência serei outra pessoa. Espero que seja realmente proveitosa a jornada...

Enquanto não dou início ao projeto, segue algumas informações que podem ser úteis.

No site do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagens) tem o mapa político rodoviário do Estado, devidamente atualizado no que concerne as estradas paranaenses (algumas estradas catarinenses perto da divisa não estão!).
    Pode ser de muita valia para os demais motociclistas que estão passando pelo Estado. Segue o link:
    http://www.infraestrutura.pr.gov.br/...viario2013.pdf

E aqui tem a relação das rodovias estaduais, trecho a trecho, indicando se é pavimentado, duplicado, etc.
    http://www.infraestrutura.pr.gov.br/...rodoviario.pdf

No site do Ipardes - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, tem a relação dos municípios divididos por mesoregião e microregião, o qual utilizarei como base. Assim, pretendo fazer cada microregião de cada mesoregião, para facilitar o planejamento.
    http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/...sos_parana.pdf

Enfim, é isso. Os preparativos continuam. No baixar das águas, ou quando menos esperar, abraço a estrada!!!

Abraço a todos!
    Paz e bem!

Gubert

Dados sobre o Estado do Paraná

Paraná em números
    O Paraná é um dos 26 estados do Brasil e está situado na Região Sul do País. Faz divisa com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, fronteira com a Argentina e o Paraguai e limite com o Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 199.880 km².
    Sua capital é Curitiba, e outras importantes cidades são Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá. Na Região Metropolitana de Curitiba, destacam-se, por sua importância econômica, os municípios de São José dos Pinhais e Araucária.
    O clima paranaense apresenta diferenças marcantes, dependendo da região – de tropical úmido ao norte a temperado úmido ao sul.
    A população é formada por descendentes de várias etnias: poloneses, italianos, alemães, ucranianos, holandeses, espanhóis, japoneses e portugueses, e por imigrantes procedentes, em sua maioria, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
    O Paraná possui uma excelente infraestrutura de estradas, aeroportos, ferrovias, portos e usinas geradoras de energia elétrica.

1. DADOS GERAIS

Capital: Curitiba
    Área (km2) 199.880
    Densidade demográfica (2011)(hab.km2) 52,92
    Número de municípios 399
    População do Paraná (2010) 10.444.526
    População do Brasil (2010) 190.755.799
    Participação na população do Brasil (%) 5,5
    População urbana (2010) (%) 85,3
    IDH (2007) 0,846
    FONTES: IPARDES, IBGE, BCB

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS - 2010
    MUNICÍPIO POPULAÇÃO
    Curitiba 1.751.907
    Londrina 506.701
    Maringá 357.077
    Ponta Grossa 311.611
    Cascavel 286.205
    São José dos Pinhais 264.210
    Foz do Iguaçu 256.088
    Colombo 212.967
    Guarapuava 167.328
    Paranaguá 140.469
    Apucarana 120.919
    Toledo 119.313
    Araucária 119.123
    Pinhais 117.008
    Campo Largo 112.377
    FONTE: IBGE - Censo 2010

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Ontem, sábado, 06/jul, dei início a grande jornada de ir a todos os municípios do Paraná. 6h:43min da manhã saí de casa rumo ao litoral. O destino era certo. O desafio era grande. Mas só tive certeza de que iria mesmo quando já estava no caminho. Até aí a dúvida martelava. Será que consigo?? Não seria melhor deixar para outra hora? O destino? A magnífica e escondida cidade de Guaraqueçaba (http://www.guaraquecaba.com.br/). Talvez o município do Paraná com o acesso mais difícil. A não ser, claro, que você vá pelo mar, com barco. Aliás, é o melhor meio para se chegar lá. Pelo mar. Mas eu fui de moto.
    Guaraqueçaba está ali, encravada na mata atlântica. Cidade escondida. 77 km de estrada de chão. Cascalho. Pedra. Barro. Buraco.
    Estava com receio de pegar esta estrada em razão das chuvas dos últimos dias.
    Estrada de chão e chuva contínua não se dão. Se nossas ruas já ficam com buracos no asfalto quando chove direto, que dirá de uma estrada sem estrutura. O bom senso aconselhava esperar, deixar para outra hora. De repente a prefeitura ou governo estadual poderia fazer uma manutenção, passando a "patrola" ou a "esteira" para arrumar a rodovia.
    Mas a alma inquieta queria encarar o desafio. Aproveitar o dia de sol.
    Missão dada. Missão cumprida.

1 de 399.
    GUARAQUEÇABA

Foto oficial

Nome:	         14.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	95,8 KB
ID:      	18345
    Placa de bem vindo à Guaraqueçaba - "Aqui começa o Paraná"
    Ao lado, o pessoal da Oi trocando os "orelhões" antigos da Brasil Telecom.

Nome:	         13.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	97,7 KB
ID:      	18346

Esse é caminho. 77 km. Tem muitas curvas, muitas retas, muitas pedras e tinha muito buraco em razão das chuvas... Mas dá para chegar sim. Foram 2 horas e meia para ir... A volta foi mais rápida. Não é uma estrada de cascalho liso... é daquelas que as pedras ficam salientes. Então trepida. Muito. E as sombras das árvores, os vãos entre as folhas, camuflam os buracos, de modo que vc não consegue evitar todos. Enfim, mesmo com uma trail, a viagem não é muito confortável não.

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	85
Tamanho: 	96,5 KB
ID:      	18344

Pelo menos a paisagem é demais! Mata atlântica intocada.

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	76
Tamanho: 	97,6 KB
ID:      	18347

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	79
Tamanho: 	97,0 KB
ID:      	18348

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	97,2 KB
ID:      	18349

Nome:	         11.jpg
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	18355
    Tem algumas pontes que passa um veículo só.

Nome:	         5.jpg
Tamanho: 	97,8 KB
ID:      	18350

Búfalos.

Nome:	         7.jpg
Visualizações:	75
ID:      	18351
    Recanto.

Nome:	         8.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	97,6 KB
ID:      	18352

Aqui em Antonina, se dirigindo ao destino.

Nome:	         10.jpg
Tamanho: 	96,2 KB
ID:      	18354

Dessa placa sáo mais 60 km de chão até Guaraqueçaba.

Nome:	         9.jpg
ID:      	18353

A cidade. Pacata. Um paraíso. Merece uma nova visita. Com mais tempo, um pernoite. Com certeza.

Nome:	         15.jpg
Visualizações:	72
Tamanho: 	98,9 KB
ID:      	18356

Nome:	         20130706_104234.jpg
Tamanho: 	90,8 KB
ID:      	18357

Nome:	         20130706_104337.jpg
Tamanho: 	98,0 KB
ID:      	18358

Nome:	         20130706_105339.jpg
Tamanho: 	97,5 KB
ID:      	18359

Nome:	         20130706_104449.jpg
Visualizações:	70
Tamanho: 	97,1 KB
ID:      	18360

Resumo da viagem. De casa até o destino. Tem alguns kilometros a mais, pois dei um voltinha antes de encarar o pó.

Nome:	         Fullscreen capture 772013 92709 PM.jpg
Visualizações:	74
Tamanho: 	93,3 KB
ID:      	18361

Nome:	         20130706_103941.jpg
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	18362

A viagem foi tranquila. Na descida da serra, a diferença brusca na temperatura, fez com que a viseira do capacete, a bolha e os retrovisores da moto embaçassem de tal modo, que ainda não tinha visto...
    Na estrada de chão, a Ravena (minha parceira azulona) ao querer evitar um buraco, se encostou num barranco. Nada demais, só o ego ferido...
    Fiz todo o litoral do Paraná nesse fim de semana... farei novo post para complementar. É isso. Não é mais um sonho. Agora é real. Visitarei todas as cidades do Paraná. De moto. Comecei, pela mais difícil, mas por outro lado, uma das mais belas. Uma cidade que eu não conhecia. Na verdade, a única do litoral que eu não havia ido, justamente pela dificuldade de acesso. Só por isso o desafio já valeu a pena. Agradeço a vcs, Fazedores de Chuva, por essa oportunidade. Foram vocês que me fizeram ir lá...

Grande abraço
    Paz e bem.
    Gubert

Data de Ingresso
    Jul 2013
    Parabéns Gubert Show as fotos hemm, precisamos trocar umas ideias para planejarmos umas pernas juntos o que acha?

Mais uma vez lindas as fotos

Data de Ingresso
    Mar 2011
    FC Gubert, se me permites, copiarei uma pequena frase tua, porém, digna de uma interpretação pra lá de emblemática;

"Comecei, pela mais difícil"

Creio que a parte mais difícil foi aquela que precedeu a colocação da chave na ignição para a partida...quantas dúvidas, amarras para serem desfeitas...até que a moto roncou e começou o melhor da viagem...ela mesma.

E agora a parte mais fácil, mais prazerosa, a mudança do Paraná: 399 destinos, para o seu merecido lugar: Almas Inquietas.

Parabéns FC Gubert por esta iniciativa, obrigado por nos brindar com o belo texto, linda fotos e nos inspirar.

Um prazer!

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Dando continuidade no passeio do final de semana, além de Guaraqueçaba, fui também para as outras cidades do litoral paranaense. Aqui, antecipadamente, peço desculpas aos demais colegas, pois as fotos estão escassas... Primeiro, pq a fotógrafa oficial, minha garupa, não estava comigo e eu não sou muito bom com máquinas (muito menos celular com câmera). Segundo, porque já rodei muito por essas cidades e as conheço de olho fechado... Então preocupei me apenas em tirar uma foto oficial para os registros... No entanto, como minha mãe mora no litoral e eu sempre estou por lá, prometo que farei um relato mais pormenorizado das cidades, e com outras fotos que mostrem a beleza de cada uma.

4 de 399
    ANTONINA

Fotos oficiais
    Prefeitura

Nome:	         antonina 1.jpg
Visualizações:	210
ID:      	18412

Nome:	         antonina 2.jpg
Tamanho: 	92,6 KB
ID:      	18413

Hospital indicando o nome da cidade

Nome:	         antonina 3.jpg
Tamanho: 	90,2 KB
ID:      	18414

O teatro

Nome:	         antonina 4.jpg
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	18415

A matriz

Nome:	         antonina 5.jpg
Tamanho: 	94,5 KB
ID:      	18416

Nome:	         antonina 6.jpg
Tamanho: 	96,7 KB
ID:      	18417

Nome:	         antonina 7.jpg
ID:      	18418

Nome:	         20130706_143701.jpg
Tamanho: 	91,7 KB
ID:      	18419

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

3 de 399
    Morretes

Câmara Municipal, já que a Prefeitura, que fica ao lado, não tem identificação

Nome:	         morrete4.jpg
Visualizações:	71
Tamanho: 	96,8 KB
ID:      	18420

Nome:	         morrete 1.jpg
Visualizações:	66
Tamanho: 	101,0 KB
ID:      	18421

Nome:	         morrete3.jpg
Visualizações:	69
Tamanho: 	90,8 KB
ID:      	18422

Prefeitura

Nome:	         morrete5.jpg
Tamanho: 	94,4 KB
ID:      	18423

Nome:	         morrete2.jpg
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	18424

Nome:	         20130706_153307.jpg
Tamanho: 	97,5 KB
ID:      	18425

Nome:	         20130706_152407.jpg
ID:      	18426

Nome:	         20130706_152425.jpg
Tamanho: 	97,9 KB
ID:      	18427

Nome:	         20130706_152458.jpg
Tamanho: 	93,7 KB
ID:      	18428

Nome:	         20130706_152623.jpg
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	18429

Nome:	         20130706_152656.jpg
Visualizações:	68
ID:      	18430

Nome:	         20130706_152941.jpg
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	18431

Nome:	         20130706_152948.jpg
Tamanho: 	91,5 KB
ID:      	18432

Nome:	         20130706_153255.jpg
Tamanho: 	96,7 KB
ID:      	18433

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

2 de 399
    PARANAGUÁ

Fotos oficiais

Nome:	         20130706_163049.jpg
Tamanho: 	97,4 KB
ID:      	18434

Nome:	         20130706_165049.jpg
Tamanho: 	86,6 KB
ID:      	18435

Nome:	         20130706_163655.jpg
Tamanho: 	95,3 KB
ID:      	18436

Nome:	         20130706_163459.jpg
Tamanho: 	93,2 KB
ID:      	18437

Nome:	         20130706_163618.jpg
Tamanho: 	93,6 KB
ID:      	18438

Nome:	         20130706_163641.jpg
Visualizações:	67
Tamanho: 	94,4 KB
ID:      	18439

Como disse, fiquei devendo fotos relatos, principalmente acerca da Estrada da Graciosa, cujo acesso é ali entre Antonina e Morretes, e da Ilha do Mel, onde não há circulação de veículos, e a única maneira é ir de barco...Prometo reparar essa falha e melhorar em relação às próximas cidades a serem visitadas.

Demais cidades do litoral ficam para o próximo post.
    Última edição por Gubert; 03-09-13 às 22:39.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Finalizando o passeio de fim de semana... todas as cidades do litoral visitadas... Peço desculpas novamente pela escassez de fotos e prometo melhorar os relatos daqui para frente...
    Até porque, tirando a região de Irati, no centro sul, onde nasci, conheço muito pouco do Paranazão.... aí que o desafio vai ficar emocionante!

Concluída primeira etapa:
    38 - Microrregião Geográfica Paranaguá
    Antonina
    Guaraqueçaba
    Guaratuba
    Matinhos
    Morretes
    Paranaguá
    Pontal do Paraná

Voltando para casa, é sempre bom passar por terras catarinenses.

Nome:	         20130707_130014.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	98,6 KB
ID:      	18546

Resumo da viagem:

Nome:	         untitled.jpg
Visualizações:	67
Tamanho: 	94,6 KB
ID:      	18547

Nome:	         08edadfbfa9e9839ae868a5b5b9013b0_3_20130709_220348.jpg
Visualizações:	62
Tamanho: 	94,1 KB
ID:      	18549

7 DE 399

GUARATUBA

Nome:	         20130707_120707.jpg
Visualizações:	26
ID:      	20881

Nome:	         20130707_120028.jpg
Visualizações:	25
Tamanho: 	94,0 KB
ID:      	20882

Nome:	         20130707_121113.jpg
Visualizações:	27
ID:      	20883

Nome:	         20130707_121543.jpg
Tamanho: 	96,0 KB
ID:      	20884

Nome:	         20130707_121553.jpg
ID:      	20885

6 de 399
    MATINHOS

Nome:	         20130707_112016.jpg
Visualizações:	28
ID:      	20887

Nome:	         20130707_110938.jpg
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	20888

Nome:	         20130707_111138.jpg
Tamanho: 	94,2 KB
ID:      	20889

Nome:	         20130707_111825.jpg
Tamanho: 	97,1 KB
ID:      	20890

Nome:	         20130707_111831.jpg
ID:      	20891

Caiobá é um balneário de Matinhos... a praia mais bonita e com mais infra estrutura do litoral..

Indo de Matinhos para Guaratuba há uma travessia de balsa...
    Motivo de discórdia, pois uma ponte ali seria melhor... mas a política não deixa....

Nome:	         20130707_113558.jpg
Tamanho: 	90,4 KB
ID:      	20894

Nome:	         20130707_115114.jpg
Tamanho: 	90,4 KB
ID:      	20895

5 de 399
    PONTAL DO PARANÁ

Pontal do Paraná é uma cidade cheia de balneários, onde se destaca Praia de Leste, Ipanema, e Pontal do Sul... a praia é assim, simples, sem muita estrutura... mas a faixa de areia alcança quase 100 metros... então nunca falta espaço...

Essa cidade merecia mais atenção do governo... mas como eles passam a temporada nas praias catarinenses, não estão nem aí para as praias do Paraná.

Nome:	         20130707_104709.jpg
ID:      	20877

Essa é a entrada da praia perto da casa de minha mãe... desculpe Balneário Camboriú, mas prefiro algo assim!

Nome:	         20130707_094022.jpg
ID:      	20878

Nome:	         20130707_094515.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	104,7 KB
ID:      	20879

Nome:	         20130707_094335.jpg
Tamanho: 	104,6 KB
ID:      	20880
    Última edição por Gubert; 03-09-13 às 23:03.

Data de Ingresso
    Dec 2011
    Belo desafio, FC Gubert, estarei aqui na garupa, torcendo pelo sucesso e acompanhando as fotos e relatos desse belo estado do Parana.

Abracao e boas estradas

FC Jaccb

Data de Ingresso
    Mar 2013
    Boa noite Gubert
    Otimo post... Belas fotos, comecei a planejar essa aventura tbem, espero que possamos nos encontrar em alguma das cidades do estado. Uma otima viagem pra ti. Abraço

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem