Salve Fazedores de Chuva!
A jornada começou!!!
Devia ter começado no dia 06/01/2013, mas problemas de ordem pessoal impediram que isso acontecesse. Mas o dia 13/01/2013 chegou e, depois de várias chuvas fortes, que causaram muitos danos em nosso Estado, eu e meus amigos do Motogrupo União de Amigos e do Moto Clube Os Caras Leões finalmente conseguimos dar início ao projeto Valente Fazedor de Chuva 2013.
Comecei a planejar isso como uma jornada solitária. Comentei com dois amigos, que mostraram interesse e então levei isso aos amigos com quem mais rodo pelas estradas do Rio de Janeiro e para minha surpresa 1e deles compraram a idéia.
Ontem Falei com o Dolor, que por sua vez se mostrou animado com a idéia de um grupo completar o desafio. Pois bem. Passarei a relatar aqui não só a minha experiência, mas também a de meus amigos, a saber:
Como eu comecei o planejamento o pessoal meio que deixou na minha mão decidir por onde começar. Comecei por uma região pela qual estamos todos acostumados a rodar para evitar muitas supresas, mas ainda assim elas aconteceram, como relatarei mais tarde. Essa é a região turística do Rio conhecida como Caminhos Coloniais.
A região dos caminhos coloniais agrega seis munícipios carregados de história da época do Brasil colonial, com várias Igrejas, casarões e fazendas construídas naquele período de nossa história. Essa região hoje é voltada para o eco turismo e para o turismo sustentável. É uma região montanhosa, cortada três rodovias federais e por vários rios. Essa é uma região que costuma sofrer muito quando chuvas fortes acontecem. Ainda está na memória de todos a tragédia de São José do Rio Preto em janeiro de 2010. Nas chuvas do início deste ano várias pessoas perderam suas vidas em desabamentos em Sapucaia e houve desabrigados por toda a região.
Região carregada de história e habitada por gente trabalhadora e sofrida. Vê-se claramente que essa região carece de recursos e cuidados.
Eu gostaria de ter feito uma rota mais circular, evitando ao máximo passar pelas rodovias da região por mais de uma vez, mas como não consegui obter informações sobre o estado das mesmas e como iríamos em um grupo maior, optei por uma rota que nos mantivesse o máximo de tempo possível em rodovias federais, que normalmente são mais bem cuidadas. Essa era a rota incialmente prevista:
Aqui no Rio de Janeiro temos alguns pontos de encontro conhecidos e usados pela maioria dos clubes. O posto BR Mania Bracarense é um dos mais conhecidos e utilizados por ficar próximo das principais rotas de entrada e saída da cidade. Este foi o nosso ponto de partida.
Participaram desta etapa do desafio:
A cidade escolhida como primeira da rota foi Paraíba do Sul, a cerca de 140 Km de distância. Então decidimos por dar uma parada na famosa Casa do Alemão no alto da subida para Petrópolis (http://goo.gl/maps/ZXxgY), que fica a, aproximadamente, 60 Km do Bracarense, para o famoso trinômio café x Torrada Petrópolis x pausa pro xixi :-)
Saímos do Bracarense por volta das 8 horas da manhã. O trecho foi feito sem problemas e seguimos uma característica do grupo União de Amigos, que é a de rodarmos juntos, mas sem uma formação de comboio tradicional. No final sempre dá certo. Chegamos à Casa do Alemão por volta das 8:40 e ficamos lá por volta de meia hora.
Turma aguardando a chegada do café e das torradas petrópolis
Foto: Walter Ricardo
Walter Ricardo, nosso modelo internacional
posando junto à Silvinha, a Dragstar mais bem disposta da cidade. 
Eu doido pra pegar a estrada, com Walter Ricardo ao meu lado, e esperando o pessoal terminar de pagar a conta e retomar o trajeto.
Partimos para o segundo trecho do caminho para Paraíba do Sul. Passamos bem perto da entrada para Três Rios e depois percebi que a decisão mais acertada seria parar primeiro em Três Rios e então seguir para Paraíba do Sul. Gosto muito da BR-393 e não gosto do excesso de quebra-molas de Três Rios, mas como já estava mentalmente focado em seguir pela BR-393 e ir direto para Paraíba do Sul, me mantive no plano. Chegando em Paraíba do Sul nos deparamos com o belo portal da cidade, localizado na Praça Rainha das Águas, onde decidi parar com o grupo e tirar algumas fotos. Afinal de contas, Não vi letreiro com o nome da cidade nas imagens de street view da prefeitura,
Turma toda em frente ao portal da cidade de Paraíba do Sul. Como se pode ver, esqueci o tripé, logo a foto ficou meio torta... C'est la vie...
Foto: Alexandre Vianna
Walter Ricardo e sua esposa, Elielde Alves, posando em frente ao portal de Paraíba do Sul
Valter Oliveira e sua esposa, Angelina C. Alves, posando em frente ao portal de Paraíba do Sul. Um cara muito simpático aparece ao fundo como papagaio de pirata. 
Valter pensou que a estátua da Rainha das Águas era um manequinho... 
Foto: Angelina C. Alves
Muito fácil localizar a prefeitura da cidade. Após passar pelo portal, basta seguir em frente pela avenida principal. Na segunda praça vire à esquerda e continue em frente. Após passar por uma estreita passagem sob a linha férrea é so continuar por mais umas duas quadras e chegamos à prefeitura. Um edifício muito bonito e antigo, carecendo de cuidados e apenas com um letreiro no jardim contendo as iniciais de Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul.
Fachada da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, com as seis motos em frente a ela. Dragstar XVS 650 (Alexandre Vianna), Fazer 250 (Walter Ricardo), XRE300 (Valter Oliveira), XJ6 (Márcio Mendes), BMW GS650 (Milton Freitas), Kasinski Comet 250 (Richard Metri)
Foto do grupo, propositadamente descentralizada, para que aparecesse o letreito com as iniciais de Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul.
Pedimos a uma local que passava para tirar uma foto de todo o grupo com minha máquina.
Continua na parte 2...