Salve Fazedores de Chuva!
A jornada começou!!!
Devia ter começado no dia 06/01/2013, mas problemas de ordem pessoal impediram que isso acontecesse. Mas o dia 13/01/2013 chegou e, depois de várias chuvas fortes, que causaram muitos danos em nosso Estado, eu e meus amigos do Motogrupo União de Amigos e do Moto Clube Os Caras Leões finalmente conseguimos dar início ao projeto Valente Fazedor de Chuva 2013.
Comecei a planejar isso como uma jornada solitária. Comentei com dois amigos, que mostraram interesse e então levei isso aos amigos com quem mais rodo pelas estradas do Rio de Janeiro e para minha surpresa 1e deles compraram a idéia.
Ontem Falei com o Dolor, que por sua vez se mostrou animado com a idéia de um grupo completar o desafio. Pois bem. Passarei a relatar aqui não só a minha experiência, mas também a de meus amigos, a saber:
Como eu comecei o planejamento o pessoal meio que deixou na minha mão decidir por onde começar. Comecei por uma região pela qual estamos todos acostumados a rodar para evitar muitas supresas, mas ainda assim elas aconteceram, como relatarei mais tarde. Essa é a região turística do Rio conhecida como Caminhos Coloniais.
A região dos caminhos coloniais agrega seis munícipios carregados de história da época do Brasil colonial, com várias Igrejas, casarões e fazendas construídas naquele período de nossa história. Essa região hoje é voltada para o eco turismo e para o turismo sustentável. É uma região montanhosa, cortada três rodovias federais e por vários rios. Essa é uma região que costuma sofrer muito quando chuvas fortes acontecem. Ainda está na memória de todos a tragédia de São José do Rio Preto em janeiro de 2010. Nas chuvas do início deste ano várias pessoas perderam suas vidas em desabamentos em Sapucaia e houve desabrigados por toda a região.
Região carregada de história e habitada por gente trabalhadora e sofrida. Vê-se claramente que essa região carece de recursos e cuidados.
Eu gostaria de ter feito uma rota mais circular, evitando ao máximo passar pelas rodovias da região por mais de uma vez, mas como não consegui obter informações sobre o estado das mesmas e como iríamos em um grupo maior, optei por uma rota que nos mantivesse o máximo de tempo possível em rodovias federais, que normalmente são mais bem cuidadas. Essa era a rota incialmente prevista:
Aqui no Rio de Janeiro temos alguns pontos de encontro conhecidos e usados pela maioria dos clubes. O posto BR Mania Bracarense é um dos mais conhecidos e utilizados por ficar próximo das principais rotas de entrada e saída da cidade. Este foi o nosso ponto de partida.
Participaram desta etapa do desafio:
A cidade escolhida como primeira da rota foi Paraíba do Sul, a cerca de 140 Km de distância. Então decidimos por dar uma parada na famosa Casa do Alemão no alto da subida para Petrópolis (http://goo.gl/maps/ZXxgY), que fica a, aproximadamente, 60 Km do Bracarense, para o famoso trinômio café x Torrada Petrópolis x pausa pro xixi :-)
Saímos do Bracarense por volta das 8 horas da manhã. O trecho foi feito sem problemas e seguimos uma característica do grupo União de Amigos, que é a de rodarmos juntos, mas sem uma formação de comboio tradicional. No final sempre dá certo. Chegamos à Casa do Alemão por volta das 8:40 e ficamos lá por volta de meia hora.
Turma aguardando a chegada do café e das torradas petrópolis
Foto: Walter Ricardo
Walter Ricardo, nosso modelo internacional
posando junto à Silvinha, a Dragstar mais bem disposta da cidade. 
Foto: Walter Ricardo
Eu doido pra pegar a estrada, com Walter Ricardo ao meu lado, e esperando o pessoal terminar de pagar a conta e retomar o trajeto.
Foto: Walter Ricardo
Partimos para o segundo trecho do caminho para Paraíba do Sul. Passamos bem perto da entrada para Três Rios e depois percebi que a decisão mais acertada seria parar primeiro em Três Rios e então seguir para Paraíba do Sul. Gosto muito da BR-393 e não gosto do excesso de quebra-molas de Três Rios, mas como já estava mentalmente focado em seguir pela BR-393 e ir direto para Paraíba do Sul, me mantive no plano. Chegando em Paraíba do Sul nos deparamos com o belo portal da cidade, localizado na Praça Rainha das Águas, onde decidi parar com o grupo e tirar algumas fotos. Afinal de contas, Não vi letreiro com o nome da cidade nas imagens de street view da prefeitura,
Turma toda em frente ao portal da cidade de Paraíba do Sul. Como se pode ver, esqueci o tripé, logo a foto ficou meio torta... C'est la vie...
Foto: Alexandre Vianna
Walter Ricardo e sua esposa, Elielde Alves, posando em frente ao portal de Paraíba do Sul
Foto: Walter Ricardo
Valter Oliveira e sua esposa, Angelina C. Alves, posando em frente ao portal de Paraíba do Sul. Um cara muito simpático aparece ao fundo como papagaio de pirata. 
Foto: Walter Ricardo
Valter pensou que a estátua da Rainha das Águas era um manequinho... 
Foto: Angelina C. Alves
Muito fácil localizar a prefeitura da cidade. Após passar pelo portal, basta seguir em frente pela avenida principal. Na segunda praça vire à esquerda e continue em frente. Após passar por uma estreita passagem sob a linha férrea é so continuar por mais umas duas quadras e chegamos à prefeitura. Um edifício muito bonito e antigo, carecendo de cuidados e apenas com um letreiro no jardim contendo as iniciais de Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul.
Fachada da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, com as seis motos em frente a ela. Dragstar XVS 650 (Alexandre Vianna), Fazer 250 (Walter Ricardo), XRE300 (Valter Oliveira), XJ6 (Márcio Mendes), BMW GS650 (Milton Freitas), Kasinski Comet 250 (Richard Metri)
Foto: Alexandre Vianna
Foto do grupo, propositadamente descentralizada, para que aparecesse o letreito com as iniciais de Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul.
Foto: Alexandre Vianna
Pedimos a uma local que passava para tirar uma foto de todo o grupo com minha máquina.
Foto: Alexandre Vianna
Continua na parte 2...